ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sombras em Saturno.

Ir para baixo

Sombras em Saturno. Empty Sombras em Saturno.

Mensagem  Bruno Ter 29 maio 2012, 09:37

28/05/2012
Observação de saturno

Hora: UT 23:00
Instrumento: Refrator Jaegers 103mm F/15
Oculares: Grubb 15mm (105x), série 500 15mm (105x), Kelner 6.3mm (250x) e WA Expanse de 6mm (262x).
Cond. atmosféricas: boas, UR 30%, presença de alguns cirros.
Seeing estimado entre 8 e 9.

Nessa observação de saturno o que mais me chamou a atenção foram algumas sombras observadas. Primeiramente a sua imagem estava ainda com um diâmetro aparente bem grande, porém dessa vez pude vizualizar apenas 3 ou 4 luas. A divisão de cassini mostrou-se bem nítida e escura nas alças dos anéis, assim como uma diferença de coloração entre o anel A e B. Muito interessante foi eu poder observar a divisão de cassini mesmo com 105x de aumentos, o que comprova a vantagem de uma razão focal grande aliada ao poder de resolução de uma objetiva com 4 polegadas. O anel interior C embora um tanto quanto fino estava bem discernido com uma coloração cinza-castanha diante do globo do planeta, e a faixa equatorial no hemisfério norte estava bem nítida com uma coloração castanha e com as extremidades perto do limbo um pouco curvadas para o norte. A zona polar norte apresentava-se cinzenta. A coloração geral do planeta se apresentou como num creme-alaranjado-marfim, muito bonito de ver mesmo. Agora o que mais me chamou a atenção além da sombra do globo nos anéis foi a sombra dos anéis no hemisfério sul, embora um pouco estreita estava bem nítida margendo a borda externa do anel A tendo o planeta como "pano de fundo". Dá para se perceber que a inclinação dos anéis se faz agora um pouco mais acentuada do que há uns dois meses atrás. Vale a pena conferir esse mundo gasoso que apesar de se mostrar impassível ainda mostra vários detalhes, inclusive essas sombras se apresentando negras como carvão.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos