ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mistério visual em Marte.

2 participantes

Ir para baixo

Mistério visual em Marte. Empty Mistério visual em Marte.

Mensagem  Bruno Sex 27 Abr 2012, 23:20

Se existe um planeta que me desafia é marte. Nas duas últimas noites (26/04 e 27/04/2012) por volta das 19:30hs (22:30 UT), corroborado por um colega aqui do fórum que utilizou um refletor Casseigran de 180mm e 400x de aumentos, eu com o meu refrator de 103mm e 262x juntamente com ele pudemos constatar configurações em marte que não estavam previstas em nenhum simulador ou mesmo num mapa. Na região próxima ao equador e à leste e a oeste do meridiano central, onde deveria haver uma região desértica com apenas a presença do Olympos Mons como um ponto esbranquiçado, uma configuração escura se fez notar um pouco ao norte e a nordeste da linha do equador com contornos semelhantes a linhas curvas (se assim eu o posso dizer) dos dois lados do meridiano central. Por dois dias consecutivos a mesma situação se repetiu com as duas linhas curvas ligando a região de Capri Chasma no hemisfério sul com a de Acidalia Planitia no hemisfério norte. Esses contornos curvos delimitavam áreas a leste e a oeste do meridiano central de marte. Não sei explicar o que eram pois alí é uma região completamente desértica e com a coloração alaranjada característica desse planeta. Quero apenas salientar que no caso de marte segundo o que tenho experimentado, a sua observação visual nem sempre "bate" com o mapa oficial do planeta ou como é visto no simulador Calsky por exemplo, podendo realmente apresentar surpresas.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Mistério visual em Marte. Empty de Marte

Mensagem  ajc Sex 04 maio 2012, 23:47

Prezados, nestes dias de abril Marte continuou esbranquiçado e com baixo contraste. Não tive boa imagem e não posso confirmar se apareceu algo ou não em sua superfície.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Mistério visual em Marte. Empty Re: Mistério visual em Marte.

Mensagem  Bruno Sex 04 maio 2012, 23:59

Creio que as causas realmente estejam ligadas às condições atmosféricas adversas lá em marte, principalmente pela presença nítida de nuvens perto do limbo. Sem falar na presença de uma irritante névoa sêca vermelhada nas camadas mais altas da nossa atmofera que nessa última semana insiste em ficar sobre a minha região. São então provávelmente dois fatores que estão arruinando as observações de marte, ou seja, as más condições climáticas na nossa atmosfera e na de lá.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Mistério visual em Marte. Empty Re: Mistério visual em Marte.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos