ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ASTEROIDE HALLOWEEN

2 participantes

Ir para baixo

ASTEROIDE HALLOWEEN Empty ASTEROIDE HALLOWEEN

Mensagem  ZelvisCch Dom 01 Nov 2015, 11:08

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/10/asteroide-do-halloween-passa-em-ponto-mais-perto-da-terra-este-sabado.html

Um amigo fez essa fotografia de um objeto estranho no céu na noite de do dia 30/10 para o dia 31/10.

Ele me enviou para saber se eu poderia esclarecer o que era, o que, obviamente, ainda não tenho bagagem para isso.

Ele relatou que o objeto passou no alto do céu em uma velocidade um pouco maior que a media dos satélites artificiais.

Disse que o objeto tinha um brilho um pouco superior a de qualquer estrela visível a olho nu.

Disse também que o objeto apresentou um desvio (Curva) incomum de por volta de 90° norte para leste, o que acho que pode ser uma ilusão ótica.

O que vocês acham?

EIS A UNICA FOTO:  
ASTEROIDE HALLOWEEN Objeto%2BAle%2BFiltrado

Objeto ampliado:
ASTEROIDE HALLOWEEN 12195958_908462499231448_3876014261408549004_n%2B-%2BC%25C3%25B3pia
ZelvisCch
ZelvisCch
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 574
Data de inscrição : 26/08/2015
Idade : 51
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

ASTEROIDE HALLOWEEN Empty Re: ASTEROIDE HALLOWEEN

Mensagem  ZelvisCch Dom 01 Nov 2015, 11:09

Ah sim... Fotografia feita com um Celular Samsung de 5 mega pixel.
ZelvisCch
ZelvisCch
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 574
Data de inscrição : 26/08/2015
Idade : 51
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

ASTEROIDE HALLOWEEN Empty Re: ASTEROIDE HALLOWEEN

Mensagem  Bruno Dom 01 Nov 2015, 14:22

ZelvisCch escreveu:
Um amigo fez essa fotografia de um objeto estranho no céu na noite de do dia 30/10 para o dia 31/10.

ASTEROIDE HALLOWEEN Objeto%2BAle%2BFiltrado
Não faço idéia do que aparece nessa foto do seu amigo por que parece não representar a forma real do alvo, e sim uma luz captada pela câmera do celular que tremeu na hora do registro.
Informações mais detalhadas seriam importantes como a forma do "objeto" visto a olho nu, a cor, a altitude dele estimada com algum objeto conhecido (avião, balão, satélite etc...), quanto tempo durou a observação, como ele desapareceu (se diminuiu o brilho até sumir ou se apagou repentinamente) e mais alguma informação adicional.
Apenas por curiosidade segue abaixo uma imagem desse asteróide do Helloween, elaborada por radioastrônomos através do radiotelescópio de Arecibo:

ASTEROIDE HALLOWEEN 12187886_714087952068926_642184423391710888_n

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

ASTEROIDE HALLOWEEN Empty Re: ASTEROIDE HALLOWEEN

Mensagem  ZelvisCch Dom 01 Nov 2015, 16:08

Bruno escreveu:Não faço idéia do que aparece nessa foto do seu amigo por que parece não representar a forma real do alvo, e sim uma luz captada pela câmera do celular que tremeu na hora do registro.
Informações mais detalhadas seriam importantes como a forma do "objeto" visto a olho nu, a cor, a altitude dele estimada com algum objeto conhecido (avião, balão, satélite etc...), quanto tempo durou a observação, como ele desapareceu (se diminuiu o brilho até sumir ou se apagou repentinamente) e mais alguma informação adicional.
Apenas por curiosidade segue abaixo uma imagem desse asteróide do Helloween, elaborada por radioastrônomos através do radiotelescópio de Arecibo:

ASTEROIDE HALLOWEEN 12187886_714087952068926_642184423391710888_n
Bruno
Moderador

Saudações, Colega.
Hoje, um amigo e eu discutimos a respeito. A nossa conclusão é que se trata de um asteroide, porém, não o Halloween.
Abraços.
ZelvisCch
ZelvisCch
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 574
Data de inscrição : 26/08/2015
Idade : 51
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

ASTEROIDE HALLOWEEN Empty Re: ASTEROIDE HALLOWEEN

Mensagem  Bruno Dom 01 Nov 2015, 18:49

ZelvisCch escreveu:Hoje, um amigo e eu discutimos a respeito. A nossa conclusão é que se trata de um asteroide, porém, não o Halloween.
Aquele alvo fotografado pelo celular não pode ser um asteróide, por que eles são de magnitudes elevadas e invisíveis a olho nu. Por exemplo, os conhecidos asteróides Ceres e Vesta não são observáveis a olho nu, pois Vesta tem uma magnitude +6.4 enquanto  Ceres possui magnitude +7.7.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

ASTEROIDE HALLOWEEN Empty Re: ASTEROIDE HALLOWEEN

Mensagem  ZelvisCch Dom 01 Nov 2015, 18:55

Bruno escreveu:
Aquele alvo fotografado pelo celular não pode ser um asteróide, por que eles são de magnitudes elevadas e invisíveis a olho nu. Por exemplo, os conhecidos asteróides Ceres e Vesta não são observáveis a olho nu, pois Vesta tem uma magnitude +6.4 enquanto  Ceres possui magnitude +7.7. [/justify]

Bruno
Moderador

Mas, Bruno, não existe a possibilidade de um asteroide passar perto o suficiente para que possa ser visto a olho nu?
ZelvisCch
ZelvisCch
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 574
Data de inscrição : 26/08/2015
Idade : 51
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

ASTEROIDE HALLOWEEN Empty Bruno...

Mensagem  ZelvisCch Dom 01 Nov 2015, 19:12

Colega, existem alguns dados que eu preciso passar, porém, já passei quando criei o tópico:

1- O fotografo deste objeto disse que a imagem está fiel ao que ele observou;

2- Ele relatou que o objeto passou no alto do céu em uma velocidade um pouco maior que a media dos satélites artificiais.

3- Disse que o objeto tinha um brilho um pouco superior a de qualquer estrela visível a olho nu.

4- Disse também que o objeto apresentou um desvio (Curva) incomum de por volta de 90° norte para leste, porém, não abrupta, o que acho que pode ser uma ilusão ótica, mas, ele insiste que foi acentuada a curva e que não temos aeronaves capazes de fazer tal curva em silencio (Referindo-se a um caça).

Eu, com toda a minha atual leiguice, não tenho a minima ideia do que seja. Mas, gostaria de ter uma ideia e porque.
ZelvisCch
ZelvisCch
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 574
Data de inscrição : 26/08/2015
Idade : 51
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

ASTEROIDE HALLOWEEN Empty Re: ASTEROIDE HALLOWEEN

Mensagem  Bruno Dom 01 Nov 2015, 21:56

De fato o alvo fotografado possui uma forma incomum, e a trajetória é atípica, e isso o torna muito difícil de ser identificado, e infelizmente carecemos de mais elementos para apurar melhor esse avistamento, principalmente diante do número cada vez maior de novas tecnologias que voam pela nossa atmosfera. Segundo uma classificação elaborada pelo falecido astrônomo J. A. Hynek, o máximo que podería-mos fazer é enquadrar o caso na categoria de Luzes Noturnas não identificadas.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

ASTEROIDE HALLOWEEN Empty Re: ASTEROIDE HALLOWEEN

Mensagem  ZelvisCch Dom 01 Nov 2015, 22:11

Boa! Passei isso para o amigo, mas, ele é meio voltado a teorias de conspirações e ufologia, algo bem legal, porém, da minha parte, admito que tenho certa dificuldade em aceitar. Mas, em nome dele, agradeço muito a mais essa atenção, Bruno.

Forte abraço.
ZelvisCch
ZelvisCch
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 574
Data de inscrição : 26/08/2015
Idade : 51
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

ASTEROIDE HALLOWEEN Empty Re: ASTEROIDE HALLOWEEN

Mensagem  Bruno Seg 02 Nov 2015, 17:56

Por se tratar de um astrônomo de uma renomada universidade dos EUA (NWE), ao citar o dr. Joseph Allen Hynek ainda estamos no campo da astronomia. Aqui não tratamos de Ufologia justamente por ela não ser uma Ciência, entretanto é interessante lembrar que depois de examinar centenas de arquivos de avistamentos desse tipo, um Comitê (Comitê Condon) realizado por um grupo de cientistas (o dr. Hynek não fez parte desse comitê), produziu um relatório final concluindo que o estudo desses objetos era improvável para produzir grandes descobertas científicas, e isso agradou a Comunidade Científica. De acordo com o Relatório Condon, o assunto dos objetos voadores não identificados estava morto, já segundo o dr. Hynek "os objetos voadores não identificados, é claro, não se preocuparam em ler o relatório e voltaram à atividade."

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

ASTEROIDE HALLOWEEN Empty Re: ASTEROIDE HALLOWEEN

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos