ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Jupiter oposição 2015.

+9
bbonic
PauloM
orlando
Valdés
Tellescópio
carlos-sora
Lucas87
starman
Bruno
13 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Jupiter oposição 2015. - Página 3 Empty Efemérides de Jupiter 21/02/2015.

Mensagem  Bruno Sáb 21 Fev 2015, 17:19

Fenômenos jovianos para hoje (sábado 21/02/2015):

- 21:00hs h. verão UT 22:00 - passagem da GMV pelo meridiano central.
- 22:00hs h. verão UT 00:00 - passagem da oval BA (mancha junior) pelo meridiano central.
- 23:16hs UT 02:16 (após término do horário de verão) - ocultação de Io pela lua Europa.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Jupiter oposição 2015. - Página 3 Empty Re: Jupiter oposição 2015.

Mensagem  Bruno Sáb 21 Fev 2015, 23:28

23:08 UT 02:08
Ocultação de Io por Europa vista por mim agora há pouco através do Maksutov 90mm F13.8 EQ-1 (motor drive) + ocular Planetária 9mm 60º (138x). Os distintos anéis de difração das duas luas se entre-cruzaram no mesmo plano de visualização, chegando mesmo a ficarem perfeitamente alinhados um atrás do outro. Dessa vez não houve variações na coloração das luas e nem dos anéis de difração. Quanto ao disco do planeta a imagem estava perfeitamente estável  com 138x, parecia um desenho onde as partes claras das zonas eram da cor âmbar, e as faixas escuras na cor cinza-grafite levemente castanho nas bordas projetadas contra o céu de fundo escuro. As faixas mostravam as suas bordas irregulares e estavam perfeitamente contrastadas com a zonas claras no disco, favorecendo a observação de alguns detalhes nelas, como uma mancha oval escura (DOS) na borda sul da faixa equatorial norte, e um "Feeston" indefinido na mesma borda porém a oeste do meridiano central. O seeing foi estimado oscilando entre 8 e 9.
Assim como na imersão a emersão de Io transcorreu sem alterações visíveis nas colorações, e os anéis de difração permaneceram praticamente imóveis durante todo o fenômeno.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Jupiter oposição 2015. - Página 3 Empty Re: Jupiter oposição 2015.

Mensagem  joseviniciusrb Seg 23 Fev 2015, 18:50

Agora as 18:48 se pode ver na parte central de Jupiter um enorme mancha preta que na verdade é a sombra de ganimedes, me surpreendi quando vi pois a sombra é gigante, maior do que a gmv, achei até que fosse uma mancha no espelho mas me certifiquei no stellarium e realmente é a sombra da lua muito bonito de se ver, e visível a pequenas ampliações, vi com 150x
joseviniciusrb
joseviniciusrb
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 28
Data de inscrição : 16/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Jupiter oposição 2015. - Página 3 Empty Re: Jupiter oposição 2015.

Mensagem  carlos-sora Seg 23 Fev 2015, 18:56

Sensacionais os seus relatos. Bruno sempre detalhista ímpar. Bruno, para ver Júpiter com o Mak 90, uma planetary 9 mm seria a melhor ocular para ver este planeta?
carlos-sora
carlos-sora
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 113
Data de inscrição : 29/10/2014
Idade : 40
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Jupiter oposição 2015. - Página 3 Empty Re: Jupiter oposição 2015.

Mensagem  Bruno Seg 23 Fev 2015, 19:13

carlos-sora escreveu:Sensacionais os seus relatos. Bruno sempre detalhista ímpar. Bruno, para ver Júpiter com o Mak 90, uma planetary 9 mm seria a melhor ocular para ver este planeta?
Olá carlos, sim, sem dúvida, eu fiquei admirado com as imagens bastante contrastadas e com detalhes importantes.
Creio que sob boas condições de estabilidade atmosférica de agora em diante para observar jupiter com o Mak90, a ocular Planetária de 9mm será a minha ocular oficial.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Jupiter oposição 2015. - Página 3 Empty Re: Jupiter oposição 2015.

Mensagem  Lucas87 Seg 23 Fev 2015, 21:23

joseviniciusrb escreveu:Agora as 18:48 se pode ver na parte central de Jupiter um enorme mancha preta que na verdade é a sombra de ganimedes, me surpreendi quando vi pois a sombra é gigante, maior do que a gmv, achei até que fosse uma mancha no espelho mas me certifiquei no stellarium e realmente é a sombra da lua muito bonito de se ver, e visível a pequenas ampliações, vi com 150x

Olá, apenas corrigindo, a sombra de Ganimedes não é maior que a GMV... Mas realmente é bem grande!
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Jupiter oposição 2015. - Página 3 Empty Re: Jupiter oposição 2015.

Mensagem  PauloM Seg 23 Fev 2015, 21:28

joseviniciusrb escreveu:Agora as 18:48 se pode ver na parte central de Jupiter um enorme mancha preta que na verdade é a sombra de ganimedes, me surpreendi quando vi pois a sombra é gigante, maior do que a gmv, achei até que fosse uma mancha no espelho mas me certifiquei no stellarium e realmente é a sombra da lua muito bonito de se ver, e visível a pequenas ampliações, vi com 150x

Na minha segunda observação de jupiter fiquei intrigado por ter visto um ponto preto e fiquei um tempão imaginando o que seria aquilo! Só depois de algum tempo fui lembrar da sombra de uma das luas, é realmente muito bonito!

Gente, uma perguntinha, num refletor 150mm é possível ver a gmv? Pergunto pois não consegui identificar quase nenhum detalhe de júpiter, mas imagino que seja a falta ainda de acuidade.
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 456
Data de inscrição : 28/12/2014
Idade : 36
Localização : Feira de Santana / Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Jupiter oposição 2015. - Página 3 Empty Re: Jupiter oposição 2015.

Mensagem  Bruno Seg 23 Fev 2015, 21:44

Um observador num local escuro usando um refrator de 70mm conseguirá entrever a a GMV, entretanto mesmo com aberturas superiores ela aparece visualmente bastante pálida, principalmente se comparada com a sombra negra de uma das luas projetada na atmosfera superior de jupiter. A GMV vista em fotos e simuladores não corresponde nem de longe às imagens visuais. Além de muitas noites observando para desenvolver a acuidade visual, uma maneira eficaz de visualizá-la será procurá-la numa "falha" ou "baía" na borda sul da faixa equatorial sul. Saber de antemão o horário do trânsito da GMV pelo meio do disco do planeta (meridiano central - MC), ajuda bastante a localizar essa falha na faixa equatorial sul onde a GMV se "encaixa".

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Jupiter oposição 2015. - Página 3 Empty Re: Jupiter oposição 2015.

Mensagem  joseviniciusrb Seg 23 Fev 2015, 21:53

Lucas87 escreveu:Olá, apenas corrigindo, a sombra de Ganimedes não é maior que a GMV... Mas realmente é bem grande!

Achei que fosse, pois a sombra consegui ver bem claramente mas me esforço e nunca consigo ver a GMV por isso achei que fosse maior, mas como Bruno falou apesar de ser maior a GMV é bem palida e a sombra bem destacada.
joseviniciusrb
joseviniciusrb
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 28
Data de inscrição : 16/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Jupiter oposição 2015. - Página 3 Empty Re: Jupiter oposição 2015.

Mensagem  PauloM Seg 23 Fev 2015, 22:34

Valeu Bruno, muito obrigado!
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 456
Data de inscrição : 28/12/2014
Idade : 36
Localização : Feira de Santana / Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Jupiter oposição 2015. - Página 3 Empty Re: Jupiter oposição 2015.

Mensagem  Bruno Seg 23 Fev 2015, 22:39

Seguem no link duas imagens recentes incríveis de jupiter, captadas com um filtro no comprimento de onda da emissão de metano. Ele não é um filtro visual, uma vez que o olho humano não é sensível à gama espectral desse filtro, mas para astrofotografias de planetas, especialmente de jupiter e sua atmosfera, confiram: https://www.facebook.com/ednilson.oliveira.503/posts/10203507297345619

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Jupiter oposição 2015. - Página 3 Empty Re: Jupiter oposição 2015.

Mensagem  Jonas J Sex 01 Jan 2016, 11:08

Seria interessante se alguém tivesse fotografado Júpiter nessa madrugada.
As quatro principais luas estavam "amontoadas" em um dos lados. Dessa vez consegui observa-lo melhor, com condições mais favoráveis, exceto por nuvens eventuais aqui, consegui observar as luas muito bem definidas e pela primeira vez observar nuances das faixas equatoriais no meu "noventinha".
Jonas J
Jonas J
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 319
Data de inscrição : 22/11/2015
Localização : São Paulo

http://www.astrobin.com/users/JonasJ/

Ir para o topo Ir para baixo

Jupiter oposição 2015. - Página 3 Empty Re: Jupiter oposição 2015.

Mensagem  zVictorMelo Sex 01 Jan 2016, 12:18

Jonas J escreveu:Seria interessante se alguém tivesse fotografado Júpiter nessa madrugada.
As quatro principais luas estavam "amontoadas" em um dos lados. Dessa vez consegui observa-lo melhor, com condições mais favoráveis, exceto por nuvens eventuais aqui, consegui observar as luas muito bem definidas e pela primeira vez observar nuances das faixas equatoriais no meu "noventinha".
Estava esperando esta madrugada para olhar Jupiter e ai mais uma vez o céu não colabora =/ .
Nublado em todo o momento praticamente.
Deve ter sido interessante ver as quatro luas amontoadas no mesmo lado =D
zVictorMelo
zVictorMelo
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 110
Data de inscrição : 03/10/2015
Localização : Itabuna - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Jupiter oposição 2015. - Página 3 Empty Re: Jupiter oposição 2015.

Mensagem  Bruno Sex 01 Jan 2016, 12:28

zVictorMelo escreveu:
Jonas J escreveu:Seria interessante se alguém tivesse fotografado Júpiter nessa madrugada.
As quatro principais luas estavam "amontoadas" em um dos lados. Dessa vez consegui observa-lo melhor, com condições mais favoráveis, exceto por nuvens eventuais aqui, consegui observar as luas muito bem definidas e pela primeira vez observar nuances das faixas equatoriais no meu "noventinha".
Estava esperando esta madrugada para olhar Jupiter e ai mais uma vez o céu não colabora =/ .
Nublado em todo o momento praticamente.
Deve ter sido interessante ver as quatro luas amontoadas no mesmo lado =D
Eu também não dei sorte pois até meia-noite o céu estava esplêndido, mas  depois nublou tudo. De fato com um bom seeing um "noventinha" armado com cerca de 135x (ocular 10mm + barlow 2x) ou 150x (ocular 6mm), dá para visualizar as faixas equatoriais sendo  que algumas das vezes dá para notar pequenas manchas ovais ou nodosidades escuras na borda sul da faixa equatorial norte, a falha ou "baía" na faixa equatorial sul com a Grande Mancha Vermelha como uma mancha oval pálida, a faixa equatorial quando estiver visível, as faixas temperadas também quando estiverem visíveis além das zonas polares. Quanto às luas os trânsitos poderão ser acompanhados pelas sombras delas projetadas no disco do planeta, e a ocultação delas quando estiverem se deslocando do oeste para leste nas suas órbitas. Diferente de estrelinhas o formato delas também poderá ser visualizado como pequeninas esferas.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Jupiter oposição 2015. - Página 3 Empty Re: Jupiter oposição 2015.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos