ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Montagem para Toya Skyview 114mm

3 participantes

Ir para baixo

Montagem para Toya Skyview 114mm Empty Montagem para Toya Skyview 114mm

Mensagem  jmpmarques Qua 01 Jul 2015, 00:35

Senhores, muito boa noite a todos!

Sou extremamente novo no assunto, em se tratando de prática. Sempre fui apaixonado pelo "desconhecido" e finalmente, aos 28 anos, comprei meu primeiro telescópio: um Toya Skyview 114mm

Pesquisei, vi, li, ouvi, e praticamente 70% das pessoas falaram que o Toya (na verdade, falaram qualquer modelo) seria apenas um brinquedo e que eu estaria jogando meu dinheiro fora. Um breve resumo desses 4 dias com o telescópio: consegui ver a lua com uma nitidez incrível (com as oculares de 10mm e 25mm, assim como a simples Barlow 2x de plástico que vem com ele); ontem (terça, 30/06), consegui ver Saturno de uma forma que achei estar "vendo coisas". Esfreguei os olhos, tampei um olho, tampei o outro, mas SIM! Lá estava o maior "disco voador" da Via Láctea!

Minha grande questão foi a adaptação com o tripé/montagem que vem com o telescópio: SIM! EERGH! É precária! Acho que os conselhos baseavam-se sim na montagem! Não no telescópio... mas meu problema pareceu ser mais assustador e complexo depois de buscar alguma alternativa para essa linha de telescópios e simplesmente não achar NADA que pudesse substituir essa tranqueira de alumínio quase sem densidade.

Caso algum de vocês, que já são bem mais experientes no assunto puderem compartilhar alguma solução que possibilite a substituição do tripé/montagem que estou usando, agradeceria imensamente!

A todos, grande abraço e como já vi em outros lugares, bons céus!
jmpmarques
jmpmarques
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 50
Data de inscrição : 01/07/2015
Idade : 37
Localização : RJ / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Montagem para Toya Skyview 114mm Empty Re: Montagem para Toya Skyview 114mm

Mensagem  Bruno Qua 01 Jul 2015, 06:52

Olá jpmgmarques, seja bem vindo ao AF. De fato a marca Toya ainda está evoluindo e tem muito o que desenvolver, mas muitas das críticas partem de quem nunca observou com um instrumento dessa marca. A óptica da objetiva ou do espelho parece ter melhorado, e no caso desse seu o maior problema além da montagem é a qualidade mediana das oculares, mas para começar as originais que vem com ele servem para algum aprendizado. Futuramente adquirir oculares mais avançadas será muito útil. Quanto à montagem seria o ideal você entrar em contato com algum fabricante de telescópios refletores newtonianos, porque uma montagem dobsoniana pode resolver o seu problema com a estabilidade do aparelho, além do preço ser geralmente mais em conta. Segue no link o fabricante de telescópios astronômicos A&T, e que talvez possa fazer para você uma dobsoniana sob encomenda: http://www.colvero.com/telescopios/index.htm
Qualquer dúvida é só retornar.
Grande abraço.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Montagem para Toya Skyview 114mm Empty Muito obrigado!

Mensagem  jmpmarques Qua 01 Jul 2015, 13:31

Bruno escreveu:
Olá jpmgmarques, seja bem vindo ao AF. De fato a marca Toya ainda está evoluindo e tem muito o que desenvolver, mas muitas das críticas partem de quem nunca observou com um instrumento dessa marca. A óptica da objetiva ou do espelho parece ter melhorado, e no caso desse seu o maior problema além da montagem é a qualidade mediana das oculares, mas para começar as originais que vem com ele servem para algum aprendizado. Futuramente adquirir oculares mais avançadas será muito útil. Quanto à montagem seria o ideal você entrar em contato com algum fabricante de telescópios refletores newtonianos, porque uma montagem dobsoniana pode resolver o seu problema com a estabilidade do aparelho, além do preço ser geralmente mais em conta. Segue no link o fabricante de telescópios astronômicos A&T, e que talvez possa fazer para você uma dobsoniana sob encomenda: http://www.colvero.com/telescopios/index.htm
Qualquer dúvida é só retornar.
Grande abraço.
Bruno
Moderador

Bruno, boa tarde.

Gostaria antes de mais nada agradecer a atenção desprendida e a recepção dada por você.

Entrei em contato com eles e agora aguardo feedback.

Dependendo do que eu consiga fazer, colocarei aqui para ciência de todos (vai que alguém precisa de algo parecido...).

Grande abraço e mais uma vez, obrigado.
jmpmarques
jmpmarques
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 50
Data de inscrição : 01/07/2015
Idade : 37
Localização : RJ / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Montagem para Toya Skyview 114mm Empty Re: Montagem para Toya Skyview 114mm

Mensagem  diogoramone Seg 23 Jul 2018, 17:36

Boa tarde a todos,
Sou novo no forúm, e apesar de ter um pouco de conhecimento do céu (constelações, planetas, nebulosas... etc) ainda sou novato no assunto telescópio. Para não precisar abrir um novo assunto, resolvi resgatar esse tópico aqui... pois estou com o mesmo problema...

Comprei um skyview 114mm com montagem AZ2, no começo tive bastante dificuldade em localizar os planetas, mas já estou bem melhor... rsrs Mas eu gostaria de saber se existe a possibilidade de mudar a montagem desse telescópio de AZ2 para EQ2 ou 3. Desde já agradeço. E um abraço a todos

diogoramone
Curioso
Curioso

Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/07/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Montagem para Toya Skyview 114mm Empty Re: Montagem para Toya Skyview 114mm

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos