ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Filtro Solar H-alpha paa fotosfera!!

3 participantes

Ir para baixo

Filtro Solar H-alpha paa fotosfera!! Empty Filtro Solar H-alpha paa fotosfera!!

Mensagem  ALEXANDRE YUHASZ Seg 05 maio 2014, 09:43

Senhores, bom dia!

Já li a respeito do custo elevado a respeito de um filtro de hidrogeno na linha alpha para possibilitar ver ou fotografar a fotosfera (flares, proeminecias etc..) e que o famoso coronado P.S.T seria uma opção mais pratica para o fim, porém vi no armazém que esse P.S.T sairia por volta de R$ 3.000,00, isso um de 60mm

Duvida, é possível adquirir esse filtro h-alpha solar a custo menor que o coronado,?!? Apenas esse filtro mais uma película protetora seriam suficientes para tais imagens?!?!?!?

Se possível, onde comprar (importar), pois já pesquisei e não achei em mercado nacional!!!

Abs,


ALEXANDRE YUHASZ
ALEXANDRE YUHASZ
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 158
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 48
Localização : SBCampo, abc paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro Solar H-alpha paa fotosfera!! Empty Re: Filtro Solar H-alpha paa fotosfera!!

Mensagem  Bruno Seg 05 maio 2014, 12:36

Dê uma olhada aqui ALEXANDRE: http://www.microsofttranslator.com/bv.aspx?ref=SERP&br=ro&mkt=pt-BR&dl=pt&lp=EN_PT&a=http%3a%2f%2fwww.optcorp.com%2fsolar-telescopes-ha-filters%2fsolar-filters.html
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro Solar H-alpha paa fotosfera!! Empty Re: Filtro Solar H-alpha paa fotosfera!!

Mensagem  Reinaldo Bis Seg 05 maio 2014, 13:03

Olá Alexandre, Boa tarde.

Realmente a observação solar é muito interessante, suas frequentes formações de manchas e suas proeminências, além de ser um grande astro para se observar.

Eu pessoalmente tive uma experiência quase drástica em uma única e rápida observação solar. Há 4 anos eu possuía um Refrator Tasco 90/900mm, então curioso para ver o sol peguei emprestado com um amigo uma das ultimas unidades de Filtro Solar, daqueles que acoplavam na ocular, não usado nem fabricado hoje em dia devido ao perigo que seus usuários correm. Bom, era umas 09:00 da manhã quando resolvi fazer a observação, usei uma lente de 20mm, coloquei o filtro e mirei no astro rei; Eu nem pude observar as manchas pois 3 segundos após colocar o olho na ocular eu senti um intenso calor no olho, rapidamente por instinto retirei o olho em fração de segundos. Então, retirei a lente e o filtro para ver o que tinha acontecido, e vi que o filtro tinha trincado no meio devido ao calor da luz do sol, e eu estava usando apenas a metade da abertura de 90mm.

E por isso que hoje não fabricam mais esses filtros, o apropriado é que usa-se na lente objetiva. Por pouco não ficava cego.  

Abraços.
Reinaldo Bis
Reinaldo Bis
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 85
Data de inscrição : 28/04/2014
Idade : 35
Localização : São José da Lapa MG

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro Solar H-alpha paa fotosfera!! Empty Re: Filtro Solar H-alpha paa fotosfera!!

Mensagem  ALEXANDRE YUHASZ Seg 05 maio 2014, 20:36

Bruno escreveu:
Dê uma olhada aqui ALEXANDRE: http://www.microsofttranslator.com/bv.aspx?ref=SERP&br=ro&mkt=pt-BR&dl=pt&lp=EN_PT&a=http%3a%2f%2fwww.optcorp.com%2fsolar-telescopes-ha-filters%2fsolar-filters.html
Bruno
Moderador

Então Bruno, dei uma olhada!!! Interessante, realmente praticamente metade do preço do coronado PST, agora ainda fiquei na dúvida, vi coisas do tipo 40mm, 60mm de abertura, aplicação pafa d/f minimo, e parece que tem que ter um adaptador, esse tal de sintonizador Rich?!?!? para acoplar aonde???, na diagonal, na camera, não entendi o sistema de acoplamento do filtro!!!! Se se rosquea, confuso E pelo que entendi, ainda precisa da pelicula certo?!?! Resumindo, ainda estaria disposto a pagar a quantia, por que não teria interesse em ter u telescopio só para sol, claro se for possivel adptar o meu para o mesmo fim do PST.

Não pelo valor, porque vi videos no youtube que compensam a imagem, mas pelo dificuldade de montar, a peça correta, enfim!!!!

ALEXANDRE YUHASZ
ALEXANDRE YUHASZ
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 158
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 48
Localização : SBCampo, abc paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro Solar H-alpha paa fotosfera!! Empty Re: Filtro Solar H-alpha paa fotosfera!!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos