ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Chegou meu OTA!

+5
jmpmarques
Dry
Marcos Poncio
Bruno
Roberto_Moura
9 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Chegou meu OTA! - Página 3 Empty Re: Chegou meu OTA!

Mensagem  Bruno Dom 02 Ago 2015, 17:16

Eu não sei quais a oculares que o Roberto tem, mas como o vidro do espelho é Pyrex o que confere uma boa qualidade óptica, creio que quando for observar a lua e os planetas uma ampliação máxima entre 150x e 200x será o suficiente. Muitos detalhes serão revelados com o poder de resolução de um espelho com 200mm de diâmetro.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Chegou meu OTA! - Página 3 Empty Re: Chegou meu OTA!

Mensagem  AlvaroMiranda Seg 03 Ago 2015, 08:22

Roberto_Moura escreveu:Bom, daqui uns anos (ou meses), vendo esse OTA e vou atrás de um "de verdade"...
hehehehehe.

Abraços a todos.

Roberto, você está com uma verdadeira joia e considera esse telescópio "de brinquedo" e não "de verdade" ??? Sinceramente, meu amigo, o que está faltando para você é mais conhecimento na área. Um 200mm F/4 é um excelente instrumento para DSO e além disso com esse modelo você nem mesmo irá precisar usar uma barlow para conseguir o foco em sua DSLR, quer coisa melhor ??? Procure conhecer mais sobre isso e você vai perceber o quanto você está absolutamente enganado. Fique tranquilo, meu amigo, você esta muito bem equipado.
AlvaroMiranda
AlvaroMiranda
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 228
Data de inscrição : 24/07/2014
Idade : 65
Localização : Itu/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Chegou meu OTA! - Página 3 Empty Re: Chegou meu OTA!

Mensagem  deco27x Seg 03 Ago 2015, 08:55

Concordo com o Bruno. Aumentos entre 150x e 200x são os mais úteis em observações planetárias na grande maioria das noites.

Uma boa 5mm seria perfeita para o colega utilizar em observação planetária então. Espero que a starguider ED 5mm volte ao estoque, daria 160x de aumento, uma boa cifra.

No meu 200mm, para observação planetária, os aumentos que uso com mais freqüência são 133x e 185x. Só de vez em quando dá pra usar 240x, com menos frequência ainda 280x, e quase nunca dá para usar 370x.
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Chegou meu OTA! - Página 3 Empty Re: Chegou meu OTA!

Mensagem  Roberto_Moura Seg 03 Ago 2015, 11:36

Obrigado a todos pelo incentivo...

Já estou me sentindo melhor em relação ao equipamento.

De repente, estou meio que me prevenindo, com aquele certo medo de não ser o equipamento bom, sem lá...
Assim, quando eu olhar pela primeira vez, terei boa surpresa... hehehe.

Vamos ver... Provavelmente, até sexta chega a tralha toda... Smile
Roberto_Moura
Roberto_Moura
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 297
Data de inscrição : 14/07/2015
Idade : 66
Localização : São Sebastião-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Chegou meu OTA! - Página 3 Empty Re: Chegou meu OTA!

Mensagem  Roberto_Moura Seg 03 Ago 2015, 11:46

AlvaroMiranda escreveu:
Roberto_Moura escreveu:Bom, daqui uns anos (ou meses), vendo esse OTA e vou atrás de um "de verdade"...
hehehehehe.

Abraços a todos.

Roberto, você está com uma verdadeira joia e considera esse telescópio "de brinquedo" e não "de verdade" ??? Sinceramente, meu amigo, o que está faltando para você é mais conhecimento na área. Um 200mm F/4 é um excelente instrumento para DSO e além disso com esse modelo você nem mesmo irá precisar usar uma barlow para conseguir o foco em sua DSLR, quer coisa melhor ??? Procure conhecer mais sobre isso e você vai perceber o quanto você está absolutamente enganado. Fique tranquilo, meu amigo, você esta muito bem equipado.

Aproveitando o ensejo, gostaria de saber:
Eu tiro a lente da DSLR e coloco ela "pelada" no adaptador? Sem lente nela ou ocular no telescópio?
Não consigo entender esse procedimento...

Ou o adaptador é prá colocar a ocular dentro?...
Desculpem minha falta de conhecimento, mas, realmente, nunca tive um Setup desses (aliás, nunca tive nenhum setup) e, por isso, faço essa pergunta meio lerda...
Vi, numa sequência fotográfica, que o cara tira a lente da câmera e coloca a câmera no lugar da ocular do telescópio...
Então, fiquei pensando: "Como pode focar se não tem lente nem na câmera e nem ocular no telescópio?"

O procedimento é esse mesmo?

Obrigado.
Roberto_Moura
Roberto_Moura
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 297
Data de inscrição : 14/07/2015
Idade : 66
Localização : São Sebastião-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Chegou meu OTA! - Página 3 Empty Re: Chegou meu OTA!

Mensagem  Dry Seg 03 Ago 2015, 11:56

O procedimento é esse mesmo: Vc deve colocar a câmera sem a lente, e o foco vc irá ajustar pelo focalizador do telescópio.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Chegou meu OTA! - Página 3 Empty Re: Chegou meu OTA!

Mensagem  Roberto_Moura Seg 03 Ago 2015, 12:12

Dry escreveu:O procedimento é esse mesmo: Vc deve colocar a câmera sem a lente, e o foco vc irá ajustar pelo focalizador do telescópio.

Entendi... Obrigado.

Essa vou querer ver de perto... hehehe.
Fico pensando como pode acontecer isso... sem lentes nem oculares...

Vai ser muito legal eu ver isso.
Obrigado, Dry.
Smile
Roberto_Moura
Roberto_Moura
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 297
Data de inscrição : 14/07/2015
Idade : 66
Localização : São Sebastião-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Chegou meu OTA! - Página 3 Empty Re: Chegou meu OTA!

Mensagem  Dry Seg 03 Ago 2015, 12:19

É o mesmo processo que uso para fazer minhas fotos Roberto. A diferença é que uso câmeras apropriadas apenas para astrofotografia e elas não tem lentes para fotos "normais". O sensor fica exposto diretamente no focalizador e o foco é ajustado da mesma forma que em uma ocular. O colega Alvaro informou que seu tele dá foco em uma DSLR e se realmente der, vai ser muito bom.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Chegou meu OTA! - Página 3 Empty Re: Chegou meu OTA!

Mensagem  Roberto_Moura Seg 03 Ago 2015, 12:24

Já tô quase sem unhas... de tanto roer...
Tenho que me concentrar em não fazer isso, pois, até sexta feira, provavelmente, não terei nem os dedos... kkkkkkkkkk

Obrigado!
Roberto_Moura
Roberto_Moura
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 297
Data de inscrição : 14/07/2015
Idade : 66
Localização : São Sebastião-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Chegou meu OTA! - Página 3 Empty Re: Chegou meu OTA!

Mensagem  AlvaroMiranda Seg 03 Ago 2015, 14:08

Roberto, se sua câmara for uma Canon, você vai precisar desses acessórios:

http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/astrofotografia/t2canon-detail

http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/astrofotografia/t2125-detail

Abs
AlvaroMiranda
AlvaroMiranda
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 228
Data de inscrição : 24/07/2014
Idade : 65
Localização : Itu/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Chegou meu OTA! - Página 3 Empty Re: Chegou meu OTA!

Mensagem  Roberto_Moura Seg 03 Ago 2015, 14:48

AlvaroMiranda escreveu:Roberto, se sua câmara for uma Canon, você vai precisar desses acessórios:

http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/astrofotografia/t2canon-detail

http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/astrofotografia/t2125-detail

Abs

Opa, Alvaro...
Já encomendei junto com a montagem...
A Câmera e essas tralhas todas chegam até sexta (acho)...

Obrigado, amigo.
Roberto_Moura
Roberto_Moura
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 297
Data de inscrição : 14/07/2015
Idade : 66
Localização : São Sebastião-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Chegou meu OTA! - Página 3 Empty Re: Chegou meu OTA!

Mensagem  André Pira Ter 04 Ago 2015, 00:16

Grande Roberto! Com certeza seu refletor não foi devolvido por alguém (outro comprador antes de você) que supostamente percebeu algum erro de anúncio ou problema de equipamento.
Minha montagem, uma HEQ 5 foi comprada exatamente como você fez com o refletor: constava como indisponível e sempre com uma data prevista de chegada, mas de repente passou de "indisponível" para "esgotada" sem ao menos entrar à venda.
Lógico que fiquei sem entender nada e continuei olhando a página "religiosamente" todo dia, até que de repente apareceu uma unidade para venda. Era de um comprador que fez o pedido pelo sistema e não efetuou o pagamento do boleto, dessa forma o produto entrou automaticamente à venda novamente. Dei sorte assim como você!!!
Fique tranquilo que seu equipamento falará por si mesmo assim que estiver em cima da montagem e seus olhos na ocular. É um telescópio muito competente, tanto para observações quanto para a prática da astrofotografia.
E esteja certo que essas dúvidas simplesmente virarão uma boa história para ser contada daqui algum tempo, nada mais que isso!
Abraços...

André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

Chegou meu OTA! - Página 3 Empty Re: Chegou meu OTA!

Mensagem  Roberto_Moura Ter 04 Ago 2015, 00:38

Valeu, amigo!

De repente eu to, mesmo, viajando nisso tudo...
(Será que é nervoso por estar prestes a ter o primeiro equipamento? Laughing)

Fico criando expectativas... hehehe...
Vou esperar montar a tralha e, com sorte, posto minha primeira astrofoto aqui...

Grande abraço.
Roberto_Moura
Roberto_Moura
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 297
Data de inscrição : 14/07/2015
Idade : 66
Localização : São Sebastião-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Chegou meu OTA! - Página 3 Empty Re: Chegou meu OTA!

Mensagem  André Pira Ter 04 Ago 2015, 00:51

Hummm....nesse caso (astrofotografia) pode estar preparado que certamente muitas dificuldades virão! E não será por alguma limitação do equipamento, mas por todo o conhecimento e prática (tempo) que essa área da astronomia necessita.
Pequenos detalhes farão a diferença entre uma noite de bons resultados ou não: um alinhamento adequado, a técnica escolhida para se fazer a captura ou simplesmente a configuração da máquina...
Seu refletor é excelente para isso!!! Tirar o quê ele pode lhe oferecer, somente com o tempo.
Abs...
André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

Chegou meu OTA! - Página 3 Empty Re: Chegou meu OTA!

Mensagem  Roberto_Moura Ter 04 Ago 2015, 00:58

André Pira escreveu:Hummm....nesse caso (astrofotografia) pode estar preparado que certamente muitas dificuldades virão! E não será por alguma limitação do equipamento, mas por todo o conhecimento e prática (tempo) que essa área da astronomia necessita.
Pequenos detalhes farão a diferença entre uma noite de bons resultados ou não: um alinhamento adequado, a técnica escolhida para se fazer a captura ou simplesmente a configuração da máquina...
Seu refletor é excelente para isso!!! Tirar o quê ele pode lhe oferecer, somente com o tempo.
Abs...

Verdade, André...
Sei que esquentarei a cabeça nesse aspecto, mas vai ser um "esquentar de cabeça" prazeiroso... hehehe.
(Tentativa e erro)

Vou postar minha primeira foto (meu primeiro click) mesmo que fique uma bicheira...
Só prá mostrar que eu cliquei pela primeira vez... hehehe.

Grande abraço.
Roberto_Moura
Roberto_Moura
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 297
Data de inscrição : 14/07/2015
Idade : 66
Localização : São Sebastião-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Chegou meu OTA! - Página 3 Empty Re: Chegou meu OTA!

Mensagem  André Pira Ter 04 Ago 2015, 11:41

É isso aí!!! Qualquer dia tomo coragem e coloco minha primeira foto (de Órion) no fórum também - não que as demais sejam grande coisa... Laughing Evil or Very Mad Evil or Very Mad
Mas pra você ter uma idéia, depois que tirei a foto fiquei olhando, olhando.....e achei que a máquina estava com problemas. Mas depois de um tempo caí na real e vi que era minha foto mesmo!!! Shocked Shocked Shocked
André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

Chegou meu OTA! - Página 3 Empty Re: Chegou meu OTA!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos