ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que é distância focal de uma ocular

3 participantes

Ir para baixo

O que é distância focal de uma ocular Empty O que é distância focal de uma ocular

Mensagem  JoseMarcos11 Seg 31 Jul 2017, 22:05

Olá a todos.

Tenho um telescópio 114mm com 02 oculares. Uma de 25mm e a outra de 10mm. Estou querendo configurar o programa Stellarium com as configurações do meu telescópio, porém tem uma parte que pede a distância focal da ocular. Como faço para saber a distância as duas oculares?

Obrigado!
JoseMarcos11
JoseMarcos11
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 27/08/2016
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O que é distância focal de uma ocular Empty Re: O que é distância focal de uma ocular

Mensagem  gonca Ter 01 Ago 2017, 01:17

Fiquei curioso nessa sua pergunta, pois sempre achei que uma ocular de 25mm seria uma ocular com o DIAMETRO da lente de 25mm. Porem, apos uma pesquisada no google, vi que alguns sites colocavam esse tamanho de 25mm como sua DISTANCIA FOCAL e outros que colocavam como sendo DIAMETRO.
FIsicamente, pelo que eu lembro, a distancia focal esta relacionada ao ponto onde toda a luz de um espelho/lente converge em um unico ponto, nao tendo relacao com o tamanho do espelho/lente, e sim com o tamanho do raio de sua curvatura.
Alguem que entenda mais sobre o assunto poderia tirar essas duvidas? Acredito que ajudara tanto eu quanto o nosso colega.
gonca
gonca
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 25
Data de inscrição : 08/02/2016
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

O que é distância focal de uma ocular Empty Re: O que é distância focal de uma ocular

Mensagem  deco27x Dom 20 Ago 2017, 19:35

A sua ocular de 25mm, é chamada assim porque tem 25mm de distancia focal. A de 10mm tem 10mm de distancia focal. Qualquer fabricante minimamente respeitável de oculares hoje em dia informa o valor do comprimento focal gravado no corpo da ocular.



deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

O que é distância focal de uma ocular Empty Re: O que é distância focal de uma ocular

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos