ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O planeta vênus e o que podemos ver.

+5
ajc
Admin
adrianourataki
Xevious
Bruno
9 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

O planeta vênus e o que podemos ver. - Página 2 Empty O planeta vênus e o que podemos ver

Mensagem  Jr. Martini Seg 14 Jan 2013, 03:52

Ok , Bruno entendi sobre o diafragma . Vou enviar algumas imagens que tenho do Planeta , são 3 ou 4 que foram feitas com uma camera digital em afocal . Devo fazer novas observações da luz cinzenta logo que possível . No momento estou lutando aqui para melhorar os videos feitos com uma webcam genérica adaptada . Não tenho um filtro IR block e a câmera não é capaz de gravar em boa velocidade e nem tem muita resolução, consegui algum resultado razoavel em Júpiter e Lua.
Ainda estou aprendendo muita coisa do mundo da astrofotografia digital , eu começei com uma câmera de filme mas hoje não conpensa mais, e pretendo ir melhorando os resultados com a webcam ou quem sabe conseguir uma câmera melhor.
Contudo meu interesse ainda é planetas e Lua , e não vou abandonar também a observação visual .

Abraços
Jr Martini
Jr. Martini
Jr. Martini
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 28/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta vênus e o que podemos ver. - Página 2 Empty Considerações sobre a "luz cinzenta".

Mensagem  Bruno Ter 15 Jan 2013, 09:04

Jr. Martini escreveu: Devo fazer novas observações da luz cinzenta logo que possível.
Se a luz cinzenta fosse um efeito derivado da parte iluminada ela seria descontínua pois teria uma formação gradual (observação do nosso colega e observador Chagas). Creio que uma boa técnica durante a observação seria manter a parte iluminada do planeta fora do campo da ocular, logo além da borda, deixando apenas a luz cinzenta aparecendo dentro do campo e assim poder estudá-la e tentar fotografar. Para esse fim as oculares de grande campo como as WA podem ser bastante úteis.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta vênus e o que podemos ver. - Página 2 Empty Re: O planeta vênus e o que podemos ver.

Mensagem  Lucas87 Ter 15 Jan 2013, 09:07

Já tentei observar várias vezes a Luz Cinzenta, mas nunca consegui.
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta vênus e o que podemos ver. - Página 2 Empty Observação da luz cinzenta.

Mensagem  Bruno Ter 15 Jan 2013, 09:13

Olá Lucas87, não é tarefa fácil conseguir observar essa "luz cinzenta" pois as horas mais favoráveis são principalmente quando vênus se encontra próximo do horizonte ao amanhecer ou entardecer, e justamente nessas ocasiões o brilho excessivo do planeta pode comprometer a qualidade das imagens, e o uso de filtros pode "mascarar" essa tênue "luz". Não tenho conhecimento de nenhuma observação dessa natureza que tenha sido efetuada durante o dia.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta vênus e o que podemos ver. - Página 2 Empty Re: O planeta vênus e o que podemos ver.

Mensagem  Lucas87 Ter 15 Jan 2013, 09:20

Da última vez que Vênus estava fino ao entardecer (não tenho visão para o leste pra vê-lo ao amanhecer) ele estava muito baixo, minhas últimas observações dele no entardecer foram de dia. Na próxima vez que ele voltar estará numa posição bem melhor, então poderei observar mais Vênus de noite.
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta vênus e o que podemos ver. - Página 2 Empty Re: O planeta vênus e o que podemos ver.

Mensagem  Bruno Ter 15 Jan 2013, 09:27

Ok, o patrulhamento desse mundo pode revelar surprêsas, e a julgar pela sua foto de vênus tenho certeza de que mais cêdo ou mais tarde você terá surprêsas.
Para colorir o tópico segue o vídeo de vênus feito por você com o Celestron 70mm F/10: https://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=endscreen&v=PCTgIDdoWJs

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta vênus e o que podemos ver. - Página 2 Empty Re: O planeta vênus e o que podemos ver.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos