ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como vizualizar os planetas

3 participantes

Ir para baixo

Como vizualizar os planetas  Empty Como vizualizar os planetas

Mensagem  weder Ter 24 Set 2013, 19:58

Olá Bruno e todo pessoal do fórum, eu não sei mais o que fazer para vizualizar algum planeta, será que alguém pode me ajudar, pois não sei se é o telescopio ou as oculares mas a verdade, eu só vejo no céu com o telescopio as mesmas coisas que vejo a olho nú, apenas as estrelas um pouco mais brilhantes, com exeção das crateras da lua que vi muito bem, eu apontei o telescopio para júpter (encontrei com a ajuda do stelarium ) e não vi nada mais que um pontinho brilhante, foi uma grande decepção, será o que esta acontecendo ? Alguem pode me ajudar ? O meu telescopio é um refrator Skywatcher 90mm AZ3 e as oculares são uma de 10mm e uma de 25mm . Desde já agradeço .

weder
Curioso
Curioso

Mensagens : 7
Data de inscrição : 13/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Como vizualizar os planetas  Empty Re: Como vizualizar os planetas

Mensagem  Bruno Qua 25 Set 2013, 09:00

Olá weder, outros colegas que adquiriram esse telescópio ficaram muito satisfeitos com as imagens. Com as oculares que você está utilizando o aumento máximo é de 90x com a de 10mm. Não é um grande aumento entretanto ele é considerado o aumento normal desse telescópio. No caso das estrelas elas sempre aparecerão mais brilhantes mesmo e em se tratando de estrelas duplas elas serão separadas com relativa facilidade, bastará saber onde localizá-las, e especificamente sobre jupiter, atualmente ele se encontra a uma altura sobre o horizonte não muito satisfatória, e comigo tem acontecido o mesmo, desde que ele começou a aparecer de madrugada ainda não obtive imagens decentes, geralmente com muita turbulência e quase sem nenhum detalhe importante visível. Tente observá-lo um pouco antes das 05:00hs da madrugada que as chances de imagens mais nítidas serão maiores. Assim que ele se elevar um pouco mais depois da segunda quinzena de outubro as imagens tendem a melhorar, e posteriormente seria interessante adquirir mais uma ocular, nesse caso uma com 6mm de distância focal proporcionando 150x de aumentos. Não fique desapontado pois por enquanto jupiter ainda não mostrou com clareza os seus detalhes mais evidentes. Nos mantenha informados que conseguiremos solucionar esse problema, será apenas uma questão de se ter um pouco mais de paciência, ok?
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Como vizualizar os planetas  Empty Re: Como vizualizar os planetas

Mensagem  Durva Qua 25 Set 2013, 11:34

Olá Weder, estamos com um momento bastante interessante para a observação de planetas nos fins de tarde. Ontem pude observar três dos cinco visíveis a olho nu. Por volta das 19:00 horas se você olhar para oeste terá Vênus muito brilhante a uns 30 graus, Saturno a uns 25 graus e ainda Mercúrio a aproximadamente 10 graus, próximo a estrela Spica na constelação de Virgem. Talvez você não consiga grandes detalhes de Saturno por ele já estar bem distante de nós, mas os anéis serão facilmente visualizados até com a ocular de 25mm (36x de aumento). Você verá Saturno como uma miniatura, mas com uma imagem muito nítida. Para isso após localiza-lo no céu, delize o controle do foco para frente e para trás, bem lentamente até conseguir a melhor imagem. O ajuste do foco é sempre muito importante, pois cada ocular e alvos diferentes requerem um ajuste. Treine o ajuste fino do foco na Lua, ou de dia com torres de telefonia ou postes distantes. Isso servirá com treino para que quando Júpiter estiver em melhores condições, você possa tirar o melhor do seu Black 90mm.



Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Como vizualizar os planetas  Empty VOCÊS ETAVAM CERTO

Mensagem  weder Qua 25 Set 2013, 21:02

Olá pessoal vocês etavam super certos, eu havia comprado a lente de 6mm na segunda feira e ela chegou hoje, e quando deu 18:40 da tarde apontei o telescopio para saturno levei um susto, quase derubei o telescopio pois nunca tinha visto saturno com seu anel a não ser em fotos, foi uma visão maravilhosa, fiquei maravilhado, e vi tambem vênus muito brilhante, só não deu para ver mercurio pois estava muito baixo no horizonte e aqui onde estou é cheio de pequenos edificios e não deu para ver, mas neste final de semana vou para uma chácara e vou tentar visualizar, e quero tentar ver urano e jupiter também, e pensar que estava quase desistindo. E quero aproveitar e agradecer ao Bruno que foi quem me indicou esse maravilhoso telescópio, estou muito satisfeito. E quero muito comprar uma lente barlow de 2x para aproveitar o maximo de aumento do meu telescopio mas não estou encontrando, no armazem só vai chegar no final do ano e na astrobrasil tem uma mas parece ser de má qualidade, se vocês souberem onde encontrar poderiam por favor me indicar?  Obrigado e até a próxima!!

weder
Curioso
Curioso

Mensagens : 7
Data de inscrição : 13/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Como vizualizar os planetas  Empty Re: Como vizualizar os planetas

Mensagem  Durva Qua 25 Set 2013, 21:13

É muito boa a sensação de se observar cada objeto celeste pela primeira vez! Agora você vai ver, a cada seção de observação será uma nova descoberta. Experimente encontrar os aglomerados de estrelas, garanto que você vai se surpreender também! Nos mantenha informados de seus resultados e se aparecer outras dúvidas, não deixe de retornar aqui, ok?!

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Como vizualizar os planetas  Empty Re: Como vizualizar os planetas

Mensagem  Bruno Qua 25 Set 2013, 23:35

weder escreveu: E quero aproveitar e agradecer ao Bruno que foi quem me indicou esse maravilhoso telescopio estou muito satisfeito.
E quero muito comprar uma lente barlow de 2x para aproveitar o maximo de aumento do meu telescopio mas não estou encontrando
Olá weder, não precisa agradecer, fico feliz por estar satisfeito com o seu instrumento, e quanto à Barlow de 2x dê uma olhada nessa que segue no link, ela é de boa qualidade: http://tellescopio.com.br/telescopios-acessorios/barlows/barlow-2x-series-500-acromática
Precisando disponha. Como vizualizar os planetas  Bigthumb

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Como vizualizar os planetas  Empty Urano

Mensagem  weder Qui 26 Set 2013, 20:09

Olá pessoal alguém de vocês já conseguiu ver urano ? eu estou na terceira noite tentando ver e nada ( com ajuda do estelarium ) ,ou não e possivel ver, com um aumento de 150x se alguém souber diz ai !!

weder
Curioso
Curioso

Mensagens : 7
Data de inscrição : 13/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Como vizualizar os planetas  Empty Re: Como vizualizar os planetas

Mensagem  Bruno Qui 26 Set 2013, 20:36

Olá weder, quanto ao planeta urano temos esse tópico aqui no fórum que pode te ajudar, confira no link: https://astronomia.forumeiros.com/t39-o-planeta-urano-e-o-que-podemos-ver?highlight=urano

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Como vizualizar os planetas  Empty Re: Como vizualizar os planetas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos