ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Chuva de Meteoros na Lua???

2 participantes

Ir para baixo

Chuva de Meteoros na Lua??? Empty Chuva de Meteoros na Lua???

Mensagem  Reinaldo Bis Sex 23 maio 2014, 11:38

Olá bom dia galera da AF.

Me deparei com um post no Facebook de um astrônomo amador até conhecido de Brasília, ele tem um blog e tira bela astrofotografias.
Bom, o fato é que ele compartilhou de um site da Folha de São Paulo que hoje haverá uma chuva de Meteoros na Lua. Vejam...

http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2014/05/23/chuva-de-meteoros-na-lua-hoje/?fb_action_ids=10202805400269497&fb_action_types=og.comments

Eu tenho minhas dúvidas... a primeira é que não é verdadeiramente uma chuva de meteoros como periodicamente nós temos, iremos passar no rastro de "poeira" deixada pelo cometa 209P/Linear ... os seus resíduos deixados podem ser considerados como Meteoros?


Se prestarem atenção vão perceber um erro grave que nenhum astrônomo amador ou profissional ao divulgar um evento celeste deveria cometer por ser perceptível até para astrônomos "de meia lente" como eu.  vejam...

"Eles apontarão câmeras sensíveis para o disco lunar, na esperança de detectar flashes resultantes do impacto de partículas com nosso satélite natural. A fase crescente é propícia para essa estratégia de observação, pois boa parte do disco lunar estará às sombras, facilitando a identificação de colisões."


A lua não está na fase crescente e sim na decrescente mais conhecida como minguante. Claro que ela deve ser melhor na fase crescente e decrescente, mas eles deveriam especificar que são as duas e não apenas uma, que é a fase que a lua não está agora.

Bom se eu tiver cometido algum erro nas minhas opiniões e dúvidas me corrijam.
Reinaldo Bis
Reinaldo Bis
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 85
Data de inscrição : 28/04/2014
Idade : 35
Localização : São José da Lapa MG

Ir para o topo Ir para baixo

Chuva de Meteoros na Lua??? Empty Re: Chuva de Meteoros na Lua???

Mensagem  Reinaldo Bis Sex 23 maio 2014, 11:45

Reinaldo Bis escreveu:
Eu tenho minhas dúvidas... a primeira é que não é verdadeiramente uma chuva de meteoros como periodicamente nós temos, iremos passar no rastro de "poeira" deixada pelo cometa 209P/Linear ... os seus resíduos deixados podem ser considerados como Meteoros?

Tentei editar mas não deu...

Tudo bem, após reler meu tópico lembrei-me que as chuvas de meteoritos que vemos durante o ano são sim restos de cometas que ainda estão em órbita e que nós atravessamos sua órbita, sendo assim eu mesmo respondo a minha pergunta.

A poeira dos cometas são considerados sim Meteoros.

ok... considerem apenas a notícia e o erro cometido pelo autor do texto.
Reinaldo Bis
Reinaldo Bis
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 85
Data de inscrição : 28/04/2014
Idade : 35
Localização : São José da Lapa MG

Ir para o topo Ir para baixo

Chuva de Meteoros na Lua??? Empty Re: Chuva de Meteoros na Lua???

Mensagem  Lucas87 Sex 23 maio 2014, 11:56

Sim, aliás, quase todas as chuvas de meteoros são causadas pela passagem da terra no "rastro" de um cometa. Lembrando que algo só é considerado "meteoro" quando é um objeto que entra na atmosfera, incandescendo e, as vezes, deixando um rastro e tal.

Quanto aos meteoros na Lua, é possível até observar visualmente a explosão causada pelos choques das partículas nela, como pequenas estrelas que surgem e logo desaparecem no meio da luz cinérea. Mas para observá-los, quanto maior a abertura melhor, já que esses "brilhos" devem possuir magnitude  em torno de 8, e o brilho do minguante da Lua deve atrapalhar (o ideal seria manter a parte iluminada da Lua fora do campo de visão, para observar apenas a luz cinérea, onde os meteoros devem ser percebidos).

Lembrando que, como mostra esta imagem da Nasa: Chuva de Meteoros na Lua??? Lunar
Os meteoros ocorrerão mais para a região norte da Lua (o polo Norte da Lua está marcado com um risco no topo da imagem), na região de Mare Frigoris, Mare Imbrium e Mare Serenitatis.

Algumas dessas informações foram tiradas do Informativo Observacional 03/2014 do NEOA-JBS.
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Chuva de Meteoros na Lua??? Empty Verdade...

Mensagem  Reinaldo Bis Sex 23 maio 2014, 12:21

Verdade Lucas, outra coisa que observei na matéria é que eles vão apontar câmeras sensíveis a luz para gravar alguma eventual pequena explosão.

Agora sim, visualmente seria um pouco difícil más usando câmeras específicas aumenta muito essas chances.
Reinaldo Bis
Reinaldo Bis
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 85
Data de inscrição : 28/04/2014
Idade : 35
Localização : São José da Lapa MG

Ir para o topo Ir para baixo

Chuva de Meteoros na Lua??? Empty Re: Chuva de Meteoros na Lua???

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos