ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Relato de observações Skywatcher 70mm 24/06/16

3 participantes

Ir para baixo

Relato de observações Skywatcher 70mm 24/06/16 Empty Relato de observações Skywatcher 70mm 24/06/16

Mensagem  Gustavo Andrade Sex 24 Jun 2016, 00:24

Hoje decidi dar uma catalogada no céu e deixar um pouco de lado a Lua, alguns planetas e relatar o que pude ver com esse telescópio para o caso de alguém estar em dúvidas sobre se deve ou não adquirir um igual.
Comecei olhando uma estrela muito brilhante no céu : Canopus, a olho nu brilha muito e é possível ver varias cores, pelo telescópio não há muita diferença, é possível identificar algumas cores e um círculo. Descobri que é a segunda estrela mais brilhante no céu visto da Terra. Na primeira vez que a notei imaginei ser uma torre ou até mesmo um avião devido a sua luminosidade.
Depois foi a vez de Antares, percebi que havia um aglomerado globular perto dela e consegui ver, pelo catálogo Messier M4, sem muitos detalhes apenas uma "nuvenzinha".
Depois o desafio impossível: Observar Plutão kkkk... Identifiquei a estrela Nunki na constelação Sagitário e como sou iniciante levei quase meia hora para chegar ao lugar onde está o planeta. Vi uma estrela mais brilhante que inicialmente imaginei ser Plutão, e pesquisando agora descobri que com certeza não era pois para se observar algo em Plutão é necessário uma abertura de 200mm ou mais. Só tentei porque é um dos planetas que está no céu esses dias.
Depois observei a Lua, está muito iluminada por isso tive dificuldade em observar detalhes. No entanto serviu para me familiarizar um pouco mais com o nosso céu, identificar e encontrar os astros.
Estou começando agora a observar Deep Sky mas estou satisfeito com o desempenho desse "setentinha".
Gustavo Andrade
Gustavo Andrade
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 68
Data de inscrição : 21/04/2016
Idade : 28
Localização : Presidente Prudente

Ir para o topo Ir para baixo

Relato de observações Skywatcher 70mm 24/06/16 Empty Re: Relato de observações Skywatcher 70mm 24/06/16

Mensagem  juliosrank Sex 24 Jun 2016, 09:22

Olá, muito bom relato...
Tenho um Maktsukov 90mm, e também estou procurando o que observar em Deep Sky... Mas como não sou muito familiarizado não sei para onde apontar e o que encontrar. Espero que continue nos contando os seus relatos, e dividindo suas novas descobertas.

juliosrank
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 29
Data de inscrição : 23/05/2016
Idade : 30
Localização : São Bento do Sul - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Relato de observações Skywatcher 70mm 24/06/16 Empty Re: Relato de observações Skywatcher 70mm 24/06/16

Mensagem  serveira Sex 24 Jun 2016, 12:06

Olá, amigos!

Alguns alvos interessantes nessa época do ano são:

Nebulosa Eta Carenae
Aglomerado Globular Omega Centauri
Centauro A
M6 e M7, em Escorpião
M13, em Hercules

E muitos outros. Desses, os meus favoritos são a nebulosa Eta Carenae e o Aglomerado Omega Centauri, ambos de fácil localização (consigo vê-los a olho nu aqui na cidade onde moro).

Abraços e boas observações!
serveira
serveira
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 29/09/2015
Idade : 28
Localização : Vera Cruz - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Relato de observações Skywatcher 70mm 24/06/16 Empty Re: Relato de observações Skywatcher 70mm 24/06/16

Mensagem  Gustavo Andrade Sex 24 Jun 2016, 13:00

Ótimas recomendações serveira, vou procurar todos eles. Obrigado pelas sugestões.
Gustavo Andrade
Gustavo Andrade
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 68
Data de inscrição : 21/04/2016
Idade : 28
Localização : Presidente Prudente

Ir para o topo Ir para baixo

Relato de observações Skywatcher 70mm 24/06/16 Empty Re: Relato de observações Skywatcher 70mm 24/06/16

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos