ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CARTA CELESTE - aquisição, esclarecimentos e dúvidas

2 participantes

Ir para baixo

CARTA CELESTE - aquisição, esclarecimentos e dúvidas Empty CARTA CELESTE - aquisição, esclarecimentos e dúvidas

Mensagem  AGM Sex 06 Jun 2014, 10:52

Nosso amigo AJC já disponibilizou um link para download em PDF. Tenho muita curiosidade em adquirir uma que já vi nem lembro onde, ela gira e atualizamos conforme dia, mês, enfim.
- Onde consigo comprar uma carta celeste pela internet?
Gostaria de uma dica de alguma que seja um investimento certo e que tenha alguma orientação de observação para iniciantes.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

CARTA CELESTE - aquisição, esclarecimentos e dúvidas Empty Re: CARTA CELESTE - aquisição, esclarecimentos e dúvidas

Mensagem  Bruno Sex 06 Jun 2014, 12:30

AGM escreveu:Tenho muita curiosidade em adquirir uma que já vi nem lembro onde, ela gira e atualizamos conforme dia, mês, enfim.
Onde consigo comprar uma carta celeste pela internet?
Olá AGM,
se você estiver falando de um planisfério dê uma olhada: http://www.amazon.com/carta%20celeste/dp/1931559309
Este não está mais disponível, mas dá para se ter uma ideia: http://todaoferta.uol.com.br/comprar/mapa-ou-carta-celeste-para-todas-as-regioes-do-brasil-F3JENUTCDH
Se te interessa cartas celestes específicas e atualizadas, com as efemérides direcionadas para a sua região confira no link a seguir: http://astronomia.blog.br/cartas-celestes/
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

CARTA CELESTE - aquisição, esclarecimentos e dúvidas Empty Re: CARTA CELESTE - aquisição, esclarecimentos e dúvidas

Mensagem  AGM Sex 13 Jun 2014, 10:10

Olá Bruno! Andei estudando sobre as coordenadas geográficas, aparentemente simples, mas sobre as coordenadas celestes me atrapalho um pouco.
Temos latidude, dividide 0 a 90º hemisfério norte e 0 - 90º hemisfério sul. A longitude, 0 a 180º para oeste ou 0 a 180º leste, completando 360º numa volta completa sendo que cada 15º corresponde 1h até completar 24h.
É simples determinar um lugar no globo com uma referência impressa por exemplo, - mas e na esfera celeste?

No Stellarium por exemplo, temos uma base plana "solo", um ponto Zênite, os 360º de azimute e até 90º de altitude. Mas como leio corretamente tudo isso? pois tem graus, horas e minutos, na ascenção reta e na declinação.

Por exemplo, estou no Google Sky e coloquei o mouse num lugar qualquer e me diz:
10h 17m 23.0s 68º 49' 54.5"
- O quê significam todos esses números especificamente?


- Têm algum link mais rico em informações sobre isso ou um video aula?
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

CARTA CELESTE - aquisição, esclarecimentos e dúvidas Empty Re: CARTA CELESTE - aquisição, esclarecimentos e dúvidas

Mensagem  Bruno Sex 13 Jun 2014, 12:05

AGM escreveu:É simples determinar um lugar no globo com uma referência impressa por exemplo, - mas e na esfera celeste?
Por exemplo, estou no Google Sky e coloquei o mouse num lugar qualquer e me diz:
10h 17m 23.0s  68º 49' 54.5"
- O quê significam todos esses números especificamente?
Olá AGM,
10h 17m 23.0s correspondem à longitude (na esfera celeste é a ascensão reta) e 68º 49' 54.5" à latitude (na esfera celeste é a declinação).  A declinação é análoga à latitude terrestre ou seja, é uma distância angular medida em graus, minutos e segundos de arco a partir do equador celeste (a trajetória anual aparente do sol no céu), até ao objeto celeste em estudo e que pode variar de +90º até -90º. As outras posições entre o equador celeste e o polo norte celeste tem uma declinação positiva, e as que estão entre o equador celeste e o polo sul celeste tem uma declinação negativa.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

CARTA CELESTE - aquisição, esclarecimentos e dúvidas Empty Re: CARTA CELESTE - aquisição, esclarecimentos e dúvidas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos