ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Observações de Júpiter na Oposição de 2011

+4
Marcio
Admin
Edinaldo
Bruno
8 participantes

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 5 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Admin Sáb 31 Dez 2011, 23:01

Bruno escreveu:Ôpa,
bela foto parceiro. Muito boa a quantidade de tonalidades e variedades de cores, com tons e semi-tons. Belo trabalho.
Você poderia nos fornecer mais detalhes sobre o seu telescópio?
Abraço.

Gracias parceiro!
O telescópio é o CPC1100 279mm ALT-AZ e a webcam usada foi a NexImage.

Abraços!
Admin
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 239
Data de inscrição : 29/10/2011

https://astronomia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 5 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Bruno Dom 01 Jan 2012, 04:03

Valeu, obrigado pelas informações. Mesmo descontando a obstrução do secundário você deve ter uns 250mm de abertura livre, são 10 polegadas. Experimente aumentar o F dele diafragmando a boca do tubo nas observações planetárias. Ainda vão sobrar uns 200 mm livres para compensarem a perda de luminosidade por causa do diafragma. Eu acredito que vai fazer diferença na observação planetária tanto visual como fotográficamente.


Última edição por Bruno em Sex 20 Jan 2012, 19:06, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 5 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Admin Seg 02 Jan 2012, 12:53

Bruno escreveu:Valeu, obrigado pelas informações. Mesmo descontando a obstrução do secundário você deve ter uns 250mm de abertura livre, são 10 polegadas. Experimente aumentar o F dele diafragmando a boca do tubo nas observações planetárias. Ainda vão sobrar uns 200 mm livres para compensarem a perda de luminosidade por causa do diafragma. Eu acredito que vai fazer diferença na observação planetária tanto visual como fotográficamente.

Vou experimentar diafragmar. O outro telescópio GSO 305mm eu uso o diafragma. No CPC terei que improvisar um, mas estou satisfeito com o que vejo. Talvez no caso de Vênus seria melhor, pelo intenso brilho, mas Júpiter eu consigo boas imagens com os dois teles. Mas valeu a dica!


Abraços!
Admin
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 239
Data de inscrição : 29/10/2011

https://astronomia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 5 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Bruno Seg 02 Jan 2012, 13:14

Principalmente em marte parceiro, esse planeta é muito brilhante e em telescópios com um F rápido (curto) o excesso de brilho pode prejudicar o contraste.
É só um palpite que já funcionou bem comigo com um refletor de 180mm F/10.
Um abraço.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 5 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Edinaldo Seg 24 Dez 2012, 10:05

Admin escreveu:Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 5 Photo-18

Um pequeno avanço.

Abraços!

Bela foto Admin, parabéns!

Att. Edinaldo
Edinaldo
Edinaldo
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 207
Data de inscrição : 31/10/2011
Idade : 61
Localização : João Pessoa - Paraíba

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 5 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Edinaldo Seg 24 Dez 2012, 10:16

Bruno escreveu:
Valeu, obrigado pelas informações. Mesmo descontando a obstrução do secundário você deve ter uns 250mm de abertura livre, são 10 polegadas. Experimente aumentar o F dele diafragmando a boca do tubo nas observações planetárias. Ainda vão sobrar uns 200 mm livres para compensarem a perda de luminosidade por causa do diafragma. Eu acredito que vai fazer diferença na observação planetária tanto visual como fotográficamente.


Bom dia a todos,

Bruno, só uma pergunta: Eu poderia diafragmar meu 80 mm , df=900 mm? Observo que meu telescópio tem um pouco de luz parasita, pois só coloquei um só baffle. Amanhã dia 25/12/2012, verifiquei que vai ter oposição de júpiter, vou tentar tirar algumas fotos!

Um abraço,

Edinaldo

PS. Estou de folga esta semana, gostaria de seu apoio para uma dicas nesta semana de observação de júpiter. A câmera que o Admin usou na foto anterior de júpiter, me parece que tem para vender aqui no Brasil, estou certo?
Edinaldo
Edinaldo
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 207
Data de inscrição : 31/10/2011
Idade : 61
Localização : João Pessoa - Paraíba

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 5 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  orlando Seg 24 Dez 2012, 11:15

Admin escreveu:Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 5 Photo-18

Um pequeno avanço.

Abraços!
homi ficou muito bom!
Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 5 Bigthumb
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 5 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Lucas87 Seg 24 Dez 2012, 16:37

Vocês se confundiram e colocaram na observação de 2011 :S

Acho que poderia Edinaldo, mas o Bruno responde melhor hehe. Uma correção, a oposição de Júpiter foi dia 3, o que teremos amanhã será uma ocultação dele pela Lua.
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 5 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos