ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Júpiter 2014

+7
PauloM
Pires
orlando
Astroavani
Lucas87
Bruno
patonoventa
11 participantes

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Júpiter 2014 - Página 2 Empty Re: Júpiter 2014

Mensagem  Astroavani Seg 12 Jan 2015, 23:12

Jupiter Europa e Ganimedes!
Uma foto que estava esperando processamento e me surpreendeu devido a excelente resolução em que ficaram as luas.
O planeta não ficou com tantos detalhes mas as luas além de bem redondas ficaram de um tom bastante agradável.
Enfatizo que toda a foto foi processada em uma única tomada não sendo feito processamentos separados para o planeta e luas como é comum se ver por aí!
Empilhamento de 2585 frames no AS!2
Júpiter 2014 - Página 2 353155aad12e6b6b20dac73937c548e8.1824x0_q100_watermark_watermark_opacity-10_watermark_position-4_watermark_text-Copyright%20astroavani

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Júpiter 2014 - Página 2 Empty Re: Júpiter 2014

Mensagem  Bruno Ter 13 Jan 2015, 00:05

Olá Avani, dá até para perceber de que o lado a luz solar está incidindo nas luas.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Júpiter 2014 - Página 2 Empty Re: Júpiter 2014

Mensagem  Astroavani Ter 13 Jan 2015, 02:46

Oi Bruno!
Principalmente Europa que se não me engano é um mundo de gelo, então do lado que o Sol bate ele reflete mais luz que do outro. Já com Ganimedes isto não ocorre com tanta intensidade!

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Júpiter 2014 - Página 2 Empty Re: Júpiter 2014

Mensagem  Pires Ter 13 Jan 2015, 03:59

Astroavani escreveu:Jupiter Europa e Ganimedes!
Uma foto que estava esperando processamento e me surpreendeu devido a excelente resolução em que ficaram as luas.
O  planeta não ficou com tantos detalhes mas as luas além de bem redondas ficaram de um tom bastante agradável.
Enfatizo que toda a foto foi processada em uma única tomada não sendo feito processamentos separados para o planeta e luas como é comum se ver por aí!
Empilhamento de 2585 frames no AS!2
Júpiter 2014 - Página 2 353155aad12e6b6b20dac73937c548e8.1824x0_q100_watermark_watermark_opacity-10_watermark_position-4_watermark_text-Copyright%20astroavani

Oi Avani
que beleza!.  mas porque com a grande abertura  que você tem as fotos estão  escurecidas?
bem    palpites à parte, aqui vai uma fotinha colorida para você não dizer que estou apelando para a mono. rssss
abraço
Júpiter 2014 - Página 2 Jupiter13012015

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Júpiter 2014 - Página 2 Empty Re: Júpiter 2014

Mensagem  Astroavani Ter 13 Jan 2015, 13:30

Estão escuras justamente pelo motivo que eu citei na sua foto velho amigo!
Filtro IR Pass associado a alta umidade relativa do ar.
Mesmo com 14" de abertura a uma perda de luz muito grande quando a umidade esta muito alta, para não ficar muito granulado (ruído) eu prefiro deixar mais escura.
Nesta foto em especial, havia uma fina camada de névoa presente em alta altitude.

Como você falou que não manja muito de filtros vou lhe dar uma breve explicação:

Nesta foto foi usado um filtro IR Pass 685nm, ou seja, tudo que está abaixo disto (no caso a luz visível e o ultravioleta) são barrados pelo filtro.
Então qual a vantagem de usá-lo?
A verdade é que ultimamente temos sofrido muito com a turbulência que afeta enormemente as fotos de alta resolução, porem o filtro IR Pass por deixar passar apenas as ondas de longo comprimento tem a grande vantagem de driblar uma boa parte desta turbulência, isto por que as ondas longas são pouco afetadas por ela, assim sendo captamos uma imagem mais estável mas que será apenas em P/B simplesmente porque os nossos olhos não tem capacidade de enxergar nesta faixa de onda. Se isto fosse possível, Júpiter se apresentaria incrivelmente colorido para nós, como não dá, fica no P/B mesmo, hehehe.
Você que usa um IR 742 esta sendo mais seletivo ainda, com este filtro a perda de luz é ainda maior, porem a redução da turbulência também será maior.
Parece uma maravilha né, só que tem um problema!
A alta umidade.
As ondas acima de 670nm são fortemente bloqueadas pelas partículas de vapor de água suspensa na atmosfera e isto faz com que nossas câmeras capturem apenas uma pequena fração delas. O resultado disto é termos que aumentar muito o gain, gama, e exposure o que gera bastante ruído, e por isto eu falei que conforme a abertura do telescópio temos filtros IR que serão mais ou menos adequados.
Bem é só isto?
Não.... ainda tem mais. O outro problema grave é que fazemos fotos com cameras coloridas, estas cameras funcionam através da matriz de Bayer, ou seja, elas são divididas em três tipos de sensores diferentes, um para o azul, um para o vermelho e um para o verde, o famoso trio RGB. Pois bem, ao usarmos uma câmera color com um filtro IR, estaremos usando apenas os sensores que captam no vermelho, os outros simplesmente serão cegos.
Moral da história, na verdade nossas câmeras estão trabalhando apenas em 1/3 da potência!
Viu como a coisa é mais complicada do que parece!
Sei que você é mais da prática, faz astrofotografia por esporte e por prazer, mas um fotógrafo detalhista como eu não pode deixar de levar isto em conta.
Por isto em breve deverei investir numa câmera mono, não para fazer fotos coloridas, não estou nem aí para sofrer com rodas de filtros e ter que estar apelando para derrotação!
Simplesmente porque quero otimizar as fotos no IR e quem sabe até me aventurar na bando do metano. Júpiter é metano puro, uma foto neste comprimento de onda deve revelar muita coisa interessante. Depois quem sabe no UV e em outros comprimentos de onda onde jamais poderemos ver qualquer coisa!
Não deixa de ser um brincadeira interessante não é?
Ver aquilo que não pode ser visto pelos nossos simples olhos mortais!
Abração e desculpe se me empolguei.
Avani.

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Júpiter 2014 - Página 2 Empty Re: Júpiter 2014

Mensagem  Astroavani Ter 13 Jan 2015, 17:22

Veja se melhorou meu exigente amigo Darío!
Júpiter 2014 - Página 2 4fc43dec3ccf9fe865d69f6524436513.620x0_q100_watermark_watermark_opacity-10_watermark_position-4_watermark_text-Copyright%20astroavani

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Júpiter 2014 - Página 2 Empty Re: Júpiter 2014

Mensagem  Pires Ter 13 Jan 2015, 19:17

Astroavani escreveu:Estão escuras justamente pelo motivo que eu citei na sua foto velho amigo!
Filtro IR Pass associado a alta umidade relativa do ar.
Mesmo com 14" de abertura a uma perda de luz muito grande quando a umidade esta muito alta, para não ficar muito granulado (ruído) eu prefiro deixar mais escura.
Nesta foto em especial, havia uma fina camada de névoa presente em alta altitude.

Como você falou que não manja muito de filtros vou lhe dar uma breve explicação:

Nesta foto foi usado um filtro IR Pass 685nm, ou seja, tudo que está abaixo disto (no caso a luz visível e o ultravioleta) são barrados pelo filtro.
Então qual a vantagem de usá-lo?
A verdade é que ultimamente temos sofrido muito com a turbulência que afeta enormemente as fotos de alta resolução, porem o filtro IR Pass por deixar passar apenas as ondas de longo comprimento tem a grande vantagem de driblar uma boa parte desta turbulência, isto por que as ondas longas são pouco afetadas por ela, assim sendo captamos uma imagem mais estável mas que será apenas em P/B simplesmente porque os nossos olhos não tem capacidade de enxergar nesta faixa de onda. Se isto fosse possível, Júpiter se apresentaria incrivelmente colorido para nós, como não dá, fica no P/B mesmo, hehehe.
Você que usa um IR 742 esta sendo mais seletivo ainda, com este filtro a perda de luz é ainda maior, porem a redução da turbulência também será maior.
Parece uma maravilha né, só que tem um problema!
A alta umidade.
As ondas acima de 670nm são fortemente bloqueadas pelas partículas de vapor de água suspensa na atmosfera e isto faz com que nossas câmeras capturem apenas uma pequena fração delas. O resultado disto é termos que aumentar muito o gain, gama, e exposure o que gera bastante ruído, e por isto eu falei que conforme a abertura do telescópio temos filtros IR que serão mais ou menos adequados.
Bem é só isto?
Não.... ainda tem mais. O outro problema grave é que fazemos fotos com cameras coloridas, estas cameras funcionam através da matriz de Bayer, ou seja, elas são divididas em três tipos de sensores diferentes, um para o azul, um para o vermelho e um para o verde, o famoso trio RGB. Pois bem, ao usarmos uma câmera color com um filtro IR, estaremos usando apenas os sensores que captam no vermelho, os outros simplesmente serão cegos.
Moral da história, na verdade nossas câmeras estão trabalhando apenas em 1/3 da potência!
Viu como a coisa é mais complicada do que parece!
Sei que você é mais da prática, faz astrofotografia por esporte e por prazer, mas um fotógrafo detalhista como eu não pode deixar de levar isto em conta.
Por isto em breve deverei investir numa câmera mono, não para fazer fotos coloridas, não estou nem aí para sofrer com rodas de filtros e ter que estar apelando para derrotação!  
Simplesmente porque quero otimizar as fotos no IR e quem sabe até me aventurar na bando do metano. Júpiter é metano puro, uma foto neste comprimento de onda deve revelar muita coisa interessante. Depois quem sabe no UV e em outros comprimentos de onda onde jamais poderemos ver qualquer coisa!
Não deixa de ser um brincadeira interessante não é?
Ver aquilo que não pode ser visto pelos nossos simples olhos mortais!
Abração e desculpe se me empolguei.
Avani.
Oi Avani
Obrigado pela Aula!!!   já  tinha  uma ideia mas você explicou muito bem e detalhado para qualquer leigo como eu  aprender. obrigado!
Sobre a foto  que você deu uma melhorada   de fato   sou   pratico e  pratico astrofotografia por esporte e laser mas  o jupiter (há meu ver é claro)  continua   faltando o seu contorno  e  isso em um 406mm  teria que aparecer.Me desculpe eu estar dando palpite  mas voce sabe  que tive ou  melhor: construí um 406mm... EM TEMPO:Sei  que  era um 4,8!!!  rsss (  já adivinhei  a resposta ou não?.) .
abração
Darío

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Júpiter 2014 - Página 2 Empty Jupiter em um 406mm

Mensagem  Pires Ter 13 Jan 2015, 19:22

Éstou colocando uma foto  de jupiter com o  meu ex 406mm para mostrar  sobre o contorno.
não interprete como comparação de qualidade. a suas são melhores.
abração
Darío

Júpiter 2014 - Página 2 Ganimedes

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Júpiter 2014 - Página 2 Empty Re: Júpiter 2014

Mensagem  Bruno Ter 13 Jan 2015, 19:28

Pires escreveu:foto  de jupiter com o  meu ex 406mmJúpiter 2014 - Página 2 Ganimedes
Obrigado duplamente Pires, por ter retornado ao fórum e pela bela astrofoto joviana, inclusive com detalhes na lua que superam em qualidade as manchas de albedo.


Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Júpiter 2014 - Página 2 Empty Re: Júpiter 2014

Mensagem  Astroavani Ter 13 Jan 2015, 20:17

Você leigo! caro amigo Darío.
Esta é uma boa piada. Na realidade eu expliquei de forma bem didática porque pode servir ao pessoal do AF que está iniciando na arte.
Não duvido da qualidade do seu 406mm, mas não confunda com o meu que é um 354mm de qualidade muito inferior.
Além do mais você bem sabe que eu assim como você prefiro mil vezes o desing newtoniano, apenas não podia perder este C14 que apareceu por um preço verdadeiramente de banana, e já que comprei, logicamente tenho que usar, rsrsrs.
Muito lutei para mandar vir um Newton de 12" da Orion Uk, mas importação neste páis é uma coisa quase proibida.
Eu mesmo já processei filmes deste 406mm gentilmente enviadas por você lembra!
Quanto a borda, creio que você se refere a uma borda melhor definida. Esta é uma coisa que até hoje causa muita controvérsia entre a comunidade planetária de astrofotografia pois afinal Júpiter é um mundo gasoso e na realidade não pode ter uma borda assim tão definida.
Apesar de tudo nas minhas coloridas ele sai com a tal borda melhor definida e posso até deixar este aí de cima do mesmo jeito trabalhando com o hystogran do Registax.
Porem como foto depende de gosto, e cada artista tem asua marca por enquanto vou manter o meu meio assim, kkkkkkkk.
Até hoje tenho muito a te agradecer por tudo que aprendi e nunca me canso de admirar este Júpiter aí de baixo!
Abração!
Júpiter 2014 - Página 2 Nuvsl

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Júpiter 2014 - Página 2 Empty Re: Júpiter 2014

Mensagem  Pires Ter 13 Jan 2015, 20:47

Astroavani escreveu:Você leigo! caro amigo Darío.
Esta é uma boa piada. Na realidade eu expliquei de forma bem didática porque pode servir ao pessoal do AF que está iniciando na arte.
Não duvido da qualidade do seu 406mm, mas não confunda com o meu que é um 354mm de qualidade muito inferior.
Além do mais você bem sabe que eu assim como você prefiro mil vezes o desing newtoniano, apenas não podia perder este C14 que apareceu por um preço verdadeiramente de banana, e já que comprei, logicamente tenho que usar, rsrsrs.
Muito lutei para mandar vir um Newton de 12" da Orion Uk, mas importação neste páis é uma coisa quase proibida.
Eu mesmo já processei filmes deste 406mm gentilmente enviadas por você lembra!
Quanto a borda, creio que você se refere a uma borda melhor definida. Esta é uma coisa que até hoje causa muita controvérsia entre a comunidade planetária de astrofotografia pois afinal Júpiter é um mundo gasoso e na realidade não pode ter uma borda assim tão definida.
Apesar de tudo nas minhas coloridas ele sai com a tal borda melhor definida e posso até deixar este aí de cima do mesmo jeito trabalhando com o hystogran do Registax.
Porem como foto depende de gosto, e cada artista tem asua marca por enquanto vou manter o meu meio assim, kkkkkkkk.
Até hoje tenho muito a te agradecer por tudo que aprendi e nunca me canso de admirar este Júpiter aí de baixo!
Abração!
Júpiter 2014 - Página 2 Nuvsl

Eita! esse é o Avani que conheço rss.
de fato esse jupiter  foi  uma dádiva  eu  abrir o observatório nesse dia e hora. o  400tão  mostrou  tudo nessa foto. sinto  saudades dele e não tenho mais físico para fazer outro  (quem sabe  um espelho de 312mm pirex que tenho aqui já pronto sai um novo telescópio para meu observatório! rs)
Sou leigo sim. Sempre fui um auto didata e nunca  que aprofundei com  estudos desse tipo . Achei que era um 400mm mas entre 400 e 355  a diferença é pouquíssima. de  fato  jupiter é gasoso MAS  saturno também!!  e sai  definido. Acho que é devido a grande obstrução do secundário que deve atingir  uns 37% ou mais e isso é fatal! (355mm menos 37% = 223mm!!!?). nunca fui adepto  ao  sistema cassegrain mas   no  caso  seu  eu também  compraria devido ao preço  excelente como explicou. enfim,  se eu não der uma cutucada  não sai assunto não é mesmo?
abração e vamos ver se fevereiro da para  conseguir boas fotos.. Aqui um calor medonho  (34  com sensação de 38)    nuvens  esparsas  que certamente se filmar sairá os  famigerados anéis. nem vou abrir o obs.

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Júpiter 2014 - Página 2 Empty Re: Júpiter 2014

Mensagem  Pires Ter 13 Jan 2015, 20:50

Bruno escreveu:
Pires escreveu:foto  de jupiter com o  meu ex 406mmJúpiter 2014 - Página 2 Ganimedes
Obrigado duplamente Pires, por ter retornado ao fórum e pela bela astrofoto joviana, inclusive com detalhes na lua que superam em qualidade as manchas de albedo.


Bruno
Moderador

Oi Bruno
O prazer é meu de participar desse fórum. Estaremos  enchendo  de fotos  porque  jupiter  é o meu preferido  (quando  subir  saturno digo o mesmo rssss.)
abração
Darío
http://dariopires.com.br

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Júpiter 2014 - Página 2 Empty Re: Júpiter 2014

Mensagem  Bruno Ter 13 Jan 2015, 21:24

Estaremos esperando ansiosamente as suas imagens suavemente decrescentes de luz a la Texeraux. Júpiter 2014 - Página 2 Bigthumb


Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Júpiter 2014 - Página 2 Empty Re: Júpiter 2014

Mensagem  Astroavani Ter 13 Jan 2015, 22:10

kkkkkkkkkk!
Este também é o Darío que eu conheço, sempre fazendo comparações impertinentementes verdadeiras.
Realmente Saturno também é gasoso, hehehe. E fica definido, rsrsrsrs.
Mas numa coisa se enganou!
O C14 é o único f/11 no grupo dos SCT tanto da Meade como da Celestron e você deve saber muito bem que isto faz uma grande diferença, pois a obstrução fica na casa dos 32%.
Não entendi seu cálculo! Que eu saiba a coisa não funciona assim!
Você teria que calcular a área de um espelho de 354mm e deduzir da área do secundário para ver na realidade qual a abertura resultante. Pelos meus cálculos o C14 equivale a um 330mm desobstruído!
Ou seja, uma grande diferença entre nossos cálculos não é?
Reconheço que um Newton é muito melhor neste quesito, o seu f/7,5 deve ter no máximo uns 20% de obstrução, mas fazer o que, não se pode ter tudo na vida.
Se eu pudesse ter o tele que desejo seria um Newton de 300mm em f/7 (que monstro né!) com tubo de carbono, primário de quartzo, secundário também, tubo de carbono e focalizador rebaixado.
Precisava mais??
Mas vou arrumar onde um bixo destes?
Uma pena nem tudo ser como a gente deseja, então como não posso ter um cão, vou caçando com o meu gatinho mesmo!
Abração!
Avani.

PS: Até que o papo tá bom, pena que não tem mais ninguém dando pitaco nesta história!

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Júpiter 2014 - Página 2 Empty Re: Júpiter 2014

Mensagem  Pires Sáb 17 Jan 2015, 04:39

Astroavani escreveu:kkkkkkkkkk!
Este também é o Darío que eu conheço, sempre fazendo comparações impertinentementes verdadeiras.
Realmente Saturno também é gasoso, hehehe.  E fica definido, rsrsrsrs.
Mas numa coisa se enganou!
O C14 é o único f/11 no grupo dos SCT tanto da Meade como da Celestron e você deve saber muito bem que isto faz uma grande diferença, pois a obstrução fica na casa dos 32%.
Não entendi seu cálculo! Que eu saiba a coisa não funciona assim!
Você teria que calcular a área de um espelho de 354mm e deduzir da área do secundário para ver na realidade qual a abertura resultante. Pelos meus cálculos o C14 equivale a um 330mm desobstruído!
Ou seja, uma grande diferença entre nossos cálculos não é?
Reconheço que um Newton é muito melhor neste quesito, o seu f/7,5 deve ter no máximo uns 20% de obstrução, mas fazer o que, não se pode ter tudo na vida.
Se eu pudesse ter o tele que desejo seria um Newton de 300mm em f/7 (que monstro né!) com tubo de carbono, primário de quartzo, secundário também, tubo de carbono e focalizador rebaixado.
Precisava mais??
Mas vou arrumar onde um bixo destes?
Uma pena nem tudo ser como a gente deseja, então como não posso ter um cão, vou caçando com o meu gatinho mesmo!
Abração!
Avani.

PS: Até que o papo tá bom, pena que não tem mais ninguém dando pitaco nesta história!

Oi Avani
Pitaco  sempre  da discussão, o melhor  e deixar quieto rssss.
Seu tele  é muito bom e de grande abertura, pena que é cassegrain  .O calculo   me baseio em livros  de optica antiga e  não  é calculado pela área e sim pelo diâmetro dos dois espelhos ! (não me pergunte porque rs.)   também tenho um certo  receio desse calculo  .. acho meio esquisito  mas  em vários livros se não me engano pois minha memoria já não anda boa, o calculo é feito pelo diâmetro dos dois..(veja que também o calculo do secundário é também  assim  (cone  seria a área mas é usado o  Diametro - diâmetro da lua em foco direto (F x 0,009) x L  ( L é raio do tubo + comprimento do focalizador)  sobre F  + d (diâmetro da lua  em foco direto)  =   Diametro  menor do secundário. então não tem área também no calculo do secundário  mas também acho esquisito isso, vou pesquisar o porque disso   e depois a gente conversa....
se calcular   o seu dará   250  no máximo! pois ainda tem  a lente corretora  que da uma enganada  com seu suporte de fixação. mesmo assim 32%  perde muito contraste e  nitidez.(passou de 20%  é ferro rs.))   Mas a sua competência em astrofotografia compensa tudo isso... ah ah ah....
abaixo  uma fotinha que tirei  hoje  mas  sempre com aquelas nuvens esparsas  perturbando e não dando  chance para aumentos maiores.
MAS é COLORIDA rssssss  tem mais umas 5 a 6 filmagens mas  preciso processa-las, depois eu posto aqui.
abração
Darío
Júpiter 2014 - Página 2 625

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Júpiter 2014 - Página 2 Empty Re: Júpiter 2014

Mensagem  Astroavani Sáb 17 Jan 2015, 14:44

Bom, para ser honesto tem diversas formas de interpretar um problema e realizar os cálculos.
Eu me baseio pela área por que na realidade o que interessa mesmo é quantos cm² temos captando luz não é.
Se fosse um refrator sem obstrução teríamos toda área da objetiva captando a luz (não vamos levar em conta a perda por reflexão, refração, etc.)
Então eu penso assim:
C14 Edge
Diâmetro do espelho primário 35,4cm A= Pi X R² A= 3,14 X 17,7² A= 983,73 cm²
Diâmetro do secundário 11,4 cm A= 3,14 X 5,7² A= 102,01 cm²

Área livre para coletar luz que sobra para o primário: 983,73 - 102,01 = 881,72

Supomos um refrator de 33,5cm de abertura (bota refratorzão nisto né!), vamos calcular a área dele para ver.
A= 3,14 X 16,75² A= 880,96 cm²

Opa!!!!! Ele tem quase a mesma área do meu C14!!!!!!!!!
Bem, tirando a brincadeira eu calculo assim, não sei se você entendeu minha lógica?
Eu também não gosto do desing Cassegrain, prefiro mil vezes um Newton por ser um sistema mais puro mas a gente te que reconhecer que ele tem algumas vantagens, uma delas é a ausência de estar realizando ginástica e contorcionismo que na nossa idade é crítica. Num SCT, qualquer posição que o astro estiver está bom, dá para olhar sentadinho. Outra vantagem que eu aprecio, é o f longo, evitando assim dar uma de Plocos e ficar empilhando barlow sobre barlow, pois a gente sabe que quanto mais peças ópticas botar no caminho da luz mais será a perda desta mesma luz não é.
Você vai alegar que no SCT a Placa corretora já perde luz e eu concordo, mas é uma superfície óptica apenas, agora me diz quantas superfícies ópticas tem duas lentes barlows com 3 elementos cada uma?
Eu senti uma grande vantagem trabalhar com um sistema em f/11 para as lunares e planetárias, muitas das fotos que faço são simplesmente usando só a camera sem barlow ou powermate nenhuma e já dá um bom aumento.
A desvantagem maior é realmente a obstrução que você bem comentou, acima de 20% já começa a roubar contraste.
O ideal seria fazer um Cassegrain puro sem lente corretora e mais longo, lá por f/15 ou quem sabe até a loucura de f/20, aí eu acho que a obstrução deixaria de ser problema só que o bixo ia ficar compridão maste garanto que eu ue sóquero pra fotos estaria pouco ligando.
Este negócio de desing de teléscópio é que nem mulher, cada um tem sua preferência e a minha ainda é a filha do Newton, hehehe!
Já pensou um Newton de 300mm em f/7 com espelho de quartzo????
Nem quero saber se teria 2,10 m de comprimento, só queria fazer minhas fotos em paz!

Ei mestre!! Este teu Júpiter ficou de uma cor meia esquisita, tu olhou direito?
Aqueles coloridos laranjas e azul clarinho eu nunca tinha visto em Júpiter!
Não leva mal, as vezes eu também gosto de dar uma cutucada, kkkkkkkk.
Abração e te cuida por aí!
Avani.

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Júpiter 2014 - Página 2 Empty Re: Júpiter 2014

Mensagem  Pires Sáb 17 Jan 2015, 19:35

Astroavani escreveu:Bom, para ser honesto tem diversas formas de interpretar um problema e realizar os cálculos.
Eu me baseio pela área por que na realidade o que interessa mesmo é quantos cm² temos captando luz não é.
Se fosse um refrator sem obstrução teríamos toda área da objetiva captando a luz   (não vamos levar em conta a perda por reflexão, refração, etc.)
Então eu penso assim:
C14 Edge
Diâmetro do espelho primário 35,4cm  A= Pi X R²   A= 3,14 X 17,7²   A= 983,73 cm²
Diâmetro do secundário 11,4 cm              A= 3,14 X 5,7²     A= 102,01 cm²

Área livre para coletar luz que sobra para o primário: 983,73 - 102,01 = 881,72

Supomos um refrator de 33,5cm de abertura (bota refratorzão nisto né!), vamos calcular a área dele para ver.
A= 3,14 X 16,75²                   A= 880,96 cm²

Opa!!!!! Ele tem quase a mesma área do meu C14!!!!!!!!!
Bem, tirando a brincadeira eu calculo assim, não sei se você entendeu minha lógica?
Eu também não gosto do desing Cassegrain, prefiro mil vezes um Newton por ser um sistema mais puro mas a gente te que reconhecer que ele tem algumas vantagens, uma delas é a ausência de estar realizando ginástica e contorcionismo que na nossa idade é crítica. Num SCT, qualquer posição que o astro estiver está bom, dá para olhar sentadinho. Outra vantagem que eu aprecio, é o f longo, evitando assim dar uma de Plocos e ficar empilhando barlow sobre barlow, pois a gente sabe que quanto mais peças ópticas botar no caminho da luz mais será a perda desta mesma luz não é.
Você vai alegar que no SCT a Placa corretora já perde luz e eu concordo, mas é uma superfície óptica apenas, agora me diz quantas superfícies ópticas tem duas lentes barlows com 3 elementos cada uma?
Eu senti uma grande vantagem trabalhar com um sistema em f/11 para as lunares e planetárias, muitas das fotos que faço são simplesmente usando só a camera sem barlow ou powermate nenhuma e já dá um bom aumento.
A desvantagem maior é realmente a obstrução que você bem comentou, acima de 20% já começa a roubar contraste.
O ideal seria fazer um Cassegrain puro sem lente corretora e mais longo, lá por f/15 ou quem sabe até a loucura de f/20, aí eu acho que a obstrução deixaria de ser problema só que o bixo ia ficar compridão maste garanto que eu ue sóquero pra fotos estaria pouco ligando.
Este negócio de desing de teléscópio é que nem mulher, cada um tem sua preferência e a minha ainda é a filha do Newton, hehehe!
Já pensou um Newton de 300mm em f/7 com espelho de quartzo????
Nem quero saber se teria 2,10 m de comprimento, só queria fazer minhas fotos em paz!

Ei mestre!!  Este teu Júpiter ficou de uma cor meia esquisita, tu olhou direito?
Aqueles coloridos laranjas e azul clarinho eu nunca tinha visto em Júpiter!
Não leva mal, as vezes eu também gosto de dar uma cutucada, kkkkkkkk.
Abração e te cuida  por aí!
Avani.

Oi Avani
Bem, não vou entrar nessa, me desculpe rssss. você  faz o calculo  pela área, defende o peixe que comprou e  eu defendo os livros velhos de Paolo Andrenelli e Texereau e sabe onde termina?  em uma discussão sem proveito nenhum..   então vamos falar de astrofotografia.
Porque a cor esquisita? porque eu não vou apelar para sofs,   ajuste de rgb, etc. o que saiu foi o que o soft  EZ planetary 342 mostrou  e a câmera QHY mostrou, processei, deu essa cor e eu coloquei ela na  pagina, seria muito fácil e pratico pegar a foto e colocar em P&B. mas   você me conhece..  sou contra  esse negocio de 5000 framers, depois entrar em softs  que volta  (ex: jupiter)  etc. tem tanta coisa que poderia citar que  não vale a pena... Mas  estou   tranquilo pois não faço mais optica e como sempre digo, cassegrain aqui em casa nunca!..
Agora  você falar que o cassegrain é confortável  mais que um newton  essa você chutou o pau da barraca. rssss  no  Zenith  deve ser uma maravilha!!! .... rs..
abração
Darío

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Júpiter 2014 - Página 2 Empty Re: Júpiter 2014

Mensagem  Pires Sáb 17 Jan 2015, 23:51

Pires escreveu:
Astroavani escreveu:Bom, para ser honesto tem diversas formas de interpretar um problema e realizar os cálculos.
Eu me baseio pela área por que na realidade o que interessa mesmo é quantos cm² temos captando luz não é.
Se fosse um refrator sem obstrução teríamos toda área da objetiva captando a luz   (não vamos levar em conta a perda por reflexão, refração, etc.)
Então eu penso assim:
C14 Edge
Diâmetro do espelho primário 35,4cm  A= Pi X R²   A= 3,14 X 17,7²   A= 983,73 cm²
Diâmetro do secundário 11,4 cm              A= 3,14 X 5,7²     A= 102,01 cm²

Área livre para coletar luz que sobra para o primário: 983,73 - 102,01 = 881,72

Supomos um refrator de 33,5cm de abertura (bota refratorzão nisto né!), vamos calcular a área dele para ver.
A= 3,14 X 16,75²                   A= 880,96 cm²

Opa!!!!! Ele tem quase a mesma área do meu C14!!!!!!!!!
Bem, tirando a brincadeira eu calculo assim, não sei se você entendeu minha lógica?
Eu também não gosto do desing Cassegrain, prefiro mil vezes um Newton por ser um sistema mais puro mas a gente te que reconhecer que ele tem algumas vantagens, uma delas é a ausência de estar realizando ginástica e contorcionismo que na nossa idade é crítica. Num SCT, qualquer posição que o astro estiver está bom, dá para olhar sentadinho. Outra vantagem que eu aprecio, é o f longo, evitando assim dar uma de Plocos e ficar empilhando barlow sobre barlow, pois a gente sabe que quanto mais peças ópticas botar no caminho da luz mais será a perda desta mesma luz não é.
Você vai alegar que no SCT a Placa corretora já perde luz e eu concordo, mas é uma superfície óptica apenas, agora me diz quantas superfícies ópticas tem duas lentes barlows com 3 elementos cada uma?
Eu senti uma grande vantagem trabalhar com um sistema em f/11 para as lunares e planetárias, muitas das fotos que faço são simplesmente usando só a camera sem barlow ou powermate nenhuma e já dá um bom aumento.
A desvantagem maior é realmente a obstrução que você bem comentou, acima de 20% já começa a roubar contraste.


Ei mestre!!  Este teu Júpiter ficou de uma cor meia esquisita, tu olhou direito?
Aqueles coloridos laranjas e azul clarinho eu nunca tinha visto em Júpiter!
Não leva mal, as vezes eu também gosto de dar uma cutucada, kkkkkkkk.
Abração e te cuida  por aí!
Avani.


Oi Avani
acabei de processar uma outra filmagem e  veja que a côr saiu totalmente diferente. Isso deve ser a  umidade, nuvens em grandes altitudes, porque  a   câmera enxerga diferente da   visão humana conforme você sabe muito mais do que eu sobre isso.
aqui vai a fotinha mas nada de ohhhhhhh!!, foto simples..Mas veja   se não tiver visível o contorno jamais iria ver a  eclipse do satélite em jupiter e tenho outro vídeo (que preciso achar rssss)  que mostra apenas a metade  do  eclipse na borda do jupiter .  enfim, vamos  criticando porque gosto  de criticas (de leve!) pois só assim a gente progride!    falsos  elogios so  servem para deixar a gente preguiçoso e dai   sai cada vez  mais porcaria.
abração
Darío

Júpiter 2014 - Página 2 453

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Júpiter 2014 - Página 2 Empty Re: Júpiter 2014

Mensagem  Astroavani Dom 18 Jan 2015, 01:31

Agora sim!!!!!!
Vamos esquecer a cor anterior então, esta ficou direito.
Falta resolução não nego, mas nas condições que viemos enfrentando ultimamente nem dá pra reclamar.
Também não quero entrar em discussão por telescópio, realmente não leva a nada e cada um tem que caçar com cão o que tem a disposição, quando não tem que caçar com gato mesmo por falta de cão, hehehe!
No zenith é uma maravilha sim, esqueceu da diagonal, kkkkkkkk!
Tu sabe muito bem qual é o meu tele preferido né, já te falei muitas vezes!
É muito bom conversar com você, e deixa desta de "Estou ficando velho e sem animo".
Um cara novo como você tem muita foto para fazer ainda!
Abração meu amigão!
Avani.


Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Júpiter 2014 - Página 2 Empty Re: Júpiter 2014

Mensagem  Pires Dom 18 Jan 2015, 01:49

Astroavani escreveu:Agora sim!!!!!!
Vamos esquecer a cor anterior então, esta ficou direito.
Falta resolução não nego, mas nas condições que viemos enfrentando ultimamente nem dá pra reclamar.
Também não quero entrar em discussão por telescópio, realmente não leva a nada e cada um tem que caçar com cão o que tem a disposição, quando não tem que caçar com gato mesmo por falta de cão, hehehe!
No zenith é uma maravilha sim, esqueceu da diagonal, kkkkkkkk!
Tu sabe muito bem qual é o meu tele preferido né, já te falei muitas vezes!
É muito bom conversar com você, e deixa desta de "Estou ficando velho e sem animo".
Um cara novo como você tem muita foto para fazer ainda!
Abração meu amigão!
Avani.


Oi Avani
Côr é um problema principalmente como eu que usa o EZ Planetary  porque os outros, fire, sharp não consigo fazer funcionar..instalo mas a câmera não abre,  não consigo fazer funcionar  no Windows  XP (não posso trocar de Windows  devido a vários softs que tenho da  imaging source).
definição  em uma cidade com luz de sódio, nuvens, indústria de laranja no centro da cidade? você acha que da? rssss
tem que ter sorte e pegar um final de semana bom, mas dai eu vou é voar de ultraleve rsss. de noite estou esbugalhado e dai não  tenho vontade de ir no observatório.
não esqueci do cachimbo não.   esses tripés aberto e  alto me aborrecem mas  não quero ficar falando de telescópios porque já passou essa fase...  cada um compra o que quer . O importante é se divertir e isso nós fazemos você não acha?
aqui na cidade de dia  fica  uma cor cinza no céu, depois logo ao anoitecer parece que a coisa limpa mas é engano.   vejo  muito mal algumas constelações. apenas isso.. desanima mesmo..Feliz daquele astrônomo  que mora em uma cidadinha no interior de goias,  Matogrosso  etc...
abração
Darío

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Júpiter 2014 - Página 2 Empty Jupiter 2015

Mensagem  Pires Seg 19 Jan 2015, 00:07

Ola a todos
mais uma foto processada (nenhuma maravilha) mas da para movimentar o tópico.
abs
Darío Pires

http://dariopires.com.br Júpiter 2014 - Página 2 937

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Júpiter 2014 - Página 2 Empty Re: Júpiter 2014

Mensagem  Astroavani Seg 19 Jan 2015, 01:42

Realmente não está aquilo!!! Mas é um belo trânsito duplo.

Creio que este ano nós não vamos conseguir nada melhor com o grandão justamente por causa da baixa altitude. Por aí não deve passar dos 50º e aqui mal vai chegar a 45º.
Com o seeing que se vem enfrentando e tão baixa altitude temos que até comemorar que estamos conseguindo alguma coisa!
Avani.

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Júpiter 2014 - Página 2 Empty Re: Júpiter 2014

Mensagem  Pires Seg 19 Jan 2015, 02:18

Astroavani escreveu:Realmente não está aquilo!!! Mas é um belo trânsito duplo.

Creio que este ano nós não vamos conseguir nada melhor com o grandão justamente por causa da baixa altitude. Por aí não deve passar dos 50º e aqui mal vai chegar a 45º.
Com o seeing que se vem enfrentando e tão baixa altitude temos que até comemorar que estamos conseguindo alguma coisa!
Avani.

Oi Avani
Bem, acredito  que    conseguiremos  sim  seeing melhor  lá para o fim de fevereiro (nunca fui muito otimista mas.. quem sabe... rs) Acontece que estou  acostumado com teles maiores e 200mm convenhamos  fica  difícil  de conseguir muitos detalhes. Abertura é a  potencia de um telescópio e ponto final. acontece também que o EZ planetary  não consegue mais de 2000 frames e com  esse  clima, aproveita-se uns 900  frames no máximo e dai  não da para  fazer milagres..  enfim,   fico feliz porque estou  tendo  vontade de  ir ao observatório  e isso  que me alegra mais, estava muito desanimado depois que fiquei sem telescópios (vendi tudo)  no observatório. (o  400tão e o azulão faz falta amigo).. Mas agora falando  de abertura, lembrei que tenho um 254mm f-5 !!!!!!!!!!. pode não acreditar mas tinha  esquecido dele. rssss  está  na sala embaixo do observatório. amanhã vou  pegar e colocar novamente ele e quem sabe consigo melhorar essas fotos..Viu o que é velhice ?
pergunto:
porque o fire capture que vocês falam que é muito superior ao EZ  instala mas na hora de reconhecer a câmera ele não quer saber de abrir.. fica dando mensagem e  nada. estou  pensando em comprar outra câmera (a tal de  Câmeras Expanse 120 Color/Mono  você sabe algo a respeito?) mas parece que tem os mesmos problemas de drives  ..ou não?
abs
Darío

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Júpiter 2014 - Página 2 Empty Re: Júpiter 2014

Mensagem  Astroavani Seg 19 Jan 2015, 03:09

Amigo Darío!
A QHY CCD andou atualizando os drivers da 5L, muita gente estava comprando a camera e reclamando que era difícil de operar no FC.
Quem sabe baixando os drivers atualizados a coisa funciona!
Eu não consigo entender isto, creio que é problema no PC ou na versão pois aqui sempre funcionou redondo desde que comprei a quase 2 anos.
Veja também que o FC andou sendo atualizado, existe uma versão beta que está rodando bem até com outras cameras que davam problema.
Eu não sou muito bom de informática mas tenho um amigo que me resolve todos os problema que aparecem.
Tenta aí novamente e se não conseguir eu vou falar com ele e dar seu e-mail para ele lhe contatar, temos que resolver este negócio, no momento que você conseguir usar o FC suas fotos darão um salto de qualidade pois ele tem muito mais recursos!
Abração!
Avani.

PS! Um 254mm esquecido!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Só você mesmo para fazer uma destas, se não tiver onde botar manda pra cá que eu já estou ficando com saudades de um Newton!

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Júpiter 2014 - Página 2 Empty Re: Júpiter 2014

Mensagem  Astroavani Qua 28 Jan 2015, 02:00

Um Júpiter aproveitando uma brecha neste mau tempo!
http://www.astrobin.com/full/151974/0/
Júpiter 2014 - Página 2 A201b27658a54b59229cf483f3dbde9b.1824x0_q100_watermark_watermark_opacity-10_watermark_position-4_watermark_text-Copyright%20astroavani

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Júpiter 2014 - Página 2 Empty Re: Júpiter 2014

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos