ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Onde estou errando?

5 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Onde estou errando? - Página 2 Empty Re: Onde estou errando?

Mensagem  André Pira Sex 08 Jan 2016, 10:05

Bom dia!!!! Leu o artigo? Confesso que não tenho condições de me aprofundar muito na questão, mesmo porque nunca tentei tirar fotos utilizando somente lentes. Mas acho que se você aumentar a abertura da máquina (diafragma não é?) e começar com uma ampliação mais baixa (a menor proporcionada pela sua lente) chegará a tempos de exposição maiores. Aí aos poucos, conseguirá determinar a relação entre aumento e tempo de exposição sem deixar rastros nas estrelas.
Leia o artigo...ele traz dicas importantes de fotógrafos que tem muito tempo de experiência em fotos desse tipo. E diga-se de passagem, as fotos são INCRÍVEIS!!!
Abs...


André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

Onde estou errando? - Página 2 Empty Re: Onde estou errando?

Mensagem  Eojr Sex 08 Jan 2016, 12:28

André Pira escreveu:Bom dia!!!! Leu o artigo? Mas acho que se você aumentar a abertura da máquina (diafragma não é?) e começar com uma ampliação mais baixa (a menor proporcionada pela sua lente) chegará a tempos de exposição maiores.
Abs...

Olá André, td bem?
Li sim, vou seguir as dicas e vou postando aqui!
Abs
Eojr
Eojr
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 120
Data de inscrição : 17/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Onde estou errando? - Página 2 Empty Dicas

Mensagem  Eojr Qua 13 Jan 2016, 08:29

No site que o André recomendou está sendo disponibilizado um guia de dicas de ISO, Velocidade e abertura:

http://www.fotodicasbrasil.com.br/cursoonline/wp-content/uploads/2015/03/guia-de-bolso-para-iniciantes.pdf

Para iniciantes level 0 como eu é de grande ajuda!
Abs
Eojr
Eojr
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 120
Data de inscrição : 17/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Onde estou errando? - Página 2 Empty Re: Onde estou errando?

Mensagem  Eojr Ter 09 Fev 2016, 23:45

Olá pessoal, td bem?
Depois de algum tempo com muito tempo fechado e alguns testes, ainda continuo com o problema dos rastros. Pelo que li de materiais por aí e pela grande ajuda de vcs, cheguei a conclusão que o problema é do ISO. Por morar em região central com muita PL, pra captar a nebulosa de orion tenho que forçar no ISO e com isso fica rastros. Com ISO baixo mal posso capturá-la.

Aproveitando o espaço, qual técnica vcs usam pra conseguir o foco numa DSLR? Eu busco foco em um ponto luminoso distante no automático, depois passo pro manual sem mexer nesse foco.

Outra coisa que vem tirando o meu sono é o acompanhamento com o virtuoso 114mm. Estou aproveitando Júpiter visível no céu pra testar e não está dando certo. PRa isso tô usando o virtuoso , o stellarium e a T5 com barlow. Estou fazendo o seguinte:'


1-com a base não travada coloco uma lente (tô usando a 40mm) e centralizo o planeta.
2-travo a base e coloco a dslr, que nunca fica centrlizada. Solto a base, ajusto a centralização e ligo a base.
3-como no vídeo do armazém, a base liga e fica piscando 2 vezes bem rápido, o q segundo eles significa q o acompanhamento está ligado. logo então o stellarium e aceito a "ajuda para começar"
4-clico no stellarium em Júpiter e depois em "sincronizar objeto" e em seguida em "seguir objeto"

Quando vou olhar o visor da cÂmera o planeta começa a subir lentamente até sumir da tela.
Além disso, desde q começo a usar o stellarium o painel para de piscar 2x e fica piscando 1 vez só. Por mais q aperte os botões 1 e 2 ele continua piscando 1 só vez, o que me dá a entender q parou de acompanhar o objeto. É isso mesmo?

Pois então, amigos, novamente pergunto onde estou errando? Pq não tem o acompanhamento?

Obrigado!!!!
Eojr
Eojr
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 120
Data de inscrição : 17/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Onde estou errando? - Página 2 Empty Re: Onde estou errando?

Mensagem  AGM Qua 10 Fev 2016, 10:53

Eojr escreveu:
1 - Depois de algum tempo com muito tempo fechado e alguns testes, ainda continuo com o problema dos rastros. Pelo que li de materiais por aí e pela grande ajuda de vcs, cheguei a conclusão que o problema é do ISO.

2 - Aproveitando o espaço, qual técnica vcs usam pra conseguir o foco numa DSLR? Eu busco foco em um ponto luminoso distante no automático, depois passo pro manual sem mexer nesse foco.

3 - Outra coisa que vem tirando o meu sono é o acompanhamento com o virtuoso 114mm.

Olá EOJR!!!

1 - Quanto aos "rastros", o problema não é o ISO. O ISO alto é para fotos com exposições curtas, com velocidade muito alta, pois quanto menor a velocidade do obturador, mais escura fica a foto. Quanto menor a velocidade (maior exposição), mais luminosidade terá a foto, e para esse caso, o ISO deverá ser reduzido para que pelo menos possamos adquirir um bom contraste.

2 - Quanto ao foco, se você estiver com a câmera em método de foco primário com anel e rosca T2, o foco da câmera será desativado, funcionando apenas o focalizador do telescópio como instrumento de foco. Aponte para uma estrela brilhante, veja no display da câmera, ajuste o foco, em seguida, clique na opção ZOOM, então a estrela ficará ampliada com o o ZOOM óptico, regule novamente o foco para um melhor ajuste, volte para o modo normal e tire a foto.
Para objetos de DSO o foco será realizado uma vez, se mudar para algum planeta ou para a Lua, terá de regular novamente.

3 - O acompanhamento do Virtuoso serve para ficar mais tempo o objeto observado em campo, já com o cabo Stellarium, terá de testá-lo. Tenho um aqui mas ainda não fiz os testes, creio que poderá fotografar com exposição de pelo menos uns 15s utilizando o GOTO via Stellarium.
Lembre-se que sua câmera é pesada, e para isso, o motor mesmo em velocidade sideral poderá não corresponder como tal. Minha câmera pesa menos de 300g sem a objetiva, então fica mais fácil.
O ideal é uma câmera própria para tal finalidade, como as vendidas em lojas de astronomia.

Até aqui é onde posso ajudá-lo.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Onde estou errando? - Página 2 Empty Re: Onde estou errando?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos