ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

torres na lua (Miragen ou realidade)

+3
Admin
Bruno
Victor Valocci
7 participantes

Ir para baixo

torres na lua (Miragen  ou realidade) Empty torres na lua (Miragen ou realidade)

Mensagem  Victor Valocci Ter 03 Mar 2015, 09:01

Bom sou iniciante nas observaçoes diversas , tenho o app google sky map e me viro bem com meu telescopio 80mm ,mas enfim , no mes de fevereiro a lua estava com suas laterais tomadas pela escuridao e com a lente 12,5mm ja notei duas torres nesse limite ( onde esta claro e onde estava escuro) e o q estava mais alto ainda se iluminava, vi duas torres semelhantes a torre de toronto canada ,porem tenho serias duvidas , uma se encontrava ao lado de uma cratera e a outra numa planice num raio de 15 a 20km da outra , nao quero inventar nada , e nao quero afirmar ser duas torres realmente , porem , "isto" se sobre-saiu perfeitamente, pois estava no limite de luz da lua e claro, o q era mais alto se iluminou e ficou nitido essa miragem , continuo a observar o ceu toda semana , alias ontem 02/03/2015 um objeto cruzou a frente da lua as 17:10 hrs bem lentamente com um formato de ovo em 45º foi incrivel ,e logo apos ,um objeto as 17:35hrs cruzou o ceu de minha cidade (atibaia ,sp) de norte a sul bem luminoso, acredito ser a estaçao ISS porem nao sei sua rota para afirmar ser ela .Apartir da minha visão da lua em fevereiro passei a anotar hora e data de objetos q vejo (criei vergonha na cara ) , gostaria de discutir sobre o assunto .

Victor Valocci
Curioso
Curioso

Mensagens : 7
Data de inscrição : 03/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

torres na lua (Miragen  ou realidade) Empty Re: torres na lua (Miragen ou realidade)

Mensagem  Bruno Ter 03 Mar 2015, 22:58

Victor Valocci escreveu:Bom sou iniciante nas observaçoes diversas , tenho o app google sky map e me viro bem com meu telescopio  80mm ,mas enfim , no mes de fevereiro a lua estava com suas laterais tomadas pela escuridao e com a lente 12,5mm ja notei duas torres nesse limite ( onde esta claro e onde estava escuro) e o q estava mais alto ainda se iluminava, vi duas torres semelhantes a  torre de toronto canada ,porem tenho serias duvidas , uma se encontrava ao lado de uma cratera e a outra numa planice num raio de 15 a 20km  da outra , nao quero inventar nada , e nao quero afirmar ser duas torres realmente , porem , "isto" se sobre-saiu perfeitamente, pois estava no limite de luz da lua e claro, o q era mais alto se iluminou e ficou nitido essa miragem
continuo a observar o ceu toda semana
passei a anotar hora e data de objetos q vejo (criei vergonha na cara ) , gostaria de discutir sobre o assunto.

Obrigado por se conectar ao fórum Victor Valocci. A fórmula que relaciona o diâmetro de um telescópio e seu poder máximo de resolução é R = 11,6/D em centímetros ou seja, a resolução de uma objetiva será igual ao coeficiente 11,6 dividido pelo diâmetro dela em centímetros. Para um refrator de 80mm será 11,6 / 8 = 1,45 arco-segundo. Sabemos que a lua tem um diâmetro de 3474 km ocupando 1800 segundos, então cada arco-segundo dele equivale a 1,93 quilômetro (3474/1800 = 1,93 km). Se cada arco-segundo no disco lunar equivale a 1,93 km, ao  apontarmos para ela um telescópio de 80 milímetros, o tamanho do menor objeto que se pode ver através dele será 1,93 km x 1,45 = 2798 metros. Nesse caso as supostas torres teriam de ter esse tamanho (2798 m de altura), e isso parece muito improvável, principalmente porque estruturas desse porte  não passariam despercebidas durante alguns séculos de observações telescópicas. O primeiro mapa lunar completo foi realizado em fins de 1800 com um refrator de 95mm, e a lua com o seu eterno jogo de luzes e sombras continua a nos surpreender até hoje.
Continue anotando e registrando as suas observações, faça desenhos ou tente fotografar ou mesmo fazer um vídeo, que pelo uma chance real você terá de registrar algum Fenômeno Lunar Transitório ou Transiente - TLP. Retorne sempre aqui no tópico diante de alguma observação aparentemente incomum na superfície da lua.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

torres na lua (Miragen  ou realidade) Empty Re: torres na lua (Miragen ou realidade)

Mensagem  Admin Ter 03 Mar 2015, 23:19

Olá Victor!

Como é sua primeira mensagem, seria interessante você fazer uma postagem se apresentando para a galera/ a gente te conhecer melhor.

Seja bem vindo!

Abraço!
Admin
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 239
Data de inscrição : 29/10/2011

https://astronomia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

torres na lua (Miragen  ou realidade) Empty Re: torres na lua (Miragen ou realidade)

Mensagem  Victor Valocci Sáb 14 Mar 2015, 12:29

Obrigado pelos calculos, sera muito util !!!
Bom EU tenho esse telescopio constellation 80mm e EU fiz adaptaçoes nele Como: tirei um disco e eixo de uma hd e  duas garrafas como contra peso daew formou um controle de altura sensivel e sem muita vibração, ficou bom, agora quero adaptar um galaxy com camera 5mp na lente 4mm, fiz na de 12,5 porem jupiter fica muito pequeno e luas luas so ficam visiveis com efeito negativo, EU gostaria de ajuda nesse ponto de colocar camera, queria saber qnts megapixels é recomendado para isso ? Agora vou fazer com cordas e contra peso um controle horizontal sensivel, so preciso de quatro polias com rolamento ,preciso de um torno pra fazer um ou quatro hds, mas é isso aew

Victor Valocci
Curioso
Curioso

Mensagens : 7
Data de inscrição : 03/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

torres na lua (Miragen  ou realidade) Empty Re: torres na lua (Miragen ou realidade)

Mensagem  Bruno Dom 15 Mar 2015, 11:16

Olá Victor, teria como você colocar aqui uma(s) foto(s) do seu Constellation 80mm?

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

torres na lua (Miragen  ou realidade) Empty Re: torres na lua (Miragen ou realidade)

Mensagem  Victor Valocci Dom 15 Mar 2015, 11:39

Bruno escreveu:
Olá Victor, teria como você colocar aqui uma(s) foto(s) do seu Constellation 80mm?
Bruno
Moderador



Tem como sim bruno , vou fazer uns trampos aki e logo de tarde eu mando , ontem eu tive sucesso em acoplar a lente 4mm direto na lente de um celular galaxy , a tela ficou cheia no dispaly do celular e com boa resoluçao , fiz um suporte para as lentes com papel sulfite colados direto no aparelho , agora tenho um telescopio digital ! kkkk , enfim , vou mandar as fotos hj e c gostarem da ideia eu faço um video ou um tutorial com fotos para abrir ideias de adaptaçoes para esses telescopios iniciantes

Victor Valocci
Curioso
Curioso

Mensagens : 7
Data de inscrição : 03/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

torres na lua (Miragen  ou realidade) Empty Re: torres na lua (Miragen ou realidade)

Mensagem  Bruno Dom 15 Mar 2015, 11:59

Ok, ficamos no aguardo.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

torres na lua (Miragen  ou realidade) Empty GANBIARRA !!

Mensagem  Victor Valocci Dom 15 Mar 2015, 16:40

Aki esta o esquema q eu fiz em um telescopio constellation
torres na lua (Miragen  ou realidade) Nxl3t1

nessa imagem como esta acoplado um celular galaxy 5 mp
torres na lua (Miragen  ou realidade) 6e2jj4
um exemplo de como fica sua visualização , a imagem esta meio ruim pois esta chovendo aki, e detalhe , esta sem zoom da camera .

torres na lua (Miragen  ou realidade) 2hx592f
nessa foto eu mostro como q ficou o acoplamento da lente 4mm direto na lente do celular ,eu fiz um molde com papel sulfite ,recortei tres fitas de folha sulfite , colei uma sobre a outra para ficar mais grossa e forte e fiz um suporte para o par das lentes

torres na lua (Miragen  ou realidade) 28b9taa

no fundo eu recortei o sulfite de modo q ele pudesse ser colado diretamente no celular , essa bucha de aluminio vem com a lente , eu o desrosquiei e colei num papelao , e no papelao na parte de cima eu coloquei uma caneta de atravesado para a finalidade de o papelao nao ce torça com o peso do celular

torres na lua (Miragen  ou realidade) A27ibr
caneta para nao torcer o papelao

torres na lua (Miragen  ou realidade) 2rxxkrn
esse é o conjunto de controle de altura  , na frente eu amarrei a garrafa no corpo do telescopio para q o mesmo nao balançe e atrapalhe minha observação, a garrafa de baixo balança , porem menos . eu nao arrumei um esquema de fixa-la , mas eu penso em colocar ela dentro de um tubo de pvc para ela nao balançar com o vento , nessa mesma garrafa (a de baixo ) vai  o esquema com um disco rigido de hd e um disco de borracha de politriz( nao sei ao certo !)

torres na lua (Miragen  ou realidade) 30hto2e


torres na lua (Miragen  ou realidade) 2dugrk6
nessa hd  , de um lado existe um furo com rosca , eu a aproveitei , e colei o disco do lado da rosca

torres na lua (Miragen  ou realidade) Xpo9xh
aki fica a rosca para prender a hd , eu soldei dois parafusos  no parafuso q ja vem com a luneta onde segura o tripe pela com uma mesa para colocar as lentes

torres na lua (Miragen  ou realidade) 2ennpya
esquema montado , depois so passar o cabo q liga a garrafa com o telescopio em volta ,assim vc tera um controle de altura muito sensivel e confiavel .

torres na lua (Miragen  ou realidade) 33ol9gp
aki um exemplo de foto , o tempo esta ruim ...

o bom é q com o celular vc pode filmar e tirar fotos em negativo
torres na lua (Miragen  ou realidade) 11vi906
jupiter em negativo , abaixando o contraste é posivel ver quatro luas ,(tres do lado direito do planeta e um no canto esquerdo da foto ) nessa foto usei a lente 12.5 mm agora eu uso a de 4mm porem nao tenho foto pq o ceu nao abriu na minha cidade ainda

Victor Valocci
Curioso
Curioso

Mensagens : 7
Data de inscrição : 03/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

torres na lua (Miragen  ou realidade) Empty Re: torres na lua (Miragen ou realidade)

Mensagem  Marcos Poncio Seg 16 Mar 2015, 08:23

kkkk

Carambaaa que gambiarraa meu :Very Happy
Marcos Poncio
Marcos Poncio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 363
Data de inscrição : 29/12/2014
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

torres na lua (Miragen  ou realidade) Empty Re: torres na lua (Miragen ou realidade)

Mensagem  Dry Seg 16 Mar 2015, 14:20

Que adaptação hein Victor ! Mas se funciona, depois vc vai melhorando.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

torres na lua (Miragen  ou realidade) Empty Re: torres na lua (Miragen ou realidade)

Mensagem  Melk Izadek Seg 16 Mar 2015, 18:46

esse tem muita criatividade uia Very Happy
Melk Izadek
Melk Izadek
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 17/02/2015
Idade : 36
Localização : goiania

Ir para o topo Ir para baixo

torres na lua (Miragen  ou realidade) Empty Re: torres na lua (Miragen ou realidade)

Mensagem  Victor Valocci Seg 16 Mar 2015, 18:58

Dry escreveu:Que adaptação hein Victor ! Mas se funciona, depois vc vai melhorando.

queria ter um equipamento igual ao seu da foto !! valeu aew cara !! sou limitado pelo qualidade da lente , esse telescopio vem com 678x de zoom, mas embaça muito com essa potencia . daew tenho q me contentar kkkkk

Victor Valocci
Curioso
Curioso

Mensagens : 7
Data de inscrição : 03/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

torres na lua (Miragen  ou realidade) Empty Re: torres na lua (Miragen ou realidade)

Mensagem  Melk Izadek Seg 16 Mar 2015, 19:57

ele e um 80mm a ampliaçao recomendadar e 160x study
Melk Izadek
Melk Izadek
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 17/02/2015
Idade : 36
Localização : goiania

Ir para o topo Ir para baixo

torres na lua (Miragen  ou realidade) Empty Re: torres na lua (Miragen ou realidade)

Mensagem  Bruno Seg 16 Mar 2015, 20:11

Olá Victor, esse constellation me parece ter 60mm de abertura e não 80mm. Ele deve ser um 80060 ou seja, 800mm de distância focal e 60mm de abertura. Nesse caso a ampliação máxima teórica seria de 150x. Poderia dar uma conferida?

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

torres na lua (Miragen  ou realidade) Empty Re: torres na lua (Miragen ou realidade)

Mensagem  Dry Seg 16 Mar 2015, 21:53

Fiquei admirando a engenharia e acabei não reparando no tele. Acredito ser um 60 ou no máximo 70mm.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

torres na lua (Miragen  ou realidade) Empty Re: torres na lua (Miragen ou realidade)

Mensagem  Victor Valocci Ter 17 Mar 2015, 09:09

Dry escreveu:Fiquei admirando a engenharia e acabei não reparando no tele. Acredito ser um 60 ou no máximo 70mm.

realmente é 60mm eu pensei ser 80mm mais estava enganado . No distancia focal de 900mm , to triste aki kkkk foi 200 conto msm

Victor Valocci
Curioso
Curioso

Mensagens : 7
Data de inscrição : 03/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

torres na lua (Miragen  ou realidade) Empty Re: torres na lua (Miragen ou realidade)

Mensagem  Victor Valocci Ter 17 Mar 2015, 09:12

Bruno escreveu:
Olá Victor, esse constellation me parece ter 60mm de abertura e não 80mm. Ele deve ser um 80060 ou seja, 800mm de distância focal e 60mm de abertura. Nesse caso a ampliação máxima teórica seria de 150x. Poderia dar uma conferida?
Bruno
Moderador

chequei aki .....60mm e 900mm focal

Victor Valocci
Curioso
Curioso

Mensagens : 7
Data de inscrição : 03/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

torres na lua (Miragen  ou realidade) Empty Re: torres na lua (Miragen ou realidade)

Mensagem  Bruno Ter 17 Mar 2015, 09:53

Tá certo, ele é um refrator 60mm F15, e com boas oculares pode atingir uma ampliação máxima de 150x. Acima disso as imagens vão perder contraste. Como ele tem 900mm de distância focal, basta utilizar uma boa ocular de 6mm para obter 900mm/6=150x. Um jogo de 3 oculares (6mm, 10mm e 25 ou 30mm serão o suficiente). Por ele ter uma distância focal longa, a barlow não terá muita utilidade porque por ele possuir uma abertura de 60mm (coligi menos luz), as imagens poderão ficar um pouco escurecidas.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

torres na lua (Miragen  ou realidade) Empty Re: torres na lua (Miragen ou realidade)

Mensagem  Dry Ter 17 Mar 2015, 11:16

Victor Valocci escreveu:

realmente é 60mm eu pensei ser 80mm mais estava enganado . No distancia focal de 900mm , to triste aki kkkk foi 200 conto msm
De 60mm para 80mm não faz tanta diferença assim. Já esse f/15 o deixa um pouco escuro. Meu primeiro telescópio era um refletor de 76mm f/9,2 e fiz boas observações com ele. Daqui a pouco vc faz um upgrade Very Happy
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

torres na lua (Miragen  ou realidade) Empty Re: torres na lua (Miragen ou realidade)

Mensagem  Thypson Ter 12 Jan 2016, 18:34

Marcos Poncio escreveu:kkkk

Carambaaa que gambiarraa meu :Very Happy

esse tirou as palavras da minha boca! rsrs

mas enfim, parece bem criativo e deve funcionar, quem sabe eu tente algo criativo assim algum dia haha cheers
Thypson
Thypson
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 45
Data de inscrição : 12/01/2016
Idade : 28
Localização : Guarulhos

Ir para o topo Ir para baixo

torres na lua (Miragen  ou realidade) Empty Re: torres na lua (Miragen ou realidade)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos