ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Algumas duvidas que tive em minha primeira observacao.

3 participantes

Ir para baixo

Algumas duvidas que tive em minha primeira observacao. Empty Algumas duvidas que tive em minha primeira observacao.

Mensagem  gonca Sex 05 Ago 2016, 03:13

Boa noite,

Estava no interior ha algum tempo e levei meu telescopio 76mm f3,94 com oculares Celestron 20mm e 10mm e meu binoculo 10x50 para observacoes. Consegui observar meus primeiros objetos do catalogo de Messier, como o Aglomerado do Ptolomeu, Aglomerado da Borboleta, Omega centauri. Percebi que ao observar alguns objetos que tinham a magnitude maior, como o Aglomerado Globular M4 em Escorpiao, o objeto parecia mais uma bolinha borrada quase apagada. Tentei observar outros objetos com magnitude 6,5 ou maior, mas sem sucesso. No dia, a lua estava cheia e bem luminosa e percebi que isso tambem atrapalhou um pouco as observacoes, principalmente quando tentei observar nebulosas como a Nebulosa da Lagoa, a Nebulosa trifida e a Nuvem Estelar de Sargitario. Consegui perceber as nebulosas, so que pareciam uns borroes quase apagados e muito dificieis de se ver. Agora vem minhas duvidas:

1) Ate que magnitude aparente posso observar objetos com meu equipamento com o ceu em boas condicoes?
2) A lua realmente atrapalhou tanto assim a minha observacao das nebulosas e dos objetos com magnitude maior?
3) Preciso de algum outro acessorio pra ver nebulosas com mais definicao?

Queria esclarecer essas duvidas, pois daqui a umas duas semanas irei pro interior novamente e vou levar meus equipamentos pra minha segunda noite de observacoes em um canto isolado. Mal posso esperar! Very Happy
gonca
gonca
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 25
Data de inscrição : 08/02/2016
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas duvidas que tive em minha primeira observacao. Empty Re: Algumas duvidas que tive em minha primeira observacao.

Mensagem  Dry Sex 05 Ago 2016, 11:19

Olá amigo.
Lua cheia ? Ela é um verdadeiro farol no céu e não existe dúvida que atrapalha demais a observação de qualquer objeto, sejam aglomerados ou, principalmente, nebulosas. Um céu com pouca poluição luminosa também é essencial para uma boa observação de objetos do céu profundo. Até que ponto vc pode ver com seu equipamento vai depender destas condições, logicamente que existe um limite máximo teórico que nem sempre corresponde a realidade em campo. Sua experiência em observar também é outro fator, pois quanto mais se observa, mais se vê !
Para uma boa definição nas nebulosas, o ideal é uma grande captação de luz e vc só vai conseguir isso com um telescópio de maior abertura. O seu tele tem um f/ bem curto, qual o modelo dele ?
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas duvidas que tive em minha primeira observacao. Empty Re: Algumas duvidas que tive em minha primeira observacao.

Mensagem  gonca Sex 05 Ago 2016, 14:20

https://www.optcorp.com/media/catalog/product/cache/1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/2/0/20123_cometron_firstscope76_left_web.jpg

Meu telescopio e um telescopio de mesa, 76mm de abertura e 300mm de distancia focal.

Tem outra coisa que eu esqueci de comentar. Eu estava usando o binoculo para localizar os objetos e depois apontava o telescopio para ver com mais detalhes, mas alguns objetos como M4, eram impossiveis de ver com o binoculo. Esses objetos mais dificieis eu procurava pelo telescopio mesmo. Para me guiar no ceu, estava usando o aplicativo Google Sky Maps pelo celular.
gonca
gonca
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 25
Data de inscrição : 08/02/2016
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas duvidas que tive em minha primeira observacao. Empty M4

Mensagem  ajc Dom 21 Ago 2016, 16:20

Olá Gonca, o M4 aparece até em um 7x35. Nas tem que estar no zênite e sem Lua. Tente por esses dias e conte aqui os resultados. localize também o M22. E aprenda a identificar a figura de um "bule" em Sagitarius. Fica mais fácil de localizar os objetos nessa constelação.

Aproveite também para identificar o alinhamento de Mercúrio, Júpiter e Vênus depois do pôr do Sol.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas duvidas que tive em minha primeira observacao. Empty Re: Algumas duvidas que tive em minha primeira observacao.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos