ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda para escolher ocular 6mm

4 participantes

Ir para baixo

Ajuda para escolher ocular 6mm Empty Ajuda para escolher ocular 6mm

Mensagem  giltonc Seg 18 Jul 2016, 15:31

Boa tarde pessoal, ha algum tempo comprei uma ocular para testar no meu mak90, foi uma plossl 6,5mm.
Ajuda para escolher ocular 6mm $_35
Uma ocular muito barata, comprei mais para testar o resultado e gostei da ampliação, mas a qualidade da ocular é bastante baixa, para testes foi ótima, mas estou querendo "evoluir".

Minha duvida é entre essas duas oculares:
Ajuda para escolher ocular 6mm Ocular-tmb-planetary-type-ii-6mm-1-25-321342384-500x416
Planetary
Ajuda para escolher ocular 6mm Wide6_1067731
Wide

Como sei que são oculares bem conhecida do pessoal e o preço é proximo, gostaria de dicas para escolher a melhor.

Muito obrigado.
giltonc
giltonc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 74
Data de inscrição : 21/03/2016
Idade : 36
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para escolher ocular 6mm Empty Re: Ajuda para escolher ocular 6mm

Mensagem  deco27x Seg 18 Jul 2016, 19:30

Tanto a wide 6mm como a TMB Planetary 6mm são boas escolhas. Mas a TMB 6mm provavelmente é um pouco melhor para observação planetária.


Mas o Mak 90mm tem razão focal grande, com 208x de aumento a imagem não será boa na maioria das noites. Já pensou em um comprimento focal um pouco maior? Como 7mm ou 8mm?

Tem certeza que o problema com a Plossl 6,5mm é apenas a qualidade dela e não a estabilidade da atmosfera?
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para escolher ocular 6mm Empty Re: Ajuda para escolher ocular 6mm

Mensagem  giltonc Seg 18 Jul 2016, 19:38

Agradeço o retorno, então, na verdade eu estou bastante satisfeito com a 10 e a 25 do kit, gostaria da 6 apenas para estar no limite, a plossl tem um campo muito curto e a qualidade dela realmente deixa a desejar, pode ter sido a que comprei, mas tem vários pontos escurecidos na imagem, como se fossem "moscas volantes" comparando com nossa vista, entende?

De repente pego outra plossl de 8 pra comparar, e escolho a melhor entre as duas e compro uma planetary da razão focal mais agradavel né. Obrigado.
giltonc
giltonc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 74
Data de inscrição : 21/03/2016
Idade : 36
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para escolher ocular 6mm Empty Re: Ajuda para escolher ocular 6mm

Mensagem  deco27x Seg 18 Jul 2016, 20:14

Existe a possibilidade de você estar observando moscas volantes mesmo. Quando utilizamos aumentos muito fortes, qualquer sujeira ou imperfeição na lente ou nos nossos próprios olhos fica bem evidente.
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para escolher ocular 6mm Empty Re: Ajuda para escolher ocular 6mm

Mensagem  giltonc Seg 18 Jul 2016, 20:45

humm, péssima noticia, será que é um problema com meu olho então? acho que a planetary não vai resolver. hahaha
giltonc
giltonc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 74
Data de inscrição : 21/03/2016
Idade : 36
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para escolher ocular 6mm Empty Re: Ajuda para escolher ocular 6mm

Mensagem  deco27x Seg 18 Jul 2016, 22:09

Não é difícil de descobrir. Enquanto estiver observando com a sua plossl 6,5mm, rotacione a ocular (tentando manter a imagem em foco). Se for um problema na ocular, as manchas vão rodar junto com a ocular. Se for nos seus olhos, não vai rodar junto.

Recomendo que faça o teste observando a Lua por exemplo. Para ficar mais fácil perceber se as manchas estão rotacionando ou não. É interessante ter certeza se o problema é culpa da ocular ou não, até para não fazer um investimento que não resolverá este problema, caso sejam moscas volantes mesmo.
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para escolher ocular 6mm Empty muito aumento

Mensagem  ajc Seg 25 Jul 2016, 14:15

deco27x escreveu:Tanto a wide 6mm como a TMB Planetary 6mm são boas escolhas. Mas a TMB 6mm provavelmente é um pouco melhor para observação planetária.

Mas o Mak 90mm tem razão focal grande, com 208x de aumento a imagem não será boa na maioria das noites. Já pensou em um comprimento focal um pouco maior? Como 7mm ou 8mm?

Tem certeza que o problema com a Plossl 6,5mm é apenas a qualidade dela e não a estabilidade da atmosfera?

Concordo com o Deco. Seu 90mm não é refrator, é um Mak com muita obstrução central que reduz luminosidade. Uma de 7 ou 8mm seria mais interessante. Uma Plossl não é adequada quando se ultrapassa o limite teórico do instrumento que, para 90mm, seria de 180x. Pense que a pupila de saída será muito pequena e o eye relief de uma Plossl é muito pequeno quando comparado ao de uma ocular planetária.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para escolher ocular 6mm Empty Re: Ajuda para escolher ocular 6mm

Mensagem  giltonc Seg 25 Jul 2016, 15:15

Realmente a saída de pupila muito reduzida faz com que fiquem muito mais evidentes as moscas volantes, o problema tambem esta na qualidade da plossl que comprei, ela tem uma mancha preta fixa e algumas pequenas manchas escurecidas.

Acabei adquirindo um 114mm com f/4,4 e vou pegar a planetary 7,0 mais pra frente, acho que realmente farei maior uso dela.
giltonc
giltonc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 74
Data de inscrição : 21/03/2016
Idade : 36
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para escolher ocular 6mm Empty Re: Ajuda para escolher ocular 6mm

Mensagem  Bruno Seg 25 Jul 2016, 17:00

giltonc escreveu:Acabei adquirindo um 114mm com f/4,4 e vou pegar a planetary 7,0 mais pra frente, acho que realmente farei maior uso dela.
Dando aqui um pitaco pois sou muito curioso quanto ao desempenho desse Virtuoso 114mm, para as observações visuais dos objetos do sistema solar (lua e planetas) eu arriscaria com ele a ocular Starguider Dual ED de 3.2mm (156x) e 60º de campo aparente.
Você poderia também utilizar uma TMB Planetária de 2.5mm alcançando 200x, mas essa ampliação pode ser demasiada devido ao F curto (rápido fotograficamente) desse aparelho produzindo naturalmente imagens mais brilhantes.
Para manter um bom contraste numa ampliação mediana, eu acredito que a Dual ED de 3.2mm (156x) poderá ser bastante útil na observação de inúmeras formações na superfície lunar, e dos detalhes mais evidentes nos discos dos planetas:

Ajuda para escolher ocular 6mm Starguider-3-2-500x416

(Ela estará novamente disponível à partir de agosto): https://tellescopio.com.br/oculares-e-barlow/starguider-dual-ed-3-2mm

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para escolher ocular 6mm Empty Re: Ajuda para escolher ocular 6mm

Mensagem  giltonc Seg 25 Jul 2016, 17:07

Uma duvida que não tem tanta relação com o tópico em si, mas o virtuoso se sai tão bem quanto o mak90 em observações planetárias? o f curto prejudica em algo alem do excesso de brilho?
giltonc
giltonc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 74
Data de inscrição : 21/03/2016
Idade : 36
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para escolher ocular 6mm Empty Re: Ajuda para escolher ocular 6mm

Mensagem  Bruno Seg 25 Jul 2016, 18:28

Basicamente o espelho no 114mm sofre de aberração esférica, já no do Mak90 ela é corrigida pelo menisco que reflete a luz por um orifício no centro do espelho para dentro do focalizador.
Para a observação dos objetos do sistema solar as ampliações mais elevadas são exigidas, então um F mais longo onde o brilho seja o suficiente para não ofuscar as imagens é o ideal para esse tipo de observação (lunar e planetária). Entre o Virtuoso 114mm e o Mak90 este tem um F mais longo (13.8 contra 4.4 do outro), então ele alcança mais facilmente com boa nitidez as ampliações mais próximas do seu limite resolutivo, ou D x 2.5 = 90mm x 2.5 = 225x. Mas isso nem sempre é possível por que a atmosfera está turbulenta em sua maior parte do tempo, prejudicando o seeing ou a visão do objeto observado na ocular tornando as imagens trêmulas e borradas.
No Virtuoso com um espelho de 114mm, descontando a obstrução e considerando uma abertura útil em torno de 4", com uma ampliação máxima da ordem de 150x ou D x 1.5 será mais fácil de se ter sob controle o brilho e o contraste, melhorando a nitidez na observação dos objetos celestes mais brilhantes como a lua e os planetas. Por se aproximar dessa ampliação eu costumo sugerir adicionar ao Virtuoso uma ocular Starguider Dual ED 3.2mm 60º (156x).
Já no Mak 90 essa ocular "estouraria" o limite resolutivo do espelho ou seja, se o aumento máximo teórico dele é de 225x, usando essa ocular de 3.2mm vai dar 1250mm / 3.2mm = 390x ou seja, muito além do limite teórico dele.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para escolher ocular 6mm Empty Re: Ajuda para escolher ocular 6mm

Mensagem  giltonc Seg 25 Jul 2016, 20:41

Atualmente tem me surgido muitas duvidas sobre os espelhos.

Por que o limite do casseigran é d x 2,5 e o do newtoniano é d x 1,5?

É sabido por exemplo que o newtoniano sofre de aberrações, então o limite de ampliação dele se dá por causa disso? Essas aberrações não sofrem nenhum tipo de correções no newtoniano? ou são relevantes apenas em grandes ampliações?

Se tratando de newtoniano, uma outra dúvida, o espelho desses telescópios são todos côncavos? um newtoniano de distancia focal muito curta, tem um espelho mais côncavo do que um de distancia focal longa? logo, esta mais sujeito a aberrações?

Desculpem as duvidas no espaço errado, é pra aproveitar o papo que ja ta rolando
giltonc
giltonc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 74
Data de inscrição : 21/03/2016
Idade : 36
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para escolher ocular 6mm Empty Re: Ajuda para escolher ocular 6mm

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos