ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sky-Watcher Explorer 200mm com EQ5 é bom pra astrofotografia?

3 participantes

Ir para baixo

Sky-Watcher Explorer 200mm com EQ5 é bom pra astrofotografia? Empty Sky-Watcher Explorer 200mm com EQ5 é bom pra astrofotografia?

Mensagem  Iranildo Seg 23 Mar 2015, 19:52

Ola pessoal, já a quase um ano nesse mundo fantástico que é a astronomia amadora, cada vez mais quero me aprofundar nessa área. Com meu refrator Sky-Watcher 90mm AZ3 consegui ver uma enorme quantidade de objetos celestes (planetas, nebulosas, aglomerados, galáxias, entre outros) e agora quero um pouco mais de abertura e fazer astrofotos de longa exposição. Pra isso sei que preciso de uma montagem equatorial motorizada, uma boa câmera e um telescópio com maior abertura (além de muita prática e experiência é claro). Dentro do meu orçamento achei o Sky-Watcher Explorer 200mm com EQ5 no Armazém do Telescópio. Gostei muito da qualidade da marca e queria saber se esse conjunto vai me dar uma boa experiência com fotografia celeste.  Essa montagem é bem firme e suporta bem o tubo óptico? Desde já um abraço a todos do AF. Wink

Vai ai o link http://armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/telescopios/sw200eq5-detail
Iranildo
Iranildo
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 27
Data de inscrição : 04/04/2014
Idade : 42
Localização : Recife/Bezerros

Ir para o topo Ir para baixo

Sky-Watcher Explorer 200mm com EQ5 é bom pra astrofotografia? Empty Re: Sky-Watcher Explorer 200mm com EQ5 é bom pra astrofotografia?

Mensagem  Dry Seg 23 Mar 2015, 19:58

Olá Iranildo.
Sim, este telescópio é muito bom para astrofotos. Apenas atente para o fato de que o tripé não é motorizado e para fotos de longa exposição este acessório é essencial. O GoTo também é uma mão na roda na busca de objetos muito difusos, no entanto dá para fazer astrofotos sem este equipamento.
Um abraço.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Sky-Watcher Explorer 200mm com EQ5 é bom pra astrofotografia? Empty Re: Sky-Watcher Explorer 200mm com EQ5 é bom pra astrofotografia?

Mensagem  romulogq Ter 24 Mar 2015, 12:23

Eu comprei exatamente esse kit de telescópio mais montagem e o telescópio utilizo até hoje, o telescópio é muito bom, a montagem tem que colocar motorização para fazer astrofotografia, mas não conseguirá fazer exposições muito longas, mesmo com ela motorizada, então depois vendi a montagem e comprei uma HEQ-05 que tem GO TO e autoguiagem que é imprescendível para fotos com exposições muito longas.

romulogq
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 70
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 47
Localização : Vitória-ES

http://www.astronomiaemvix.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sky-Watcher Explorer 200mm com EQ5 é bom pra astrofotografia? Empty Re: Sky-Watcher Explorer 200mm com EQ5 é bom pra astrofotografia?

Mensagem  Iranildo Qua 25 Mar 2015, 13:21

Obrigado Dry, já tinha visto que a montagem não é motorizada, já estava nos meus planos adquirir o motor posteriormente quando o eequipamento chegar e quando o dinheiro der kkkkk. Não tinha vontade de adquirir uma montagem com GO TO mas depois do que você disse.
Iranildo
Iranildo
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 27
Data de inscrição : 04/04/2014
Idade : 42
Localização : Recife/Bezerros

Ir para o topo Ir para baixo

Sky-Watcher Explorer 200mm com EQ5 é bom pra astrofotografia? Empty Re: Sky-Watcher Explorer 200mm com EQ5 é bom pra astrofotografia?

Mensagem  Iranildo Qua 25 Mar 2015, 13:32

Obrigado Dry, já tinha visto que a montagem não é motorizada, já estava nos meus planos adquirir o motor posteriormente quando o eequipamento chegar e quando o dinheiro der kkkkk. Não tinha vontade de adquirir uma montagem com GO TO pois gosto de procurar os objetos manualmente mas depois do que você disse fiquei pensativo e vou avaliar essa possibilidade no futuro.
Romulo, você disse que não dá pra fazer fotos de longa exposição. Quanto tempo dá pra expor? A montagem não aguenta o telescópio ou é uma característica dela?
Iranildo
Iranildo
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 27
Data de inscrição : 04/04/2014
Idade : 42
Localização : Recife/Bezerros

Ir para o topo Ir para baixo

Sky-Watcher Explorer 200mm com EQ5 é bom pra astrofotografia? Empty Re: Sky-Watcher Explorer 200mm com EQ5 é bom pra astrofotografia?

Mensagem  Dry Qua 25 Mar 2015, 13:58

Iranildo escreveu:Obrigado Dry, já tinha visto que a montagem não é motorizada, já estava nos meus planos adquirir o motor posteriormente quando o eequipamento chegar e quando o dinheiro der kkkkk. Não tinha vontade de adquirir uma montagem com GO TO pois gosto de procurar os objetos manualmente mas depois do que você disse fiquei pensativo e vou avaliar essa possibilidade no futuro.
Romulo, você disse que não dá pra fazer fotos de longa exposição. Quanto tempo dá pra expor? A montagem não aguenta o telescópio ou é uma característica dela?
Pois é Iranildo, também sempre gostei de procurar os objetos, mas tem alguns que vc simplesmente não vê na buscadora e o GoTo, quando bem alinhado, aponta precisamente para ele.
Para fazer fotos com longas exposições a montagem tem que ter um excelente alinhamento polar, mas isso não dá 100% de certeza que conseguirá fazer a foto pois pode ocorrer erro no acompanhamento. O Rômulo provavelmente estava se referindo que a HEQ-5 tem a porta autoguider que por sua vez corrigi os pequenos desvios da montagem. Mas para isso vc terá que providenciar além da câmera de foto, uma outra câmera para fazer a guiagem e um tele adicional para usar com a câmera guia. Algumas pessoas usam a câmera guia na própria buscadora que é adaptada para isso.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Sky-Watcher Explorer 200mm com EQ5 é bom pra astrofotografia? Empty Re: Sky-Watcher Explorer 200mm com EQ5 é bom pra astrofotografia?

Mensagem  Iranildo Sáb 28 Mar 2015, 08:45

A motorização disponível pra o EQ5 tem porta st4 pra autoguiagem mas como você disse Dry vou precisar de um telescópio adicional, será que essa montagem aguenta o peso? Como estou começando na astrofotografia não preciso de super exposições mas gostaria de aprender a fazer fotos longas e a trabalhar com softwares de edição. Quanto peso será que essa EQ5 suporta? Quanto tempo da pra expor sem autoguiagem? Se vocês puderem me ajudar. Agradeço muito.
Iranildo
Iranildo
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 27
Data de inscrição : 04/04/2014
Idade : 42
Localização : Recife/Bezerros

Ir para o topo Ir para baixo

Sky-Watcher Explorer 200mm com EQ5 é bom pra astrofotografia? Empty Re: Sky-Watcher Explorer 200mm com EQ5 é bom pra astrofotografia?

Mensagem  Dry Sáb 28 Mar 2015, 14:57

A EQ5 com tele de 200 mm está bem próximo do limite de peso para fotos. O fabricante informa que este tripé suporta até 9,1kg de massa total. Se for fazer guiagem vc pode usar o kit com buscadora de 50mm ao invés de usar um tubo de 70mm por exemplo. Se vc conseguir um bom alinhamento polar acredito ser possível fotografar com até 1 minuto de exposição, mas vai depender da precisão de acompanhamento dos motores e isso só na prática mesmo.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Sky-Watcher Explorer 200mm com EQ5 é bom pra astrofotografia? Empty Re: Sky-Watcher Explorer 200mm com EQ5 é bom pra astrofotografia?

Mensagem  Iranildo Sáb 28 Mar 2015, 17:44

Que bom, foi o que imaginei mesmo, posso usar o telescópio para visualização e aprender a alinhar bem a montagem até chegar a motorização, com 1 minuto já dá pra fazer alguma coisa com certeza, se der adquiro também o Synguider. Obrigado mesmo pelas informações. Parabéns Dry pelo observatório, é fantástico, um sonho de consumo pra qualquer pessoa. Um abraço. Smile
Iranildo
Iranildo
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 27
Data de inscrição : 04/04/2014
Idade : 42
Localização : Recife/Bezerros

Ir para o topo Ir para baixo

Sky-Watcher Explorer 200mm com EQ5 é bom pra astrofotografia? Empty Re: Sky-Watcher Explorer 200mm com EQ5 é bom pra astrofotografia?

Mensagem  Dry Sáb 28 Mar 2015, 21:48

Valeu Iranildo, obrigado. Boa sorte aí com seu equipamento !
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Sky-Watcher Explorer 200mm com EQ5 é bom pra astrofotografia? Empty Re: Sky-Watcher Explorer 200mm com EQ5 é bom pra astrofotografia?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos