ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Observação visual de Júpiter/oposição 2014.

+6
starman
ajc
Lucas87
M.couto
Durva
Bruno
10 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 3 Empty NOME DA FENDA

Mensagem  ajc Qui 30 Jan 2014, 10:54

Essa divisão da SEB tem nome: se chama SEZ ou SEBZ, VEJAM ABAIXO:

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 3 0w1z

ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 3 Empty Re: Observação visual de Júpiter/oposição 2014.

Mensagem  Bruno Qui 30 Jan 2014, 14:36

Excelente esquema ajc, o mais completo que já apareceu por aqui. Na verdade então ela é mais uma zona (Zona Equatorial Sul - SEZ). Seriam também as demais zonas resultantes de "fendas" entre as faixas? Afinal eu já registrei por duas vezes a faixa temperada sul partir-se ou dividir-se em duas durante 3 ocasiões diferentes ao observar com o refrator 100mm F15. O AF ficará de olho e os desenhos que porventura forem postados (ótima sugestão), serão de grande auxílio para complementarem as observações visuais, e assim posteriormente podermos confrontá-los com as astrofotografias.    
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 3 Empty Re: Observação visual de Júpiter/oposição 2014.

Mensagem  Lucas87 Qui 30 Jan 2014, 15:29

Ontem pude observar com o Mak um trânsito de Io e sua sombra sobre Júpiter. A sombra da Lua, nos momentos em que a turbulência melhorava, era um ponto negro (até minha madrinha que nunca observou com um telescópio viu a sombra  Very Happy ). Io também era claramente visível nestes momentos de baixa turbulência. A parte mais legal foi acompanhar Io saindo da frente de Júpiter. Observei também esta tal de STZ, formando uma espécie de triângulo com a base menor em direção a GMV (que estava indo para a parte de "trás" do planeta). Ela terminava no Meridiano Central. Parece ter uma ligação direta com a GMV. Como o Bruno havia falado, desta vez consegui observar além da Faixa Temperada Norte, a Faixa Temperada Norte do Norte. Ambas com a mesma coloração clara. Observei também dois festões do lado Sul da NEB, um deles com uma forma mais clara de arco ligado à faixa.

Todas estas observações alternando oculares de 10mm (130x) e 6mm (217x). Foram feitas das 22h30 TU de 29/01 às 01h00 TU de 30/01.

Obs: coincidentemente fiz um desenho de como Júpiter estava e logo logo vou postá-lo.
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 3 Empty Re: Observação visual de Júpiter/oposição 2014.

Mensagem  Lucas87 Qui 30 Jan 2014, 17:42

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 3 Udkq
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 3 Empty Re: Observação visual de Júpiter/oposição 2014.

Mensagem  Bruno Qui 30 Jan 2014, 20:32

Logo mais na próxima madrugada 31/01/2014 à partir das 00:30h UT 02:30 teremos o início de mais um trânsito da GMV. Será mais uma boa oportunidade para registrar a fenda na SEB, e assim poder confirmar a visualização da zona equatorial sul SEZ.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 3 Empty Observação de Jupiter em tempo real.

Mensagem  Bruno Qui 30 Jan 2014, 22:42

Observação de Jupiter
Alvo: Zona Equatorial Sul - SEZ
Seção 1


Data: 30/01/2014
Hora: 23:31 UT01:31
Maksutov Cass. 90mm F14 EQ1/motor-drive
Aumentos: 83x - 125x - 156x
filtro: 82A-azul
Seeing esc. Pickering: 8


Acabo de registrar visualmente no centro da SEB a entrada pelo limbo leste da "fenda" que se presume ser a zona equatorial sul SEZ, precedendo a oeste a entrada da GMV que em breve começa a entrar no disco do planeta. Na NEB próxima do MC um festão parte da borda sul da faixa entrando pela zona equatorial. Mais a oeste é também visível na mesma borda uma nodosidade de coloração castanha.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 3 Empty Observação de Jupiter em tempo real.

Mensagem  Bruno Qui 30 Jan 2014, 23:11

Observação de Jupiter
Alvo: Zona Equatorial Sul - SEZ
Seção 2


Hora e data - 00:01/31/01-2014 UT02:01

A GMV acaba de entrar totalmente pelo limbo leste do planeta. Divisão no interior da SEB nítida a oeste da GMV com cerca de 1/3 do comprimento total da faixa. Festão se projetando da borda sul da NEB em direção à EZ no meridiano central MC.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 3 Empty Obervação de Jupiter em tempo real.

Mensagem  Bruno Qui 30 Jan 2014, 23:48

Observação de Jupiter
Alvo: Zona Equatorial Sul - SEZ
Seção 3


Hora: 00:49 UT02:49

Constatada a zona equatorial sul/SEZ na SEB. A zona se estende desde a oeste da baía que contém a GMV, passa pelo estreitamento na SEB ao norte da baía e segue para o leste no centro da faixa. A zona apresenta uma falha ou descontinuidade, desde a extremidade oeste dela depois do MC até ao limbo oeste do planeta quando ela desaparece na SEB.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 3 Empty a GMV e a outra

Mensagem  ajc Sáb 01 Fev 2014, 09:50

Quem guardou o telescópio na madrugada do dia 31, antes das 03hs UT, perdeu o evento raro:
A GMV trouxe sua companheira para dar uma volta ao redor do gigante gasoso. Doido demais, a GMV e sua grande oval BA, como dois olhinhos em Jupiter. Ambas estavam claras com contornos escuros.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 3 Empty Re: Observação visual de Júpiter/oposição 2014.

Mensagem  Lucas87 Sáb 01 Fev 2014, 10:05

ajc escreveu:Quem guardou o telescópio na madrugada do dia 31, antes das 03hs UT, perdeu o evento raro:
A GMV trouxe sua companheira para dar uma volta ao redor do gigante gasoso. Doido demais, a GMV e sua grande oval BA, como dois olhinhos em Jupiter. Ambas estavam claras com contornos escuros.

Opa, eu vi a GMV neste horário, mas o seeing estava terrível, e não reparei nessas formações. Só lembro de ter visto várias turbulências que pareciam sair da GMV na SEZ. Nem tentei olhar mais atentamente por causa do péssimo seeing e logo guardei o tele.
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 3 Empty Re: Observação visual de Júpiter/oposição 2014.

Mensagem  Bruno Sáb 01 Fev 2014, 15:51

Lucas87 escreveu:
ajc escreveu:a GMV e sua grande oval BA, como dois olhinhos em Jupiter. Ambas estavam claras com contornos escuros.
Nem tentei olhar mais atentamente por causa do péssimo seeing e logo guardei o tele.
Agora sei que o que eu vi não era resultado da turbulência, e ainda arrisco a dizer que ao sul tem mais uma pequena oval branca na SEB a meio caminho entre a GMV e a oval BA. Essa pequena mancha um pouco menor do que a oval BA está entre as duas porém mais ao sul na borda da SEB, mas assim como aconteceu com Lucas eu não pude confirmar por causa do seeing muito instável. Vou tentar confirmar hoje 01/02 por volta das 19:30 UT 21:30 e amanhã 02/02 -  22:00 UT 00:00.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 3 Empty baixa transparencia

Mensagem  ajc Seg 03 Fev 2014, 02:07

Só estou conseguindo boas imagens de Júpiter depois das 01hs UT. Antes disso, só se der uma chuva para limpar o ar poluído da capital.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 3 Empty No ALPO - Japão

Mensagem  ajc Seg 03 Fev 2014, 09:19

Pessoal, confiram as observações, feitas aqui em Belo Horizonte, publicadas no ALPO japonês em:

http://alpo-j.asahikawa-med.ac.jp/kk14/j140131r.htm

Deu trabalho, mas estamos aprimorando para avançar ainda mais na observação desse gigante gasoso.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 3 Empty Re: Observação visual de Júpiter/oposição 2014.

Mensagem  orlando Seg 03 Fev 2014, 10:44

Muito bom AJC,parabéns pelo trabalho!
Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 3 Bigthumb
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 3 Empty Re: Observação visual de Júpiter/oposição 2014.

Mensagem  Lucas87 Qui 06 Fev 2014, 15:08

Nesta madrugada, das 02h45TU às 03h00 TU acompanhei uma parte do trânsito de Calisto com o mak 102mm. O seeing estava péssimo (essa massa de ar seco só trouxe muita e muita turbulência), 1 em uma escala de 1 à 5. Mesmo assim Calisto foi bem visível como uma esferinha cinza bem escura na região polar Sul de Júpiter (ocular de 10mm).
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 3 Empty Observação de Jupiter.

Mensagem  Bruno Sex 07 Fev 2014, 23:13

Alvo: jupiter
Hora: 22:30 - 23:30 / UT00:30 - 01:30
Instrumento: SW Maksutov Casseigran 90mm F14 EQ
Aumentos: 83x, 125x, 138x, 156x
Seeing: 8 na esc. Pickering


Constatada mais uma vez a zona equatorial sul SEZ na SEB porém com uma alteração em sua extensão logitudinal. A SEZ não foi visível a oeste da GMV na SEB podendo ser visto apenas "fragmentos" dessa zona. A leste a zona se mostrou visível como uma fenda na SEB que começava ao norte da  baía que contém a GMV, e se estendendo em direção ao limbo leste mas antes de tocá-lo a SEZ se "encurvou" para o sul dentro da SEB indo "desembocar" na zona tropical sul, formando assim um arco alongado dentro da faixa equatorial. Definitivamente a SEZ "encolheu". Mesmo com 83x era possível acompanhar a SEZ dentro da SEB se estendendo apenas a leste. A nordeste da GMV na SEB a oval-BA fazia par com a GMV. Curiosamente 4 estrelas acompanhavam as 4 luas jovianas, dando uma falsa impressão de serem 8 luas ao redor do planeta. A imagem estava firme e a luas e estrelas apresentavam um anel de difração estável.
Foram registradas também as Zonas polares norte e sul, as faixas equatoriais NEB e SEB, as temperadas sul STB, a norte NTB e a norte do norte NNTB.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 3 Empty Re: Observação visual de Júpiter/oposição 2014.

Mensagem  Bruno Sáb 08 Fev 2014, 11:58

Visando apenas testar sem nenhuma pretensão e nenhum recurso adcional (Barlow, filtros ou processamento) utilizei uma câmera Orion Starshoot http://nimax-img.de/Produktbilder/zoom/21741_1/Orion-Camera-a-cores-StarShoot-Sistema-Solar-IV.jpg no Maksutov 90mm direto na diagonal, e fiz no dia 06/02 um vídeo de jupiter que segue no link: https://www.youtube.com/watch?v=T2wt8UKrSFg&feature=youtu.be
Do jeito como foi feito não tenho receio de afirmar que com um bom seeing eu conseguirei na primeira oportunidade registrar a GMV, as sombras das luas sobre o disco do planeta e muito provavelmente a atualmente visível zona equatorial sul SEZ na SEB. Ampliando no modo tela cheia eu fiquei curioso quanto às possibilidades dessa câmera (apenas uma webcam modificada), caso tivesse as suas imagens devidamente processadas.  
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 3 Empty Re: Observação visual de Júpiter/oposição 2014.

Mensagem  Lucas87 Dom 09 Fev 2014, 11:28

Júpiter e Ganimedes hoje às 02h45 UT com o mak 102mm, oc. de 10mm e a cam. Sony DSC Wx100. Detalhes da captura no astrobin.

http://www.astrobin.com/77373/
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 3 Empty Re: Observação visual de Júpiter/oposição 2014.

Mensagem  Bruno Dom 09 Fev 2014, 14:06

Bom trabalho Lucas, com a faixa temperada norte discernida sem dificuldades no disco do planeta e a projeção circular de cor  negra da sombra de Ganimedes. E hoje 09/02/2014 por volta da 21:00/21:30 - 23:00/23:30UT Europa realizará um trânsito, e às 23:00/01:00UT será a vez da GMV.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 3 Empty Do fortunato

Mensagem  ajc Dom 09 Fev 2014, 21:32

Bruno escreveu:
Visando apenas testar sem nenhuma pretensão e nenhum recurso adcional (Barlow, filtros ou processamento) utilizei uma câmera Orion Starshoot http://nimax-img.de/Produktbilder/zoom/21741_1/Orion-Camera-a-cores-StarShoot-Sistema-Solar-IV.jpg no Maksutov 90mm direto na diagonal, e fiz no dia 06/02 um vídeo de jupiter que segue no link: https://www.youtube.com/watch?v=T2wt8UKrSFg&feature=youtu.be
Do jeito como foi feito não tenho receio de afirmar que com um bom seeing eu conseguirei na primeira oportunidade registrar a GMV, as sombras das luas sobre o disco do planeta e muito provavelmente a atualmente visível zona equatorial sul SEZ na SEB. Ampliando no modo tela cheia eu fiquei curioso quanto às possibilidades dessa câmera (apenas uma webcam modificada), caso tivesse as suas imagens devidamente processadas.  
Bruno
Moderador

Moço, o Fortunato tem um tutorial de como empilhar os frames desse tipo de video, dê uma olhada.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 3 Empty Re: Observação visual de Júpiter/oposição 2014.

Mensagem  Bruno Seg 10 Fev 2014, 14:18

ajc escreveu:Moço, o Fortunato tem um tutorial de como empilhar os frames desse tipo de video, dê uma olhada.
Valeu ajc, vou pesquisar. A minha intenção até agora tem sido tentar obter "na mão" imagens apenas usando os recursos de que dispõe essa câmera Orion Starshoot - Sistem Solar Color (ajuste de imagem apenas no Vídeo Capture Filter). Apesar de em termos de qualidade o vídeo ainda estar astronomicamente longe do ideal, e com um seeing ainda desfavorável aqui na minha região (média 6 a 7), eu ousei fazer mais um vídeo de jupiter só que dessa vez no modo colorido, apesar da imagem ter ficado com pouco brilho provavelmente por eu ter feito os ajustes nela enquanto filmava (a visualização da GMV fica melhor no modo tela inteira): https://www.youtube.com/watch?v=nP-KT7Iv-1s&feature=youtu.be  
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 3 Empty Re: Observação visual de Júpiter/oposição 2014.

Mensagem  Lucas87 Seg 10 Fev 2014, 14:46

Bruno, já pensou em fazer vídeos em projeção positiva? (sensor da câmera direto na ocular)
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 3 Empty Re: Observação visual de Júpiter/oposição 2014.

Mensagem  Bruno Seg 10 Fev 2014, 17:53

Lucas87 escreveu:Bruno, já pensou em fazer vídeos em projeção positiva? (sensor da câmera direto na ocular)
Vou experimentar a sua sugestão Lucas, quero explorar essa câmera ao máximo porque acredito que utilizada com competência ela pode propiciar resultados interessantes. Qualquer possibilidade de ampliar ainda mais as imagens será testada, e aceito qualquer dica, e se tiver algum material referente à essa técnica por favor me envie, ok?
Grande abraço e obrigado.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 3 Empty Re: Observação visual de Júpiter/oposição 2014.

Mensagem  M.couto Qua 12 Fev 2014, 15:54

Oi Bruno e o resto do pessoal,

tenho tentado observar Júpiter com o filtro azul

só uma ou duas vezes eu vi bem as faixas com o sky 90 mm mas não consigo mais imagens estáveis.

Ele não apresenta nem manchas e não está arranhado.

Seria a qualidade do filtro??

filtro hirsch 82 A azul claro.

abs
M.couto
M.couto
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 238
Data de inscrição : 07/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 3 Empty Re: Observação visual de Júpiter/oposição 2014.

Mensagem  Bruno Qua 12 Fev 2014, 16:27

M.couto escreveu:tenho tentado observar Júpiter com o filtro azul só uma ou duas vezes eu vi bem as faixas com o sky 90 mm mas não consigo mais imagens estáveis. Ele não apresenta nem manchas e não está arranhado.
Seria a qualidade do filtro?? filtro hirsch 82 A azul claro.
Olá M.couto,
Só de você ter conseguido pelo menos uma vez então poderá de novo, ainda mais que o filtro está em bom estado. Os filtros coloridos visuais planetários não eliminam a turbulência atmosférica numa observação visual, é isso o que está estragando as suas imagens visuais. A não ser que você diminua os aumentos utilizados para no máximo 1 x o diâmetro da abertura em mm durante os períodos de instabilidade atmosférica (para o 90mm será 90x), e assim poder minimizar os efeitos das turbulências. Um filtro 82A-azul da Hirsch, GSO, Série 500 ou outros devem ser utilizados com boas  condições atmosféricas, quando então terão o seu melhor desempenho realçando e melhorando o contraste nas imagens. Apenas na astrofotografia o filtro IR pode minimizar estes efeitos porque ao contrário do olho humano durante uma observação visual, o sensor CCD têm sensibilidade para estender-se até ao infravermelho próximo, e aí o uso desse filtro IR reduz o "ruído" nas imagens captadas. Numa observação visual há de se estar em primeiro lugar atento às correntes atmosféricas, consultando sempre que possível no site do CEPTEC/INPE em Boletim e Análises Técnicas as Cartas de Altitude para acompanhar os jatos e essas correntes de ar (consulte a legenda ao abrir o mapa no link a seguir): http://tempo.cptec.inpe.br/
Ou ainda as cartas de ventos da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (REDEMET): http://www.redemet.aer.mil.br/vento/vento.php?ID_REDEMET=797r7tdihakg5upf0t2bshi7l7
Ou também do jeito antigo verificando se a olho nu as estrelas ou mesmo os planetas estão cintilando muito rapidamente, ou se através do telescópio os anéis de difração delas não estão estáveis, ou ainda se ao redor da lua próximo ao limbo o céu de fundo estiver meio avermelhado. Caso afirmativo terá de esperar a atmosfera estabilizar o que poderá levar dias ou até mesmo semanas. A "noite perfeita" tem de ser perseguida noite após noite.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de Júpiter/oposição 2014. - Página 3 Empty Re: Observação visual de Júpiter/oposição 2014.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos