ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como se localizar, inclinações dos objetos?

3 participantes

Ir para baixo

Como se localizar, inclinações dos objetos? Empty Como se localizar, inclinações dos objetos?

Mensagem  Allan N Bueno Sex 16 Ago 2013, 21:57

Gostaria de saber como localizo os objetos no céu no sentido de inclinação angular, não sei se seria esse o termo certo mas não é o dos graus da bussola.
Desde já agradeço.
Allan N Bueno
Allan N Bueno
Curioso
Curioso

Mensagens : 7
Data de inscrição : 16/08/2013
Idade : 32
Localização : Passo Fundo, Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Como se localizar, inclinações dos objetos? Empty Re: Como se localizar, inclinações dos objetos?

Mensagem  Durva Sex 16 Ago 2013, 22:12

Olá Alan, seja bem vindo ao Astro Fórum.

Essa medida que quer, é a altura em graus do objeto observado em relação ao horizonte. Existem outros meios de medir, mas o mais pratico é utilizando as mãos. Segue um link com uma boa matéria sobre isso:

http://www.apolo11.com/distancias_no_ceu.php

Espero ter entendido corretamente sua pergunta, caso contrario estamos a disposição, ok?!

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Como se localizar, inclinações dos objetos? Empty Re: Como se localizar, inclinações dos objetos?

Mensagem  Bruno Sex 16 Ago 2013, 22:24

Olá Allan N Bueno, bem vindo ao AF.
Não sei se vou ajudar, mas quanto à orientação espacial encontre os pontos cardeais. Imaginando uma linha que saia do polo norte e cruzando todo o céu por cima da sua cabeça termine no sul, essa linha chama-se Meridiano celeste. O ponto mais alto diretamente acima da sua cabeça que "toca" o meridiano é chamado de Zênite, e o oposto "debaixo dos seus pés" chama-se Nadir. Quando um astro devido ao movimento de rotação da terra se levanta do leste e caminhando para o oeste cruza essa linha dizemos que cruzou o meridiano. Antes de cruzar o meridiano o astro estará em ascenção leste, e após ter cruzado o meridiano chamaremos declinação oeste. Quando o meridiano encontra-se a 90º, então para o leste temos uma ascenção do astro de 0º até 90º, e depois do meridiano declinam de -89º (ou 101º Oeste) até 0º (ou a 180º Oeste) quando ele desaparece sobre o horizonte oeste.
Se não foi isso a sua pergunta por favor me comunique, ok?
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Como se localizar, inclinações dos objetos? Empty Re: Como se localizar, inclinações dos objetos?

Mensagem  Allan N Bueno Sáb 17 Ago 2013, 07:45

Bruno escreveu:
Olá Allan N Bueno, bem vindo ao AF.
Não sei se vou ajudar, mas quanto à orientação espacial encontre os pontos cardeais. Imaginando uma linha que saia do polo norte e cruzando todo o céu por cima da sua cabeça termine no sul, essa linha chama-se Meridiano celeste. O ponto mais alto diretamente acima da sua cabeça que "toca" o meridiano é chamado de Zênite, e o oposto "debaixo dos seus pés" chama-se Nadir. Quando um astro devido ao movimento de rotação da terra se levanta do leste e caminhando para o oeste cruza essa linha dizemos que cruzou o meridiano. Antes de cruzar o meridiano o astro estará em ascenção leste, e após ter cruzado o meridiano chamaremos declinação oeste. Quando o meridiano encontra-se a 90º, então para o leste temos uma ascenção do astro de 0º até 90º, e depois do meridiano declinam de -89º (ou 101º Oeste) até 0º (ou a 180º Oeste) quando ele desaparece sobre o horizonte oeste.
Se não foi isso a sua pergunta por favor me comunique, ok?
Bruno
Moderador
Bom dia Bruno, é quase isso a minha duvida, filtrando um pouco podemos dizer que é os graus do horizonte até o zenite, compreende?
Allan N Bueno
Allan N Bueno
Curioso
Curioso

Mensagens : 7
Data de inscrição : 16/08/2013
Idade : 32
Localização : Passo Fundo, Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Como se localizar, inclinações dos objetos? Empty Re: Como se localizar, inclinações dos objetos?

Mensagem  Bruno Sáb 17 Ago 2013, 08:45

Alan, dá uma olhada aqui nesse link, ilustrando talvez ajude melhor: http://astro.if.ufrgs.br/esf.htm
Persistindo a dúvida retorne aqui no tópico.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Como se localizar, inclinações dos objetos? Empty Re: Como se localizar, inclinações dos objetos?

Mensagem  Allan N Bueno Sáb 17 Ago 2013, 09:21

E ai Bruno, cara essa imagem aqui acho que explica o que estou perguntando: Como se localizar, inclinações dos objetos? Lua
A questão é como medir onde a lua está, em graus entende?
Allan N Bueno
Allan N Bueno
Curioso
Curioso

Mensagens : 7
Data de inscrição : 16/08/2013
Idade : 32
Localização : Passo Fundo, Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Como se localizar, inclinações dos objetos? Empty Re: Como se localizar, inclinações dos objetos?

Mensagem  Bruno Sáb 17 Ago 2013, 09:33

Sim, veja, nessa posição onde a lua está nessa foto, considerando que o zênite está a 90º, a lua se encontra na metade do caminho entre o horizonte e o zênite, ou seja, a 45º acima do horizonte. Se estivesse um pouco mais alta estaria a 50º, ou 60º e assim sucessivamente até chegar aos 90º. Por exemplo, se olhando para a lua no horizonte ela estiver a exatamente um palmo de altura sobre ele medindo com o seu braço estendido à sua frente, ela estará então a 20º acima do horizonte.
Se não fui claro retorne, ok?
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Como se localizar, inclinações dos objetos? Empty Re: Como se localizar, inclinações dos objetos?

Mensagem  Allan N Bueno Sáb 17 Ago 2013, 09:46

Compreendido Bruno, muito obrigado.
Mas existe algum método para medir esses graus sem ser no "chutômetro"?
Allan N Bueno
Allan N Bueno
Curioso
Curioso

Mensagens : 7
Data de inscrição : 16/08/2013
Idade : 32
Localização : Passo Fundo, Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Como se localizar, inclinações dos objetos? Empty Re: Como se localizar, inclinações dos objetos?

Mensagem  Bruno Sáb 17 Ago 2013, 09:57

Refaça essa interessante experiência que segue no link com um "Astrolábio" caseiro: http://www.tecnoclasta.com/2007/12/17/norteando-se-construindo-um-astrolabio/
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Como se localizar, inclinações dos objetos? Empty Re: Como se localizar, inclinações dos objetos?

Mensagem  Allan N Bueno Ter 10 Set 2013, 09:11

Muito obrigado pela ajuda Bruno, construí o astrolábio e me ajudou muito.
Allan N Bueno
Allan N Bueno
Curioso
Curioso

Mensagens : 7
Data de inscrição : 16/08/2013
Idade : 32
Localização : Passo Fundo, Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Como se localizar, inclinações dos objetos? Empty Re: Como se localizar, inclinações dos objetos?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos