ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

+11
Observatouro
Psygnosys
Dry
Valdés
PauloM
carlos-sora
Marcos Poncio
hellsbells
orlando
NaassomDourado
AGM
15 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos Empty STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  AGM Qua 22 Out 2014, 22:39

Irei começar esse tópico com uma pergunta que pode parecer muito frívola (tola)!
- Para usarmos corretamente o Stellarium, o mesmo tem que estar atualizado com o horário de verão?

Também indico aqui aos seus usuários a baixarem e instalarem a versão 12.4 e não a 13.0 (Beta).
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  NaassomDourado Qua 22 Out 2014, 22:57

Tem sim AGM, o Stellarium se baseia no horário para mostrar as posições dos astros.
Fiz o teste no dia que começou, aqui no Tocantins não tem horário de verão e meu note estava atualizado com o horário de verão, o Stellarium estava mostrando as posições dos astros incorretamente, quando desativei o horário de verão ele começou mostrar os astros corretamente, ou seja depende de cada estado, se o seu estado tiver horário de verão você deve deixa-lo ativado no relógio do windows ou linux, e se não tiver tem que deixa-lo desativado (ou atrasar o Stellarium em 1 hora cada vez que abri-lo).
Abraços e boas observações

NaassomDourado
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 05/09/2014
Idade : 28
Localização : Tocantinópolis - To

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  AGM Qui 23 Out 2014, 10:41

Olá NassomDourado!
Não ficou muito claro a sua citação. Você diz que aí no Tocantins não há horário de verão, então, no Stellarium você teve que voltar ao horário normal porque o sistema adiantou 1h (hor. de verão). Mas disse também que nos estados onde ocorre o horário de verão o Stellarium deve estar dentro desse parâmetro.
Eu raciocíno assim, se eu adianto 1h conforme o horário de verão no Stellarium, ele estará 1h adiantado nas posições dos astros, mas os astros permanecerão nas mesmas localizações anteriores ao horário de verão!
Minha pergunta é:

- Se eu deixar o Stellarium no horário de verão, os astros no software estarão com as suas posições adiantadas em 1h também?

- Resumindo, está correto afirmar que o Stellarium não deve entrar no horário de verão?
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  NaassomDourado Qui 23 Out 2014, 10:51

Realmente não fui muito claro.
Isso varia de estado para estado, se no seu estado não é adotado o horario de verão o Stellarium mostrara as posições dos atros 1 hora a frente, e provavelmente nos estados em que o horário de verão é adotado o problema também ocorrerá, pois creio que as posições dos astros não se adiantam junto com o horário, nesse caso é só atrasar a hora do Stellarium em 1 hora que o problema se corrige.

NaassomDourado
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 05/09/2014
Idade : 28
Localização : Tocantinópolis - To

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  orlando Qui 23 Out 2014, 10:58

O importante é que a data e hora do computador deve ser ajustada.Aonde tem horário de verão,deve ser assim também no Pc.O stellarium utiliza o relógio do Pc.
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  NaassomDourado Qui 23 Out 2014, 11:06

Bom dia Orlando, mesmo com o horário acertado o Stellarium vai mostrar as posições dos astros de maneira errada, pois os astros nao se adiantam juntam o horário de verão.
O ideal é fazer o teste.

NaassomDourado
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 05/09/2014
Idade : 28
Localização : Tocantinópolis - To

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  AGM Qui 23 Out 2014, 11:25

Aqui no RS nós estamos no horário de verão, portanto, nossos relógios estão adiantados em 1h, para economia de energia.
O Stellarium está como no sistema operacional, também adiantado em 1h ou seja, no horário de verão, portanto, para eu ver as posições reais dos astros, eu tenho, creio eu, que atrasar o relógio do Stellarium, deixando-o com o horário normal, é isso.


Mas farei um teste, tenho janelas ao norte e leste aqui no apartamento, pelos graus de altitude, poderei confirmar com a Lua ou alguma constelação sua posição em relação ao software.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  NaassomDourado Qui 23 Out 2014, 11:28

É isso mesmo AGM. Mas é interessante fazer o teste pra confirmar isso.

NaassomDourado
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 05/09/2014
Idade : 28
Localização : Tocantinópolis - To

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos Empty Bússola do Stellarium

Mensagem  hellsbells Ter 13 Jan 2015, 18:08

Uma outra dúvida sobre o Stellarium:
O NORTE indicado pelo programa é o magnético ou o real?
hellsbells
hellsbells
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 68
Data de inscrição : 06/12/2014
Idade : 58
Localização : Maceió - AL

http://foxhole666.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  hellsbells Ter 13 Jan 2015, 20:33

Duh! Tem gente que não pensa, né?
Foi só medir a localização da Polaris (Ursa Menor) e chegar a uma conclusão...
hellsbells
hellsbells
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 68
Data de inscrição : 06/12/2014
Idade : 58
Localização : Maceió - AL

http://foxhole666.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  Marcos Poncio Qua 14 Jan 2015, 06:57

Bom, aproveitando o tópico aqui.
Gostaria que alguém explica-se melhor como adicionamos Cometas no programa.

No tópico sobre o Lovejoy, não me recordo quem deixou um la, mas fui incompetente e não consegui instalar o Plugin

kkkkkkkk
Marcos Poncio
Marcos Poncio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 363
Data de inscrição : 29/12/2014
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  hellsbells Qua 14 Jan 2015, 08:47

Marcos, bom dia!

Eu copiei este texto de algum lugar da net há um tempo justamente para não me atrapalhar mais quando fosse inserir algo novo no Stellarium. Espero que te ajude!

Siga exatamente a sequência:

1 - Abra o Stellarium, movendo o mouse para o canto esquerdo, irá aparecer a janela de opções lateral, clique na figura com uma "chave de boca" ou tecle F2;

2 - Será aberto uma janela de configuração, nesta janela procure a sub-opção ou sub-pasta chamada "Complementos" e clique nela;

3 - Em seguida nesta opção será aberto as opções de complementos do lado esquerdo da tela, agora clique em "Editor do Sistema solar";

4 - Na parte inferior desta tela veja se esta selecionado ou marcado a opção "Carregar ao iniciar",
por padrão esta opção fica selecionada, se não estiver, selecione;

5 - Agora ainda nesta tela clique no botão "configurar", ao lado da opção dita anterior, uma outra janela será aberta;

6 - Nesta janela você deverá clicar na outra sub-opção chamada "Sistema Solar", assim será direcionado para as opções do sistema solar;

7 - Muito bem, você consegui chegar até aqui, então nesta tela, você deve clicar no botão "Importar elementos orbitais no formato MPC..." e será aberto mais uma tela com o nome de "Importar Dados";

8 - Nesta tela você terá duas opção para selecionar, ou você irá adicionar Asteroides ou Cometas, no seu caso você esta querendo Cometas, então selecione esta opção, Cometas;

9 - Nesta mesma tela, logo abaixo da opção que você selecionou, existe o menu tela com o nome "Selecione a fonte", deixa marcado a opção "Baixar uma lista de objetos da Internet";

10 - Clique agora no nome "Select bookmark...", será aberto duas ou mais opções de fonte para adicionar Cometas, no meu abrem duas (MPC´s list of observable comets e MPCORB: comets), escolha uma delas e clique em "Obter elementos orbitais", o Stellarium agora irá buscar essa fonte na Internet;

11 - O Stellarium irá abrir uma nova tela com todos os objetos encontrados nesta fonte;

12 - Nesta tela selecione "Sobrescrever objetos existentes" e depois "Marcar todos", perceba que todos os objetos serão marcados e esta opção irá substituir o que já existe por esta nova fonte;

13 - Agora por último clique em "Adicionar objetos", o Stellarium irá atualizar a lista de cometas e retornará para tela anterior, é só ir fechando até a tela principal.


É isso!
hellsbells
hellsbells
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 68
Data de inscrição : 06/12/2014
Idade : 58
Localização : Maceió - AL

http://foxhole666.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  carlos-sora Qua 14 Jan 2015, 08:51

Marcos Poncio escreveu:Bom, aproveitando o tópico aqui.
Gostaria que alguém explica-se melhor como adicionamos Cometas no programa.

No tópico sobre o Lovejoy, não me recordo quem deixou um la, mas fui incompetente e não consegui instalar o Plugin

kkkkkkkk

Olá Marcos.

Então cara, pelo jeito vc já testou né? Eu tive uma certa dificuldade em uma coisa que é muito simples, mas infelizmente por um descuido, não estão passando a informação tão importante:

Para baixar o complemento no Stellarium PC, vc tem que marcar a opção: Carregar ao Iniciar. Feche-o, abra novamente. Só assim terá acesso a baixar o complemente conforme orientação do video:

https://www.youtube.com/watch?v=hYcw5Ei_4fo

Clicar ao Iniciar é uma dica importante que, o pessoal, está esquecendo de informar, se não ele não habilita o campo para poder fazer as configurações para baixar o complemento.

Lembrando que a versão mobile não tem como ver o cometa mesmo, infelizmente.
carlos-sora
carlos-sora
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 113
Data de inscrição : 29/10/2014
Idade : 40
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  PauloM Qua 14 Jan 2015, 13:08


Usando o stellarium ontem, não consegui achar a lua de jeito nenhum.

Mesmo usando GPS ou colocando a cidade manualmente a lua não aparecia.

Alguém sabe o motivo?

E ela estava na minha cara a olho nu, rs.
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 456
Data de inscrição : 28/12/2014
Idade : 36
Localização : Feira de Santana / Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  Valdés Qua 14 Jan 2015, 13:26

Não sei se os amigos podem me ajudar. É que aqui o Stellarium está travando bastante, o mouse fica numa lentidão impraticável. O engraçado é que eu usava o programa normalmente há alguns anos atrás, de uns tempos pra cá é que esses problemas começaram.

Valdés
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 07/01/2015
Idade : 28
Localização : Euclides da Cunha - BA

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  carlos-sora Qua 14 Jan 2015, 16:16

Valdés escreveu:Não sei se os amigos podem me ajudar. É que aqui o Stellarium está travando bastante, o mouse fica numa lentidão impraticável. O engraçado é que eu usava o programa normalmente há alguns anos atrás, de uns tempos pra cá é que esses problemas começaram.

Considere esses pontos:

Reinstalar o aplicativo. Ver se o pc está com virus, capacidade do HD e performance. Stellarium não é um programa considerado pesado. Reinstale, pq eu mesmo com um pc razoável, rodo vários programas mto mais pesados q o Stellarium.
carlos-sora
carlos-sora
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 113
Data de inscrição : 29/10/2014
Idade : 40
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  orlando Qua 14 Jan 2015, 16:37

Mas o stellarium vai ficando maior a medida que vão atualizando ele,e que consequentemente exige mais poder de processamento do computador.
Valdéz,procure no site do stellarium,uma versão mais antiga pra baixar,a versão 10 por exemplo.

Para adicionar Cometas ,veja aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=67wCJUCPNKw
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  PauloM Qui 15 Jan 2015, 00:39


Sério, agradeceria bastante se alguém conseguisse me ajudar com o Stellarium Mobile. :(

A lua sumiu e não tem jeito dela voltar.. já reinstalei e tudo.

Sem a lua eu fico perdido, pq é a partir dela que eu tento ir descobrindo estrelas e constelações ;(
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 456
Data de inscrição : 28/12/2014
Idade : 36
Localização : Feira de Santana / Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  Marcos Poncio Qui 15 Jan 2015, 07:48

Chegando do trabalho vou seguir os passos para adicionar os Cometas.

Obrigado Very Happy
Marcos Poncio
Marcos Poncio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 363
Data de inscrição : 29/12/2014
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  Valdés Qui 15 Jan 2015, 08:19

Obrigado pela ajuda, Carlos e Orlando, à tarde quando eu estiver em casa, vou tentar instalar uma versão mais antiga e posto o resultado por aqui.

PauloM escreveu:Sério, agradeceria bastante se alguém conseguisse me ajudar com o Stellarium Mobile. :(
Infelizmente não posso ajudar, Paulo. Eu tentei instalar o Stellarium aqui no tablet, instala normalmente, mas não abre de jeito nenhum.

Valdés
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 07/01/2015
Idade : 28
Localização : Euclides da Cunha - BA

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  orlando Qui 15 Jan 2015, 09:56

Ah,então você usa num Tablet? As instruções que eu postei são exclusivamente para a versão normal,usada em PCs.Nem sei se é possível inserir cometas na versão mobile.
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  Valdés Qui 15 Jan 2015, 10:03

Não, não. Os problemas que eu falei anteriormente são no Stellarium pra pc, que eu já tenho instalado no computador há algum tempo.

É que eu também instalei o Stellarium no tablet recentemente, mas não consegui abrir. E me parece, olhando aqui na página do app no GooglePlay que o Stellarium mobile apresenta este e mais outros problemas.

Valdés
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 07/01/2015
Idade : 28
Localização : Euclides da Cunha - BA

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  PauloM Qui 15 Jan 2015, 11:21


Valeu Valdes.

Poxa, é uma pena kk. No pc está normal mas no celular não tem jeito, a lua simplesmente sumiu. Como pode isso? Vou tentar entrar em contato com o desenvolvedor.
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 456
Data de inscrição : 28/12/2014
Idade : 36
Localização : Feira de Santana / Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  Dry Qui 15 Jan 2015, 18:34

AGM escreveu:Irei começar esse tópico com uma pergunta que pode parecer muito frívola (tola)!
- Para usarmos corretamente o Stellarium, o mesmo tem que estar atualizado com o horário de verão?

Também indico aqui aos seus usuários a baixarem e instalarem a versão 12.4 e não a 13.0 (Beta).
Se no seu Estado tem horário de verão, vc deve deixar o Stellarium com este horário também. Lembrando que ele carrega o horário do sistema do seu PC ou Note.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos Empty Re: Stellarium - Dúvidas e Esclarecimentos.

Mensagem  Psygnosys Qui 15 Jan 2015, 22:32

PauloM escreveu:
Usando o stellarium ontem, não consegui achar a lua de jeito nenhum.

Mesmo usando GPS ou colocando a cidade manualmente a lua não aparecia.

Alguém sabe o motivo?

E ela estava na minha cara a olho nu, rs.

Caro Paulo, usando o programa Stellarium tomando o leste como referência a lua nasce às 00:50 da madrugada do dia 14/01/2015. Sendo que a cada 24hs a lua nascerá com uma defasagem de 50 minutos. Como você mora em Feira de Santana - Ba, utilizei a cidade de Salvador-Ba nas coordenadas Latitude -12° Sul (S) e Longitude -38° Oeste (W). Espero ter ajudado!
Psygnosys
Psygnosys
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 41
Data de inscrição : 08/01/2015
Idade : 50
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos