ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Observação visual de Júpiter/oposição 2014.

+6
starman
ajc
Lucas87
M.couto
Durva
Bruno
10 participantes

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 4 Empty estabilidade

Mensagem  ajc Qua 12 Fev 2014, 20:52

M.couto escreveu:Oi Bruno e o resto do pessoal,
só uma ou duas vezes eu vi bem as faixas com o sky 90 mm mas não consigo mais imagens estáveis.
Ele não apresenta nem manchas e não está arranhado.
Seria a qualidade do filtro??
filtro hirsch 82 A azul claro.
abs

Só consigo boas imagens, nessa época, depois das 01:00UT. Nesta oposição Júpiter está a 40 graus de altura, muito sensivel a baixa transparencia do ar.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 4 Empty Re: Observação visual de Júpiter/oposição 2014.

Mensagem  M.couto Qui 13 Fev 2014, 11:42

Bruno escreveu:

Só de você ter conseguido pelo menos uma vez então poderá de novo, ainda mais que o filtro está em bom estado. Os filtros coloridos visuais planetários não eliminam a turbulência atmosférica numa observação visual, é isso o que está estragando as suas imagens visuais. A não ser que você diminua os aumentos utilizados para no máximo 1 x o diâmetro da abertura em mm durante os períodos de instabilidade atmosférica (para o 90mm será 90x), e assim poder minimizar os efeitos das turbulências.

ajc escreveu:

Só consigo boas imagens, nessa época, depois das 01:00UT. Nesta oposição Júpiter está a 40 graus de altura, muito sensivel a baixa transparencia do ar.
 
Oi Bruno e ajc ,

foi realmente uma combinação das  duas coisas,

turbulência e baixa altura de Júpiter sobre o horizonte oeste.

Ontem por volta das 22hs a imagem dele no tele próximo ao meridiano aqui onde moro em minas gerais

estava incrível com e sem o filtro 82 A azul,

e eu consultei as cartas de altitude e o mapa do CPTEC / inpe

e estava tudo ok sem ventos fortes ou rajadas de ar.

Valeu parceiros.

abs
M.couto
M.couto
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 238
Data de inscrição : 07/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 4 Empty Re: Observação visual de Júpiter/oposição 2014.

Mensagem  Bruno Qua 26 Fev 2014, 12:49

Sugiro aos colegas a ficarem de olho na faixa equatorial norte NEB, porque ontem por volta das 20:00hs/23:00UT enquanto eu observava jupiter com o refrator 103mm F15, uma enorme mancha oval branca se destacava na borda sul dessa faixa. Ela tinha um diâmero com aproximadamente o dobro da GMV, e o contorno dela partia a oeste do meridiano central MC na borda da sul da NEB, formando um grande arco e adentrava pela zona equatorial EZ até tocar na faixa equatorial EB, voltando logo a seguir para o leste e na mesma borda. Ela parece estar localizada no lado oposto da GMV na SEB. Pelo menos dois penachos equatoriais também tem sido observados com alguma regularidade, e ainda consegui registrar de 7 a 8 faixas no disco do planeta: faixa temperada norte do norte NNTB, faixa temperada norte NTB, faixa equatorial sul SEB, faixa equatorial EB, faixa equatorial sul SEB, faixa temperada sul STB e a faixa temperada sul do sul SSTB. Por alguns breves momentos também pude visualizar a difícil faixa polar sul SPB, bastante escura e muito próxima da borda norte da zona polar sul SPZ.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 4 Empty Re: Observação visual de Júpiter/oposição 2014.

Mensagem  Bruno Sex 28 Fev 2014, 09:46

27/02/2014
Observação de jupiter
Hora: 20:00h/UT23:00
Alvos: Duas manchas ovais brancas (WOS) na faixa equatorial norte NEB.
Instrumento: refrator objetiva Jaegers 103mm F15 (d/f 1575mm) EQ3
Aumentos: 105x - 157x - 158x - 198x - 260x
Seeing esc. Pickering: 6/8


Novamente eu visualizei a grande mancha oval branca WOS na borda sul da faixa equatorial norte NEB. Ela começa um pouco para dentro da borda sul da NEB, invadindo a zona equatorial EZ alcançando a faixa equatorial EB. A impressão que se tem é de que o material da NEB é arrancado por meio de algum tipo de ciclone, fazendo um semi-circulo que vai do leste para o oeste. O contorno dessa mancha oval branca possui uma coloração escura como a da NEB, dando realmente a impressão de ser constituída do mesmo material da faixa. Com uma ampliação de 260x tive a impressão de que o sentido de deslocamento ou rotação dessa oval era no sentido anti-horário. Ela cruzou o meridiano central MC de jupiter extamente às 20:00hs. Mais curioso ainda foi a presença a noroeste dessa mancha oval na mesma faixa de uma outra mancha oval branca como que "encravada" no meio da faixa, porém com um diâmetro de aparentemente 1/3 da mancha maior. Essa pequena oval branca não havia sido observada no dia 25/02, o que sugere que seja uma manifestação recente de atividades no interior da NEB. A mancha maior é enorme e como havia dito ela possui aproximadamente o dobro do diâmetro da GMV. Quando os contornos dessa WOS maior tocavam a NEB eles provocam duas nodosidades, uma a leste e outra a oeste e ambas na borda sul da faixa. Um grande "penacho" equatorial partindo da NEB também foi visualizado a leste das duas manchas ovais, e dentro da zona equatorial EZ. Pelos meus cálculos essas manchas estarão visíveis novamente amanhã 01/03/2014 por volta das 20:00hs horário de Brasília / UT23:00.  
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 4 Empty NA SEB

Mensagem  ajc Dom 02 Mar 2014, 08:43

Eu havia observado essa manchona branca na SEB na madrugada do dia 20/02/2014. O problema é que a menos de 40 graus de altura a transparencia atmosferica só melhora depois da meia noite e aí o gigante gasoso já está muito baixo.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 4 Empty Re: Observação visual de Júpiter/oposição 2014.

Mensagem  Bruno Dom 02 Mar 2014, 14:08

ajc escreveu:manchona branca na SEB na madrugada do dia 20/02/2014.
Olá ajc, eu acredito que essa "manchona branca" observada por você era uma parte da zona equatorial sul SEZ. Essa zona fragmentou-se nos últimos dias a leste e a oeste da GMV, e essa "manchona branca" parece ser um dos fragmentos da SEZ que observei na mesma data. Na foto abaixo do colega Pires (norte para cima) podemos ver uma mancha comprida e esbranquiçada no interior da faixa equatorial sul, mais exatamente entre o meridiano central e o limbo leste do planeta (à direita da GMV):
Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 4 20fev2014_%20531b
Quanto à grande mancha oval branca que eu observei durante 2 noites, acredito tratar-se mesmo de um tipo de ciclone na extremidade interna norte da zona equatorial. Geralmente quando a GMV estava saindo pelo limbo oeste ele estava entrando pelo limbo leste. Com uma ampliação de 260x no refrator 103mm F15 dava para ver que quando ele toca na borda sul da faixa equatorial norte, acaba penetrando nessa faixa parecendo levar junto com ele no sentido anti-horário parte do material escurecido da NEB. Nas fotos abaixo do colega Avani podemos visualizar um pouco acima e à direita da imagem da lua em trânsito essa estrutura ciclônica começando a se formar na zona equatorial, dando a nítida impressão de girar e arrastar no sentido anti-horário parte do material escuro da borda sul da faixa equatorial norte:
Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 4 8ae4c103d098ec215f52061d00f29e7c.1824x0_q100_watermark_watermark_opacity-10_watermark_position-4_watermark_text-Copyright%20astroavani
Agora quanto à outra mancha oval branca pequena ela tinha cerca da metade do diâmetro da GMV, estava dentro da faixa equatorial norte e a oeste desse aparente ciclone, porém ela não aparece nas fotos por ter surgido alguns dias depois.
Enquanto a atmosfera permitir vou continuar monitorando.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 4 Empty o leste?

Mensagem  ajc Dom 02 Mar 2014, 20:13

Nesta foto do Dario onde está o leste?
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 4 Empty Re: Observação visual de Júpiter/oposição 2014.

Mensagem  Bruno Dom 02 Mar 2014, 20:18

ajc escreveu:Nesta foto do Dario onde está o leste?
À direita.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 4 Empty diferença

Mensagem  ajc Dom 02 Mar 2014, 20:33

Então pela foto do Dario a GMV já teria passado pelo meridiano central antes de 23:26hs UT... mas eu marquei esse ponto somente as 23:50hs UT (CM2=211). e a mancha branca que vem depois as 00:30hs (CM2=236) do dia 20.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 4 Empty Re: Observação visual de Júpiter/oposição 2014.

Mensagem  Bruno Dom 02 Mar 2014, 20:58

ajc escreveu:Então pela foto do Dario a GMV já teria passado pelo meridiano central antes de 23:26hs UT... mas eu marquei esse ponto somente as 23:50hs UT (CM2=211). e a mancha branca que vem depois as 00:30hs (CM2=236) do dia 20.
Não, eu me enganei porque na imagem do Dario a GMV ainda não havia passado pelo meridiano central, então a imagem está invertida porque essa mancha alongada está a oeste da GMV e nesse caso o leste vai estar à esquerda na foto.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 4 Empty Re: Observação visual de Júpiter/oposição 2014.

Mensagem  Astroavani Qui 27 Mar 2014, 22:03

Um jupiter extremamente baixo e com seeing muito deficiente, apenas para testar o orion UK!
Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 4 1966873_272364622925616_1126736392_n

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 4 Empty Re: Observação visual de Júpiter/oposição 2014.

Mensagem  alemão do espaço Sex 28 Mar 2014, 06:57

Baita foto!
Parabéns...!
alemão do espaço
alemão do espaço
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 111
Data de inscrição : 02/03/2014
Idade : 42
Localização : Gravataí - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 4 Empty Re: Observação visual de Júpiter/oposição 2014.

Mensagem  Boto® Qua 11 Fev 2015, 09:40

Bruno escreveu:
Visando apenas testar sem nenhuma pretensão e nenhum recurso adcional (Barlow, filtros ou processamento) utilizei uma câmera Orion Starshoot http://nimax-img.de/Produktbilder/zoom/21741_1/Orion-Camera-a-cores-StarShoot-Sistema-Solar-IV.jpg no Maksutov 90mm direto na diagonal, e fiz no dia 06/02 um vídeo de jupiter que segue no link: https://www.youtube.com/watch?v=T2wt8UKrSFg&feature=youtu.be
Do jeito como foi feito não tenho receio de afirmar que com um bom seeing eu conseguirei na primeira oportunidade registrar a GMV, as sombras das luas sobre o disco do planeta e muito provavelmente a atualmente visível zona equatorial sul SEZ na SEB. Ampliando no modo tela cheia eu fiquei curioso quanto às possibilidades dessa câmera (apenas uma webcam modificada), caso tivesse as suas imagens devidamente processadas.  
Bruno
Moderador

Bruno, tenho essa camera há 2 anos e usei 2x e me decepcionei e guardei. Agora vi seu video de Jupiter e até me animei. Qual o segredo?

Boto®
Curioso
Curioso

Mensagens : 1
Data de inscrição : 11/02/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 4 Empty Re: Observação visual de Júpiter/oposição 2014.

Mensagem  Bruno Qua 11 Fev 2015, 20:48

Não teve nem um segredo, eu apenas conectei a câmera no notebook e instalei ela direto na diagonal, sem ocular nem nada. Enquanto o planeta era acompanhado manualmente eu centrava a imagem dele na tela, e depois eu adiantava um pouco o telescópio e deixava ele parado, de modo que jupiter passasse pelo campo do telescópio, e nessa hora eu fazia a captura enquanto ele passava pela tela.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 4 Empty Re: Observação visual de Júpiter/oposição 2014.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos