ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tirando partido de minha super-ocular.

2 participantes

Ir para baixo

Tirando partido de minha super-ocular. Empty Tirando partido de minha super-ocular.

Mensagem  unukalhai Sex 08 maio 2015, 19:54

Ontem eu peguei em meu tele newtoniano 130/900 e me pus observando Júpiter. Logo que pus minha ocular Omegon LE Planetary 5mm (que mandei vir da Alemanha) no tele, e o apontei para Júpiter, estremeci... Meu coração começou batendo rapidamente... Finalmente eu apanhei a danada... Durante quase 10 anos me evitando, lá estava ela: A Grande Mancha Vermelha em todo o seu esplendor, com uma nitidez impressionante! Lá estava ela se destacando claramente. Já a tinha visto há quase 10 anos, mas nunca com essa nitidez extrema! Com uma cor acinzentada, se destacando junto com as faixas jovianas laranja cinza (a faixa debaixo com seu perfil ondulado, como o perfil das ondas do mar). Mas a Grande Mancha parecia fugir de mim com grande velocidade, em cerca de 2 horas passou do lado direito para o lado esquerdo do disco joviano! A danada se deu conta que eu a estava observando!!
    Puxa... Eu nunca tinha visto Júpiter com essa nitidez e detalhe!! De cortar a respiração!! Essa minha ocular é mesmo uma super-ocular!! Smile
unukalhai
unukalhai
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 101
Data de inscrição : 16/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Tirando partido de minha super-ocular. Empty Re: Tirando partido de minha super-ocular.

Mensagem  unukalhai Sáb 09 maio 2015, 18:03

Ontem, Sexta-Feira, voltei a observar Júpiter com minha super-ocular. Dessa vez, a Grande Mancha Vermelha se escondeu de mim novamente :(. Mas, para compensar, as cores das faixas jovianas estavam mais vivas que nunca: De um laranja avermelhado vivo, com seu perfil recortado. Consegui vislumbrar pequenos detalhes esbranquiçados no interior das faixas! Smile
unukalhai
unukalhai
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 101
Data de inscrição : 16/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Tirando partido de minha super-ocular. Empty Re: Tirando partido de minha super-ocular.

Mensagem  Bruno Sáb 09 maio 2015, 20:18

Olá unukalhai, as oculares Planetárias Omegon mesmo com telescópios com grande luminosidade (abertura) e brilho, entregam imagens livres de distorções até às margens externas do campo de visão. O desenho interno é composto de sete elementos divididos em quatro grupos, com as bordas das lentes enegrecidas e as superfícies ar/vidro vaporizadas em várias camadas para efeito anti-reflexivo.
Uma grande diferença delas para as oculares comuns é o espaço livre para o olho em média com 20mm, oferecendo uma visualização bastante agradável. Até quem usa óculos poderá observar o campo de visão por inteiro.
Possuem muito boa transmissão de luz, alto contraste e fidelidade de cores. Com elas não será necessário manter a vista exatamente no eixo ótico, pois uma movimentação da visão durante a observação não prejudicará em nada, e não haverão escurecimentos perceptíveis (Efeito Kidney Bean). Testes comparativos com outras oculares demonstraram também uma transparência mais elevada, e imagens mais brilhantes com campo de fundo escuro e livre de luz dispersa. O sistema de obturadores internos contribuem decididamente para a redução de qualquer dispersão de luz, e elas não ampliam artificialmente o campo de visão nas margens, mostrando um campo real e livre de aberrações. Para a observação visual lunar e planetária com ampliações elevadas as Planetárias da Omegon são uma das minhas preferidas.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Tirando partido de minha super-ocular. Empty Re: Tirando partido de minha super-ocular.

Mensagem  unukalhai Sáb 09 maio 2015, 20:54

Bruno escreveu:
Olá unukalhai, as oculares Planetárias Omegon mesmo com telescópios com grande luminosidade (abertura) e brilho, entregam imagens livres de distorções até às margens externas do campo de visão. O desenho interno é composto de sete elementos divididos em quatro grupos, com as bordas das lentes enegrecidas e as superfícies ar/vidro vaporizadas em várias camadas para efeito anti-reflexivo.
Uma grande diferença delas para as oculares comuns é o espaço livre para o olho em média com 20mm, oferecendo uma visualização bastante agradável. Até quem usa óculos poderá observar o campo de visão por inteiro.
Possuem muito boa transmissão de luz, alto contraste e fidelidade de cores. Com elas não será necessário manter a vista exatamente no eixo ótico, pois uma movimentação da visão durante a observação não prejudicará em nada, e não haverão escurecimentos perceptíveis (Efeito Kidney Bean). Testes comparativos com outras oculares demonstraram também uma transparência mais elevada, e imagens mais brilhantes com campo de fundo escuro e livre de luz dispersa. O sistema de obturadores internos contribuem decididamente para a redução de qualquer dispersão de luz, e elas não ampliam artificialmente o campo de visão nas margens, mostrando um campo real e livre de aberrações. Para a observação visual lunar e planetária com ampliações elevadas as Planetárias da Omegon são uma das minhas preferidas.
Bruno
Moderador

Verdade, Bruno. Smile
Antes de comprar minha nova ocular, para ver Júpiter com 180x de ampliação, eu tinha que usar uma ocular 10mm (Kellner modificada) e uma barlow 2x, que vieram com meu tele. Só conseguia ver as faixas jovianas retas e sem nenhum detalhe, e as poucas vezes que vi a Grande Mancha Vermelha (há quase 10 anos) eu a observava muito sumida, só a conseguia ver com dificuldade, tudo isso com muito pouco contraste. Agora, bem agora, foi quase como se tivesse aumentado a abertura e a razão focal de meu tele, basta você ler meus dois últimos comentários para ver a diferença. Smile
unukalhai
unukalhai
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 101
Data de inscrição : 16/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Tirando partido de minha super-ocular. Empty Limpei minha ocular com cotonete.

Mensagem  unukalhai Seg 11 maio 2015, 20:13

Júpiter se está aproximando do horizonte. Parece que só para o ano é que eu volto a ver Júpiter com qualidade. Crying or Very sad Ontem já não vi com a qualidade que costumava, mesmo com minha nova ocular! Crying or Very sad

Limpei pela primeira vez minha super-ocular! Smile Utilizei apenas cotonete sem nada, limpei com suavidade. Será que fiz bem? confused Basta só cotonete, ou é preciso mais? confused
unukalhai
unukalhai
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 101
Data de inscrição : 16/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Tirando partido de minha super-ocular. Empty Re: Tirando partido de minha super-ocular.

Mensagem  Bruno Seg 11 maio 2015, 21:51

unukalhai escreveu:1- Júpiter se está aproximando do horizonte. Parece que só para o ano é que eu volto a ver Júpiter com qualidade.
2- Ontem já não vi com a qualidade que costumava, mesmo com minha nova ocular!
3- Limpei pela primeira vez minha super-ocular! Utilizei apenas cotonete sem nada, limpei com suavidade. Será que fiz bem? Basta só cotonete, ou é preciso mais?
1- De fato ao passar pelo meridiano no final da tarde, jupiter ao declinar para o oeste terá a sua imagem distorcida ao passar por uma área da atmosfera mais turbulenta (próxima do horizonte), sofrendo distorções ópticas e difração causada pelos particulados em suspensão (aerossóis), acumulados na atmosfera durante o dia pelas emissões urbano/industriais e queimadas. Ainda assim jupiter pode mostrar-se surpreendentemente estável ao entardecer, tendo o céu de fundo ainda azul com períodos de calmaria e imagens estáveis. Quando o dia escurecer totalmente jupiter então passará a brilhar com mais intensidade, e as interferências e turbulências na atmosfera se farão sentir mais fortes ao provocarem distorções nas imagens.
2- A qualidade de uma ocular dependerá da óptica dela, e também da hora e da estabilidade atmosférica no momento da observação. Mesmo depois de um astro ter cruzado o meridiano em direção ao oeste, imagens planetárias com o mínimo de distorções poderão ser obtidas quando o céu de fundo ainda estiver azul com períodos maiores de calmaria na atmosfera.
3- Evite usar o cotonete porque fiapos de algodão poderão ficar presos nos cantos das lentes, e isso provocará riscos escuros irritantes durante a observação de astros brilhantes como a lua. Primeiro remova a poeira que poderá arranhar a superfície óptica soprando a lente com uma "Pêra de ar". Utilize também se possível um pincel de cerdas macias para "varrer" a lente, e finalmente limpe algum embaçamento ou engorduramento nela esfregando uma flanelinha macia e seca de algodão, ou se for necessário utilize um líquido específico de limpeza.
kits de limpeza de lentes:  http://cameras.mercadolivre.com.br/acessorios/kit-limpeza-lentes

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Tirando partido de minha super-ocular. Empty Re: Tirando partido de minha super-ocular.

Mensagem  unukalhai Seg 11 maio 2015, 22:40

Bruno escreveu:1- De fato ao passar pelo meridiano no final da tarde, jupiter ao declinar para o oeste terá a sua imagem distorcida ao passar por uma área da atmosfera mais turbulenta (próxima do horizonte), sofrendo distorções ópticas e difração causada pelos particulados em suspensão (aerossóis), acumulados na atmosfera durante o dia pelas emissões urbano/industriais e queimadas. Ainda assim jupiter pode mostrar-se surpreendentemente estável ao entardecer, tendo o céu de fundo ainda azul com períodos de calmaria e imagens estáveis. Quando o dia escurecer totalmente jupiter então passará a brilhar com mais intensidade, e as interferências e turbulências na atmosfera se farão sentir mais fortes ao provocarem distorções nas imagens.
2- A qualidade de uma ocular dependerá da óptica dela, e também da hora e da estabilidade atmosférica no momento da observação. Mesmo depois de um astro ter cruzado o meridiano em direção ao oeste, imagens planetárias com o mínimo de distorções poderão ser obtidas quando o céu de fundo ainda estiver azul com períodos maiores de calmaria na atmosfera.
3- Evite usar o cotonete porque fiapos de algodão poderão ficar presos nos cantos das lentes, e isso provocará riscos escuros irritantes durante a observação de astros brilhantes como a lua. Primeiro remova a poeira que poderá arranhar a superfície óptica soprando a lente com uma "Pêra de ar". Utilize também se possível um pincel de cerdas macias para "varrer" a lente, e finalmente limpe algum embaçamento ou engorduramento nela esfregando uma flanelinha macia e seca de algodão, ou se for necessário utilize um líquido específico de limpeza.
kits de limpeza de lentes:  http://cameras.mercadolivre.com.br/acessorios/kit-limpeza-lentes

Bruno
Moderador

Obrigadão, vou seguir seu conselho bruno. Smile
unukalhai
unukalhai
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 101
Data de inscrição : 16/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Tirando partido de minha super-ocular. Empty Re: Tirando partido de minha super-ocular.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos