ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Sól é que dissecou Mercúrio.

2 participantes

Ir para baixo

O Sól é que dissecou Mercúrio. Empty O Sól é que dissecou Mercúrio.

Mensagem  Xevious Seg 07 Nov 2011, 14:38

O Sól é que dissecou Mercúrio.

Já é notório que oq vemos de Mercúrio hoje é oq já foi o núcleo de um planeta bem maior.
Mas a teoria atual, é que só teria sobrado o núcleo por causa de um choque de algum outro planeta nele..

Mas eu discordo, pra mim me parece muito óbvio que foi o próprio Sol que na ação abrasadora do vento solar, é que causou o dissecamento de Mercúrio.

E inclusive isto ainda esta acontecendo..

Como pode ser observado, NESTA MATÉRIA

Xevious
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 272
Data de inscrição : 31/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O Sól é que dissecou Mercúrio. Empty Re: O Sól é que dissecou Mercúrio.

Mensagem  Bruno Seg 07 Nov 2011, 20:26

Muito interessante essa matéria, a ação do vento solar arrancaria material de mercúrio lançando-o em sentido contrário no espaço, tal qual um cometa se consumindo em uma cauda.
A foto da cratera na matéria do link em questão sugere uma atividade vulcânica formando uma cratera secundária dentro de uma cratera primária de impacto, pois notamos nos arredores desta uma capa de ejetos de material arrancado da região central dela e lançados para fora dos limites da borda dessa cratera.
A questão da diferença entre as dimensões de mercúrio e um cometa além da excentricidade da órbita desse último, definiriam as características estruturais que diferenciam ambos ao serem modelados pelo vento solar.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos