ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seeing imediato

3 participantes

Ir para baixo

Seeing imediato Empty Seeing imediato

Mensagem  phmf Qua 16 Jul 2014, 18:39

Olá galera do AF, gostaria de saber como faço para saber se o seeing está bom ou não no dia de sair para fazer observações. É meio desagradável ter todo o trabalho de montar e desmontar o telescópio e andar 25km para ir a um lugar com o ceu perfeito e a imagem estar ruim. Devo checar as correntes de ar local, direção e velocidade dos ventos!? E tem algum teste prático que posso fazer para ter uma noção do seeing antes de sair de casa (de preferência sem precisar montar o telescópio que já fica pronto para ser transportado, tenho um binóculo 8x50 vivitar de qualidade não muito boa, caso sirva para isto), muito grato.

phmf
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 49
Data de inscrição : 20/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Seeing imediato Empty Re: Seeing imediato

Mensagem  phmf Qua 16 Jul 2014, 18:41

Também gostaria de saber se o horário da noite interfere no seeing.

phmf
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 49
Data de inscrição : 20/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Seeing imediato Empty Re: Seeing imediato

Mensagem  Lucas87 Qua 16 Jul 2014, 19:08

Um teste que geralmente faço para saber se há muita turbulência é olhar para as estrelas e ver se elas estão piscando muito, já que a cintilação é causada pela turbulência. Se estrelas acima de 45 graus de altura estão piscando muito (como se estivessem próximas ao horizonte), significa que há bastante turbulência. Se pelo contrário, apenas as estrelas muito próximas do horizonte estão piscando, e as mais altas não, significa que a turbulência está baixa, ou seja, está bom para se observar planetas/Lua.

Geralmente quanto mais próximo do amanhecer melhor é o seeing, pois a irradiação de calor para o céu, que causa turbulência, é bem menor que logo depois do anoitecer (Bruno, me corrija se eu estiver errado).
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Seeing imediato Empty Re: Seeing imediato

Mensagem  Bruno Qua 16 Jul 2014, 23:23

Lucas87 escreveu:Geralmente quanto mais próximo do amanhecer melhor é o seeing, pois a irradiação de calor para o céu, que causa turbulência, é bem menor que logo depois do anoitecer (Bruno, me corrija se eu estiver errado).
Não há o que corrigir Lucas87, é isso mesmo o que você disse, a irradiação do calor solar recebido durante o dia desaparece (dissipa) durante a madrugada, e com isso o seeing sempre dá uma melhorada porque será uma turbulência a menos, restando apenas os eventuais ventos nas camadas mais altas  (troposfera).
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Seeing imediato Empty Re: Seeing imediato

Mensagem  phmf Qui 17 Jul 2014, 00:54

Certo, e quanto mais lentos os ventos e se eles sopram no mesmo sentido, vendo isso nos sites de meteorologia, melhor correto?

phmf
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 49
Data de inscrição : 20/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Seeing imediato Empty Re: Seeing imediato

Mensagem  Bruno Qui 17 Jul 2014, 06:42

Sim, quanto menor a velocidade do vento menos a imagens telescópicas vão tremer. O ideal seriam ventos abaixo de 10 km/h mas  nem sempre isso acontece, pelo contrário, na troposfera eles atuam como correntes e jatos de ar se deslocando entre 150 a 300 km/h. Você pode consultar a página do CEPTEC/INPE na opção Cartas de Altitude em Boletins e Análises Técnicas. Ao clicar lá vai aparecer o mapa do continente sul americano atualizado de 6 em 6 horas (00Z, 06Z, 12Z e 18Z), e as áreas que estiverem sob a mancha verde com as linhas pontilhadas em vermelho e laranja (jato subtropical e jato polar), estarão com as condições de seeing atmosférico deterioradas mesmo o céu estando limpo e sem nuvens. Nesses casos as imagens no campo do telescópio vão aparecer ora tremendo ora dando pequenos saltos, além de parecem borradas e "fervendo" nas bordas: http://tempo.cptec.inpe.br/
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Seeing imediato Empty Re: Seeing imediato

Mensagem  phmf Qui 17 Jul 2014, 18:05

Muito obrigado pelas respostas! O suporte fornecido por este fórum tem sido de fundamental importância para meu início nas observaçoes

phmf
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 49
Data de inscrição : 20/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Seeing imediato Empty Re: Seeing imediato

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos