ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alguém vai fotografar Marte essa semana?

+5
allanspindola
gonca
serveira
Dry
Gustavo Andrade
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Alguém vai fotografar Marte essa semana? Empty Alguém vai fotografar Marte essa semana?

Mensagem  Gustavo Andrade Seg 23 maio 2016, 18:56

Aproveitando a boa proximidade do planeta à terra gostaria de saber se alguém vai fotografa-lo, eu comprei meu primeiro telescópio mas ainda estou esperando ele chegar, então se caso ele não chegar até o dia 30 quero pelo menos ver uma fotos de Marte Very Happy
Gustavo Andrade
Gustavo Andrade
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 68
Data de inscrição : 21/04/2016
Idade : 28
Localização : Presidente Prudente

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém vai fotografar Marte essa semana? Empty Re: Alguém vai fotografar Marte essa semana?

Mensagem  Dry Seg 23 maio 2016, 21:43

Vontade e disposição não faltam Gustavo rsrsrsrsr Very Happy
É só o tempo melhorar que estarei pronto pra não perder esta oportunidade !
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém vai fotografar Marte essa semana? Empty Re: Alguém vai fotografar Marte essa semana?

Mensagem  serveira Ter 24 maio 2016, 00:00

Olá Gustavo, tudo bem? Fiz as imagens abaixo com um Skywatcher Mak90 e webcam Logitech c600. Foram mais ou menos quatro minutos de vídeo, e processei as imagens no Registax 6, segue abaixo resultados:

Alguém vai fotografar Marte essa semana? 28l40nk

Alguém vai fotografar Marte essa semana? 2li7m8y

Alguém vai fotografar Marte essa semana? 110bomt

Aguardamos as suas impressões do primeiro telescópio!
serveira
serveira
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 29/09/2015
Idade : 29
Localização : Vera Cruz - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém vai fotografar Marte essa semana? Empty Re: Alguém vai fotografar Marte essa semana?

Mensagem  gonca Ter 24 maio 2016, 08:47

Ola seveira,

Voce poderia me dizer qual o software que voce usa pra gravacao dos videos? Eu tentei filmar marte com minha webcam ontem, porem a imagem ficou muito ruim.
gonca
gonca
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 25
Data de inscrição : 08/02/2016
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém vai fotografar Marte essa semana? Empty Re: Alguém vai fotografar Marte essa semana?

Mensagem  serveira Ter 24 maio 2016, 12:06

Olá gonca!

Eu usei o Sharpcap, e fiz diversas gravações com configurações diferentes, o jeito é ir tentando. Uma vez li que para a captura final ficar boa se deve gravar com o melhor brilho/contraste possível (desde que os detalhes fiquem visíveis), porque brilho excessivo pode "apagar" alguns detalhes finos do planeta.
Uma dica é tentar antes com a Lua!
serveira
serveira
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 29/09/2015
Idade : 29
Localização : Vera Cruz - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém vai fotografar Marte essa semana? Empty Re: Alguém vai fotografar Marte essa semana?

Mensagem  Gustavo Andrade Ter 24 maio 2016, 14:54

serveira ficou muito bom, belas imagens! Agora estou mais ansioso pro meu telescópio chegar. hahaha
Gustavo Andrade
Gustavo Andrade
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 68
Data de inscrição : 21/04/2016
Idade : 28
Localização : Presidente Prudente

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém vai fotografar Marte essa semana? Empty Re: Alguém vai fotografar Marte essa semana?

Mensagem  gonca Ter 24 maio 2016, 18:19

Obrigado pela resposta. Vou baixar o Sharpcap e testar hoje. Depois retorno dizendo os resultados.
gonca
gonca
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 25
Data de inscrição : 08/02/2016
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém vai fotografar Marte essa semana? Empty Re: Alguém vai fotografar Marte essa semana?

Mensagem  allanspindola Qua 25 maio 2016, 12:26

Eu fiz umas fotos segunda dia 23/05/16, e vou tentar novamente se tiver tempo e as condições meteorológicas ajudarem.
Havia muita turbulência atmosférica na hora da filmagem e os resultados foram esses:

Alguém vai fotografar Marte essa semana? 25fpmia

Tentei melhorar com o Registax mas tenho que melhorar muito é na hora de gravar.

Alguém vai fotografar Marte essa semana? 16bhtgn

Usei a Barlow 5x, esse é máximo de aumento que meu telescópio proporciona e usei o filtro Moon & Skyglow numa tentativa de diminuir o brilho e pegar mais detalhes mas preciso fazer mais testes.
allanspindola
allanspindola
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 74
Data de inscrição : 24/03/2015
Idade : 45
Localização : Araçatuba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém vai fotografar Marte essa semana? Empty Re: Alguém vai fotografar Marte essa semana?

Mensagem  Dry Qua 25 maio 2016, 14:41

Estou tentando, mas está difícil ! Uma grande instabilidade tem dificultado fazer as capturas, mas não dá para desistir agora.
Refletor 254mm.
Câmera ASI 120MC.
4200 frames.
Sharpcap + Registax.

Alguém vai fotografar Marte essa semana? Vf9nck
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém vai fotografar Marte essa semana? Empty Re: Alguém vai fotografar Marte essa semana?

Mensagem  allanspindola Qua 25 maio 2016, 16:39

Dry escreveu:Estou tentando, mas está difícil ! Uma grande instabilidade tem dificultado fazer as capturas, mas não dá para desistir agora.

Também senti essa mesma instabilidade, esta atrapalhando bastante.

Mas uma dúvida surgiu vendo o comentários neste tópico: qual o tempo ideal para capturar (filmar) marte? eu estava fazendo videos de 2 minutos isso é pouco? ou muito? O vocês acham?

E bons céus a todos!
allanspindola
allanspindola
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 74
Data de inscrição : 24/03/2015
Idade : 45
Localização : Araçatuba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém vai fotografar Marte essa semana? Empty Re: Alguém vai fotografar Marte essa semana?

Mensagem  Dry Qua 25 maio 2016, 19:35

allanspindola escreveu:

Mas uma dúvida surgiu vendo o comentários neste tópico: qual o tempo ideal para capturar (filmar) marte? eu estava fazendo videos de 2 minutos isso é pouco? ou muito? O vocês acham?

E bons céus a todos!

O tempo de filmagem é relativo Allan. Na verdade devemos nos basear pelo número de frames gravados, que é o que importa. Quando a estabilidade está boa, 1500 frames já são suficientes, mas esse valor deve ser aumentado quando as condições não são as ideais. Logicamente que quanto mais lenta for a câmera, maior será o tempo para atingir uma quantidade de frames suficientes para um bom empilhamento.
Esse meu registro teve uma duração de 2:21 minutos com 4200 frames.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém vai fotografar Marte essa semana? Empty Re: Alguém vai fotografar Marte essa semana?

Mensagem  Gustavo Andrade Qui 26 maio 2016, 14:22

Cada foto melhor que a outra, Fantástico! Até agora só posso observar a olho nu, mas olhando essas fotos dá pra imaginar bem como é Marte. Espero um dia poder astrofotografar como vocês Very Happy
Gustavo Andrade
Gustavo Andrade
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 68
Data de inscrição : 21/04/2016
Idade : 28
Localização : Presidente Prudente

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém vai fotografar Marte essa semana? Empty Re: Alguém vai fotografar Marte essa semana?

Mensagem  orlando Qui 26 maio 2016, 16:59

Show! belíssimas astrofotos.
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém vai fotografar Marte essa semana? Empty Re: Alguém vai fotografar Marte essa semana?

Mensagem  gonca Qui 26 maio 2016, 22:14

Como falei antes, estou voltando pra trazer os resultados. Filmei com uma webcam barata CMOS que tenho aqui em casa e meu telescopio de mesa. Fiquei muito feliz com o resultado que obtive com um telescopio tao pequeno. Obrigado pela ajuda.

gonca
gonca
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 25
Data de inscrição : 08/02/2016
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém vai fotografar Marte essa semana? Empty Re: Alguém vai fotografar Marte essa semana?

Mensagem  Gustavo Andrade Qui 26 maio 2016, 23:02

gonca que bom que não se esqueceu, obrigado pelo vídeo. Que interessante ver o planeta se movendo, mesmo que pequeno acho que conseguiu um belo feito por ser um telescópio pequeno, a qualidade do vídeo é muito boa.
Gustavo Andrade
Gustavo Andrade
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 68
Data de inscrição : 21/04/2016
Idade : 28
Localização : Presidente Prudente

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém vai fotografar Marte essa semana? Empty Re: Alguém vai fotografar Marte essa semana?

Mensagem  Jonas J Sáb 28 maio 2016, 22:02

Fotografar eu fotografei Rolling Eyes Segue meu registro com um 90mm.
Haviam muitas nuvens baixas, consegui uma brecha e só.

Alguém vai fotografar Marte essa semana? 2bbepc
Jonas J
Jonas J
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 319
Data de inscrição : 22/11/2015
Localização : São Paulo

http://www.astrobin.com/users/JonasJ/

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém vai fotografar Marte essa semana? Empty Re: Alguém vai fotografar Marte essa semana?

Mensagem  Jonas J Seg 30 maio 2016, 14:10

allanspindola escreveu:
Usei a Barlow 5x, esse é máximo de aumento que meu telescópio proporciona

Você tem uma barlow 5x? Shocked
Acredito que só esse acessório já quase chegue no valor do meu telescópio.
Estou tentando conseguir um motor de acompanhamento, para poder usar a barlow2x. Tentei utiliza-la sem acompanhamento mas para fotografia não adianta, porque o astro acaba passando mais rapidamente pelo campo de visão e a quantidade de frames fica bastante reduzida.


Jonas J
Jonas J
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 319
Data de inscrição : 22/11/2015
Localização : São Paulo

http://www.astrobin.com/users/JonasJ/

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém vai fotografar Marte essa semana? Empty Re: Alguém vai fotografar Marte essa semana?

Mensagem  allanspindola Ter 31 maio 2016, 18:17

Jonas J escreveu:
Você tem uma barlow 5x? Shocked

Pois é Jonas comprei na China pelo Ali, e gostei dela achei que valeu a pena.

E o tempo não deu trégua o ultimo dia que consegui observar foi sexta  27/06 depois disso o tempo fechou, fiz uma foto sexta:
Alguém vai fotografar Marte essa semana? Sgs3o7
allanspindola
allanspindola
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 74
Data de inscrição : 24/03/2015
Idade : 45
Localização : Araçatuba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém vai fotografar Marte essa semana? Empty Re: Alguém vai fotografar Marte essa semana?

Mensagem  Gustavo Andrade Ter 31 maio 2016, 18:35

Belos registros! Tem fotos aqui tão boas que não ficam muito longe do telescópio Hubble kkkkk
Ainda estou esperando o meu chegar, os correios não sabem que Marte não vai ficar esperando a pressa deles Neutral
Gustavo Andrade
Gustavo Andrade
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 68
Data de inscrição : 21/04/2016
Idade : 28
Localização : Presidente Prudente

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém vai fotografar Marte essa semana? Empty Re: Alguém vai fotografar Marte essa semana?

Mensagem  Pires Ter 31 maio 2016, 18:56

Gustavo Andrade escreveu:Aproveitando a boa proximidade do planeta à terra gostaria de saber se alguém vai fotografa-lo, eu comprei meu primeiro telescópio mas ainda estou esperando ele chegar, então se caso ele não chegar até o dia 30 quero pelo menos ver uma fotos de Marte Very Happy

Alguém vai fotografar Marte essa semana? 921

Alguém vai fotografar Marte essa semana? 578

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém vai fotografar Marte essa semana? Empty Re: Alguém vai fotografar Marte essa semana?

Mensagem  Bruno Ter 31 maio 2016, 22:27

Obrigado por retornar ao AF Pires, e o planeta vermelho com 18" está dando um show, permitindo ver muitos detalhes nesse mundo enferrujado. Na sua astrofoto de baixo (invertida em relação à de cima), dá para ver um clareamento por todo o limbo leste, desde a calota polar norte às regiões polares ao sul.

Alguém vai fotografar Marte essa semana? 578

Se possível eu gostaria de saber a sua opinião sobre esse clareamento, se ocorreu devido à presença de nuvens, a algum efeito produzido durante algum tipo de processamento ou mesmo se devido ao seeing.
Grande abraço e volte sempre sem esquecer daquelas em P&B.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém vai fotografar Marte essa semana? Empty Re: Alguém vai fotografar Marte essa semana?

Mensagem  Pires Qua 01 Jun 2016, 00:55

Bruno escreveu:
Obrigado por retornar ao AF Pires, e o planeta vermelho com 18" está dando um show, permitindo ver muitos detalhes nesse mundo enferrujado. Na sua astrofoto de baixo (invertida em relação à de cima), dá para ver um clareamento por todo o limbo leste, desde a calota polar norte às regiões polares ao sul.

Alguém vai fotografar Marte essa semana? 578

Se possível eu gostaria de saber a sua opinião sobre esse clareamento, se ocorreu devido à presença de nuvens, a algum efeito produzido durante algum tipo de processamento ou mesmo se devido ao seeing.
Grande abraço e volte sempre sem esquecer daquelas em P&B.
Bruno
Moderador

Oi Bruno
Como você deve perceber  as fotos que eu  consigo são o que a câmera ccd e o telescópio mostra e    apenas uso o  AS2 e o registax 4  para  dar uma melhorada, fora disso não ajusto muito imagens pois sou radicalmente contra isso... Já  vi muitas fotos de marte esse ano e  sempre  aparece esse clareamento  que pode ser o seeing, ou o próprio soft (registax e AS'2(???)
mas acredito eu que pode ser um pouco do planeta pois sempre   registra isso, alguma coisa tem lá rssss.. fis muitas filmagens e  nem processei ainda, infelizmente hoje  está chovendo aqui.. vou providenciar algumas em P&B para você.
abs

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém vai fotografar Marte essa semana? Empty Re: Alguém vai fotografar Marte essa semana?

Mensagem  Gustavo Andrade Qua 01 Jun 2016, 13:09

lol que registro! Parece aquelas fotos do planeta Terra tiradas da órbita. Incrível!
Gustavo Andrade
Gustavo Andrade
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 68
Data de inscrição : 21/04/2016
Idade : 28
Localização : Presidente Prudente

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém vai fotografar Marte essa semana? Empty Re: Alguém vai fotografar Marte essa semana?

Mensagem  Bruno Qua 01 Jun 2016, 16:48

Pires escreveu:1- apenas uso o  AS2 e o registax 4  para  dar uma melhorada, fora disso não ajusto muito imagens pois sou radicalmente contra isso
2- Já  vi muitas fotos de marte esse ano e sempre  aparece esse clareamento  que pode ser o seeing, ou o próprio soft (registax e AS'2(???)
3- mas acredito eu que pode ser um pouco do planeta
alguma coisa tem lá
4- vou providenciar algumas em P&B para você.
1- Acho que somos do tempo daquelas caixas com chassis fotográfico de exposição única, pra lua tinha de ser muito rápido, e para céu profundo um tempo maior com a ajuda de um motor ou clock drive. Acho que por isso sou adepto dos astrodesenhos.
2- A minha dúvida é por que aparece apenas num dos limbos.
3- Sem dúvida, aproveitando para discorrer um pouco sobre observar o planeta vermelho através de um telescópio, de fato e corroborando a sua afirmação nós o fazemos (a observação) através de duas atmosferas ou seja, a da terra e a de marte que também apresenta tempestades de ventos e nuvens. A estrutura física da atmosfera marciana pode ser melhor revelada em aparelhos rápidos fotograficamente com o uso de filtros coloridos (#12-amarelo, #21-laranja), mostrando melhor as configurações escuras da sua superfície. Baseado na observação visual vejo que com um bom seeing são dois os principais tipos de nuvens mais facilmente observáveis em marte ou seja, as nuvens azuis de alta altitude (de 10 a 30Km e melhores vistas visualmente com o filtro 82A-azul claro), e que são sutilmente reveladas como brumas ou leves véus como os formados por finíssimos cristais de gelo (do tipo Cirrus aqui na terra).
Já as nuvens amarelas são véus poeirentos levantados dos desertos por fortes ventos, jogando a areia deles a distâncias continentais, e ocultando as configurações escuras principalmente durante as oposições periélicas a cada 15 ou 17 anos (como a que vai ocorrer agora em 2018). Estas tempestades poeirentas de areia deixam por vezes o disco totalmente alaranjado durante dias, deixando visível apenas a brilhante calota polar sul.
4- Fico no aguardo, são referências para os meus astrodesenhos em P&B.

Grande abraço e em nome do AF obrigado pelo retorno e contribuição.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém vai fotografar Marte essa semana? Empty Re: Alguém vai fotografar Marte essa semana?

Mensagem  Pires Qua 01 Jun 2016, 18:17

Bruno escreveu:
Pires escreveu:1- apenas uso o  AS2 e o registax 4  para  dar uma melhorada, fora disso não ajusto muito imagens pois sou radicalmente contra isso
2- Já  vi muitas fotos de marte esse ano e sempre  aparece esse clareamento  que pode ser o seeing, ou o próprio soft (registax e AS'2(???)
3- mas acredito eu que pode ser um pouco do planeta
alguma coisa tem lá
4- vou providenciar algumas em P&B para você.
1- Acho que somos do tempo daquelas caixas com chassis fotográfico de exposição única, pra lua tinha de ser muito rápido, e para céu profundo um tempo maior com a ajuda de um motor ou clock drive. Acho que por isso sou adepto dos astrodesenhos.
2- A minha dúvida é por que aparece apenas num dos limbos.
3- Sem dúvida, aproveitando para discorrer um pouco sobre observar o planeta vermelho através de um telescópio, de fato e corroborando a sua afirmação nós o fazemos (a observação) através de duas atmosferas ou seja, a da terra e a de marte que também apresenta tempestades de ventos e nuvens. A estrutura física da atmosfera marciana pode ser melhor revelada em aparelhos rápidos fotograficamente com o uso de filtros coloridos (#12-amarelo, #21-laranja), mostrando melhor as configurações escuras da sua superfície. Baseado na observação visual vejo que com um bom seeing são dois os principais tipos de nuvens mais facilmente observáveis em marte ou seja, as nuvens azuis de alta altitude (de 10 a 30Km e melhores vistas visualmente com o filtro 82A-azul claro), e que são sutilmente reveladas como brumas ou leves véus como os formados por finíssimos cristais de gelo (do tipo Cirrus aqui na terra).
Já as nuvens amarelas são véus poeirentos levantados dos desertos por fortes ventos, jogando a areia deles a distâncias continentais, e ocultando as configurações escuras principalmente durante as oposições periélicas a cada 15 ou 17 anos (como a que vai ocorrer agora em 2018). Estas tempestades poeirentas de areia deixam por vezes o disco totalmente alaranjado durante dias, deixando visível apenas a brilhante calota polar sul.
4- Fico no aguardo, são referências para os meus astrodesenhos em P&B.

Grande abraço e em nome do AF obrigado pelo retorno e contribuição.
Bruno
Moderador

Obrigado pela  AULA!!
eu na realidade sou mais um optico e construtor de telescópio e  sou meio "crú"   em matéria de estudo dos planetas etc.. sou mais pratico e agradeço pelas dicas dos filtros etc...
abraços
Darío Pires
http://dariopires.com.br

Alguém vai fotografar Marte essa semana? Marte%20P&B

sobre suas dúvidas, você tem muito mais conhecimento do que eu . Essa  filmagem  fiz  em rgb mas processei em P&B. e   tentei  descobrir se existia algo mais processando a imagem mas  não consegui uma  "resposta" sobre o assunto.
abraço
Darío

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém vai fotografar Marte essa semana? Empty Re: Alguém vai fotografar Marte essa semana?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos