ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Posição dos objetos

+2
André Pira
Marte
6 participantes

Ir para baixo

Posição dos objetos Empty Posição dos objetos

Mensagem  Marte Sex 20 Mar 2015, 16:24

Eae, sou iniciante em Astronomia e queria saber em que site eu posso encontrar a posição das nebulosas e das outras coisas.
Marte
Marte
Curioso
Curioso

Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Posição dos objetos Empty Re: Posição dos objetos

Mensagem  André Pira Sex 20 Mar 2015, 20:27

Baixe o programa "Stellarium" no computador. Ele traz a projeção da esfera celeste com a posição da maioria dos objetos no céu: estrelas, planetas, nebulosas, etc.
Ah...também mostra as constelações e possui uma ferramenta de busca bem útil!!!
Abs.
André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

Posição dos objetos Empty O meu computador não dá!

Mensagem  Marte Dom 22 Mar 2015, 19:53

André Pira escreveu:Baixe o programa "Stellarium" no computador. Ele traz a projeção da esfera celeste com a posição da maioria dos objetos no céu: estrelas, planetas, nebulosas, etc.
Ah...também mostra as constelações e possui uma ferramenta de busca bem útil!!!
Abs.
Muito obrigado por me responder, mas o "Stellarium" não funciona no meu computador.
O meu computador é Windows 7, mas pelo o que eu saiba a minha placa de vídeo é antiga, e não tem OpenGl 2, que é essencial para rodar.
Então estou a procura! Very Happy
Mas sabe o que complica ainda mais? É que a minha janela tem grade, ou seja, eu só poso olhar para o sul até uma certa altura, e isso me desmotiva a continuar estudando astronomia. Mas, vamos em frente.
Marte
Marte
Curioso
Curioso

Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Posição dos objetos Empty Re: Posição dos objetos

Mensagem  AGM Dom 22 Mar 2015, 20:18

Olá Marte!
Existe versões mais antigas do Stellarium, eu uso a 0.12.4, mais estável, e uso no Windows Vista com uma placa de vídeo de 64mb.

No link abaixo, é um planetário online, bem leve, basta colocar sua localização e ajustar a hora, e navegar para se orientar, pode não ser muito completo, mas ajuda. Mesmo assim, tente baixar um Stellarium mais antigo, se persistir os problemas te indico outros programas.

http://neave.com/planetarium/
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Posição dos objetos Empty Re: Posição dos objetos

Mensagem  André Pira Dom 22 Mar 2015, 22:34

Não desanime!!! A área que você tem de visibilidade em sua janela provavelmente corresponde a um grande campo no céu, suficiente para lhe proporcionar grandes experiências e muita satisfação.
Pouco tempo atrás eu estava morando em uma casa que não tinha mais que uns 6 metros quadrados de área livre em ambos os lados. Um quadradinho básico de uns 2 por 3 metros de um lado da casa e a mesma área livre do outro lado.
Pois bem....quando consegui montar pela primeira vez meu telescópio em um desses lados da casa (quadradinhos) lá estava a constelação de escorpião com seus inúmeros aglomerados de estrelas: abertos e globulares - um mais impressionante que o outro.
Já do outro lado da casa eu conseguia ver Órion e sua maravilhosa nebulosa! Fantástica...
Hoje estou de volta em minha casa que para minha sorte possui uma área de observação maior, mas como nem tudo são flores....tem um poste de iluminação pública bem em frente!
Como um amigo/irmão me disse:
PEDRA NELE!!! Brincadeira....
A prática da astronomia é assim mesmo, feita de obstáculos que vamos superando um a um - aos poucos. Aproveite o quê o céu pode lhe proporcionar, você vai se supreender com certeza. Lá as possibilidades são quase infinitas e os limites praticamente não existem.
Grande abraço!

André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

Posição dos objetos Empty Tem razão!

Mensagem  Marte Qua 25 Mar 2015, 12:52

André Pira escreveu:Não desanime!!! A área que você tem de visibilidade em sua janela provavelmente corresponde a um grande campo no céu, suficiente para lhe proporcionar grandes experiências e muita satisfação.
Pouco tempo atrás eu estava morando em uma casa que não tinha mais que uns 6 metros quadrados de área livre em ambos os lados. Um quadradinho básico de uns 2 por 3 metros de um lado da casa e a mesma área livre do outro lado.
Pois bem....quando consegui montar pela primeira vez meu telescópio em um desses lados da casa (quadradinhos) lá estava a constelação de escorpião com seus inúmeros aglomerados de estrelas: abertos e globulares - um mais impressionante que o outro.
Já do outro lado da casa eu conseguia ver Órion e sua maravilhosa nebulosa! Fantástica...
Hoje estou de volta em minha casa que para minha sorte possui uma área de observação maior, mas como nem tudo são flores....tem um poste de iluminação pública bem em frente!
Como um amigo/irmão me disse:
PEDRA NELE!!! Brincadeira....
A prática da astronomia é assim mesmo, feita de obstáculos que vamos superando um a um - aos poucos. Aproveite o quê o céu pode lhe proporcionar, você vai se supreender com certeza. Lá as possibilidades são quase infinitas e os limites praticamente não existem.
Grande abraço!


TEM RAZÃO! NÃO POSSO DESISTIR!
Por mais que apareça obstáculos eles podem ser superados!

Obrigado por se importar comigo!

Marte
Marte
Curioso
Curioso

Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Posição dos objetos Empty Re: Posição dos objetos

Mensagem  Bruno Qua 25 Mar 2015, 19:15

Olá Marte, através do planisfério celeste dá para se virar sem o uso de tecnologias como computadores, smartphones e tablets associados a programas ou aplicativos. Dê uma conferida no link abaixo:
http://leuordsanfreires.blogspot.com.br/2012/10/o-planisferio-cleste-como-fazer-um.html

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Posição dos objetos Empty Re: Posição dos objetos

Mensagem  orlando Qui 26 Mar 2015, 11:18

O Stellarium funciona bem no Windows 7 e não precisa de placa gráfica(embora fique melhor).Funciona de boa.Também tem versões para Mac,Linux e versões móveis para IOS e Android.
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Posição dos objetos Empty Re: Posição dos objetos

Mensagem  Celso Sampaio Qui 26 Mar 2015, 12:10

Tentou o "Cartes du Ciel"?
Celso Sampaio
Celso Sampaio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 08/03/2015
Idade : 62
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Posição dos objetos Empty Re: Posição dos objetos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos