ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio.

5 participantes

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio. Empty Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio.

Mensagem  Bruno Sáb 14 Jul 2012, 16:34

Iinicialmente esse tópico começou trazendo um interessante link com projetos ATM para astrofotos que foi esse [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
De forma não prevista houve uma correlação entre a Astrofotografia e a Radioastrononomia, e esse momento deu origem na minha mente ao projeto IR Deep Radio (IR de Infra Red e Deep Radio por causa dos sinais de rádio que chegam de distâncias e corpos siderais). Por enquanto o assunto Radioastronomia poderá continuar nesse tópico até que a Administração deste fórum veja alguma necessidade de enquadrá-lo em outra categoria.
Att. a Moderação.


Última edição por Bruno em Sáb 21 Mar 2015, 14:18, editado 11 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio. Empty Re: Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio.

Mensagem  orlando Sáb 14 Jul 2012, 22:38

cara,que bacana! só faltou mostrar os circuitos eletronicos.
uma vez desmontei o laser verde e liguei uma bateria de celular por que as pilhas não duram quase nada!

orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio. Empty Re: Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio.

Mensagem  Bruno Dom 15 Jul 2012, 05:58

Olá Orlando, aqui vai um Site especializado em circuios eletrônicos: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

E mais um de astrofotos com WebCam: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Abraço.


Última edição por Bruno em Qua 18 Jul 2012, 08:31, editado 2 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio. Empty Re: Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio.

Mensagem  Bruno Dom 15 Jul 2012, 07:21

Uma dica Orlando é usar um "sistema antigo" e que ainda funciona, ou seja, pegue um bom manual de eletrônica, aprenda sobre os componentes, as suas características, os sistemas de leituras de medições, as funções e o fim para o qual aquilo está alí naquela placa, e qual a finalidade do projeto. Olhe essa foto por exemplo: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Com alguns conhecimentos básicos preliminares pode-se reconhecer pequenos resistores e capacitores na parte da frente da placa, e nenhum desses componentes na parte de trás.
Pode-se ver também que tem um LED no meio e na parte de trás pode-se ver um terminal padrão com um fio terra, que indica a presença de um dispositivo que utiliza um chip ajustado para um sistema do tipo USB comum ou padrão, e assim vai... .
Não é uma tarefa tão simples como parece, a eletrônica evolui do dia para a noite literalmente, mas os princípios básicos são praticamente os mesmos ainda, sendo que encontramos dispositivos digitais e analógicos. Esse é um método que costuma funcionar para mim.

Aproveitando pra reforçar, coloco aqui na mesma postagem o Site especializado em circuios eletrônicos: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

E o de astrofotos com WebCam: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Abraço.


Última edição por Bruno em Qua 18 Jul 2012, 08:31, editado 2 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio. Empty Re: Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio.

Mensagem  orlando Dom 15 Jul 2012, 18:50

ok bruno,sou tecnico em eletronica,trabalho ha mais de 10 anos com isso.
fiquei interessado em ver os circuitos,mas ja deu pra ver que utiliza motores de passo.
enfim...fiquei interessado porque achei muito engenhoso,embora não tenha interesse em montar agora,ja que nem tele ainda tenho.
abs!
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio. Empty Re: Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio.

Mensagem  Bruno Dom 15 Jul 2012, 19:34

Olá Orlando,
é muito bom saber que você é técnico em eletrônica, isso poderá ser extremamente útil aqui para o fórum pois com certeza colegas nossos podem precisar de orientação e até de manutenção nos componentes eletrônicos dos seus equipamentos. Se eu precisar não exitarei em pedir ajuda, pois tenho aqui um projeto com todos os componentes prontos para serem instalados, e depois de montados poderem me fornecerem dados como recepções de áudio em MBF (muito baixa frequência) nos permitindo ouvir sons na nossa atmosfera numa frequência normalmente inaudíveis, e com alguns bastante enigmáticos.
E quando você adquirir um telescópio tenho certeza de que fará um trabalho interessante no campo das astrofotografias. Eu não sei das suas condições financeiras mas não fica caro um telescópio refletor dobsoniano com uma abertura entre 150mm a 200mm e com o F/6, pois esse tipo de instrumento é o mais versátil na minha opinião para amadores, e que com as técnicas e recursos de hoje fazem um trabalho no campo da astrofotografia que rivalizam com o dos profissionais.
Abraço.


Última edição por Bruno em Qua 18 Jul 2012, 08:32, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio. Empty Re: Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio.

Mensagem  orlando Dom 15 Jul 2012, 22:23

como é esse projeto do receptor MBF?
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio. Empty Re: Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio.

Mensagem  Bruno Seg 16 Jul 2012, 05:46

Preciso dar uma olhada nos componentes Orlando e a explicação que darei a seguir você já conhece, mas para outros que estiverem lendo só falta eu juntar alguns resistores, capacitores, um interruptor simples etc... , e nem é numa pequena placa, será apenas numa barra de terminais soldados com 9 segmentos para montar esse rádio receptor, além de ser necessário também construir uma antena de quadro com 1mx1m, com a estrutura feita de madeira e orientável, enrolada com 200 voltas em torno do quadro com um fio de cobre nº24 ou nº26, além de um plug para conectar os fios de cobre no circuito e um fone de ouvido ou "cristal" (do tipo universal só que não pode ser magnético) que será plugado numa saída de áudio no circuito. A alimentação poderá será feita com 6 ou 9 volts e se quiser-mos aumentar ainda mais o alcance e a sensibilidade desse receptor poderemos ligar a sua "saída" diretamente à entrada de um amplificador qualquer, dispensando o uso do fone de ouvido, e o volume será controlado diretamente no amplificador. É isso, básicamente é um receptor que teve a capacidade ampliada através dessa antena do tipo "antena de quadro direcional", com uma base que não pode ser fixa como a de um PX por exemplo, (por sinal outra atividade extremamente interessante o PX e o PY), e que capta ruídos na atmosfera numa frequência extremamente baixa transformando-os em sinal de áudio
Então esse receptor MBF é um sensível rádio receptor capaz de captar e transformar em sinais audíveis ruídos de descargas atmosféricas a centenas de quilômetros de distância e distúrbios elétricos ou magnéticos próximos ou muito distantes na atmosfera, antecipando assim alguma tormenta ou tempestade que se aproxime ou algum outro fenômeno detectado numa faixa de frequência que se encontra entre 5 a 15 KHz, enquanto nos receptores comuns de rádio trabalhamos com frequências em média não inferiores a 540 KHz. É um alcance enorme e esse tipo de antena é altamente direcional, e capta também ruídos e sons de fundo que parecem existirem num "submundo atmosférico" eu diria. É incrível o alcance de uma simples antena de quadro que pode ser feita com cabos de vassouras e com um esquema tão primário.
Eu poderia até sugerir a criação de um tópico mais específico sobre esse projeto na categoria de radioastronomia, pois essa antena consegue (e efetivamente o faz) captar sinais de rádio provenientes de jupiter e do sol também, e quem sabe até das profundezas do espaço inaugurando aqui uma série de estudos e batizá-los de Deep Radio?


Última edição por Bruno em Qua 18 Jul 2012, 08:32, editado 2 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio. Empty Re: Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio.

Mensagem  orlando Seg 16 Jul 2012, 21:20

gostei da ideia bruno.
ja ouvi o ruido que os raios fazem,mas foi com um radio AM fora de sintonia.
cara,ja tive interesse em fazer um troço desses para ouvir algum ruido que vem do espaço,é a tal da radioastronomia que eu acho muito interessante!!
voce nao tem o esquema deste teu projeto?
não sabia que existia sinais de RF nessa frequencia tão baixa,que inclusive está na faixa de frequencias do som que nós podemos ouvir(claro que ondas sonoras,não eletromagneticas) na faixa 5 a 15khz.
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio. Empty Re: Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio.

Mensagem  Bruno Ter 17 Jul 2012, 04:37

Olá Orlando, então eu vou criar um tópico sobre a Radioastronomia e te passo o esquema do receptor MBF para começar-mos com esse ramo de pesquisas aqui no fórum, ok? Poderemos então fazer estudos da atmosfera e dos sinais de rádio provenientes de alguns astros.
Fique aí no aguardo então que eu te retorno com novidades.
Abraço


Última edição por Bruno em Qua 18 Jul 2012, 08:32, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio. Empty Re: Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio.

Mensagem  Bruno Ter 17 Jul 2012, 19:05

Embora aqui seja um tópico de astrofotografias, pode soar estranho eu tratar de radioastronomia nele, porém atrás desse projeto que eu proponho e que chamei de Deep Radio (não sei se tem algo do gênero), tem um objetivo final que é o de tirar astrofotografias de áreas do céu utilizando o sistema infravermelho, e estas áreas serão préviamente escolhidas ao serem detectadas por um sistema receptor de frequências muito baixas (MBF-muito baixa frequência) e outro que acusa variações no campo eletromagnético atmosférico.
Tudo começou durante uma dica de como se fazer uma análise visual de uma placa e do circuito eletrônico, dos seus componentes e a função deles num projeto de astrofotografia. Estou mantendo as postagens anteriores (mudei apenas o título) para compreender-mos melhor como a idéia evoluiu até aqui.
O projeto consiste em uma vez montado o rádio receptor MBF e a antena direcional de quadro, adcionar-mos ao mesmo projeto mais um outro esquema antes de culminar nas astrofotografias no sistema infravermelho. Parece que está acontecendo uma fusão entre a astrofografia e a radioastronomia nesse projeto pois o alvo (no tocante à radioastronomia serão os sinais de rádio provenientes do sol e de jupiter) será detectado não visualmente, mas através da localização da fonte do ruído que inclusive será transformado em sinal de áudio, e assim teremos como detectar através de um sinal sonoro qualquer variação eletromagnética local ou proveniente das regiões mais altas e bem além da troposfera, mas não tenho o propósito de tal fusão, são áreas distintas porém nesse caso interdependentes. A idéia consiste em uma vez soado o alarme do dispositivo de detecção de variações eletromagnéticas, orienta-se a antena do receptor MBF através de um giro de 360º "varrendo" tal qual um radar até encontrar a fonte do ruído que será transformado em sinal e ajudará a confirmar a posição do alvo. Uma vez encontrado tiram-se fotos dessa área do céu da qual provém essas manifestações detectadas. As astrofotos no infravermelho podem fornecer a forma da fonte principalmente se ela consistir em plasma atmosférico.
Darei sequência então numa próxima postagem e entrarei em mais detalhes sobre o "esquema" ou a disposição dos componentes no circuito e como proceder para levar a cabo esse projeto. Continuarei a fazer as postagens aqui até que eu ajeite adequadamente esse assunto nesse ou em outro tópico.
Aceito sugestões.


Última edição por Bruno em Qua 18 Jul 2012, 08:33, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio. Empty Re: Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio.

Mensagem  Bruno Qua 18 Jul 2012, 06:49

Retomando, eu sei que estou devendo os esquemas mas preciso fotografá-los para mostrar as "pinagens' e os símbolos esquemáticos, o módulo sensor e ainda colocá-los num link para poder postar aqui, então enquanto isso ainda tenho de falar mais algumas coisas sobre esse projeto. Depois de tudo conferido, instalado e o circuito do detector de variações magnéticas for alimentado irá soar uma alarme sonoro. O circuito deverá ser girado até que o alarme pare. Uma agulha de bússula préviamente colocada dentro do detector apontará um dos seus lados sempre para o norte. Estratégicamente a bússula ao ser orientada para o norte fica exatamente no meio e em cima de um feixe de luz emitido por um LED, impedindo dele ser captado por um LDR no lado oposto. À menor alteração do campo magnético a agulha da bússola irá reagir movimentando-se e consequentemente deixando de interromper o feixe luminoso, disparando assim o alarme e a possibilidade de termos um alvo será grande. Uma vez disparado o alarme de variações eletromagnéticas deverá ser feita uma "varredura" com a antena até localizar a fonte que irá nos fornecer as coordenadas das posições no céu, e para lá finalmente serão apontados os instrumentos óticos de observação e fotografia através do sistema infravermelho (IR) para tentar registrar a forma do alvo.
Se com apenas o receptor MBF e uma antena de madeira enrolada com um fio de cobre podemos monitorar a atmosfera, muito mais poderemos então conhecer dela e o que nela existe através desse projeto. Fora os sinais de rádio provenientes do sol e nos permitindo inclusive monitorar as explosões solares e os seus ciclos de manchas, além de sinais de rádio vindos de jupiter e os provenientes das profundezas espaciais.


Última edição por Bruno em Qui 19 Jul 2012, 04:33, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio. Empty Re: Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio.

Mensagem  orlando Qua 18 Jul 2012, 23:03

muito bacana seu projeto bruno!
aguardo o esquema.

cara,tu falando de IR,eu me lembrei que ha um tempo atrás quando estava descobrindo a eletronica,eu mexia em controles remotos para descobrir como ele transmitia os comandos pra tv.claro que é traves do IR,acho que é o infravermelho proximo do espectro visivel(se olhar no escuro para o led do controle e pressionar qualquer tecla verá o led acender em vermelho muito fraco).
mas ao desmontar o receptor IR que fica no aparelho conectei a saida de dados a um amplificador de audio e quando pressionava a tecla do controle ouvia-se o trem de pulso digital(as informaçoes).até ai tudo bem,MAS como tava perto da janela percebi uns estralos no audio e ao colocar o sensor proximo da janela o ruido aumentou quando recebia luz do sol.claro que aquilo era a radiaçao infra vermelha do sol.
vou fazer novamente o projeto e posto aqui o resultado e o esquema de como fazer.
bem lembrado bruno!
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio. Empty Re: Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio.

Mensagem  Bruno Qui 19 Jul 2012, 04:31

Olá Orlando, esse seu projeto pode ser extremamente útil para nós.
Da minha parte só estou dependendo de uma câmera fotográfica para fotografar e postar os esquemas. Vou tentar providenciar isso hoje.
Fico no aguardo então também do seu projeto e de mais resultados obtidos, inclusive temos aqui no Astro Fórum um colega radioamador que quer participar também.
Valeu.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio. Empty Re: Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio.

Mensagem  Spectro7 Qui 19 Jul 2012, 05:45

Bom dia colegas

aproveitei antes de sair par o trabalho e dei uma lida nesse tópico e gostaria muito de ver esse projeto se concretizar,

ja que não vemos iniciativas dessa envergadura e com tamanha simplicidade num forum de discussões de astronomia

e vcs foram os pioneiros, pelo menos em foruns de astronomia a fazerem isso em relação a um ramo muito importante da astronomia que é a RADIOASTRONOMIA.

Não preciso mais necessariamente ter de ir para Jodrell Bank ou ter de entrar para o projeto Seti afim de detectar sons do espaço

pois posso fazer isso agora com a inicitiva desse projeto na minha própria área de observações astronômicas e com todas as informações detalhadas dele poderei observar mais profundamente a atmosfera e o céu

numa frequência (submundo atmosférico?) em que acontecem fenômenos ainda por estudar.

Espero poder ser útil aqui.
Spectro7.

Spectro7
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 62
Data de inscrição : 07/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio. Empty Re: Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio.

Mensagem  Bruno Qui 19 Jul 2012, 08:48

Olá Spectro7, eu bem que gostaria de "espiar" pelo comprimento de ondas de rádio o espaço profundo através da antena de Jodrell Bank ou na de Arecibo, mas essa antena de quadro, o receptor MBF e o detector de variações eletromagnéticas propostos aqui no projeto são o suficiente para dar-mos início à Radioastronomia de forma prática em um fórum, e a proposta já está feita e o projeto é científicamente viável.
Se houver um maior interesse poderemos diminuir ainda mais a frequência do rádio receptor e assim aumentar-mos os "sub-ruídos" atmosféricos captados. E ainda teremos a chance de ver se existe alguma forma por trás deles, se assim eu posso dizer, através do Infravermelho (IR). E os não menos importantes sinais de rádio vindos do sol, de jupiter e do espaço profundo.
É bastante interessante a idéia de mesmo que seja num canto escuro de uma casa, num quintal, numa varanda, num terraço ou numa cobertura, possamos realizar observações do céu de muito valor e em vários comprimentos de ondas simultâneamente, tanto no da luz através sistema ótico observacional e fotográfico pelo sistema IR, do rádio (ruídos atmosféricos transformados em sinais) e na leitura das eventuais variações eletromagnéticas registradas (os períodos de maior atividade de variações eletromagnéticas estão correlacionados com os períodos e ciclos das manchas solares, permitindo assim serem monitoradas).
Uma Radioastronomia para todos é em suma o teor e o propósito do "Projeto IR-Deep Radio".
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio. Empty Re: Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio.

Mensagem  orlando Qui 19 Jul 2012, 21:44

Spectro7 escreveu:Bom dia colegas

aproveitei antes de sair par o trabalho e dei uma lida nesse tópico e gostaria muito de ver esse projeto se concretizar,

ja que não vemos iniciativas dessa envergadura e com tamanha simplicidade num forum de discussões de astronomia

e vcs foram os pioneiros, pelo menos em foruns de astronomia a fazerem isso em relação a um ramo muito importante da astronomia que é a RADIOASTRONOMIA.

Não preciso mais necessariamente ter de ir para Jodrell Bank ou ter de entrar para o projeto Seti afim de detectar sons do espaço

pois posso fazer isso agora com a inicitiva desse projeto na minha própria área de observações astronômicas e com todas as informações detalhadas dele poderei observar mais profundamente a atmosfera e o céu

numa frequência (submundo atmosférico?) em que acontecem fenômenos ainda por estudar.

Espero poder ser útil aqui.
Spectro7.
sinta-se a vontade amigo!
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio. Empty Re: Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio.

Mensagem  Bruno Qui 19 Jul 2012, 22:10

Não tenho dúvidas quanto a todos sermos úteis nesse projeto. Chegou então a hora de "colocar a mão na massa". Estou tendo problemas para postar os esquemas (não tenho como fotografá-los agora), e enquanto isso à partir de amanhã já começarei com a lista dos componentes e as devidas explicações de como eles deverão estarem dispostos nos circuitos do receptor MBF e do detector de variações eletromagnéticas, além da construção da antena. Quem já tiver uma base em eletrônica entenderá sem maiores problemas, porém sei da necessidade do esquema.
Obrigado a todos então e nós nos veremos em breve no "sub-mundo atmosférico".
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio. Empty Re: Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio.

Mensagem  Bruno Sex 20 Jul 2012, 06:36

Dando início ao projeto IR-Deep Radio de Radiastronomia associado à Astrofotografia.
Em relação aos componentes irei por partes:

RÁDIO RECEPTOR MBF

LISTA DE PEÇAS:
1)-2 transístores BC548 ou equivalente do tipo NPN de silício com ganho médio ou alto.
2)-1 resistor de 6k8(ohms) x 1/4 de watt
3)-1 resistor de 10k(ohms) x 1/4 de watt
4)-1 resistor de 470k(ohms) x 1/4 de watt
5)-1 resistor de 1M(ohm)
6)-2 capacitores de .22 micro Faraday de qualquer tipo.
7)-1 capacitor eletrolítico de 4,7 micro Faraday x 12 volts
Cool-1 capacitor eletrolítico de 10 micro Faraday x 12 volts
9)-1 interruptor simples (chave "mini", H-H ou "gangorra").
10)-1 fonde de ouvido ou cristal (não pode ser do tipo magnético).
11)-Uma barra de terminais soldados, com 9 segmentos (pode ser cortado de uma barra maior de 12 ou 20
segmentos).
12)-Alimentação: 6 ou 9 volts: 4 pilhas AA de 1,5 volts cada, ou 6 pilhas AA de 1,5 volt, ou então ainda com uma bateria de 9 volts (não convém alimentar o receptor MBF através de transformadores ligados à rede).

MATERIAL PARA O QUADRO DA ANTENA:
1)-6 metros de sarrafo de madeira com 10cm de largura por 1cm de espessura, para a estrutura do quadro.
2)-Uma placa de madeira com 40 cm x 40 cm - espessura de 1 cm ou 2 cm, para a base da antena.
3)-Um "mastro" de madeira (a estrutura do quadro e o mastro não podem ser de metal) com 1 m ou 1,5 m de comprimento (pode ser aproveitado de uma velha vassoura).
4)-Cola de madeira e pregos.
5)-650 metros de fio de cobre esmaltado nº24 ou nº26. Esse fio pode ser obtido em casas especializadas no enrolamento de motores e transformadores a preços não muito altos.

MATERIAIS DIVERSOS:
1)-Fio e solda para as ligações.
2)-Parafusos e porcas para a fixação da chave, barra de terminais, suporte de pilhas ... .
3)-2 conjuntos macho/fêmea de conectores universais médios para a ligação do quadro-antena e do fone de ouvido ou cristal à caixa que conterá o circuito.
4)-Caixa para abrigar a montagem que pode ser de madeira, plástico ou metal, com dimensões mínimas de 12 x 6 x 4 cm.


Última edição por Bruno em Sex 20 Jul 2012, 22:06, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio. Empty Re: Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio.

Mensagem  Bruno Sex 20 Jul 2012, 10:20

PROJETO IR-DEEP RADIO.

RECEPTOR MBF:
Dando continuidade na montagem do receptor MBF, após concluído o processo de chapeamento e os componentes estiverem ligados entre sí, e a antena pronta, conectamos ela e o fone de ouvido não magnético ou cristal, alimentamos o circuito e ligamos o interruptor geral. Dependendo da posição do quadro-antena será captado um forte ruído ou zumbido e que se trata do campo de 60 Hz gerado pela própria instalação elétrica do local (caso esteja numa residência), e por causa dessa sensibilidade o receptor MBF terá um melhor desempenho ao ar livre, podendo assim restringir ao máximo a captação da interferência da rede de C.A.

ALVOS MAIS IMEDIATOS:
-Ao nascer e ao pôr do sol costumam ocorrer fenômenos eletromagnéticos de baixa frequência na forma audível de "estalos" e "explosões" nítidas (explosões solares).
-Ao aproximar-se uma tempestade as descargas elétricas atmosféricas serão ouvidas no receptor muito antes dos relâmpagos e trovões ocorrerem com a proximidade suficiente para serem vistos e ouvidos. Vamos supor por exemplo que se esteja em São Paulo-Capital e que, no momento está ocorrendo uma tempestade na cidade de Campinas (distante cerca de 100km da Capital). Orientando corretamente a antena poderemos captar as descargas atmosféricas como ruídos "explosivos", mesmo à essa considerável distância.
O quadro-antena é muito direcional, portanto, qualquer alteração na sua posição causará alterações também na sensibilidade do circuito, bem como nos ruídos e nos sinais captados.
-Embora felizmente não sejam muito frequentes, explosões nucleares mesmo tendo ocorridas no outro lado do planeta também podem ser captadas com um pouco de sorte (ou azar).
-Qualquer distúrbio eletromagnético será prontamente captado dentro do alcance da antena.

As possibilidades do receptor MBF são muitas, e algumas vocês descobrirão por sí mesmos, aprendendo a identificar os sons incomuns e até bizarros obtidos na captação. E fique atento aos noticiários pois, eventualmente captará fortes ruídos não identificáveis a princípio. No dia seguinte a imprensa noticiará uma terrível tempestade ocorrida a quilômetros, ou um teste nuclear no outro hemisfério, súbitas explosões solares e muitos outros sinais sem identificação ainda.
Mesmo na falta ainda de um diagrama esquemático apesar da simplicidade do circuito, como na maioria dos receptores, quanto mais alta for colocada a antena melhor será a captação de certos sinais, portanto, se possível coloque o quadro-antena no telhado ou num mastro firme de madeira e bem alto, dotando-o de um movimento giratório para poder orientar e direcionar o dispositivo corretamente.


Última edição por Bruno em Sex 20 Jul 2012, 12:06, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio. Empty Re: Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio.

Mensagem  Spectro7 Sex 20 Jul 2012, 11:01

Olá Bruno

foi bastante detalhado o princípio de funcionamento e o alcance desse receptor MBF.

Considero esse um projeto de estudo muito importante pois da minha parte, apesar de já observar o céu com um refletor newtoniano de 5 polegadas e 1200mm de d. focal a bastante tempo,

ainda assim presto pouca atenção na atmosfera a não ser quando passa algum meteoro.

Então são inúmeras as manifestações atmosféricas existentes nessas sub-frequências e que podem revelar tanto acontecimentos próximos ou até mesmo muito distantes na nossa atmosfera

além dos sinais de rádio provenientes de fontes fora da nossa atmosfera.

E se através do sistem IR puder-mos então detectar uma possível forma nessas manifestações ao entrar no sub-mundo atmosférico

encontraríamos alí manifestações plasmadas e que existem e agem independente das nossas leis conhecidas?
Spectro7.

Spectro7
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 62
Data de inscrição : 07/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio. Empty Re: Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio.

Mensagem  Bruno Sex 20 Jul 2012, 11:47

Olá Spectro7, talvez você tenha compreendido mais profundamente do que eu o alcance desse projeto. Esta é uma situação delicada ao extremo e que pode custar a minha permanência aqui nesse fórum como Moderador. Embora eu não possa discutir aqui no Astro Fórum assuntos que não sejam reconhecidos como ciência pela Comunidade Científica Internacional, posso escapar da fogueira da Inquisição da Ciência Oficial quando mesmo na qualidade de Moderador posso me valer do princípio mais elementar da ciência, ou seja, a curiosidade, e apenas por curiosidade sugiro que você procure saber alguma coisa à respeito dos "RODS". Porém advirto que nesse Fórum até que sejam provados científicamente o assunto "RODS" não poderá ser tema de discussão, a título de o usuário correr o risco de ser banido caso insita em agir ao contrário.
Eu repito, é preciso manter a cabeça aberta mas não a ponto de deixar o cérebro cair, já que verificamos através das postagens um fato real de que dentre os sinais provenientes da atmosfera alguns não são compreendidos em sua totalidade, e que algumas dessas manifestações são captadas como ruídos numa frequência de rádio muito baixa. E se numa onda eletromagnética esses alvos se manifestam, nada impede que também algo ainda não detectado experimentalmente se manifeste no comprimento de ondas do infravermelho à ele possívelmente associado. Seria esse "algo" ainda incompreendido uma manifestação de algum fenômeno proveniente de um "sub-mundo atmosférico"?
Nada impede também de que um dos objetivos desse projeto seja o de checar essa possibilidade, embora por enquanto esse assunto não seja específicamente o teor do projeto.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio. Empty Re: Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio.

Mensagem  orlando Sex 20 Jul 2012, 21:53

cara to doido pra ver o esquema. Very Happy
bruno,foi voce mesmo que criou o esquema ou pegou de algum site?
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio. Empty Re: Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio.

Mensagem  Spectro7 Sex 20 Jul 2012, 22:00

Boa noite a todos e obrigado pela acolhida nesse tópico,

eu também fiquei impressionado com as possibilidades do alcance desse projeto,

nunca ví uma iniciativa nesse sentido em um fórum de astronomia.

Ficarei na espera das surpresas que virão certamente nas próximas postagens!
Spectro7.

Spectro7
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 62
Data de inscrição : 07/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio. Empty Re: Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio.

Mensagem  Bruno Sex 20 Jul 2012, 22:19

Olá pessoal, me sinto muito gratificado com o interesse dos colegas em colocarem em prática esse projeto, e o alcance dele ultrapassa a nossa capacidade atual de interpretação dos fenômenos atmosféricos anômalos.
Quanto à iniciativa Spectro7, sim, pelo que eu sei ela é pioneira e começou aqui no Astro Fórum, e seremos todos juntos provávelmente os primeiros a executar-mos em conjunto um projeto avançado e de grande amplitude.
Quanto à sua pergunta Orlando, os esquemas contidos nesse projeto já foram idealizados há muitos anos, porém inexplicávelmente não encontraram ninguém que os levasse adiante. Já a idéia de junto com a detecção de sinais de rádio em frequências muito baixas através de um sistema direcional como num radar, associar paralelamente o sistema de registros através do IR para tentar identificar a forma física ou plasmada dessas manifestações foi uma idéia minha. Juntar o sistema de observação IR com sinais de rádio de fundo é o meu objetivo dentro do projeto IR-Deep Radio.
Amanhã eu voltarei explicando os detalhes sobre a montagem da antena, e a lista de componentes do detector de variações eletromagnéticas.
Quanto aos esquemas, vou ver se consigo arranjar um scanner, escanear os diagramas, colocá-los em um link e postar aqui em breve (tenho um pouco de dificuldade pois me encontro em uma zona rural). Enquanto isso vamos nos inteirando dos componentes e da função deles no projeto.
Até a próxima postagem.


Última edição por Bruno em Sáb 21 Jul 2012, 04:16, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio. Empty Re: Radioastronomia/Astrofotos : Projeto IR-Radio.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos