ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre oculares.

+3
Dry
Bruno
PauloM
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Dúvida sobre oculares. Empty Dúvida sobre oculares.

Mensagem  PauloM Ter 13 Jan 2015, 19:09


Olá amigos.

Estou pesquisando oculares e me deparei com uma dúvida.

Uma ocular de 6mm com 52° de Afov, na prática faz muita diferença para uma de 66º?

Digo, uma diferença que justifique uma compra para se ter as duas?

Obrigado desde já!

Abraços Very Happy
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 456
Data de inscrição : 28/12/2014
Idade : 36
Localização : Feira de Santana / Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre oculares. Empty Re: Dúvida sobre oculares.

Mensagem  Bruno Ter 13 Jan 2015, 19:23

PauloM escreveu:Uma ocular de 6mm com 52° de Afov, na prática faz muita diferença para uma de 66º?
Digo, uma diferença que justifique uma compra para se ter as duas?
Para mim fez muita diferença porque ao observar os planetas com uma de 6mm e 66º, as imagens ampliadas ficam bem contrastadas com o céu de fundo amplo e escuro. Já na observação lunar eu prefiro usar ou uma planetária, ou uma ortoscópica ou mesmo uma boa Plossl de 6mm porque a de 66º apresenta muitos reflexos internos devido ao forte brilho da lua, e que acabam clareando o céu de fundo atrapalhando assim a visualização e o contraste nas imagens.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre oculares. Empty Re: Dúvida sobre oculares.

Mensagem  PauloM Ter 13 Jan 2015, 22:30

Bruno escreveu:
PauloM escreveu:Uma ocular de 6mm com 52° de Afov, na prática faz muita diferença para uma de 66º?
Digo, uma diferença que justifique uma compra para se ter as duas?
Para mim fez muita diferença porque ao observar os planetas com uma de 6mm e 66º, as imagens ampliadas ficam bem contrastadas com o céu de fundo amplo e escuro. Já na observação lunar eu prefiro usar ou uma planetária, ou uma ortoscópica ou mesmo uma boa Plossl de 6mm porque a de 66º apresenta muitos reflexos internos devido ao forte brilho da lua, e que acabam clareando o céu de fundo atrapalhando assim a visualização e o contraste nas imagens.
Bruno
Moderador

Opa Bruno, valeu pela resposta!

Mas é que acabei ficando um pouco confuso, rs.

Deixa eu exemplificar o que está acontecendo na prática. Eu comprei alguns filtros/oculares separados no armazem, mas lá no próprio armazem depois eu vi um kit que me chamou atenção.

Vou copiar aqui o que eu comprei e o que eu quero trocar, que é um kit meade. Estou meio perdido se troco ou não. :(

A compra que fiz:

Ocular Wideangle 6mm skywatcher 66º
Ocular Plossl 32mm 1.25" GSO skywatcher
Barlow 2.5x GSO tripleto
Kit de quatro coloridos Expanse 1.25"

O kit que agora eu quero:

Kit meade series 4000

Plossl 6.4mm, 9.7mm, 12.4mm, 15mm, 32mm todas 52º e 40mm 42º
4 filtros coloridos
Filtro Lunar Meade ND96

Qualquer coisa eu comprava a ocular widangle de 66º por fora.

Mais uma vez obrigado.

PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 456
Data de inscrição : 28/12/2014
Idade : 36
Localização : Feira de Santana / Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre oculares. Empty Re: Dúvida sobre oculares.

Mensagem  Bruno Qua 14 Jan 2015, 18:11

Entendi, tranquilo, no kit já vem uma ocular Plossl de 6.4mm que será muito útil na observação lunar com uma ampliação elevada e sem reflexos internos, e caso venha a adquirir a de 6mm 66º seria mais para a observação planetária e de estrelas duplas com um maior campo de visão. Ela não é um item obrigatório, mas se puder adquirir será muito interessante ver os objetos celestes que citei se deslocando por um grande campo aparente.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre oculares. Empty Re: Dúvida sobre oculares.

Mensagem  PauloM Qua 14 Jan 2015, 18:21


Valeu Bruno, brigadão!

Se quiser, fique a vontade para fechar o tópico, resolvido! cheers
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 456
Data de inscrição : 28/12/2014
Idade : 36
Localização : Feira de Santana / Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre oculares. Empty Re: Dúvida sobre oculares.

Mensagem  Dry Qua 14 Jan 2015, 18:23

PauloM escreveu:
Olá amigos.

Estou pesquisando oculares e me deparei com uma dúvida.

Uma ocular de 6mm com 52° de Afov, na prática faz muita diferença para uma de 66º?

Digo, uma diferença que justifique uma compra para se ter as duas?

Obrigado desde já!

Abraços Very Happy
Para se ter as 2 eu diria que não PauloM. Quando comprar prefira as oculares de maior campo e de qualidade. Existem muitas oculares que anunciam um grande campo mas que tem uma grande distorção nas bordas diminuindo consideravelmente a área útil. Também tem algumas que prometem um campo totalmente plano até as bordas, mas custam o olho da cara, Televue Nagler 100º é um bom exemplo. Tenho um jogo de oculares Orion Stratus de 8 e 21mm com 68º que tem um excelente custo benefício e mostram uma borda relativamente plana. Uma boa regra para o jogo de oculares é ir dobrando a distância focal: Vc já tem uma de 6mm, então complemente com uma de 12mm e outra de 24mm. Mas essa regra não deve ser seguida a risca e vc deve ir comprando oculares de acordo com suas necessidades e gosto. Vc pode até usar a barlow para observação visual, mas lembre-se que estará incluindo elementos óticos (tem barlow com 3 elementos) o que escurece um pouco a imagem. Tenho alguns filtros coloridos mas, pra mim, tem pouca utilidade e estão jogados em uma gaveta, Já os filtros de PL ajudam um pouco, melhorando o contraste.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre oculares. Empty Re: Dúvida sobre oculares.

Mensagem  Bruno Qua 14 Jan 2015, 18:32

Dry escreveu:Para se ter as 2 eu diria que não PauloM.
Apenas esclarecendo, o ponto negativo ao que referi em relação a uma ocular de 6mm e 66º foi relativo à WA da Sky-Watcher, que numa observação lunar tem as imagens ofuscadas de tantos reflexos que proporciona. Ela me lembra muito as imperfeições ópticas do sistema "relay" utilizado em refletores da Toya e Celestron, e que causam os indesejáveis reflexos nas imagens dos objetos muito brilhantes como a lua por exemplo.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre oculares. Empty Re: Dúvida sobre oculares.

Mensagem  Dry Qua 14 Jan 2015, 19:16

Bruno escreveu:Apenas esclarecendo, o ponto negativo ao que referi em relação a uma ocular de 6mm e 66º foi relativo à WA da Sky-Watcher, que numa observação lunar tem as imagens ofuscadas de tantos reflexos que proporciona.

Bruno
Moderador
Mas estes reflexos não são eliminados com o uso de filtro lunar Bruno ? Sempre que faço observação da Lua, principalmente quando já está próximo do quarto crescente, utilizo filtro.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre oculares. Empty Re: Dúvida sobre oculares.

Mensagem  Bruno Qua 14 Jan 2015, 19:45

Dry escreveu:Mas estes reflexos não são eliminados com o uso de filtro lunar Bruno ? Sempre que faço observação da Lua, principalmente quando já está próximo do quarto crescente, utilizo filtro.
Os reflexos aos quais me refiro ocorrem internamente entre os elementos da ocular, e não temos como instalar um filtro entre eles.


Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre oculares. Empty Re: Dúvida sobre oculares.

Mensagem  Dry Qua 14 Jan 2015, 19:58

Bruno escreveu:
Dry escreveu:Mas estes reflexos não são eliminados com o uso de filtro lunar Bruno ? Sempre que faço observação da Lua, principalmente quando já está próximo do quarto crescente, utilizo filtro.
Os reflexos aos quais me refiro ocorrem internamente entre os elementos da ocular, e não temos como instalar um filtro entre eles.


Bruno
Moderador
Sim, claro. Mas a instalação de um filtro na "boca" da ocular não elimina estes reflexos ?
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre oculares. Empty Re: Dúvida sobre oculares.

Mensagem  PauloM Qua 14 Jan 2015, 20:13


Obrigado por os esclarecimentos adicionais, Dry e Bruno.

Poxa, achei que essas wideangles skywatcher eram de boa qualidade :(

É complicado ser iniciante viu? rs.. Aprender com erros é difícil, ainda mais quando são financeiros.
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 456
Data de inscrição : 28/12/2014
Idade : 36
Localização : Feira de Santana / Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre oculares. Empty Re: Dúvida sobre oculares.

Mensagem  Bruno Qua 14 Jan 2015, 20:49

Dry escreveu:Mas a instalação de um filtro na "boca" da ocular não elimina estes reflexos ?
Não porque é por lá que a luz entra, e os reflexos são vistos na saída. Ainda assim poderíamos aventar a hipótese de utilizar um filtro polarizador na saída da ocular, mas o que teríamos seriam os reflexos direcionados em um único plano mas não eliminados.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre oculares. Empty Re: Dúvida sobre oculares.

Mensagem  PauloM Qua 14 Jan 2015, 21:24

Bom, só pra deixar vocês a parte, eu fiz o pedido já do kit meade + uma wideangle skywatcher 6mm.

Sabe, não vou comprar mais nada até poder formar minha própria opnião pra evitar isso. Acho que já dei passos demais para um iniciante, sou meio ansioso.

Abraços!
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 456
Data de inscrição : 28/12/2014
Idade : 36
Localização : Feira de Santana / Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre oculares. Empty Re: Dúvida sobre oculares.

Mensagem  Bruno Qua 14 Jan 2015, 21:57

PauloM escreveu:Acho que já dei passos demais para um iniciante, sou meio ansioso.
achei que essas wideangles skywatcher eram de boa qualidade
Exato, mais importante do que um arsenal de acessórios e recursos é aprender primeiro a extrair o máximo do seu instrumento com o mínimo necessário. E quanto à WA da Sky-Watcher elas não são oculares ruins, o fim para qual elas são utilizadas é que determinam a qualidade final das imagens produzidas nelas.
Objetos celestes com grandes diâmetros aparentes de uns 30 a 35 segundos de arco como jupiter por exemplo, ainda não produzem um brilho suficiente para provocar os reflexos internos que são vistos com tanta intensidade durante as observações lunares com a WA Sky-Watcher. Por isso ao invés dela eu prefiro utilizar na observação da lua uma planetária ou uma ortoscópica, ou mesmo uma boa Plossl de 6mm e assim poder ver melhor os detalhes sem a interferência de reflexos. O problema começa quando a luz ao atingir a lente sofre uma interferência, sendo que parte desta luz é transmitida e outra refletida. Um raio de luz que sai do ar e penetra em um material, certa quantidade dela é refletida.
Quanto maior o número de elementos numa ocular melhor será a correção cromática, e maiores serão também os números de reflexões ainda que mínimas.
Esses reflexos podem ser minimizados através de tratamentos aplicados sobre as lentes (coatings), mas dado a um maior número de elementos ainda que mínima a reflexão acontecerá entre eles. Um raio de luz dentro de uma ocular ao penetrar no primeiro elemento terá parte dela refletida, e a outra parte penetrará no material da lente que ao sair na outra extremidade penetrará em outro elemento, e que também terá uma parte mínima refletida e assim por diante gerando sucessivas reflexões internas. Mesmo se o corpo da ocular for enegrecido por dentro o problema continua, porque será nas lentes e não nas paredes internas do corpo dela.
Nesse caso, se o que se quer é observar um objeto celeste num campo aparente onde se possa "virar o olho" para observar imagens quase tridimensionais com qualidade, prepare-se então para desembolsar mais de 1000 reais com uma Tele Vue Ethos de 6mm e um campo aparente de 100º: http://www.microsofttranslator.com/bv.aspx?ref=SERP&br=ro&mkt=pt-BR&dl=pt&lp=EN_PT&a=http%3a%2f%2fwww.buytelescopes.com%2ftelevue-6mm-ethos-eyepiece

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre oculares. Empty Re: Dúvida sobre oculares.

Mensagem  Dry Qua 14 Jan 2015, 22:00

Bruno escreveu:
Dry escreveu:Mas a instalação de um filtro na "boca" da ocular não elimina estes reflexos ?
Não porque é por lá que a luz entra, e os reflexos são vistos na saída. Ainda assim poderíamos aventar a hipótese de utilizar um filtro polarizador na saída da ocular, mas o que teríamos seriam os reflexos direcionados em um único plano mas não eliminados.
Bruno
Moderador
Bem, com minhas oculares Meade de 5mm / 82º e Orion de 8mm / 68º e eu não tenho este problema de reflexos Bruno. Deve ser mesmo com a ocular da Skywatcher.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre oculares. Empty Re: Dúvida sobre oculares.

Mensagem  PauloM Qua 14 Jan 2015, 22:13


Bruno, mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos.

De fato estou com vários acessórios já e o telescópio nem chegou.

Já comprei uns 5 livros na estante virtual, recomendados por você lá no tópico de indicações de livros.

Vou "quetar o facho" agora e esperar o telescópio chegar, aprender sobre ele e aos poucos usar os acessórios. Após isso vou saber exatamente o que quero.

Chega de erros né? rs. Até uma câmera expanse de R$ 600,00 eu acabei desistindo, fica pra uma próxima.

Obrigado por sua paciência.
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 456
Data de inscrição : 28/12/2014
Idade : 36
Localização : Feira de Santana / Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre oculares. Empty Re: Dúvida sobre oculares.

Mensagem  Bruno Qua 14 Jan 2015, 22:16

Dry escreveu:Deve ser mesmo com a ocular da Skywatcher.
Não tenho dúvidas de que depois que algumas marcas tradicionais colocaram em primeiro plano a diminuição no valor da mão de obra, diminuíram também a qualidade de alguns produtos.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre oculares. Empty Re: Dúvida sobre oculares.

Mensagem  Bruno Qua 14 Jan 2015, 22:28

PauloM escreveu:estou com vários acessórios já e o telescópio nem chegou.
Já comprei uns 5 livros na estante virtual, recomendados por você lá no tópico de indicações de livros.
Vou "quetar o facho" agora e esperar o telescópio chegar, aprender sobre ele e aos poucos usar os acessórios. Após isso vou saber exatamente o que quero.
É no mínimo sensato pois não há melhor maneira de aprender a observar do que esta.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre oculares. Empty Re: Dúvida sobre oculares.

Mensagem  PauloM Dom 08 Fev 2015, 11:43

Olá!

Durante as observações, quais as oculares que se usam?

Digo, por exemplo, eu comprei um kit com várias oculares de mm diferentes, mas pra a maioria dos observadores/observações, creio que existe um padrão e vários mm de oculares se torna não necessário, certo?

Então seria mais ou menos uma com curta, média e grande? 6mm, 15 ou 23mm e 32mm?

Obrigado Smile
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 456
Data de inscrição : 28/12/2014
Idade : 36
Localização : Feira de Santana / Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre oculares. Empty Re: Dúvida sobre oculares.

Mensagem  Bruno Dom 08 Fev 2015, 11:57

Depende da distância focal do telescópio, porque uma ocular de distância focal curta poderá proporcionar ampliações superiores à capacidade do aparelho se ele tiver um F muito longo. Basicamente começar com pelo menos 3 oculares seria o ideal ou seja, uma de dist. focal curta, uma média e uma longa como por exemplo 6mm, 10mm e 25mm. Mas nada impede e é até desejável que se experimentem oculares de distâncias focais variadas, desde que elas não proporcionem ampliações superiores ao aumento máximo teórico do telescópio (D x 2.5), ou abaixo do aumento mínimo dele (D / 7).

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre oculares. Empty Re: Dúvida sobre oculares.

Mensagem  PauloM Dom 08 Fev 2015, 14:45

Valeu Bruno, obrigado mais uma vez!

Eu estou experimentando mesmo pra escolher minhas favoritas rs
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 456
Data de inscrição : 28/12/2014
Idade : 36
Localização : Feira de Santana / Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre oculares. Empty Escolha de Oculares

Mensagem  Bruno Pinto Ter 11 Ago 2015, 14:21

Olá Pessoal,

Preciso de uma ajuda, uu quero comprar mais umas oculares para o meu telescópio.

Tenho a seguinte duvida. estava pensando em Comprar as que tem no Armazem do telescópio da Skywatcher WideAngle, porém tenho a oportunidade de uma pessoa trazer para mim as lentes X-Cel LX da Celestron.... Qual vocês recomendariam? As da Celestron tenho que aguardar um pouco a pessoa voltar dos EUA e as do AdT eu posso ir buscar pois estão sempre em Curitiba.

Essas Skywatcher wideangle são boas? ou Você recomendaria esperar e trazer uma x-cel lx ( http://www.bhphotovideo.com/c/product/736601-REG/Celestron_93425_X_Cel_LX_18_mm.html) ou mesmo teriam alguma outra para recomendar?

Obrigado
Bruno Pinto
Bruno Pinto
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 40
Data de inscrição : 07/08/2015
Idade : 45
Localização : Joinville

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre oculares. Empty Re: Dúvida sobre oculares.

Mensagem  deco27x Ter 11 Ago 2015, 16:19

A X-cell Lx são bem superiores às wideangle da skywatcher. Opticamente são a mesma coisa que as Meade HD-60, eu tenho duas delas e gosto muito. Se puder, comprar as X-Cell LX, compre.

Qual a abertura e distância focal do seu telescópio?

Qual o propósito? Oculares para observação de DSOs ou de planetas?

É estranho pedir conselho na compra de uma ocular sem dar estas informações, pois sem elas não dá pra dar uma boa dica.

deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre oculares. Empty Re: Dúvida sobre oculares.

Mensagem  Bruno Pinto Ter 11 Ago 2015, 16:32

deco27x escreveu:A X-cell Lx são bem superiores às wideangle da skywatcher. Opticamente são a mesma coisa que as Meade HD-60, eu tenho duas delas e gosto muito. Se puder, comprar as X-Cell LX, compre.

Qual a abertura e distância focal do seu telescópio?

Qual o propósito? Oculares para observação de DSOs ou de planetas?

É estranho pedir conselho na compra de uma ocular sem dar estas informações, pois sem elas não dá pra dar uma boa dica.


Olá deco27x

Desculpe a minha vacilada, sou novo por aqui. O Meu telescópio é um Celestron CPC 800 (8") F/10.

Eu gosto de observar tanto planetas quanto DSO's

No meu telescópio veio com um lente de 40mm, estava pensando em comprar uma de 25mm e outra de 9mm. Você acredita que seriam boas opções para estas observações?

Abraço



Bruno Pinto
Bruno Pinto
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 40
Data de inscrição : 07/08/2015
Idade : 45
Localização : Joinville

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre oculares. Empty Re: Dúvida sobre oculares.

Mensagem  deco27x Ter 11 Ago 2015, 17:12

Sem dúvida a 25mm seria ótima para DSOs, forneceria uma saída de pupila de 2,5mm (80x de aumento) e 0,75° de campo real, o suficiente para a maioria dos DSOs, essa 25mm tem quase a máxima parada de campo possível para uma ocular padrão 1,25". Num catadióptrico como o seu, é importante ter uma ocular que explore o máximo de campo real possível.

A seria 9mm muito boa para planetas, fornecendo uma saída de pupila de 0,9mm (222x de aumento) que é muito útil em observação planetária, explorando boa parte do poder resolutivo do equipamento, mas sem ficar tão prejudicada pelo seeing quanto aumentos maiores costumam ficar.
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre oculares. Empty Re: Dúvida sobre oculares.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos