ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Magnificação com Webcam

3 participantes

Ir para baixo

Magnificação com Webcam Empty Magnificação com Webcam

Mensagem  ZelvisCch Seg 26 Out 2015, 09:12

Eu às vezes realizo observações e astrofotografias com a Webcam C270 e o Software SharpCap.

As imagens que consigo tem uma ampliação fantástica se comparadas com as observações com oculares como, por exemplo: Plossl 12,5mm + Barlow2x (Estou aguardando a chegada da Planetaria de 6mm).

No entanto, eu não sei como descobrir quanto de Magnificação eu estou alcançando com essa prática.

Existe alguma formula para se descobrir esse dado?

ESSA É A ULTIMA FOTOGRAFIA QUE FIZ DA LUA COM A WEBACAM:
Magnificação com Webcam Lua%2B-%2Bwebcam%2B%25281%2529
ZelvisCch
ZelvisCch
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 574
Data de inscrição : 26/08/2015
Idade : 51
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Magnificação com Webcam Empty Re: Magnificação com Webcam

Mensagem  AGM Seg 26 Out 2015, 09:42

ZelvisCch escreveu: Existe alguma formula para se descobrir esse dado?

Não sei lhe responder corretamente, mas poderia você, usar de artifícios comparativos para uma "estimativa" como por exemplo:

Seu telescópio tem diâmetro "X", com uma ocular de 10mm amplia "X", e a imagem da Lua com tal ampliação, fica com certo tamanho aparente no campo do telescópio. Compare com o que é visto através da webcam e terá um percentual para comparar mais ou menos o quanto está ampliando.

"Creio que deve ter um cálculo correto, e acho que para isso, deve ter alguma especificação da sua webcam como a distância focal da lente."
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Magnificação com Webcam Empty Re: Magnificação com Webcam

Mensagem  deco27x Seg 26 Out 2015, 11:50

Olá colega ZelvisCch. A verdade é que não há uma equivalência exata, pois são coisas de natureza diferente.

Mas eu vejo o pessoal usar uma fórmula aproximada, que seria algo de natureza próxima do que o colega AGM sugeriu.

Basicamente o sensor em termos de "ampliação" (pois não é muito correto o emprego deste termo no caso de astrofotografia, mas vamos lá) seria aproximadamente equivalente a uma ocular com o comprimento focal igual ao tamanho em milímetros da diagonal do sensor.

Por exemplo, um sensor de 1/4" tem diagonal de aproximadamente 6mm (ou deveria, na prática é um pouco menos...) então seria aproximadamente equivalente a uma ocular de 6mm, e por aí vai...

Veja bem, isto é apenas uma estimativa.
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Magnificação com Webcam Empty Re: Magnificação com Webcam

Mensagem  ZelvisCch Qui 29 Out 2015, 15:14

É uma boa teoria, se teoria for correto afirmar. Mas, vou ver com a ocular 6mm se iguala ao que vejo coma ocular, mas, preciso de Céu Limpo, o que aqui tá dificil.
ZelvisCch
ZelvisCch
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 574
Data de inscrição : 26/08/2015
Idade : 51
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Magnificação com Webcam Empty Re: Magnificação com Webcam

Mensagem  deco27x Qui 29 Out 2015, 18:47

Me lembro de colega falando sobre o tamanho dos sensores de webcam. Os de 1/4" na verdade tem algo entre 5mm e 4mm. Então seria aproximadamente equivalente a uma ocular de 4 ou 5mm...

Não sei bem o porque de haver esta discrepância entre o valor especificado para o tamanho do sensor e o real....
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Magnificação com Webcam Empty Re: Magnificação com Webcam

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos