ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Observações de Júpiter na Oposição de 2011

+4
Marcio
Admin
Edinaldo
Bruno
8 participantes

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 2 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Marcio Qua 09 Nov 2011, 16:27

Oi meus amigos, tudo bem? É muito bom ler os relatos de vocês, ontém fiz uma observação e posto aqui o meu relato:

Data: 09/11/2011
Hora início: 1:20 UT (11h20)
Hora fim: 2:50 UT (0h50)
Local: 20°32"20'S, 47°24"03'O Franca/SP
Equipamento: Refrator 90 mm F11.1 EQ com diagonal dielétrica 1.25 WO.
Filtro azul 82A, Ploss 15mm(66x), Ploss 9mm (111x), Orto KK 7mm (142x).
Depois de uns dias com o tempo fechado, a noite de ontem estava bem limpa, a lua cheia parecia uma lâmpada acesa do lado de Júpiter e a atmosfera estava razoavelmente calma, estimei o seeing em 6. As quatro luas estavam presentes, três delas formando um triângulo a oeste e uma a leste. No início da observação pude notar a presença de uma oval castanha quase se pondo no limbo oeste a norte da NEB, não observei mais nenhum detalhe nos cinturões. Os detalhes ficaram por conta da zona polar norte que estava bem definida, o cinturão equatorial norte e sul, a faixa temperada sul e a faixa temperada norte. A melhor imagem eu consegui com 111x. No final da observação resolvi observar um pouco a lua que quase me cegou tamanha claridade, coloquei dois filtros #8 e #82a para tentar diminuir um pouco o brilho, a imagem estava realmente muito bonita, ai vai minha dúvida, será que a claridade da Lua é suficiente para machucar os olhos através de um telescópio? Levei uns vinte minutos ontem para meu olho esquerdo voltar ao normal...
Um grande abraço,

Márcio.

Marcio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 09/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 2 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Edinaldo Qua 09 Nov 2011, 17:41

Boa tarde a todos,


Ôpa Marcio, que bom que você veio participar, sua observação de ontem, foi muito produtiva, inclusive com relatos de boas imagens, parabéns. Uma pergunta para você marcio, eu como iniciante, estou na maior espectativa para fazer minha primeira observação, mas ao mesmo tempo tenho receio de me atrapalhar na observação dos detalhes de Júpiter, me explica como você pegou prática, que foi rápido, pois venho acompanhando suas observações a um bom tempo. As vezes troco a posição das luas de leste para oeste ou vice=versa, tem o lance de no tele ser tudo invertido, e nos detalhes do planeta, como faço para me familiarizar com as faixas ? É automático, só com o tempo, ou tem algum macete? Pequei uma foto lá no outro forum com conrado, que tinha a discriminação das faixas em português, acho que isso é uma boa estratégica para me acostumar nas observações. Comente sobre isso.


Céu limpo a todos

Att. Edinaldo
Edinaldo
Edinaldo
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 207
Data de inscrição : 31/10/2011
Idade : 61
Localização : João Pessoa - Paraíba

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 2 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Marcio Qui 10 Nov 2011, 07:59

Bom dia,

Oi Edinaldo, gostei desta foto que você mencionou e realmente ela ajuda muito na nomenclatura das faixas, mas o Bruno que me deu a dica de como localizar o leste... Todos os eventos que ocorrem em Júpiter surgem a leste e se põe a oeste, as ovais castanhas, a GMV... e quando você acompanha por mais de meia hora você percebe que estes eventos estão se movimentando em direção a oeste, agora para localizar o sul, a GMV fica na faixa sul e as ovais castanhas ficam na faixa norte que também é mais fina do que a sul. Quando eu uso com a diagonal dielétrica que é de espelho o planeta fica em uma posição e quando eu uso a diagonal de prisma ele fica em outra posição, com um refletor a posição também é diferente, então o segredo é usar os detalhes das faixas para se localizar, depois fica automático.
Um abraço,
Márcio.

Marcio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 09/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 2 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Bruno Qui 10 Nov 2011, 11:03

09/11/211
Observação de Jupiter.

Essa noite do dia 09 foi na minha opinião a mais perfeita de todo o ano, uma típica noite de primavera. Apesar de o brilho da Lua estar intenso e jupiter se encontrar próximo a sudeste, as imagens do planeta estavam espetaculares. Usei e abusei dos aumentos, de 105x até 242x e num momento de loucura mandei 390x às custas de perda de luminosidade, porém mesmo com 242x eu podia constatar todas as faixas mais evidentes, e apesar de ter sido essa a "noite das faixas" retomei o juízo e fiquei entre 157x e 175x (coef. 1.5 a 1.75), sendo que as imagens que mantiveram boa luminosidade se limitaram a no máximo 196x de aumento. Pude observar além das faixas equatoriais, no hemisfério norte visualizei com nitidez as faixas temperadas norte, a norte do norte e a difícil faixa polar norte. No hemisfério sul ví com clareza a faixa temperada sul e a faixa polar sul, desta vez bem nítida delimitando a zona polar sul. Na borda norte da faixa equatorial norte pude constatar antes do trânsito da GMV uma mancha oval escura. Ontem também registrei falhas no interior da faixa Eq. sul e muitas irregularidades nas bordas da faixa Eq. norte. Para minimizar os efeitos da claridade da Lua difundida na nossa atmosfera utilizei um filtro polarizador GSO que aumentou a visibilidade de todas as faixas contrastando bem com as zonas.
Pouco antes do trânsito da GMV resolvir ir descansar pois queria fazer um teste em marte que por volta das 05:00hs já se encontra a uns 40º de altura. Perdi o meu tempo, antes tivesse esperado o trânsito da GMV pois em marte ví apenas um pequeno disco com uma ligeira fase, a calota polar norte rodeada por um círculo escuro e uma mancha de formato triangular na sua superfície, talvez a tradicional Sirtis Major, mas tudo sem muita definição e muito pequeno mesmo com 242x o que em nada acrescentou nos detalhes. Sem dúvida terei de esperar ainda uns dois meses se quiser realizar alguma observação de valor. Por ora vou voltar a dedicar o meu tempo a jupiter até que Marte se aproxime mais.


Última edição por Bruno em Sex 20 Jan 2012, 18:55, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 2 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Edinaldo Qui 10 Nov 2011, 13:33

Boa tarde a todos.

Marcio escreveu:

Oi Edinaldo, gostei desta foto que você mencionou e realmente ela ajuda muito na nomenclatura das faixas, mas o Bruno que me deu a dica de como localizar o leste... Todos os eventos que ocorrem em Júpiter surgem a leste e se põe a oeste, as ovais castanhas, a GMV... e quando você acompanha por mais de meia hora você percebe que estes eventos estão se movimentando em direção a oeste...

Entendi Marcio, então funciona na base da prática de observação, aprender fazendo, muito legal.

Marcio escreveu:

...agora para localizar o sul, a GMV fica na faixa sul e as ovais castanhas ficam na faixa norte que também é mais fina do que a sul.

Beleza, já estou progredindo, funciona então na base do referencial, GMV - sul, ovais castanhas - norte, muito bom.

Marcio escreveu:

Quando eu uso com a diagonal dielétrica que é de espelho o planeta fica em uma posição e quando eu uso a diagonal de prisma ele fica em outra posição, com um refletor a posição também é diferente, então o segredo é usar os detalhes das faixas para se localizar, depois fica automático.

Muito bom Marcio, você explicou muito bem, obrigado. Aguardo seu próximo relato. Valeu.

Att. Edinaldo
Edinaldo
Edinaldo
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 207
Data de inscrição : 31/10/2011
Idade : 61
Localização : João Pessoa - Paraíba

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 2 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Edinaldo Qui 10 Nov 2011, 13:51

Boa tarde a todos.

Bruno escreveu:

Usei e abusei dos aumentos, de 105x até 242x e num momento de loucura mandei 390x às custas de perda de luminosidade, porém mesmo com 242x eu podia constatar todas as faixas mais evidentes, e apesar de ter sido essa a "noite das faixas" retomei o juízo e fiquei entre 157x e 175x (coef. 1.5 a 1.75), sendo que as imagens que mantiveram boa luminosidade se limitaram a no máximo 196x de aumento.

Muito boa a sua observação e relato Bruno, parabéns. Observei nesta parte do relato que com apenas 3 oculares e um filtro, pode se fazer uma excelente observação. Já tenho uma ocular de 10 mm, 1 de 25 mm e agora, 1 de 6 mm, que estou aguardando. Tem também alguns filtros no jogo do 114 mm. A propósito, hoje vou telefonar para o Marcos Jerônimo, para marcar a colimação do tele, acho que sexta feira vai dar certo. E sábado vou em seu Zé, para cortar o tubo do 80 mm.

Bruno escreveu:

Pude observar além das faixas equatoriais, no hemisfério norte visualizei com nitidez as faixas temperadas norte, a norte do norte e a difícil faixa polar norte. No hemisfério sul ví com clareza a faixa temperada sul e a faixa polar sul, desta vez bem nítida delimitando a zona polar sul. Na borda norte da faixa equatorial norte pude constatar antes do trânsito da GMV uma mancha oval escura. Ontem também registrei falhas no interior da faixa Eq. sul e muitas irregularidades nas bordas da faixa Eq. norte. Para minimizar os efeitos da claridade da Lua difundida na nossa atmosfera utilizei um filtro polarizador GSO que aumentou a visibilidade de todas as faixas contrastando bem com as zonas.

Realmente Bruno, foi a noite das faixas como você escreveu. Muito bom , parabéns.


Att. Edinaldo
Edinaldo
Edinaldo
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 207
Data de inscrição : 31/10/2011
Idade : 61
Localização : João Pessoa - Paraíba

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 2 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Bruno Qui 10 Nov 2011, 16:45

Valeu Edinaldo,
e hoje (08/11) o céu aqui está espetacular, e além disso teremos um trânsito da GMV às 21:44hs, um horário bastante cômodo e acessível. Tudo indica que será uma noite especial para observar-mos o nosso amigo gigante gasoso.
Boas observações a todos!
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 2 Empty Eclipses e ocultação

Mensagem  ajc Sex 11 Nov 2011, 02:47

Prezados,
...vejo que gostam mesmo de ver o céu. Já pensaram em anotar suas observações? tipo, cronometrar, quantizar dados? Nesta sexta, por volta das 20hs, horário de Brasília, Europa vai eclipsar em Júpiter. Não estarei em condições de fazer essa observação pois estarei a caminho de SP para o 14 ENAST. Alguém aqui pode cronometrar o inicio e o final deste eclipse? E depois é só relatar para o REA/Ocultações, com o Breno Loureiro.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 2 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Bruno Sex 11 Nov 2011, 07:25

Ok ajc,
farei o possível para chegar em casa antes desse horário e tentar cronometrar esse eclipse, e convoco o resto da turma a tentar fazer o mesmo para vermos se haverão discrepâncias quanto às cronometragens. Os resultados serão então encaminhados a você e ao Breno Loureiro do REA.
E quanto ao 14 ENAST, por coincidência o nosso Admin do Astro Fórum está lá também. Se possível nos relate depois as suas impressões sobre esse encontro que sem dúvida será de grande importância para a astronomia no Brasil. Boa sorte e bom proveito.





Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 2 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Bruno Sex 11 Nov 2011, 10:03

Vou fazer um breve relato pois no momento disponho de pouco tempo, mas nessa última noite e madrugada (10 e 11 de novembro) as imagens de jupiter na minha luneta estavam espetaculares, fiquei até com a consciência pesada por achar que eu não merecia um céu tão belo quanto nos dois últimos dias, com as imagens estabilíssimas e a transparência atmosférica extraordinária.
O trânsito da GMV foi excepcional, conseguia ver inclusive a mancha oval BA mesmo com 105x de aumento tamanha a nitidez. A GMV deixava atrás de sí um turbilhão dividindo a faixa Eq. sul ao meio, e esse turbilhão tinha a forma de uma "trança de mussarela" estreitando em direção ao limbo leste. Observei todas as zonas e as faixas mais evidentes, a começar pelas duas equatoriais com várias irregularidades na borda norte e sul da Eq. norte além de duas manchas ovais castanhas na mesma borda, e além da GMV, a oval BA e o turbilhão, a faixa Eq. sul estava entremeada de estrias esbranquiçadas em toda a sua extensão. Pude visualizar também as faixas temperadas norte e sul, a temperada norte do norte e as faixas polares norte e sul. As zonas contrastavam muito bem com as faixas e durante toda a sessão de observação que começou às 20:30hs (TU/UT 23:30) e terminou as 02:30hs (TU/UT 05:30). A zona equatorial apresentou um fino traço escuro em toda a sua extensão, com uma coloração cinza-grafite que a dividiu ao meio durante todo o tempo da observação. Utilizei aumentos na faixa de 105x, 157x, 175x, 196x e 242x, além de um filtro polarizador da GSO que ajudou muito com bons contrastes atenuando a grande luminosidade espargida pela Lua cheia. Foi uma sessão de observação fascinante e sinceramente, não fossem os compromissos de hoje cedo eu teria virado a noite sem o menor esforço.
Hoje o céu está prometendo de novo e dessa vez pretendo varar a noite, ainda mais que teremos outro trânsito às 03:30hs!
Boas observações a todos.


Última edição por Bruno em Sex 20 Jan 2012, 18:56, editado 4 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 2 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Marcio Sex 11 Nov 2011, 12:17

Oi Bruno,
Belo relato... Very Happy Quando você viu a Oval BA ela estava novamente a nordeste da GMV sobre a SEB? Não pude observar ontém, nesta próxima madrugada quero estar de pé para ver o trânsito da GMV que vai começar lá pelas 2h30 chegando no meridiano central às 3h30. Infelizmente não vou poder acompanhar o eclipse de Europa às 20h.
Abraço,

Márcio.

Marcio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 09/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 2 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Bruno Sex 11 Nov 2011, 17:05

Fala Marcio,
é isso mesmo, a oval BA estava a nordeste da GMV, muito nítida, e quanto ao eclipse da lua vou tentar chegar em casa a tempo, mas se não der, eclipses das luas em Jupiter é que não vão faltar, porém vamos entrosar nesse aspecto com o nosso colega ajc e melhorar ainda mais o nível dos nossos relatos.
Um abraço e boas observações hoje.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 2 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Bruno Sex 11 Nov 2011, 23:25

12/11/2011
Observação de Jupiter

São 00:24hs (TU/UT 03:24) e estou aqui observando e relatando a minha sessão de hoje. Alguns halos em volta da Lua denunciam mudanças à vista nas condições atmosféricas, porém ainda terei talvez mais um ou dois dias no máximo, e hoje pela terceira noite consecutiva as imagens estão estupendas. De norte a sul estou vendo a zona polar norte, a faixa polar norte, a faixa temperada norte, a temperada norte do norte, a faixa Eq. norte com uma oval escura na borda norte, a faixa Eq. sul, a faixa temperada sul, a faixa polar sul e a zona polar sul. A nitidez das faixas hoje está soberba. Observei também a emersão de Europa depois de um eclipse. A coloração do disco do planeta está como um creme esbranquiçado e leitoso, as faixas com uma coloração cinza-grafite e a oval escura na Eq. norte com um tom castanho escuro.
Vou esperar o trânsito da GMV que irá ocorrer entre 02:00 e 04:00 com a passagem pelo meridiano central às 03:30hs.
Mais uma vez tive o sentimento de culpa por eu achar não merecer condições de observações tão extraordinárias.
Vou voltar pra fora e depois comento o trânsito.
Boas observações a todos.
Bruno,
Luneta Jaegers 103mm F/15.


Última edição por Bruno em Sáb 12 Nov 2011, 08:29, editado 2 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 2 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Admin Sex 11 Nov 2011, 23:35

Olá Bruno!

Inveja branca de você.
Aqui em Sampa só nuvens.
Boas observações!
Abraços!
Admin
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 239
Data de inscrição : 29/10/2011

https://astronomia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 2 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Bruno Sex 11 Nov 2011, 23:58

12/11/2011 observação de jupiter/continuação.

Esquenta não parceiro, estou observando por nós dois.
Vejo aqui uma bruma em direção ao sul e sudeste, deve ser a que está por aí e que em breve chegará aqui também. Agora a pouco notei que o brilho de jupiter a olho nu em alguns momentos adquire uma coloração levemente avermelhada, confirmando o halo em volta da Lua.
Acabei de observar um fenômeno muito interessante em jupiter, pois acima da faixa temperada sul mais precisamente quase entre ela e a faixa Eq. sul, uma linha semelhante a uma faixa está se desenvolvendo do limbo leste para o oeste aparentemente à mesma velocidade de rotação do planeta, sempre equidistante dos acidentes visíveis, e como referência escolhi uma mancha oval escura na faixa Eq. norte.
Não é a primeira vez que observo isso.
Vou voltar a observar e ver até onde ela evolui.
Se alguém também estiver observando essa faixa vinda do leste ela já está quase perto do meridiano central, paralela à faixa temperada sul.


Última edição por Bruno em Sáb 12 Nov 2011, 02:51, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 2 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Bruno Sáb 12 Nov 2011, 00:48

12/11/2011 obs. de jupiter/continuação.

São 01:49hs (TU/UT 03:49) e estou aqui diante de um fenônemo desconcertante pois a faixa que veio do leste se prolongou a uma grande velocidade, superior à da oval escura na Eq. norte, e já está quase tocando o limbo oeste. Agora já não sei mais pois a que eu via anteriormente era a que eu julgava ser a faixa temperada sul, e agora com essa nova faixa ela assume o lugar da temperada sul e esta passou para temperada sul do sul.
Não encontrei uma explicação satisfatória pois ela se desenvolveu na zona tropical sul numa velocidade de 2x a 3x superior a da mancha oval escura na Eq. norte. Talvez algum fenômeno na atmosfera de jupiter tenha mascarado essa faixa me levando crer que a que eu via antes fosse a temperada sul, e na verdade ela esta estava momentâneamente oculta. Ou então registrei o processo de formação de uma faixa nas zonas tropicais e regiões temperadas pois a sua velocidade de expansão foi superior à rotação do planeta.
Impressionante pois consigo resolver as duas faixas paralelas e muito próximas com nitidez até com 175x de aumento com e sem o filtro polarizador GSO e com as duas diagonais, a dielétrica e da Meade modelo comum.
Vou voltar e continuar a averiguar isso direito.


Última edição por Bruno em Sex 20 Jan 2012, 18:56, editado 2 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 2 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Bruno Sáb 12 Nov 2011, 02:37

12/11/2011 obs. de jupiter/término às 03:01hs (TU/UT 06:01).

Pude acompanhar a entrada da GMV pelo limbo leste até ela chegar bem próxima do meridiano central, quase ao mesmo tempo da imersão de uma lua atrás do limbo oeste, e pelo tamanho aparente julgo ter sido Io. Tive de encerrar as observações por causa da baixa altitude de jupiter no horizonte oeste, cerca de 40º e com as imagens começando a sofrerem distorções.
Observei com nitidez a GMV que apresentava uma coloração amarelada, e a oval BA a nordeste dela e com uma coloração quase idêntica, um pouco mais clara talvez. Os contornos delas estavam nítidos e podia perceber o material da faixa equatorial sul contornando a GMV e adentrando na zona tropical sul. Logo após conseguí visualizar o turbilhão acompanhando essas duas manchas a leste, parecendo uma estrutura anelar alongada, como uma corrente torcida e afunilada na extremidade leste. Hoje não observei a linha escura dividindo a zona equatorial. A mancha oval castanha-escura na borda norte da faixa Eq. norte estava bem destacada, dando a impressão de estar pairando acima da borda da faixa Eq. norte com 242x de aumento, e estava ladeada por uma baía esbranquiçada a leste e uma ligeira depressão a oeste.
Em suma pude observar: a zona polar norte, a faixa polar norte, a faixa temperada norte do norte (com um engrossamento a leste), a faixa temperada norte (engrossando a oeste), a faixa equatorial norte, a faixa equatorial sul com a GMV, a oval BA e o turbilhão e algumas estrias em seu interior, a faixa temperada sul, a temperada sul do sul, a faixa polar sul e a zona polar sul, além das zonas respectivas entre as faixas bem delineadas. Por vezes, além do filtro polarizador GSO utilizei também o filtro #82a-azul para dar uma coloração suavemente azulada e melhorar assim o contraste entre as faixas e zonas. E de novo, mesmo com 105x pude divisar todos os detalhes acima mencionados com absoluta nitidez.
Foi mais uma bela noite e cheia de surpresas na atmosfera conturbada de jupiter. Os aumentos ficaram entre 105x (ocular de 15mm), 157x (ocular de 10mm) e 175x (ocular de 9mm) e 242x (oculares Zeiss e série 500 de 6.5mm cada). A propósito, essa ocular de 9mm, uma OMNI da Celestron, apresentou imagens excepcionais com 175x de aumento, uma nitidez e um contraste perfeitos, revelando detalhes finos nos acidentes das faixas, inclusive destacando o aspecto ciclônico e anti-horário da GMV.
Graças a Deus foi mais uma belíssima sessão de observação do rei dos planetas.
Espero que os outros colegas tenham tido a mesma sorte.
Bruno,
Luneta Jaegers 103mm F/15.


Última edição por Bruno em Qua 28 Mar 2012, 22:14, editado 2 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 2 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Bruno Sáb 12 Nov 2011, 15:01

Atenção:
na próxima madrugada de domingo (13/11) teremos um trânsito da GMV às 01:23hs, também num bom horário pois poderemos observar jupiter próximo do zênite, o que propicia boas imagens se a atmosfera estiver favorável.
Boas observações.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 2 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Edinaldo Ter 15 Nov 2011, 11:24

Bom dia a todos.

Oi Bruno, demorei a voltar a ler os relatos, mas vejo que você dominou e está aproveitando bem as excelentes condições da atmosfera aí em Minas. Aqui estamos com muitas nuvens vários dias, começando a melhorar no dia de hoje. Sim Bruno, ficou para hoje a colimação do refletor de 114 mm, está estória do refletor tá rendendo, rsss. Marquei com o Marcos lá na Estação Ciências e vou aproveitar para tirar algumas fotos das filas para ver Júpiter aqui em João Pessoa e postarei para você. Sim também mandei um link do forum para o pessoal do grupo da APA - Associação Paraibana de Astronomia.

Aguarde notícias

Att. Edinaldo
Edinaldo
Edinaldo
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 207
Data de inscrição : 31/10/2011
Idade : 61
Localização : João Pessoa - Paraíba

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 2 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Bruno Ter 15 Nov 2011, 12:20

Fala Edinaldo,
rapaz, realmente naqueles dois dias em que fiz os relatos, o velho Jaegers "estraçalhou" as faixas de Jupiter, foi um verdadeiro festival de faixas. Mesmo com 242x de aumento elas ainda eram visíveis e sem filtros, no máximo usei um filtro polarizador para atenuar a luz difundida na atmosfera por causa da Lua cheia.
Quanto a você eu só tenho a agradecer o apoio e o empenho em manter o Astro Fórum ativo. Este fórum está com as portas abertas para todas as formas de expressão no que se referem à astronomia e a sua divulgação.
E vamos ver se dessa vez sai a colimação do 114 mm. Fico no aguardo, inclusive para saber do desempenho da sua nova ocular WA de 6mm. Você terá 166x de aumento com ela, além de um grande campo que facilitará a observação e com algum treino você conseguirá observar alguns detalhes nas faixas de Jupiter.
Um abraço e se aveche!


Última edição por Bruno em Sex 20 Jan 2012, 18:58, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 2 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Marcio Qui 17 Nov 2011, 13:18

Boa tarde pessoal, depois de um feriadão de chuva ontém eu pude voltar a observar:

Data: 17/11/2011
Hora início: 1:30 UT (11h30)
Hora fim: 2:40 UT (0h40)
Local: 20°32"20'S, 47°24"03'O Franca/SP
Equipamento: Refrator 90 mm F11.1 EQ com diagonal dielétrica 1.25 WO.
Filtro azul #82A, Ploss 15mm(66x), Orto KK 7mm (142x).

Nesta noite o céu estava muito limpo e a atmosfera bem calma, estimei o seeing em 7. A imagem de Júpiter inicialmente com 66x estava muito nítida, eu pude ver várias estrelas no mesmo campo da ocular ploss além das quatro luas, três a oeste e uma a leste. Com o campo mais estreito da ortoscópica de 7mm já não pude mais ver as estrelas. Foi uma bela imagem com 142 aumentos, pude ver a região polar norte bem definida juntamente com as faixas temperadas norte, equatorial norte, equatorial sul e temperada sul. A região polar sul não estava tão definida quanto a norte, o filtro 82a ajudou a deixar os detalhes mais nítidos, pude ver também uma oval castanha surgindo do limbo leste a norte da NEB, e que no final da observação já estava bem adiantada rumo ao meridiano central. Dessa vez eu fiz o alinhamento da montagem equatorial com o auxílio de uma bússola, ajustando apenas a diferença entre o sul magnético e geográfico o que deixou o alinhamento bem mais preciso.
Abraço,

Marcio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 09/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 2 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Bruno Qui 17 Nov 2011, 15:59

Beleza de relato Marcio,
também fiz essas mesmas observações, e essa oval escura na borda norte da Eq. norte, anunciava a vinda de outra oval escura, além da GMV com a oval BA e o turbilhão no meio da faixa equatorial sul. Por muito pouco você assistia a esse espetáculo.
Também estou tendo ótimas imagens na casa das 150x de aumentos, e o filtro #82A-azul tem se mostrado muito útil quando a atmosfera está lavada após uma chuva. O filtro polarizador GSO com uma ocular de 9mm (175x) tem me mostrado imagens enormes e excepcionais tendo realçado o contraste entre as faixas e as zonas em Jupiter.
Vamos continuar firmes pois entre uma chuvarada e outra a atmosfera se revela límpida nos proporcionando belos registros da superfície de Jupiter e dos aspectos de suas luas.


Última edição por Bruno em Sex 20 Jan 2012, 18:58, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 2 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Marcio Qui 17 Nov 2011, 23:43

Data: 17/11/2011
Hora início: 0:10 UT (22h10)
Hora fim: 1:10 UT (23h10)
Local: 20°32"20'S, 47°24"03'O Franca/SP
Equipamento: Refrator 90 mm F11.1 EQ com diagonal dielétrica 1.25 WO.
Filtro azul #82a, filtro amarelo #8, Ploss 15mm(66x), Celestron 10mm(100x), Ploss 9mm(111x), Orto KK 7mm (142x), Orto KK5mm (200x).

Mais uma noite limpa e com a atmosfera calma, visualizei três luas a oeste e uma lua a leste, dessa vez não consegui visualizar a faixa temperada norte em Júpiter, porém a faixa temperada sul estava bem nítida juntamente com o cinturão equatorial norte e equatorial sul, a GMV estava com bastante contraste na SEB seguida por uma oval menor na mesma faixa, a nordeste da GMV, que acredito ser a Oval BA. Uma oval castanha estava a norte da NEB se pondo no limbo oeste enquanto uma outra oval castanha nascia no limbo leste. Uma estrela de fundo com um brilho um pouco menor do que as luas de Júpiter, estava a noroeste do disco do planeta no mesmo campo da ocular de 9mm. Usei todo o conjunto de oculares hoje e o filtro amarelo #8 também ajudou a melhorar a nitidez dos detalhes, usei a ocular de 9mm com o filtro #8 e a ocular de 7mm com o filtro #82a. A imagem com 200x não decepcionou, mas a imagem com maior contraste foi com a ortoscópica de 7mm. Valeu pelos detalhes observados.

Abraço,

Márcio

Marcio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 09/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 2 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Bruno Qui 17 Nov 2011, 23:56

17/11/2011 e madrugada de 18/11/2011.
Observação de Jupiter

Instrumento utilizado: Luneta Jaegers 103mm (4.1/8"') 1575mm dist. focal (F/15-62")
Oculares: série 500 10mm (105x), série 500 15mm (157x), Huygens 8mm (196x), OMNI Celestron 9mm (175x), série 500 6.5mm (242x) e Zeiss 6.5mm (242x)
Filtros: #80A-azul GSO, #82A-azul GSO, 82B-light blue da Hirsch, polarizador de alta transmissão GSO
Diagonais: dielétrica e Meade modelo comum
Hora: início às 20:30hs (TU/UT 23:00) - término; 00:50hs (TU/UT 03:50)
Condições atmosféricas: temperatura: 15º UR 20% IUV sem nuvens-

-De imediato pude constatar um fato curioso pois jupiter tinha 3 luas a leste, uma a oeste e uma estrela intrometida de fundo a nordeste que fácilmente poderia confundir um observador desavisado e levá-lo a crer que se podiam ver 5 luas ao redor de jupiter.
Antes do início do trânsito já se podia constatar uma mancha oval castanho-escuro na borda norte da faixa equatorial norte, anunciando a chegada da GMV na faixa Eq. sul. As faixas temperadas, a despeito da estabilidade das imagens não estavam muito nítidas, porém pude constatar a faixa temperada norte, a temperada norte do norte, as equatoriais, e a temperada sul além das zonas polares norte e sul. Novamente observei também durante todo o tempo de observação uma linha tênue de coloração cinza que dividia a zona equatorial ao meio de um limbo ao outro, um pouco deslocada mais para a extremidade interior norte da zona equatorial.
O trânsito da GMV foi nítido, com ela apresentando uma coloração creme e com contornos formados pelo material da faixa Eq. sul lançados em sentido anti-horário na zona tropical sul, e a nordeste dela e um pouco mais ao leste do que o de costume pude visualizar sem dificuldades a mancha oval BA ou mancha vermelha junior, também com os contornos bem nítidos, mesmo utilizando apenas 105x de aumento. A oeste da GMV e a leste da oval BA pude perceber uma divisão dentro da faixa equatorial sul. Na borda norte da faixa Eq. norte, além da oval castanho-escuro, quando a GMV e a oval quase desapareciam no limbo oeste, uma nodosidade na borda norte da Eq. norte tomou a forma de uma outra mancha oval escura, além de se formar uma baía a leste dessa nova mancha. Depois das 00:30hs (TU/UT 03:30) as faixas temperadas diminuíram um pouco a visibilidade, deixando à mostra apenas o resto do turbilhão na faixa Eq. sul e as tradicionais irregularidades e as manchas ovais escuras na faixa Eq. norte, além da linha cinza continuar presente na zona equatorial dividindo-a ao meio. Pude notar também uma grande mancha escura e irregular na zona polar norte por quase uma hora.
Bem, por hoje foi isso.


Última edição por Bruno em Sex 20 Jan 2012, 18:59, editado 4 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 2 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Marcio Sex 18 Nov 2011, 06:57

Ôpa, parabéns pelo belo relato Bruno, com bastante detalhes... Só uma correção na minha observação de ontém, devido ao cansaço eu inverti a posição das luas, peço desculpas. Estavam três a leste e uma a oeste, e realmente a estrela intrometida poderia facilmente enganar um observador desavisado, digo até que se uma das outras luas estivesse oculta eu mesmo teria me confundido.

Um abraço,

Márcio

Marcio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 09/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 2 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos