ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nova visão do Sol.

Ir para baixo

Nova visão do Sol. Empty Nova visão do Sol.

Mensagem  Bruno Seg 21 maio 2012, 22:42

Segundo um artigo na Scienc News Cientistas do Instituto de Astrofísica das Ilhas Canárias descobriram novos fatos escondidos sob a superfície flamejante do nosso astro Rei.
Sempre se acreditou que no núcleo do Sol os átomos de Hidrogênio se fundiam e formavam cerca de 75% da massa total solar, dando origem também a elementos mais pesados tais como o Hélio, e também o Carbono, Nitrogênio e o Oxigênio, sem contar a energia na sua superfície.
Entretanto pesquisas recentes indicaram que existem muito menos desses outros elementos do que se pensava. O fato de a composição química Solar ser diferente daquela que os cientistas acreditaram até hoje mudou o modo como se encaram as estrelas.
A Comunidade Científica Mundial não conseguiu chegar a um consenso sobre o quanto há de Hidrogênio e de outros elementos na composição Solar atual.
Em 1850 os cientistas descobriram que existem nos raios solares linhas escuras, que sabemos representarem a presença de determinados elementos na atmosfera Solar, e que absorvem a radiação que deveria chegar até nós. Quanto maior for a linha escura maior será a quantidade desse determinado elemento.
Segundo o que se acreditava até então a fusão do Hidrogênio no núcleo solar convertia parte do Hidrogênio em Hélio, e depois em outros elementos mais pesados chamados de elementos metalizados, os “metais”, mesmo alguns deles sendo gases como o Oxigênio e o Nitrogênio. A porcentagem desses “metais” na composição total solar era tida pelos cientistas como sendo de 2% da massa total do Sol, mas agora foi colocada em dúvida.
Novos testes à partir dessas linhas escuras estão levando a crer que a proporção dos “metais” é 40% menor do que se pensava. Isso quer dizer que todos os elementos além do Hidrogênio e do Hélio formam apenas 1,4% da composição solar.
Por incrível que possa parecer por causa da relativa grande proximidade, ainda não sabemos o suficiente sobre a maneira como o Sol é formado, pois os modelos anteriores dividiam o Sol em camadas como na Terra, onde é possível ver-mos essas divisões. Essa nova visão do Sol levou em consideração as transferências constantes de massa e energia das camadas externas para as internas, e vice-versa, o que acabou resultando num modelo tridimensional de estudo do Sol.
Também descobriu-se que o estudo das ondas sonoras emitidas por causa das turbulências provocadas pelo Hélio Solar, são espécies de terremotos na sua superfície. Precisa-se agora saber mais sobre o quanto do que foi descoberto à respeito do Sol, também pode ser aplicado às outras estrelas da nossa e de outras galáxias.


Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos