ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quanto custa um telescópio?

4 participantes

Ir para baixo

Quanto custa um telescópio?  Empty Quanto custa um telescópio?

Mensagem  Tellescópio Qua 11 Jun 2014, 09:42

Como sugestão de fonte de pesquisa e orientação para aqueles que desejam comprar um telescópio deixo o artigo a seguir:

http://tellescopio.com.br/quanto-custa-um-telescopio

Se gostaram cometem!
Tellescópio
Tellescópio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 205
Data de inscrição : 11/11/2012
Localização : Goiânia/GO

http://www.tellescopio.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto custa um telescópio?  Empty Re: Quanto custa um telescópio?

Mensagem  Griszewski Qua 11 Jun 2014, 22:54

acho que essa pergunta não é tão feita, de fato, a mais feita é : qual telescópio comprar? o preço é evidente que varia de 0 a 20.000 como qualquer produto. A dúvida de todo iniciante é quanto a potencia do tele. De qualquer fato, o artigo é válido, quem está iniciando adora ler sobre o tema, conhecimento se soma.
Griszewski
Griszewski
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 65
Data de inscrição : 10/07/2013
Idade : 29
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto custa um telescópio?  Empty Re: Quanto custa um telescópio?

Mensagem  Tellescópio Qua 11 Jun 2014, 23:16

Griszewski o objetivo da pergunta não é apenas em relação ao preço, mas todo o custo em avaliar qual telescópio compra. A exemplo podemos referir o custo envolvido em ter um telescópio maior do que o espaço em casa ou apartamento permite. Note que artigo chama a atenção para um custo relativo a compra um telescópio e deixa-lo de enfeite. Então a pergunta tem uma abordagem mais profunda do que simplesmente aparente e o objetivo deste artigo e de outros que virão ajudar o iniciante a pesar todos os custos envolvidos na compra de um telescópio ou binóculo.
Tellescópio
Tellescópio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 205
Data de inscrição : 11/11/2012
Localização : Goiânia/GO

http://www.tellescopio.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto custa um telescópio?  Empty Re: Quanto custa um telescópio?

Mensagem  Bruno Sex 13 Jun 2014, 13:08

Tellescópio escreveu:Note que artigo chama a atenção para um custo relativo a compra um telescópio e deixa-lo de enfeite.
Griszewski escreveu:A dúvida de todo iniciante  é quanto a potencia do tele.
Tentando dar a minha contribuição a este oportuno artigo do site Tellescópio, eu entendo que o custo pode significar tanto um equipamento fabricado com uma alta tecnologia, quanto o dinheiro desperdiçado por um iniciante ao investir "alto" num telescópio muito sofisticado, e que acabará sendo deixado de lado diante das dificuldades que só seriam superadas após um longo período de prática constante. Nas mãos de um iniciante um refrator de 70mm numa montagem azimutal será muito mais útil do que um grande instrumento motorizado ou GO TO, porque aprender noite após noite a reconhecer e localizar os principais objetos celestes "no olho" e "no braço", é que vai forjar um futuro observador experimentado. Acredito que depois de uma longa prática é que se pode dar um passo com segurança em direção a instrumentos tecnologicamente superiores. E o conhecimento do papel da atmosfera na determinação do seeing será crucial, já que muitas serão as noites de céu limpo mas com imagens telescópicas imprestáveis, justamente por causa da ação dos ventos, nuvens e dos  particulados em suspensão.
Quanto à potência de um telescópio (não confundir potência com poder de ampliação) ou a capacidade dele em observar detalhes e que é determinada pela abertura, só será plenamente aproveitada com aumentos compatíveis com o F do instrumento. Um telescópio de F curto ou rápido fotograficamente terá um melhor desempenho com ampliações de 1 x a abertura em mm (aumento normal) ou seja, para 70mm será 70x, 90mm será 90x, 200mm será 200x, 400mm será 400x e assim sucessivamente. Esta é a vantagem de se ter uma maior abertura possível, porque quanto maior ela for maior será o aumento normal do instrumento. Já nos aparelhos de F mais longo (acima de 10 ou 12 para refratores acromáticos e catadióptricos, e acima de 6 ou 8 para refletores newtonianos), o aumento poderá atingir o coeficiente de 2.0 a 2.5 x a abertura em mm. É preciso também ter cautela quanto ao aumento máximo (poder de ampliação) indicado no anúncio, porque muitas vezes ele não condiz com a capacidade (abertura e F) do instrumento. Se ficarmos atentos à abertura e ao F do aparelho, estaremos então de posse das informações necessárias para podermos estimar a "performance" dele.
Bruno
Moderador


Última edição por Bruno em Dom 29 Jun 2014, 08:17, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto custa um telescópio?  Empty Re: Quanto custa um telescópio?

Mensagem  AGM Seg 16 Jun 2014, 11:30

Seguindo a contribuição do nosso Moderador - Bruno - também gostaria de relatar aqui sobre "Quanto custa um telescópio", sob um aspecto que envolve o sentimento de dúvidas e anseios  Arrow de um iniciante como eu:
- Como assim?
Quando resolvi iniciar na astronomia amadora e observacional, eu conversava por email com um engenheiro e astrônomo amador de Porto Alegre, capital do estado onde moro. Ele me deu dicas sobre iniciar com um binóculos, pesquisei a fundo, a qualidade das lentes, a ampliação, os revestimentos, etc até que, depois de algumas semanas encomendei, em fevereiro de 2012. Ontem a noite eu estava observando as estrelas com ele, orientando a filha de uma amiga que está interessada em astronomia, emprestei o binóculos para ela poder ver mais tarde da sua casa, a Lua a leste, que ainda está com um bom tamanho e magnitude bem considerável para observação.

Depois de muitos meses então, tentado a observar o céu mais profundo e a Lua e os planetas mais ampliados adquiri um telescópio motorizado, onde eu posso usar ele na minha janela a leste do apartamento onde moro ligado no computador no Stellarium. Mal sabia eu de "relação focal, distância focal, o uso de oculares e tudo mais". Ainda o uso muito, pois é o único telescópio que tenho no momento. Após muito aqui no AF, estou mais instruído sobre todos os aspectos de um telescópio, não me arrependo da minha escolha, mesmo sem saber das vantagens e desvantagens de um "F" curto, aprendi aqui sim, a respeitar e a parar de criticar meu telescópio depois de saber que uma imagem boa ou ruim, depende também do SEEING na hora das observações.

Ainda tenho MUITO a observar para reconhecer o firmamento como se fosse a cidade onde moro, para não ficar olhando para o céu a esmo! Já aprendi a reconhecer muita coisa, ainda dentro dos limites em que é possível ver o céu com todas as interferências das luzes da cidade e todo o tipo de poluição que afeta a atmosfera na observação.

Como eu já possuo um telescópio com F curto, pretendo adquirir um com F longo, para poder ver melhor o sistema solar, um Cassegrain F12 ou até mesmo um Refrator F10. Se eu fosse comprar um telescópio hoje com o mínimo conhecimento já adquirido aqui no AF, sinceramente eu compraria um AZ de 70mm a 90mm, F10 a F13, prático, portátil, com ótimas lentes e que seria útil a vida toda, mesmo que depois eu adquirisse um telescópio bem maior e que pudesse deixá-lo um lugar mais apropriado.
A "ânsia" de ver planetas imensos, galáxias nítidas e tudo mais que um amador iniciante pretende, é pura falta de instrução, creio que iniciei certo, levei um bom tempo para escolher um binóculos e também o telescópio, escolheria meu primeiro telescópio diferente hoje, caso já naquela época, estivesse participando aqui do AF. Adaptar câmeras, webcam, querer registrar um vídeo ou uma imagem, nos mostra o quanto precisamos de noites de experiência, vontade e paciência para poder fazer uso da forma que pretendemos usar o nosso instrumento.

Então, para que está iniciando, invista primeiramente num cadastro aqui no AF, pergunte!!! pesquise!!! pelo menos durante uma semana a fio!!! depois sim, veja o quanto dispõe R$ e invista no melhor dentro do seu orçamento. Existem várias marcas, boas e ruins e várias características, invista corretamente, use e abuse do seu primeiro telescópio para poder de verdade dizer algo sobre ele, e garanto, se for de boa qualidade, mesmo pequeno como um Refrator de 60mm, será um ótimo instrumento nas mãos de quem sabe como e onde observar.

E PARABÉNS ao Astro Forum pelo número de 10.000 mensagens!!! Aqui já não é apenas um Forum, é um curso de Astronomia de diversos temas graças aos moderadores e usuários que investem, compartilham suas experiências, procuram e orientam.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto custa um telescópio?  Empty Quanto custa um telescópio? Segunda Parte

Mensagem  Tellescópio Seg 16 Jun 2014, 23:32

Acompanhe no link a seguir a segunda parte do artigo "quanto custa um telescópio" http://tellescopio.com.br/quanto-custa-um-telescopio-segunda-parte
Tellescópio
Tellescópio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 205
Data de inscrição : 11/11/2012
Localização : Goiânia/GO

http://www.tellescopio.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto custa um telescópio?  Empty Re: Quanto custa um telescópio?

Mensagem  Bruno Qui 19 Jun 2014, 09:56

Quanto ao poder de ampliação ou o aumento máximo de um telescópio, é importante lembrar que ele só será alcançado durante uma observação visual se o F for longo. Por exemplo, teoricamente uma objetiva ou espelho de 300mm alcança 300mm x 2.5 = 750x, entretanto na prática se for um 300mm F curto ele terá problemas (perda de contraste ou nitidez nas imagens) depois que ultrapassar o aumento normal dele (1 x D ou 1 x 300mm = 300x). Para o coeficiente máximo teórico de aumentos de um telescópio ser alcançado com sucesso, além da abertura vai depender também do F do instrumento. Só a abertura não poderá indicar o quanto ela vai alcançar na prática, pois podemos de certa forma anular a aberração cromática e a esférica numa ampliação elevada, mas não a falta de contraste. Na prática  e se as condições atmosféricas forem favoráveis seria então: F curto = no máximo próximo do aumento normal do instrumento ou 1 a 1.5 x D, um F médio = 1.5 a 2.0 x D e para um F longo até 2.4 ou 2.5 x D.
Outra coisa que deve ser lembrada é sobre o aumento mínimo (D / 7). Por exemplo, um aparelho de 300mm suporta um aumento mínimo  D/7 de até 300mm/7 = 42x. Se ele for um F3 (d/f 900mm) ao utilizar uma ocular de 40mm ele terá uma ampliação de 900mm/40mm = 22x, portanto abaixo do aumento mínimo de um 300mm que é de 42x. Uma ocular de 30mm também poderá ser inútil ou seja, 900mm/30mm= 30x, também abaixo do aumento mínimo. Melhor então será utilizar uma ocular de 20mm proporcionando 900mm/20mm = 45x, portanto idealmente um pouco acima do aumento mínimo dele.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto custa um telescópio?  Empty Re: Quanto custa um telescópio?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos