ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Preciso de orientação - Adaptador com câmeras compactas

2 participantes

Ir para baixo

Preciso de orientação - Adaptador com câmeras compactas Empty Preciso de orientação - Adaptador com câmeras compactas

Mensagem  AGM Sex 13 Jun 2014, 09:32

Boma dia aos astrofotógrafos do AF!
Venho aqui pedir algumas orientações mesmo depois de ter experimentado muito.
Normalmente gosto de fazer videos contemplativos da Lua e planetas com câmeras simples num adaptador preso na ocular.
Tenho uma Olympus mais antiga, uma Cybershot da Sony e uma câmera que adquiri recentemente que é uma CANON G12, ainda é uma compacta, porém mais robusta, filma em HD, fotografa em RAW e JPG e tem muitos recursos.
Ontem ao tentar registrar a Lua com essa câmera, apesar de não ter um filtro para diminuir a luminosidade intensa da Lua, a câmera tem regulagem da velocidade de abertura e de luminosidade, consegui deixar tudo com detalhes, porém, no centro da imagem, fica aparecendo a "esfera" do centro da "aranha" do meu Newtoniano, onde é sustentado o espelho secundário, resumindo, uma bolinha preta no centro da foto e não consegui ajustar um foco para corrigir isso. Com as compactas menores me dou melhor, porém registrar os astros com câmeras assim é por demais sem muitos detalhes. Já tentei usar webcam HD e não tive muito sucesso, até saiu alguma coisa mas nada muito satisfatório.
Vi umas câmeras no site Tellescopio, - alguém possui alguma delas e já experimentou? - tem que ser usadas através de um computador?

Gostaria de sugestões de câmeras e algum relato que pudesse melhorar minhas experiências para registrar tanto com fotos como em videos, tanto para planetas e a Lua assim como para deep sky

AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Preciso de orientação - Adaptador com câmeras compactas Empty Re: Preciso de orientação - Adaptador com câmeras compactas

Mensagem  Astroavani Sex 13 Jun 2014, 14:13

Se você quer fazer registros da Lua e planetas a camera QHY 5L é uma boa pedida. Tem preço muito acessível para qualidade que oferece, porem para usá-la com Newtonianos você normalmente irá precisar de uma barlow que joga o foco mais para fora. Este problema já não ocorre se o seu tele for do tipo SCT.
Sugiro contatar o Israel que pode lhe dar mais informações.
Todas as fotos feitas no site abaixo foram feitas com esta mesma camera:
http://www.astrobin.com/users/astroavani/

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Preciso de orientação - Adaptador com câmeras compactas Empty Re: Preciso de orientação - Adaptador com câmeras compactas

Mensagem  AGM Sex 13 Jun 2014, 15:29

Olá Astrovani!
O quê é um telescópio SCT? Está falando de um Shimidt Cassegrain? daí esse problema não ocorreria, isso?
Estou prestes a comprar um OTA Maksutov Cassegrain 127mm F/12 1500mm foco, seria bom para fotos e registros em video?
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Preciso de orientação - Adaptador com câmeras compactas Empty Re: Preciso de orientação - Adaptador com câmeras compactas

Mensagem  Astroavani Sex 13 Jun 2014, 16:17

Sim, SCT são os Shimitd Cassegrains!
Os Mak também permitem conseguir foco mais fácil devido a maior mobilidade dos espelhos só acho que 150mm seria a abertura mínima para começar a ter alguns resultados interessantes, melhor mesmo de 200mm para cima, mas neste caso os Newton tem melhor custo/benefício.
Avani.

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Preciso de orientação - Adaptador com câmeras compactas Empty Re: Preciso de orientação - Adaptador com câmeras compactas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos