ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como o Fóton consegue ter a maior velocidade do universo ?

5 participantes

Ir para baixo

Como o Fóton consegue ter a maior velocidade do universo ? Empty Como o Fóton consegue ter a maior velocidade do universo ?

Mensagem  M.couto Sáb 07 Mar 2015, 13:45

Oi pessoal,

tenho uma dúvida que me confunde e que é a seguinte :

A equação E = MC² diz que se a energia de um objeto aumenta,

a sua massa aumenta junto.

Para atingir a velocidade da luz a sua massa teria de tender ao infinito,  

sendo portanto necessária uma energia igualmente infinita para acelerar o objeto.

Como então o fóton consegue e os demais objetos não conseguem ?
M.couto
M.couto
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 238
Data de inscrição : 07/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Fóton consegue ter a maior velocidade do universo ? Empty Re: Como o Fóton consegue ter a maior velocidade do universo ?

Mensagem  Bruno Sáb 07 Mar 2015, 14:05

M.couto escreveu:se a energia de um objeto aumenta,

a sua massa aumenta junto.

Como então o fóton consegue e os demais objetos não conseguem ?
Olá M.couto, uma partícula não tem necessariamente de ser massiva, e no caso do fóton ele consegue por não ter massa de repouso ou inercial.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Fóton consegue ter a maior velocidade do universo ? Empty Re: Como o Fóton consegue ter a maior velocidade do universo ?

Mensagem  domingos.cjm Sáb 13 Jun 2015, 06:38

Na linha do questionamento da velocidade, como pode os planetas do sistema solar se manterem em órbita ao redor do Sol se a informação de suas posições relativas for transmitida pela limitada velocidade da luz? Veja bem, a luz do Sol demora 8 minutos p/ chegar até a Terra e até os planetas exteriores leva mais de uma hora, como estes planetas podem manter uma órbita coesa ao redor do Sol com tamanho lapso de tempo p/ o redirecionamento de suas órbitas?

Velocidade da luz é uma grandeza humana, é a forma de transmissão de informação mais rápida q podemos perceber, mas ela não é necessariamente a forma de transmissão de informação do universo q tem de lidar não só com sistemas solares coesos como com galáxias maiores q a Via Láctea.

A teoria da relatividade está errada em seu fundamento ao não levar em consideração a eletricidade no espaço, 99% da imagem observável das galáxias é preenchido pelo plasma e ele é carregado eletricamente. Einstein não sabia disso quando formulou sua teoria e quando foi encontrado em seu leito de morte estava lendo o livro de Immanuel Velikovsky, justamente um dos defensores do Universo Elétrico.
domingos.cjm
domingos.cjm
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 238
Data de inscrição : 13/06/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Fóton consegue ter a maior velocidade do universo ? Empty Re: Como o Fóton consegue ter a maior velocidade do universo ?

Mensagem  domingos.cjm Sáb 13 Jun 2015, 07:00

Para contato com uma crítica contundente s/ a matemática por trás da teoria da relatividade veja o vídeo abaixo:

domingos.cjm
domingos.cjm
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 238
Data de inscrição : 13/06/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Fóton consegue ter a maior velocidade do universo ? Empty Re: Como o Fóton consegue ter a maior velocidade do universo ?

Mensagem  Marcos Poncio Seg 15 Jun 2015, 08:26

Domingos.
E existes estudos sobre isso ja?
Marcos Poncio
Marcos Poncio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 363
Data de inscrição : 29/12/2014
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Fóton consegue ter a maior velocidade do universo ? Empty Re: Como o Fóton consegue ter a maior velocidade do universo ?

Mensagem  domingos.cjm Ter 16 Jun 2015, 13:22

Até onde eu sei a teoria do Universo Elétrico é a única q postula uma velocidade maior do q a da luz p/ explicar o universo e com isso consegue ter uma melhor coerência com a teoria Quântica, mas não sei de um experimento q demonstre o q eu considero uma conclusão óbvia, de q a luz não é o meio mais rápido de propagação no universo.
domingos.cjm
domingos.cjm
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 238
Data de inscrição : 13/06/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Fóton consegue ter a maior velocidade do universo ? Empty Re: Como o Fóton consegue ter a maior velocidade do universo ?

Mensagem  Bruno Ter 16 Jun 2015, 20:37

domingos.cjm escreveu:uma crítica contundente s/ a matemática por trás da teoria da relatividade
Até onde eu sei a teoria do Universo Elétrico é a única q postula uma velocidade maior do q a da luz
Ao contrário do que normalmente se pensa, velocidades maiores que a da luz não são necessariamente incompatíveis com a teoria da relatividade especial, pois é possível romper esse limite e obter velocidades superiores sem no entanto violar a constância da velocidade da luz. As chamadas métricas de "warp-drive" (motor de dobra) são um dos meios teóricos para se alcançar velocidades superluminais, como a métrica do físico mexicano Miguel Alcubierre.
Outro exemplo é que há alguns anos dois tipos de movimentos ondulatórios superluminais foram preditos teoricamente e verificados experimentalmente. As velocidades de grupos superluminais foram observadas na propagação de ondas eletromagnéticas em meios dispersivos, na propagação superluminal de microondas no ar, no tunelamento de elétrons e de microondas, e no movimento superluminal de aproximações de energia finita das soluções superluminais nas equações de Maxwell, demonstrando que as configurações do campo eletromagnético com velocidades superluminais implicam em sua violação. Num experimento de óptica realizado pelos cientistas Peeter Saari e Kaido Reivelt (Instituto de Física de Tartu - Estônia), foi produzida uma emissão luminosa que viajou no vácuo com velocidade 0,002% maior do que a da luz. Resultados em outros experimentos teriam revelado ondas se deslocando a 1,8 milhão de km/s ou 6 vezes a velocidade da luz.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Fóton consegue ter a maior velocidade do universo ? Empty Re: Como o Fóton consegue ter a maior velocidade do universo ?

Mensagem  cyllaz Qua 22 Jul 2015, 23:56

domingos.cjm escreveu:Até onde eu sei a teoria do Universo Elétrico é a única q postula uma velocidade maior do q a da luz p/ explicar o universo e com isso consegue ter uma melhor coerência com a teoria Quântica, mas não sei de um experimento q demonstre o q eu considero uma conclusão óbvia, de q a luz não é o meio mais rápido de propagação no universo.

O que te leva a crer que existe uma velocidade acima da velocidade da luz ?
Pois pelo que eu sei sobre a teoria da relatividade, o universo é flexível e pode se expandir mais rápido que a luz sem violar a constante, dobras espaciais são postuladas e teoricamente o universo se expandiu inúmeras vezes mais rápido que a luz em seus primeiros segundos, graças a dobra espacial gerando ondas no tecido espaço tempo...
cyllaz
cyllaz
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 40
Data de inscrição : 20/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Fóton consegue ter a maior velocidade do universo ? Empty Re: Como o Fóton consegue ter a maior velocidade do universo ?

Mensagem  domingos.cjm Qui 23 Jul 2015, 02:38

Cara, tem tanta invencionice sem sentido na teorização atual do universo q nem sei por onde começar...

Como o Fóton consegue ter a maior velocidade do universo ? Shutterstock_120929146

Pega por exemplo a imagem acima, pq o objeto satélite percorreria a órbita circular em torno do objeto central? Pela teoria geral ele estaria sendo atraído para o centro da curvatura espaço tempo, só q se vc imaginar um peixe nadando no fundo do mar e neste fundo do mar houver um buraco, ou curvatura, o peixe não vai ter sua trajetória alterada. Na verdade esta "explicação" utiliza a gravidade (atração pelo ponto mais baixo) p/ explicar a própria gravidade, o q é ilógico!

A grande questão quanto ao limite da velocidade da luz está na seguinte constatação, a luz leva 8 minutos para transcorrer o espaço q separa a Terra do Sol, tempo maior ainda para alcançar os planetas mais distantes e ainda mais infinitamente maior p/ alcançar a estrela mais próxima, mas como podem todos estes corpos celestes percorrerem uma órbita entorno do centro da galáxia sem `trocarem informação` s/ suas posições relativas? Sem essa troca de informações os planetas e as estrelas seguiriam trajetórias distintas. Na realidade quando Einstein postulou a velocidade da luz como o limite máximo de deslocamento ele utilizou uma grandeza humana para descrever o universo, q era a maior velocidade q nós humanos conseguíamos constatar, mas só q esta não deve ser a unidade de grandeza q rege o universo, pois do contrário as galáxias não teriam como se manter.
domingos.cjm
domingos.cjm
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 238
Data de inscrição : 13/06/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Fóton consegue ter a maior velocidade do universo ? Empty Re: Como o Fóton consegue ter a maior velocidade do universo ?

Mensagem  cyllaz Qui 23 Jul 2015, 19:46

Compreendo tudo o que vc disse, eu não descarto a possibilidade de existirem velocidades maiores que não podemos detectar, estamos sempre descobrindo coisas novas que os estudiosos antigos sequer imaginavam, então se for provado hoje que X viaja ais rápido que a luz, perfeito, foi quebrada uma contante que deveria ser imutável, o complicado seria descartar tudo por completo...
Adorei a parte do invencionice kkk, mas as orbitas são completamente compreensíveis, pelo menos pra mim faz muito sentido, o seu exemplo sobre o funco do mar e o buraco não faz o menor sentido com a relatividade não é comparável, pois o que acontece a meu ver é que o espaço é curvado, uma trajetória em linha reta se curva, um satélite orbitando um planeta esta sempre percorrendo uma tragediaria em linha reta, o satélite em momento algum esta fazendo curva, se não ouve-se atmosfera na terra, e você tivesse força suficiente para arremessar uma bola para frente, e ela desse uma volta na terra, a bola entraria em orbita, pois não existiria nem um atrito que a fizesse desacelerar, e um corpo em movimento sempre permanece em movimento, logo a bola jamais cairia na terra, permanecendo em orbita...
cyllaz
cyllaz
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 40
Data de inscrição : 20/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Fóton consegue ter a maior velocidade do universo ? Empty Re: Como o Fóton consegue ter a maior velocidade do universo ?

Mensagem  domingos.cjm Qui 23 Jul 2015, 20:58

Olha só o seu exemplo da bola, se vc jogasse a bola ela seria atraída p/ o planeta independente da atmosfera reduzir sua velocidade, a bola não manteria a trajetória retilínea. Outra coisa, com o tempo os satélites artificiais voltam p/ a terra dependendo da sua órbita.
O q mais se assemelha ao ambiente espacial é o mar, e nenhum peixe sofre interferência em sua trajetória p/ tem uma valo no leito oceânico. O q vc está fazendo e repetindo o mantra do espaço-tempo, do meu ponto de vista vc não está refletindo e, por fim, esta explicação utiliza a gravidade p/ explicar a gravidade, afinal pq o corpo e atraído p/ o fundo da vala??

Eu não tenho formação em cosmologia ou qq coisa ligada na área, sou administrador de empresas (UFRJ), quando eu cursava a faculdade muitos colegas me diziam q leram 'O Capital' de Karl Marx e não entenderam nada, mas mesmo assim afirmavam q ele estava absolutamente certo. A medida q fui envelhecendo o q eu percebi é q quando as pessoas não entendem bem um conceito elas passam a pensar q aquilo é uma ideia superior e q apenas pessoas brilhantes poderiam pensar naquilo, nunca passa na cabeça delas q no final das contas a explicação é q pode ser completamente furada. Veja só o caso do comunismo, milhões morreram por causa dele q pregava a injusta exploração do trabalhador pelo capitalista, mas no final das contas o melhor padrão de vida p/ a classe operária sempre esteve nos países capitalistas. Até hj não há seguridade social na China. Penso q na cosmologia ocorre algo semelhante, buraco negro, evento de horizonte, estrela de nêutrons, tudo isso é altamente criticável, mas quantas vezes as pessoas entram em contato com as crítica partindo de pessoas com alto nível de credibilidade? Nicola Tesla era um ferrenho crítico a teoria da relatividade, mas quantas pessoas entraram em contato com suas ideias?

Veja só os dogmas q tem caído por terra atualmente:
- cometas como bolas de neve suja- Sonda Rosseta nos brindou com imagens de um corpo rochoso e escuro como asfalto e tão duro q a sonda menor, philae, quicou ao tentar pousar no cometa.
- exoplanetas - Sistemas planetários descobertos recentemente demonstram q planetas gigantes como Júpiter estatisticamente tem suas órbitas muito mais próximas das respectivas estrelas colocando por terra a teoria da acreção de 1756 de Immanuel Kant!! Fala sério, a humanidade não aprendeu nada novo nesse meio tempo??
- espaço sideral como vácuo absoluto - P/ Einstein o espaço sideral não tinha partícula alguma, muito diferente do q as sondas espaciais tem constatado.

Em vista destes dogmas q tem sido desfeitos pare e repense suas certezas, é minha sugestão. Um bom caminho p/ avaliar criticamente todas estas certezas q tem "ido para o espaço" é a teoria do Universo Elétrico.
domingos.cjm
domingos.cjm
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 238
Data de inscrição : 13/06/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Fóton consegue ter a maior velocidade do universo ? Empty Re: Como o Fóton consegue ter a maior velocidade do universo ?

Mensagem  domingos.cjm Qui 23 Jul 2015, 21:02

A órbita dos planetas faz sentido, o q não faz sentido é a explicação de Einstein. Outra questão q vc não mencionou, as órbitas são preferencialmente elípticas (ovais), como vc explica isso no tecido espaço tempo?
domingos.cjm
domingos.cjm
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 238
Data de inscrição : 13/06/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Fóton consegue ter a maior velocidade do universo ? Empty Re: Como o Fóton consegue ter a maior velocidade do universo ?

Mensagem  cyllaz Sex 24 Jul 2015, 17:13

Felizmente eu acompanhei todos esses fatos que você mencionou, a trajetória da sonda rosetta e tudo o que ela descobriu com o cometa, os jupterianos formados próximos as estrelas centrais, o contante movimento quântico que existe no vácuo do espaço, e muitas outras recém descobertas, que só me faz concluir que, ninguém é dono da razão, sempre estaremos limitados pelos conhecimentos da nossa época, muitas constantes ainda vão cair por terra, o fato de eu ser completamente receptivo a novas ideia que me fez ficar tão interessado na UE, também não tenho formação nenhuma na área, sou um Analista de informatica, estudante de Arquitetura e Urbanismo, nada haver com essa ária, mas a curiosidade principalmente pela astrofilítica e astronomia é um hobbie pra mim, se eu foce bom em matemática, e tivesse oportunidades, provavelmente estaria estudando física...
Mas pode ter certeza, sou completamente receptivo a novas teorias...
cyllaz
cyllaz
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 40
Data de inscrição : 20/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Fóton consegue ter a maior velocidade do universo ? Empty Re: Como o Fóton consegue ter a maior velocidade do universo ?

Mensagem  domingos.cjm Dom 26 Jul 2015, 05:59

Ótimo, até pq vc não deve se casar com teoria A ou B, simplesmente utilize seu raciocínio lógico p/ identificar o q faz mais sentido e q melhor explica as observações espaciais recentes. Teoria da acreção é de 1756, estudos s/ eletricidade ainda eram incipientes, não é razoável frente ao conhecimento acumulado pela humanidade manter esta teoria como verdade absoluta.
domingos.cjm
domingos.cjm
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 238
Data de inscrição : 13/06/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Como o Fóton consegue ter a maior velocidade do universo ? Empty Re: Como o Fóton consegue ter a maior velocidade do universo ?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos