ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ISO800 PARA ASTROFOTOGRAFIA – ACERTEI?

5 participantes

Ir para baixo

ISO800 PARA ASTROFOTOGRAFIA – ACERTEI? Empty ISO800 PARA ASTROFOTOGRAFIA – ACERTEI?

Mensagem  ZelvisCch Sex 16 Out 2015, 10:26

Essa madrugada eu tive a melhor experiência com astronomia até o momento. Mesmo em uma noite de céu ruim, com muitas nuvens eu aproveitei muito bem para uma noitada astronômica – rsrs. A partir das 04h eu comecei a observa Vênus, seguido de Júpiter e quatro Luas e fechei a madrugada observando Marte. Foi uma festa, pois, foi a primeira vez que observei Júpiter e Marte pela minha luneta.

Mas, antes disso, as 01:30h, eu comecei a observar Sírius, aproveitei e resolvi fotografa-la pela primeira vez.

O Céu estava muito ruim, com muitas nuvens. O Norte e o Oeste estava quase todo encoberto, onde, mais tarde, deu melhoradinha,  mas, mesmo assim, resolvi caçar a Estrela.

USEI:
SKy-Watcher 70/900 – EQ-1
Ocular PL10mm
Câmera Canon A2600 (Modelo de entrada da Canon)
Adaptador de Câmeras para telescópios

Configurei a Câmera manualmente:
ISO800
Tempo de obturador: 2 segundos

Sendo eu muitíssimo leigo nessa área, gostaria de saber dos colegas mais experientes sobre o equipamento usado e essa configuração.

Alguém tem uma boa dica para eu fazer melhor da próxima vez?

Obrigado.

Esse foi o resultado da noite. Gostaria muito de dicas.
ISO800 PARA ASTROFOTOGRAFIA – ACERTEI? IMG_1576
ZelvisCch
ZelvisCch
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 574
Data de inscrição : 26/08/2015
Idade : 51
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

ISO800 PARA ASTROFOTOGRAFIA – ACERTEI? Empty Re: ISO800 PARA ASTROFOTOGRAFIA – ACERTEI?

Mensagem  AGM Sex 16 Out 2015, 10:59

O ISO em 800 está bom, pois a estrela é muito brilhante, porém, passa rápido no campo. Tente reduzir a exposição para 1.3" ou até em 0.8", 0.6" e não 2", mantendo o ISO em 800. Encontrará uma exposição mais adequada para uma EQ sem motorização.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

ISO800 PARA ASTROFOTOGRAFIA – ACERTEI? Empty Re: ISO800 PARA ASTROFOTOGRAFIA – ACERTEI?

Mensagem  André Pira Sex 16 Out 2015, 12:38

Um tempinho atrás fiz o registro da mesma estrela com um refrator de 90 mm e uma T3.
https://www.flickr.com/photos/130867081@N05/16206356307/
Como nossos equipamentos (refratores) tem mais contraste, senti a necessidade de aumentar o tempo de exposição com um ISO de 400. No caso eu sugiro que você "tente" aumentar o ISO para proporcionalmente diminuir o tempo de exposição e o efeito de arrasto da estrela.
Tomando cuidado para achar o equilíbrio entre o ISO mais alto e o excesso de ruído que "talvez" possa aparecer na imagem. Mas isso é só um palpite...
Espero ter ajudado!
Abs.
André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

ISO800 PARA ASTROFOTOGRAFIA – ACERTEI? Empty Re: ISO800 PARA ASTROFOTOGRAFIA – ACERTEI?

Mensagem  ZelvisCch Sex 16 Out 2015, 16:22

AGM escreveu:O ISO em 800 está bom, pois a estrela é muito brilhante, porém, passa rápido no campo. Tente reduzir a exposição para 1.3" ou até em 0.8", 0.6" e não 2", mantendo o ISO em 800. Encontrará uma exposição mais adequada para uma EQ sem motorização.

Valew Adriano, já configurei a câmera na média da sua sugestão. Obrigado mais uma vez.
ZelvisCch
ZelvisCch
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 574
Data de inscrição : 26/08/2015
Idade : 51
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

ISO800 PARA ASTROFOTOGRAFIA – ACERTEI? Empty Re: ISO800 PARA ASTROFOTOGRAFIA – ACERTEI?

Mensagem  ZelvisCch Sex 16 Out 2015, 16:23

André Pira escreveu:Um tempinho atrás fiz o registro da mesma estrela com um refrator de 90 mm e uma T3.
https://www.flickr.com/photos/130867081@N05/16206356307/
Como nossos equipamentos (refratores) tem mais contraste, senti a necessidade de aumentar o tempo de exposição com um ISO de 400. No caso eu sugiro que você "tente" aumentar o ISO para proporcionalmente diminuir o tempo de exposição e o efeito de arrasto da estrela.
Tomando cuidado para achar o equilíbrio entre o ISO mais alto e o excesso de ruído que "talvez" possa aparecer na imagem. Mas isso é só um palpite...
Espero ter ajudado!
Abs.

Belíssima fotografia essa sua. Parabéns. Obrigado pela sugestão, vou tentar também.
ZelvisCch
ZelvisCch
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 574
Data de inscrição : 26/08/2015
Idade : 51
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

ISO800 PARA ASTROFOTOGRAFIA – ACERTEI? Empty Re: ISO800 PARA ASTROFOTOGRAFIA – ACERTEI?

Mensagem  Jonas J Dom 29 Nov 2015, 16:10

ZelvisCch escreveu:(...)Foi uma festa, pois, foi a primeira vez que observei Júpiter e Marte pela minha luneta.

Observei Marte recentemente mas ele ficou muitíssimo diminuto em meu equipamento, (com você também, ou errei em algo?), pouca coisa maior do como vejo uma lua de Júpiter, porém avermelhado.
Pelo que consultei as órbitas (Terra e Marte) estarão favoráveis (próximas) em maio e junho, então observarei novamente.
Será que esse rabicho no registro de Sírius tem a ver com a estrela par?
Parabéns pela experiência Zelvis.
Jonas J
Jonas J
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 319
Data de inscrição : 22/11/2015
Localização : São Paulo

http://www.astrobin.com/users/JonasJ/

Ir para o topo Ir para baixo

ISO800 PARA ASTROFOTOGRAFIA – ACERTEI? Empty Re: ISO800 PARA ASTROFOTOGRAFIA – ACERTEI?

Mensagem  Dry Seg 30 Nov 2015, 19:15

Minha sugestão é de que vc faça várias fotos desta estrela e depois realize um empilhamento delas no programa DeepSkyStacker. Como disse o AGM, diminua o tempo de exposição para evitar o arrasto e caso a imagem fique escura, aumente o ISO. A qualidade vai melhorar com certeza.

[img]ISO800 PARA ASTROFOTOGRAFIA – ACERTEI? 2dw6c7l[/img]
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

ISO800 PARA ASTROFOTOGRAFIA – ACERTEI? Empty Re: ISO800 PARA ASTROFOTOGRAFIA – ACERTEI?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos