ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tira dúvidas.

+7
AGM
Gian
starman
M.couto
ajc
Bruno
Durva
11 participantes

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ir para baixo

Tira dúvidas. - Página 5 Empty Re: Tira dúvidas.

Mensagem  zVictorMelo Sex 13 Nov 2015, 16:10

Galera,ando pesquisando muito e mais duvidas surgem.
Lendo este topico me surgiu uma especifica:

1-A utilização da barlow + ocular entrega uma imagem com menor qualidade do que somente uma ocular ,considerando que as duas estejam no mesmo aumento?

2-Vale a pena comprar uma ocular de 5mm para um setentinha? Ou devo investir em uma barlow gso por exemplo? ( Se tivesse que escolher só uma opção,qual seria a melhor?)

3-É verdade que devo usar a barlow sem a diagonal?
zVictorMelo
zVictorMelo
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 110
Data de inscrição : 03/10/2015
Localização : Itabuna - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Tira dúvidas. - Página 5 Empty Re: Tira dúvidas.

Mensagem  deco27x Sex 13 Nov 2015, 18:00

1- Depende da qualidade da barlow e da ocular. Uma boa barlow não degrada a imagem de maneira significativa, e vai gerar imagens quase tão boas quanto uma ocular mais curta. Uma barlow medíocre vai gerar resultados inferiores aos de uma ocular mais curta de qualidade semelhante à que será usada com a barlow.

Aqui um pequeno debate sobre o tema:

https://astronomia.forumeiros.com/t2003-barlows-caracteristicas-gerais-e-sugestoes-de-compra#16599

2 - Depende do que pretende. No caso específico da barlow GSO 2x, uma boa ocular de 5mm vai gerar melhores resultados, mas ela irá trabalhar no limite de aumento do telescópio e não poderá ser usada sempre. A Barlow GSO 2x, embora gere resultados inferiores ao de uma ocular pura, é bem versátil e poderá servir para tornar seu conjunto mais flexível, além de ser mais barata que uma boa ocular de 5mm, que estão custando a partir de R$ 200 usadas....

Aí fica a pergunta, quer priorizar variedade de escolhas ou qualidade?

3 - onde ouviu isso? As barlows podem ser usadas sem diagonal, do mesmo jeito que uma ocular. No caso dos refratores e catadióptricos, a barlow pode ser usada antes da diagonal também, mas neste caso nem sempre geram bons resultados.
Agora, no caso de uma barlow longa, como minha Ultrascopic (mede uns 14cm), fica difícil usar entre a diagonal e a ocular, por causa do tamanho, mas no caso da maioria das barlow de hoje, que são curtas, dá pra usar normalmente, mas é preciso cuidado para não tocar no espelho, caso a barlow seja comprida o bastante.
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Tira dúvidas. - Página 5 Empty Re: Tira dúvidas.

Mensagem  zVictorMelo Sex 13 Nov 2015, 18:28

Entao em relação a barlow :
1 e 2 - Tudo vai depender de mim ( e de minhas condições ) pois a barlow trará versatilidade e no caso da barlow 2x gso a perda de qualidade na imagem será pouca porem perceptivel correto?
Portanto o uso de uma barlow é bem mais vantajoso do que um conjunto de varias oculares.
Essa parte eu entendi Smile .

3-O uso da barlow sem a diagonal trará uma melhor imagem correto? Porem a utilização do telescopio não ficará menos confortavel ?

Desde já obrigado.
zVictorMelo
zVictorMelo
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 110
Data de inscrição : 03/10/2015
Localização : Itabuna - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Tira dúvidas. - Página 5 Empty Re: Tira dúvidas.

Mensagem  deco27x Sex 13 Nov 2015, 21:58

1 e 2 - Tudo vai depender de mim ( e de minhas condições ) pois a barlow trará versatilidade e no caso da barlow 2x gso a perda de qualidade na imagem será pouca porem perceptivel correto?

Isso eu não tenho como responder, pois depende do observador. Eu já tive essa barlow por um bom tempo. Há quem ache que a perda é pequena e quem ache grande.
Minha impressão é que a perda é pequena para grandes distâncias focais (maiores que 15mm) mas grande para distâncias focais menores (menores que 15mm). Essa barlow tem um "truque", pode rosquear a lente dela direto na ocular, isso faz com que ela funcione como uma barlow 1,5x e na média ela afeta menos a qualidade da imagem desse jeito... Como barlow 1,5x ela funcionava bem com oculares de até 10mm no meu telescópio de 8" e com oculares até 6mm no meu 4,5". Mas essa foi apena minha impressão. Não tenho como garantir que você vai achar a mesma coisa.


3-O uso da barlow sem a diagonal trará uma melhor imagem correto? Porem a utilização do telescopio não ficará menos confortavel ?

Se a diagonal for boa, a diferença vai ser muito pequena, não vale a pena por conta do enorme desconforto de observar desse jeito.
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Tira dúvidas. - Página 5 Empty Observação visual das protuberâncias solares.

Mensagem  M.couto Qui 23 Jun 2016, 20:40

Oi pessoal,

além dos filtros do tipo H Alpha e do PST Coronado,

existe algum outro meio de observar as protuberâncias solares visualmente?

abs
M.couto
M.couto
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 238
Data de inscrição : 07/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tira dúvidas. - Página 5 Empty Re: Tira dúvidas.

Mensagem  Bruno Qui 23 Jun 2016, 20:54

M.couto escreveu:além dos filtros do tipo H Alpha e do PST Coronado,

existe algum outro meio de observar as protuberâncias solares visualmente?
Olá M.couto, o Espectroelioscópio aperfeiçoado pelo astrônomo Hale em 1924 no observatório de Monte Wilson deu início à Espectroelioscopia, ou a técnica de observar o sol visualmente em luz monocromática. Foi inicialmente utilizado no grande refletor de 2500mm desse observatório, e era destinado a ver (e não fotografar) a imagem do sol em luz monocromática. Podiam ser observados dessa forma os movimentos e as formas das protuberâncias solares. Com o Monocromador de luz polarizada os resultados são ainda melhores.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Tira dúvidas. - Página 5 Empty Re: Tira dúvidas.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos