ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Relato de observação visual - Galáxia Centauro A (NGC 5128)

3 participantes

Ir para baixo

Relato de observação visual - Galáxia Centauro A (NGC 5128) Empty Relato de observação visual - Galáxia Centauro A (NGC 5128)

Mensagem  serveira Seg 09 maio 2016, 23:37

Telescópio: Skywatcher "Mak90" Eq1 Motorizado
Ocular: Series 500 - Plossl 40mm
Buscadora: Skywatcher 7x30
UTC 22:30

Depois de diversos dias procurando-a sem sucesso, finalmente observei a galáxia NGC 5128. Foram algumas dezenas de minutos buscando a esmo na região da constelação de Centauro, nos arredores de Omega Centauri (NGC 5139), até que através do aplicativo Stellarium notei um pequeno asterismo que mais parecia uma seta cósmica apontando ao meu destino, e foi dessa forma que comecei a perceber a importância do Star Hopping, técnica que com certeza irei valorar mais nas próximas observações.

Relato de observação visual - Galáxia Centauro A (NGC 5128) 2m6sd94

Foi um tanto difícil, mas ao apontar a buscadora para o local onde eu sabia que ela estava, pude notá-la como pequeníssimo ponto acinzentado e de muita difícil visualização.
A galáxia em si, por trás da ocular de 40mm, ocupava uma região considerável do céu em seu redor. O brilho era extremamente difuso e fraco, um tanto leitoso, e só observável usando da técnica de visão periférica. À medida em que se observava por mais tempo, algumas características vinham à tona: um ponto brilhante, mas fraco, de aparência estelar tomava conta da imagem, alvo que eu supunha tratar-se de uma das estrelas que compõem o contorno, ou mesmo o centro da galáxia. Mais alguns minutos observando e uma forma interessante, que lembrava a de uma ampulheta, era facilmente vista com visão periférica. Com certeza um belo objeto, pretendo observá-lo com mais calma, principalmente após um longo período de adaptação ao escuro, e comparar os resultados com os de esse relato.
serveira
serveira
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 29/09/2015
Idade : 28
Localização : Vera Cruz - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Relato de observação visual - Galáxia Centauro A (NGC 5128) Empty Re: Relato de observação visual - Galáxia Centauro A (NGC 5128)

Mensagem  ZelvisCch Sex 10 Jun 2016, 16:59

Show de bola esse seu achado. Faz pouco mais de 1 ano que estou praticando observação astronômica com telescópio e ainda estou sem uma técnica para busca, mesmo porquê, estou me limitando a planetas como Saturno, Jupiter, Marte, Venus, Sirius, algumas Estrelas e a Lua, que são objetos evidentes no céu.
Gostaria de saber localizar galáxias, nebulosas, Urano e Netuno.
Tenho um refrator 90mm/910mm az3.
ZelvisCch
ZelvisCch
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 574
Data de inscrição : 26/08/2015
Idade : 51
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Relato de observação visual - Galáxia Centauro A (NGC 5128) Empty Re: Relato de observação visual - Galáxia Centauro A (NGC 5128)

Mensagem  Jonas J Sáb 11 Jun 2016, 12:17

Interessante seu relato.
Você chegou a tentar observa-la também com a ocular de 25mm? Se sim, conseguiu observa-la com a ocular de 25mm ou apenas com a 40mm era perceptível?
Jonas J
Jonas J
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 319
Data de inscrição : 22/11/2015
Localização : São Paulo

http://www.astrobin.com/users/JonasJ/

Ir para o topo Ir para baixo

Relato de observação visual - Galáxia Centauro A (NGC 5128) Empty Re: Relato de observação visual - Galáxia Centauro A (NGC 5128)

Mensagem  serveira Ter 21 Jun 2016, 12:04

Olá!
O tempo estava apertado então acabei nem tentando com a ocular de 25mm...
O que me ajuda é que consigo ver muita coisa a olho nu daqui onde moro (Omega Centauri, por exemplo), e desse objeto à Centaurus A é bem fácil de se localizar.
Comprei um novo telescópio 130mm f6, logo mais estarei postando as impressões desse objeto aqui!

Abraços,
serveira
serveira
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 29/09/2015
Idade : 28
Localização : Vera Cruz - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Relato de observação visual - Galáxia Centauro A (NGC 5128) Empty Re: Relato de observação visual - Galáxia Centauro A (NGC 5128)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos