ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Minhas primeiras observações

2 participantes

Ir para baixo

Minhas primeiras observações Empty Minhas primeiras observações

Mensagem  JotaPed Ter 14 Jun 2016, 17:24

Recentemente fiz minhas primeiras observações com um céu em condições decentes. Não era um céu perfeito, nem ideal, mas decente, dava para ver PEQUENOS rastros da via láctea (ou talvez fosse minha imaginação).
Comecei pela lua, gostei bastante da observação, lindas crateras, me chamou atenção o fato de em algumas crateras ter um pontinho no centro, por quê? Grato se alguém souber.
Depois tentei observar Júpiter, não consegui nada mais que uma bola branca à beira da da nitidez, um céu um pouco mais escuro, ou uma ocular melhor creio que eu teria conseguido ver sua superfície, porém consegui ver umas de suas luas, provavelmente era Ganímedes.
Passando a Marte, foi mais frustado ainda, eu realmente não estava com muitas expectativas, apenas uma bola branca.
Porém minha grande surpresa foi em Saturno, eu não esperava conseguir ver com tanta nitidez, apesar de que um Saturno bem pequenino, foi o suficiente para eu poder ver seus anéis, realmente bem lindo, o que me deixou bem feliz Very Happy
Outra coisa que me surpreendeu, estava vagando meus telescópio aleatoriamente para lá e cá e conseguir achar na pura sorte um aglomerado aberto, achei bastante bonito, não sei qual aglomerado foi, então fica só na minha memória.
Depois vaguei meu telescópio aleatoriamente, apesar de serem apenas pequenas luzes, achei bem legal observar as estrelas, eram apenas estrelas comuns, mas com o telescópio eu conseguia ver mais do que a olho nu, e é muito interessante a forma que as estrelas ficam próximas, achei um grupo que quase confundi com um aglomerado aberto, e isso só me deixou com MUITA vontade de observar com o telescópio em um céu perfeitamente escuro, apenas imagino o tanto de estrelas que iria ver apontando apenas para um lugar :P
E aqui fica umas perguntas:
O que seria melhor eu comprar antes, uma ocular melhor, uma barlow, ou uma ocular melhor, só que use mais ou menos 80% da capacidade do meu telescópio? Li que usar 80% da mais nitidez.
JotaPed
JotaPed
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 25/05/2016
Idade : 22
Localização : Piauí

Ir para o topo Ir para baixo

Minhas primeiras observações Empty Re: Minhas primeiras observações

Mensagem  Bruno Ter 14 Jun 2016, 17:55

JotaPed escreveu:1- Recentemente fiz minhas primeiras observações
Comecei pela lua, gostei bastante da observação, lindas crateras, me chamou atenção o fato de em algumas crateras ter um pontinho no centro, por quê? Grato se alguém souber.
2- Depois tentei observar Júpiter, não consegui nada mais que uma bola branca à beira da da nitidez
3- Passando a Marte, foi mais frustrado ainda, eu realmente não estava com muitas expectativas, apenas uma bola branca.
4- Porém minha grande surpresa foi em Saturno, eu não esperava conseguir ver com tanta nitidez, apesar de que um Saturno bem pequenino
5- O que seria melhor eu comprar antes, uma ocular melhor, uma barlow, ou uma ocular melhor, só que use mais ou menos 80% da capacidade do meu telescópio? Li que usar 80% da mais nitidez.
Seja bem vindo JotaPed.
1- Esses pontinhos nos centros de algumas crateras são picos que foram formados pelo material da superfície lunar, quando ela foi escavada pelo impacto que formou a cratera. Além dos picos centrais encontramos também crateras menores dentro das maiores, além de ranhuras ou fendas em algumas.
2- Isso se não foi um aumento muito elevado além da capacidade do seu aparelho, certamente foi devido à turbulência atmosférica, que no outono e no inverno ficam mais intensas, com fortes jatos de ar se deslocando a até 300km/h, e que provocam distorções e perda de contraste nas imagens.
3- Marte é tradicionalmente um mau objeto telescópico, e aliado às turbulências atmosféricas as coisas pioram mais ainda.
4- Quando a atmosfera está turbulenta uma boa tática é usar ampliações mais baixas, isso diminui um poucos esses efeitos nocivos. Quanto maior a ampliação e a abertura, mais esses efeitos negativos serão ampliados.
5- Aprenda a observar primeiro com o que você tem, depois de desenvolver a capacidade de observar (acuidade visual) e se familiarizar com os aspectos da atmosfera, aí então será mais fácil saber o que precisa ser modificado ou melhorado. A observação astronômica parece um pouco com a pescaria, você tem de ter paciência e perseverança que uma hora a noite perfeita acontece.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Minhas primeiras observações Empty Re: Minhas primeiras observações

Mensagem  JotaPed Ter 14 Jun 2016, 20:13

Obrigado Very Happy
Mal posso esperar passar alguns meses, para outras coisas se tornarem visíveis em horário que não seja de madrugada, estava querendo observar as Pleiades e a nebulosa de Órion.
Na minha próxima viagem ao interior, que creio que não demora a vir, vou fazer uma lista de tudo q posso olhar, e estou disposto a ir pro meio do mato para conseguir um céu melhor kk
JotaPed
JotaPed
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 25/05/2016
Idade : 22
Localização : Piauí

Ir para o topo Ir para baixo

Minhas primeiras observações Empty Re: Minhas primeiras observações

Mensagem  Bruno Ter 14 Jun 2016, 20:35

JotaPed escreveu:estou disposto a ir pro meio do mato para conseguir um céu melhor
É o melhor que você pode fazer, principalmente para a observação dos objetos do céu profundo.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Minhas primeiras observações Empty Re: Minhas primeiras observações

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos