ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Observação visual ou Astrofotografia, o que é melhor ?

5 participantes

Ir para baixo

Observação visual ou Astrofotografia, o que é melhor ? Empty Observação visual ou Astrofotografia, o que é melhor ?

Mensagem  Dry Qua 20 Jan 2016, 16:39

Olá amigos.
Observação visual ou astrofotografia, o que é melhor ?
Esta questão é controversa e talvez não haja uma resposta para esta pergunta.
Inicie na astronomia amadora em 08/2005 da mesma forma que todos começam, ou seja, fazendo observação visual. Tudo era fantástico, e cinco meses depois eu comecei a sentir uma necessidade de registrar o que via. O mais óbvio e fácil era a Lua e no dia 14/01/2006 fiz meu primeiro registro pelo método afocal. Como o resultado não foi lá essas coisas, deixei de lado e continuei apenas no visual mesmo.

Observação visual ou Astrofotografia, o que é melhor ? 6j282g

No dia 25/05/2007 a vontade voltou e um pouco mais experiente e com melhores equipamentos o resultado foi mais animador. Como vcs podem ver, eu não tinha a astrofotografia como meta e chequei a dizer em um outro fórum que as fotos são legais, mas que nada superava a imagem ao vivo pela ocular !

Observação visual ou Astrofotografia, o que é melhor ? 119yvlw

Em 29/12/2007, na madrugada, fiz a melhor foto da Lua até aquela data, usando o método afocal e segurando a câmera na mão mesmo. Considero esta foto um divisor de águas, pois foi a partir dela que comecei a procurar métodos para melhorar a foto, com a compra de um suporte para câmera.

Observação visual ou Astrofotografia, o que é melhor ? 2wqfj9d

Com a Lua até foi bom, mas pra DSO’s não funcionava legal. Continuei fazendo algumas fotos esporadicamente e me concentrando mais na busca de novos objetos para visualização, até que no dia 06/02/2013 a coisa mudou radicalmente, com a oportunidade de comprar uma câmera específica para vídeo astronomia e que também fazia boas fotos. Com as fotos cada vez melhores, me vi em um caminho sem volta e hoje a evolução continua com novos equipamentos e utilização de diversos softwares de captura, guiagem e processamento.
Minha galeria atual:
https://www.flickr.com/photos/fotosdry/albums/72157632779479445

Diferente de alguns relatos, vejo a astrofotografia como uma conquista pessoal, e a sensação de realizar e ver que “eu também consigo” é viciante ! Tem também o prazer de poder compartilhar com outras pessoas que buscam melhores resultados ou apenas curtem as fotos, em uma troca de experiência que engrandece. Essa troca de experiência também contribui, claro, para o aprimoramento das técnicas.
Bem, seria legal os colegas relatarem suas experiências e opiniões sobre este tema, não de forma a responder a pergunta, mas sim para compartilhar sua visão sobre esta questão.
Obs. A precisão das datas só foi possível graças ao diário que mantenho desde a minha primeira observação. Aconselho a todos a fazer um também...
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual ou Astrofotografia, o que é melhor ? Empty Re: Observação visual ou Astrofotografia, o que é melhor ?

Mensagem  ZelvisCch Qua 20 Jan 2016, 16:45

Penso que tudo começa com a observação convencional, ou seja, diretamente pela ocular. Correndo o risco de estar errado, creio que a Astrofotografia é uma das opções mais desejadas, mas, é de gosto pessoal. Gosto da astrofotografia, mas, meu equipamento não é adequado para ter resultados sem constantes decepções (Rsrs). Contudo, gosto muito mais de observar diretamente pela ocular. Normalmente o que mais clássico me atrai mais.
ZelvisCch
ZelvisCch
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 574
Data de inscrição : 26/08/2015
Idade : 51
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual ou Astrofotografia, o que é melhor ? Empty Re: Observação visual ou Astrofotografia, o que é melhor ?

Mensagem  Dry Qua 20 Jan 2016, 16:48

A 2ª e 3ª fotos não apareceram:

Observação visual ou Astrofotografia, o que é melhor ? 119yvlw

Observação visual ou Astrofotografia, o que é melhor ? 2wqfj9d
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual ou Astrofotografia, o que é melhor ? Empty Re: Observação visual ou Astrofotografia, o que é melhor ?

Mensagem  Marcos Poncio Qua 20 Jan 2016, 16:48

Ótimo relato e ótima questão Dry.
Eu nunca fotografei nada, só observo.
Mas acho que essas questões é uma grande frustração para os Astrônomos iniciantes. Pois eles ficam fascinados pelas fotos de Planetas, Nebulosas e Galáxias, mas quando olham pela ocular, veem uma pequena fumaça cinza.

kkkkkkkkk

Acho as duas observações super válidas.
Pois não tem nada mais prazeroso ficar minutos com dor nas costas tentando focar algo, e quando finalmente consegue tem a melhor das sensações.
E acho que deve ser o mesmo com você Dry que fica minutos, horas a fio capturando as imagens e depois vê o resultado final.

Abraços Very Happy
Marcos Poncio
Marcos Poncio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 363
Data de inscrição : 29/12/2014
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual ou Astrofotografia, o que é melhor ? Empty Re: Observação visual ou Astrofotografia, o que é melhor ?

Mensagem  ZelvisCch Qua 20 Jan 2016, 16:49

Dry, não estou conseguindo abrir suas imagens
ZelvisCch
ZelvisCch
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 574
Data de inscrição : 26/08/2015
Idade : 51
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual ou Astrofotografia, o que é melhor ? Empty Re: Observação visual ou Astrofotografia, o que é melhor ?

Mensagem  ZelvisCch Qua 20 Jan 2016, 16:50

ZelvisCch escreveu:Dry, não estou conseguindo abrir suas imagens
Agora eu vi a fotografa da Lua.
ZelvisCch
ZelvisCch
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 574
Data de inscrição : 26/08/2015
Idade : 51
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual ou Astrofotografia, o que é melhor ? Empty Re: Observação visual ou Astrofotografia, o que é melhor ?

Mensagem  Dry Qua 20 Jan 2016, 17:49

Marcos Poncio escreveu:Ótimo relato e ótima questão Dry.
Eu nunca fotografei nada, só observo.
Mas acho que essas questões é uma grande frustração para os Astrônomos iniciantes. Pois eles ficam fascinados pelas fotos de Planetas, Nebulosas e Galáxias, mas quando olham pela ocular, veem uma pequena fumaça cinza.

kkkkkkkkk

Acho as duas observações super válidas.
Pois não tem nada mais prazeroso ficar minutos com dor nas costas tentando focar algo, e quando finalmente consegue tem a melhor das sensações.
E acho que deve ser o mesmo com você Dry que fica minutos, horas a fio capturando as imagens e depois vê o resultado final.

Abraços Very Happy
Sim Marcos pode ser frustante se o iniciante não souber que na ocular as imagens são bem diferentes Crying or Very sad .
Passei por essas duas situações que vc citou, pois no começo era bem difícil achar alguma coisa no céu com a ocular, e quando conseguia era uma alegria só. Com as fotos, a mesma coisa. Nem sempre sai o esperado, e quando dá certo a satisfação é grande cheers .
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual ou Astrofotografia, o que é melhor ? Empty Re: Observação visual ou Astrofotografia, o que é melhor ?

Mensagem  zVictorMelo Qua 20 Jan 2016, 18:12

Dry escreveu:
Marcos Poncio escreveu:Ótimo relato e ótima questão Dry.
Eu nunca fotografei nada, só observo.
Mas acho que essas questões é uma grande frustração para os Astrônomos iniciantes. Pois eles ficam fascinados pelas fotos de Planetas, Nebulosas e Galáxias, mas quando olham pela ocular, veem uma pequena fumaça cinza.

kkkkkkkkk

Acho as duas observações super válidas.
Pois não tem nada mais prazeroso ficar minutos com dor nas costas tentando focar algo, e quando finalmente consegue tem a melhor das sensações.
E acho que deve ser o mesmo com você Dry que fica minutos, horas a fio capturando as imagens e depois vê o resultado final.

Abraços Very Happy
Sim Marcos pode ser frustante se o iniciante não souber que na ocular as imagens são bem diferentes Crying or Very sad .
Passei por essas duas situações que vc citou, pois no começo era bem difícil achar alguma coisa no céu com a ocular, e quando conseguia era uma alegria só. Com as fotos, a mesma coisa. Nem sempre sai o esperado, e quando dá certo a satisfação é grande cheers .
Dry,belo tópico.
Mesmo não tendo tirado nenhuma AF , vou no pensamento do amigo Zelvis e no seu,acho que é um gosto pessoal e que a pessoa só vai saber se quer aquilo mesmo depois de um tempo de observação na ocular.
Me familiarizei com a sua situação de iniciante,quando você disse "passei por essas duas situações que vc citou, pois no começo era bem difícil achar alguma coisa no céu com a ocular, e quando conseguia era uma alegria só.",atualmente está meio dificil observar devido as condições do céu mas sempre que observo e encontro outro objeto que nunca tinha visto "é uma alegria só"

Mas vale ressaltar que na observação visual ou na AstroFotografia o importante é que estamos nos impressionando com este belo céu que está acima de nós,o importante é desfrutar dele,não importa como.
zVictorMelo
zVictorMelo
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 110
Data de inscrição : 03/10/2015
Localização : Itabuna - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual ou Astrofotografia, o que é melhor ? Empty Re: Observação visual ou Astrofotografia, o que é melhor ?

Mensagem  Dry Qua 20 Jan 2016, 20:54

ZelvisCch escreveu:Penso que tudo começa com a observação convencional, ou seja, diretamente pela ocular. Correndo o risco de estar errado, creio que a Astrofotografia é uma das opções mais desejadas, mas, é de gosto pessoal. Gosto da astrofotografia, mas, meu equipamento não é adequado para ter resultados sem constantes decepções (Rsrs). Contudo, gosto muito mais de observar diretamente pela ocular. Normalmente o que mais clássico me atrai mais.
Concordo com vc Evandro, quando diz que a astrofotografia é muito desejada. Hoje vejo muitas pessoas querendo comprar seu 1º telescópio e já pensando nas fotos sem ao menos ter feito uma observação visual No A meu ver isso é um grande erro e acredito que a chance de frustração é bem grande.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual ou Astrofotografia, o que é melhor ? Empty Re: Observação visual ou Astrofotografia, o que é melhor ?

Mensagem  Dry Qua 20 Jan 2016, 21:07

zVictorMelo escreveu:
Dry,belo tópico.
Mesmo não tendo tirado nenhuma AF , vou no pensamento do amigo Zelvis e no seu,acho que é um gosto pessoal e que a pessoa só vai saber se quer aquilo mesmo depois de um tempo de observação na ocular.
Me familiarizei com a sua situação de iniciante,quando você disse "passei por essas duas situações que vc citou, pois no começo era bem difícil achar alguma coisa no céu com a ocular, e quando conseguia era uma alegria só.",atualmente está meio dificil observar devido as condições do céu mas sempre que observo e encontro outro objeto que nunca tinha visto "é uma alegria só"

Mas vale ressaltar que na observação visual ou na AstroFotografia o importante é que estamos nos impressionando com este belo céu que está acima de nós,o importante é desfrutar dele,não importa como.

Legal ZVictorMelo !
Sim, pode ser uma questão de gosto pessoal, mas também creio que é uma questão de oportunidade. Como disse, com o tempo fui mudando minha visão e isso só aconteceu depois que fiz uma boa foto.
No começo, sem prática e conhecimento, eu ficava um bom tempo tentando achar um objeto tênue e era incrível a satisfação de conseguir encontrar cheers
Hoje é bem mais fácil e como vc disse, continuo impressionado com este belo céu.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual ou Astrofotografia, o que é melhor ? Empty Re: Observação visual ou Astrofotografia, o que é melhor ?

Mensagem  deco27x Qua 20 Jan 2016, 22:10

Dry escreveu:
ZelvisCch escreveu:Penso que tudo começa com a observação convencional, ou seja, diretamente pela ocular. Correndo o risco de estar errado, creio que a Astrofotografia é uma das opções mais desejadas, mas, é de gosto pessoal. Gosto da astrofotografia, mas, meu equipamento não é adequado para ter resultados sem constantes decepções (Rsrs). Contudo, gosto muito mais de observar diretamente pela ocular. Normalmente o que mais clássico me atrai mais.
Concordo com vc Evandro, quando diz que a astrofotografia é muito desejada. Hoje vejo muitas pessoas querendo comprar seu 1º telescópio e já pensando nas fotos sem ao menos ter feito uma observação visual No A meu ver isso é um grande erro e acredito que a chance de frustração é bem grande.

Concordo plenamente!
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual ou Astrofotografia, o que é melhor ? Empty Re: Observação visual ou Astrofotografia, o que é melhor ?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos