ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quais as novidades mais aguardadas?

+2
Bruno
Observatouro
6 participantes

Ir para baixo

Quais as novidades mais aguardadas? Empty Quais as novidades mais aguardadas?

Mensagem  Observatouro Dom 09 Nov 2014, 13:44

Não vejo o pessoal discutindo essa missão da NASA, mas pelo que vi promete pra 2015. A New Horizons, que foi estudar Plutão, tendo partido em 2006. Também ouvi que estão construindo um (ou dois?) telescópios bem potentes pra substituir o Hubble, como anda esse projeto?

Fora o que comentei, há alguma novidade bem aguardada no estilo? Que esteja realmente confirmada, não me refiro a conjecturas.

Observatouro
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 174
Data de inscrição : 07/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Quais as novidades mais aguardadas? Empty Re: Quais as novidades mais aguardadas?

Mensagem  Bruno Dom 09 Nov 2014, 14:10

Observatouro escreveu:Também ouvi que estão construindo um (ou dois?) telescópios bem potentes pra substituir o Hubble, como anda esse projeto?
Serão dois os telescópios que substituirão o Hubble, o James Webb de 6,5 metros a ser lançado em 2018 por meio de um consórcio internacional liderado pela Nasa, e o novo telescópio dos Andes chilenos chamado de Giant Magellan Telescope (GMT) também por meio de um consórcio internacional entre as principais universidades e instituições de ciência. Eles vão proporcionar uma janela inédita para a compreensão do universo, e trarão novas técnicas na busca de formas de vida fora da Terra. O Giant Magellan vai operar com um espelho segmentado, e que emprega sete espelhos de 8,4 metros formando uma única superfície óptica de 24,5 metros. Ele terá um poder de resolução 10 vezes maior (imagens 10 vezes mais nítidas) do que o Telescópio Espacial Hubble.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Quais as novidades mais aguardadas? Empty Re: Quais as novidades mais aguardadas?

Mensagem  Xevious Sáb 07 Fev 2015, 18:48

Estou aguardando que a tecnologia dos CCD's a base de nanotecnologia esteja disponível

Xevious
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 272
Data de inscrição : 31/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Quais as novidades mais aguardadas? Empty Re: Quais as novidades mais aguardadas?

Mensagem  PauloM Dom 08 Fev 2015, 11:38

Eu estou super ansioso para esses telescópios que substituirão o Hubble!
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 456
Data de inscrição : 28/12/2014
Idade : 36
Localização : Feira de Santana / Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Quais as novidades mais aguardadas? Empty Re: Quais as novidades mais aguardadas?

Mensagem  Bruno Dom 08 Fev 2015, 11:42

Mais informações sobre os telescópios que substituirão o Hubble: http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/wendy-freedman-telescopio-giant-magellan-sera-revolucionario-14200913

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Quais as novidades mais aguardadas? Empty Re: Quais as novidades mais aguardadas?

Mensagem  PauloM Dom 08 Fev 2015, 23:02

Muito boa a matéria.

Estava assistindo Cosmos de Cargal Sagan e ele falava justamente do especto.

Mal posso esperar para o que esses novos telescópios irão trazer. Será que serão tão revolucionários quanto o Hubble? Parece que sim Very Happy
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 456
Data de inscrição : 28/12/2014
Idade : 36
Localização : Feira de Santana / Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Quais as novidades mais aguardadas? Empty Re: Quais as novidades mais aguardadas?

Mensagem  Observatouro Ter 10 Fev 2015, 14:13

Quando é que exatamente começarão a ser divulgadas as notícias relevantes sobre a New Horizons? Só em meados de Junho pra Julho mesmo?

Observatouro
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 174
Data de inscrição : 07/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Quais as novidades mais aguardadas? Empty Re: Quais as novidades mais aguardadas?

Mensagem  Bruno Ter 10 Fev 2015, 20:12

Observatouro escreveu:Quando é que exatamente começarão a ser divulgadas as notícias relevantes sobre a New Horizons?
Veja as notícias mais recentes: http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://harvardmagazine.com/2013/05/seeing-stars&prev=search

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Quais as novidades mais aguardadas? Empty Re: Quais as novidades mais aguardadas?

Mensagem  deireadh Seg 09 Mar 2015, 20:06

Bruno escreveu:O Giant Magellan vai operar com um espelho segmentado, e que emprega sete espelhos de 8,4 metros formando uma única superfície óptica de 24,5 metros. Ele terá um poder de resolução 10 vezes maior (imagens 10 vezes mais nítidas) do que o Telescópio Espacial Hubble.

O Curso do Coursea, na Semana 2, fala bastante sobre esse telescópio, destacando o "truque" que os cientistas desenvolveram para contornar a turbulencia da atmosfera e conseguir fotos no solo com resoluções melhores que do espaço. Também mostra a construção desses espelhos, e muitas outras curiosidades.

Clique AQUI para ver o pdf do que é explicado na aula (em ingles).
deireadh
deireadh
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 54
Data de inscrição : 24/02/2015
Idade : 40
Localização : Ribeirão Preto-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Quais as novidades mais aguardadas? Empty Re: Quais as novidades mais aguardadas?

Mensagem  PauloM Seg 09 Mar 2015, 22:02

Estou tentando acompanhar o curso mas está muito puxado por causa do tempo.

Já fiz os quiz das semanas 1 e 2, mas não ganhei nenhum crédito, enviei tudo depois do deadline :(

Não vou conseguir finalizar a tempo.
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 456
Data de inscrição : 28/12/2014
Idade : 36
Localização : Feira de Santana / Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Quais as novidades mais aguardadas? Empty Re: Quais as novidades mais aguardadas?

Mensagem  Dry Seg 09 Mar 2015, 22:32

2018 será então um grande ano para a astronomia !
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Quais as novidades mais aguardadas? Empty Re: Quais as novidades mais aguardadas?

Mensagem  deireadh Seg 09 Mar 2015, 23:53

PauloM escreveu:Estou tentando acompanhar o curso mas está muito puxado por causa do tempo.

Já fiz os quiz das semanas 1 e 2, mas não ganhei nenhum crédito, enviei tudo depois do deadline :(

Não vou conseguir finalizar a tempo.

Kkkk... O meu TB esta sendo entregue depois da dead line... Mas eu achei que fosse falar mais de observação do céu. Fiquei um pouco decepcionado. Na parte sobre telescópio, por ex., ficou mostrando os ultra top, sendo que poderia falar mais sobre os telescópios ao nosso alcance.
deireadh
deireadh
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 54
Data de inscrição : 24/02/2015
Idade : 40
Localização : Ribeirão Preto-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Quais as novidades mais aguardadas? Empty Re: Quais as novidades mais aguardadas?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos