ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B

+3
Griszewski
Bruno
alemão do espaço
7 participantes

Ir para baixo

Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B Empty Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B

Mensagem  alemão do espaço Seg 21 Abr 2014, 20:14

Boa noite senhores!
Seguem algumas fotos que tirei hoje de madrugada.
Minha primeira experiência com astrofotografia. Fiquei realmente satisfeito e até surpreso
com o resultado. Saiu melhor do que eu esperava. Foram tiradas com uma câmera de 3 MP
de um Samsung Galaxy. As informações contidas nas fotos foram inseridas com o "paint".
Obs. esqueci de colocar nas fotos da lua que foi utilizado um filtro Expanse ND 96-0.6.
Um abraço à todos os colegas do Fórum!

https://www.flickr.com/photos/123750237@N06/13961308705/

https://www.flickr.com/photos/123750237@N06/13961310915/

https://www.flickr.com/photos/123750237@N06/13938210306/

https://www.flickr.com/photos/123750237@N06/13961760704/

https://www.flickr.com/photos/123750237@N06/13961760444/

https://www.flickr.com/photos/123750237@N06/13961759984/
alemão do espaço
alemão do espaço
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 111
Data de inscrição : 02/03/2014
Idade : 42
Localização : Gravataí - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B Empty Re: Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B

Mensagem  Bruno Seg 21 Abr 2014, 22:38

Bom trabalho alemão, precisamos de registros fotográficos feitos com o refrator 90mm AZ3. Aproveite o espaço do fórum para se aprimorar cada vez mais na astrofotografia, e assim servir de estímulo para outros usuários. Notei que tem usado a ocular de 10mm com Barlow 2x para registrar saturno. Gostaria de sugerir que utilizasse um aumento um pouco menor caso você tenha uma ocular de 6mm (150x), ou com a Barlow rosqueada na ocular de 10mm (135x) para ajudar na visualização da divisão de cassini. No mais o AF agradece.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B Empty Re: Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B

Mensagem  Griszewski Ter 22 Abr 2014, 12:16

Muito legal Alemão, você utilizou um celular , certo? aproximou o câmera da ocular ou utilizou algum outro método? até gostaria de tentar algumas fotos com o sky az3, no entanto não faço a mínima ideia de como farei isso e quanto terei que investir. Não é o meio foco, hehe. Achei a lua um pouco desfocada, não sei se foi impressão apenas.
Griszewski
Griszewski
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 65
Data de inscrição : 10/07/2013
Idade : 29
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B Empty Re: Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B

Mensagem  alemão do espaço Ter 22 Abr 2014, 15:51

Boa tarde Griszewski!
Sim, eu aproximei o celular da ocular e fui procurando o foco até conseguir uma imagem onde a Lua
ficasse mais "inteira" na foto. Foi bem complicado, pois um mínimo movimento pra qualquer direção
fazia com que a Lus saísse da imagem. O mesmo vale pra Saturno, só que com um agravante: Como
ele está muito mais longe, devido ao aumento ele acabava "fugindo" muito rapidamente da ocular.
Cara o que eu posso dizer é que foi um teste de paciência pra conseguir essas fotos e que eu quero
adquirir uma câmera apropriada pra conseguir fotos melhores. A lição que ficou é que com paciência
e até mesmo um pouco de sorte dá pra fazer fotos relativamente boas com um celular. E outra coisa
que eu pude perceber é que o "Black 90" é sim um bom equipamento pra se tirar fotos, contrariando
o que eu pensava antes, pois eu tinha na minha cabeça que pra se tirar fotos boas era necessário ter
uma câmera feita para este fim e um telescópio refletor. La do auto da minha tosquice eu tinha uma
ideia errada de que um refrator não era capaz de fazer astrofotos "decentes". As palavras do sábio
contemporâneo Cumpadre Washington São perfeitas pra mim: "SABE DE NADA INOCENTE!"...

Um abraço!
alemão do espaço
alemão do espaço
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 111
Data de inscrição : 02/03/2014
Idade : 42
Localização : Gravataí - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B Empty Re: Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B

Mensagem  alemão do espaço Ter 22 Abr 2014, 16:05

Bruno escreveu:
Gostaria de sugerir que utilizasse um aumento um pouco menor caso você tenha uma ocular de 6mm (150x), ou com a Barlow rosqueada na ocular de 10mm (135x) para ajudar na visualização da divisão de cassini. No mais o AF agradece.
Bruno
Moderador

Boa tarde Bruno!
Eu não tinha pensado nisso. Na minha próxima tentativa eu vou colocar a lente da barlow direto na ocular.
Um aumento "meio termo' vai ser muito apropriado no caso de Saturno. Acredito que assim ele vai ficar
alguns segundos a mais na mira da câmera, pois com o aumento máximo ele foge muito rápido da ocular.
Sobre a ocular de 6 mm... eu ainda não tenho, mas pretendo adquirir em breve, junto com os filtros.
Eu é que agradeço por mais essa preciosa dica.

Um abraço!
alemão do espaço
alemão do espaço
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 111
Data de inscrição : 02/03/2014
Idade : 42
Localização : Gravataí - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B Empty Re: Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B

Mensagem  WesleySouzaPr Qui 07 Ago 2014, 21:31

Alemão do espaço, boa noite, muito bacana as imagens tiradas com seu telescópio, que é um fortíssimo candidato para minha compra. Poderia me fornecer umas informações sobre ele? Fiz e continuo fazendo inúmeras consultas sobre ele tanto aqui quanto fora, em sua grande maioria encontrei apenas elogios sobre o equipamento, contudo, encontrei algumas reservas quanto às oculares e diagonais que o acompanham no conjunto original. O que tem a dizer sobre elas? Você possui oculares ou filtros adicionais?  Você julgaria necessário trocar as diagonais dele e as oculares originais? Ou apenas acrescentar mais oculares ampliando as possibilidades de ampliação? Desde já agradeço, abraços.

WesleySouzaPr
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 78
Data de inscrição : 19/07/2014
Idade : 39
Localização : Paranavaí/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B Empty Re: Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B

Mensagem  alemão do espaço Sex 08 Ago 2014, 11:07

Bom dia Wesley!
O Skywatcher 90mm AZ3 é um equipamento muito bom. Ele pode ser considerado
um equipamento de iniciante, porém ele é muito poderoso. Ele opera verdadeiros
milagres. Se tu adquirir ele tu não vai te arrepender. As diagonais e oculares que
vêm no kit são simples mas elas nos dão um ótimo resultado. Eu comprei outras
oculares e alguns filtros pra dar uma turbinada nele, mas as diagonais que eu uso
ainda são as mesmas que vieram. Realmente existem diagonais bem melhores no
mercado e com um custo relativamente baixo, mas tu pode confiar nas diagonais
que vêm com ele que elas dão conta do recado. No site onde comprei o telescópio
existem modelos de diagonais que prometem uma refletividade de 98% com uma
maior durabilidade. As diagonais originais dele contam com 88% de refletividade.
Pelo "conhecimento de causa" eu te recomendo o 90 AZ3, e te sugiro que tu pegue
junto uma lente barlow de 2x (que dobra o aumento das oculares) e um filtro lunar
ND96 0.6 - 1.25 pra reduzir o brilho da Lua durante as observações. Sem ele fica
quase impossível observar devido ao intenso brilho da Lua. E depois que tu tiver
um pouco de prática nas observações eu te indicaria a aquisição de uma ocular de
6mm (que permite observar muitos detalhes na Lua, por exemplo) e uma ocular de
40mm que vai te permitir um campo de visão bem amplo e que vai facilitar na hora
de observar aglomerados de estrelas.

Bom, era isso meu caro Wesley!
Espero ter ajudado um pouco! bem vindo ao clube!  cheers
alemão do espaço
alemão do espaço
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 111
Data de inscrição : 02/03/2014
Idade : 42
Localização : Gravataí - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B Empty Re: Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B

Mensagem  WesleySouzaPr Sáb 09 Ago 2014, 13:32

alemão do espaço escreveu:Bom dia Wesley!

Bom, era isso meu caro Wesley!
Espero ter ajudado um pouco! bem vindo ao clube!  cheers

Primeiramente muito obrigado e digo, você ajudou não pouco mais sim muito com sua contribuição, este fórum é excelente, já fui muito ajudado pelo Bruno aqui e agora você também, que possui de fato o equipamento em questão. Enfim, vou comprar ele mesmo, mas infelizmente será somente no final do ano com o 13º hehe, porém vou comprar filtros e acessórios também, e nisso, peço sua ajuda. O Bruno já montou vários kits para mi que gostei bastante, mas ai "sondei" as lojas, algumas não tem disponível e a outra me deu uma resposta que fiquei um pouco intrigado sobre um filtro em especial. Enfim, vou postar aqui para você para ter uma melhor ideia de minha realidade. O filtro em questão é o semi apo para reduzir o cromatismo do 90mm az3, perguntei ao armazém se teriam o filtro em questão (especialmente um equivalente o da Baader muito bem recomendado pelo Bruno), aí me responderam conforme abaixo:

"Em resposta à: Visitante (Wesley)
Olá Wesley, não temos filtros para correção cromática. Nossos refratores não apresentam cromatismo que justifique seu uso.
Obrigado !" (pergunta feita para o 90mm AZ3)"

Enfim, já comprei lá, considero a loja altamente ética e técnica, por isso me veio essa ressalva, porque se não for realmente indispensável adquirir este filtro, eu compraria outro no lugar ou até uma outra ocular além das que já vou adquirir. Enfim, penso no seguinte: Skywatcher 900m az3 + Barlow 2x + WA 6mm + filtro semi apo + Filtro #12- Amarelo + FILTRO Densidade Neutra 25% + Filtro #80A - Azul, ou, tirando o semi apo e colocando o Filtro UHC para Nebulosas, ou ainda, no lugar do UHC pegar uma outra ocular (havia pensado na de 15mm WA), o que pensas?

Os filtros coloridos que possui são próximos destes que citei? Esse Densidade NEutra 25% é para lua, o seu é 13%? Há muita diferença entre eles? Camarada, espero não estar sendo muito extenso, porém o Tele a barlow 2x e a WA 6mm são pontos pacificados, agora falta definir bem os filtros e eventuais oculares adicionais, tudo isso dependendo do "peso" do semi apo na questão. Por fim, em termos de oculares, a diferença básica entre as WA e ploss é o campo de visão? Pois vi umas ploss da série 500 que parecem ser boas também e mais acessíveis.

Desde já obrigado, abraços.

WesleySouzaPr
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 78
Data de inscrição : 19/07/2014
Idade : 39
Localização : Paranavaí/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B Empty Re: Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B

Mensagem  alemão do espaço Qui 14 Ago 2014, 11:28

Bom dia Wesley!

Primeiramente eu quero pedir desculpas por demorar tanto pra responder. Alguns problemas
me impediram de comparecer aqui no AF nesses últimos dias. Menos mal que tudo se ajeitou!
Bom, Eu tenho comprei 2 filtros coloridos, o #25 vermelho e o #56 verde. Confesso que quando
eu comprei eu fiz meio que por impulso e acabei não usando eles. Quando resolvi comprar os
filtros eles eram os únicos que estavam disponíveis pra pronta entrega e então eu os comprei.
Fiz algumas pesquisas sobre em que situação eu deveria utiliza-los e quando empreguei eles
na observação acabei não conseguindo os resultados que eu esperava, até por ser iniciante.
Outros filtros que eu comprei na época são o ND96 0.6 e o filtro solar Thousand Oaks 10x10cm.
Esses dois sim eu uso com muita frequência. O filtro ND96 0.6 é o mesmo densidade neutra 25%.
Ambos permitem a passagem de 25% da luz visível, bloqueando os outros 75%, fazendo com que
a observação lunar seja mais confortável. Eu diria que é o que torna possível, pois sem ele a Lua
parece um farol aceso apontando direto no olho do observador. Sobre o filtro semi APO eu vou
dar a minha opinião pessoal de iniciante. Na minha humilde opinião o 90 AZ3 é um equipamento
bem equilibrado, com um F10 (mediano) que pode ser aumentado caso tu faça a diafragmação
da abertura. O que seria a diafragmação? Seria basicamente a diminuição da abertura, fazendo
com que entre um pouco menos de luminosidade. O 90 AZ3 possui uma tampa com outra tampa
bem no centro. Se ao invés de tu retirar toda a tampa tu retirar só a tampinha do centro, tu vai
estar diminuindo a abertura do equipamento de 90mm para 60mm e assim o "F" que é a razão
focal vai passar de 10 para 15. Em outras palavras a luz vai percorrer um caminho maior e isso
vai aumentar o contraste das imagens, diminuindo as aberrações cromáticas.
Abaixo seguem links de fotos da tampa do 90 AZ3 pra tu visualizar o processo de diafragmação.

Tampa normal.
https://www.flickr.com/photos/123750237@N06/14893418976/in/photostream/

Tampa diafragmada.
https://www.flickr.com/photos/123750237@N06/14916049932/in/photostream/

Com o macete da tampa já dá pra obter um contraste bem melhor e uma redução nas "luzes parasitas".
Na minha opinião de iniciante, reduzindo a abertura tu reduz as aberrações cromáticas e sendo assim, o
uso de um filtro APO num primeiro momento acaba sendo desnecessário. Com a verba do APO eu pegaria
o filtro UHC pra nebulosas que tu mencionou. Acho que pra nós que estamos começando o UHC é mais útil.
Com o passar do tempo e com a chegada da experiência a gente vai estabelecendo prioridades e se tu julgar
necessário o uso de um filtro APO então tu pode buscar ele, mas volto a dizer, num primeiro momento acho
que o equipamento é equilibrado o suficiente pra possibilitar que o filtro APO fique em um "segundo plano".
Sobre os outros acessórios que tu pretende adquirir junto com o telescópio, o filtro #80 azul é uma boa pedida,
pois ele aumenta o contraste nos detalhes lunares. A barlow eu diria que é indispensável e a ocular WA de 6mm
idem. Com ela dá pra ver coisas incríveis na superfície lunar. Sobre as plössl da série 500, eu tenho uma de 40mm
e ela é muito boa. Fornece belas imagens e um campo de visão muito amplo. Ela facilita muito na hora de localizar
os objetos à serem observados devido à grande quantidade de céu que dá pra ver com ela. Uma ótima opção!

Bom meu caro Wesley, mais uma vez eu espero ter ajudado com o pouco
que eu sei e mais uma vez desculpe a demora em responder a tua mensagem!
Um abraço!
alemão do espaço
alemão do espaço
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 111
Data de inscrição : 02/03/2014
Idade : 42
Localização : Gravataí - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B Empty Re: Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B

Mensagem  WesleySouzaPr Sex 15 Ago 2014, 00:25

Boa noite companheiro Alemão, primeiramente muito lhe agradeço e em nada há que se desculpar, novamente sua resposta vem agregar um enorme peso à bagagem que adquiri de conhecimento (ainda que pequena mas altamente valiosa) sobre este telescópio, enfim, sem dúvida alguma o equipamento que mais pesquisei e encontrei informações, cada vez mais me aprofundando sobre ele, tanto pelo Bruno como agora você que possui o próprio, acredite, sua contribuição caiu como luva para mim, "fechou" o pacote com as informações prestadas pelo Bruno. Com toda essa ajuda descartei de vez a compra de refletores de f/ curto, que ainda poderiam concorrer com o refrator 90mm, o único tele que ainda considero, mesmo como pequena possibilidade de compra é um dobsoniano 153mm da skywatcher f/7.8, o conheces? Mas enfim, considerando que a portabilidade é de grande valia para mim, a compra se direciona mesmo para o refrator 90m az3. Outra coisa, essa "subtampa" da objetiva é original dele ou teve que comprar avulsa para a diafragmação? Esse procedimento parece ser bem interessante, porque você poderia inclusive, através de improvisações obter outras razões focais ao reduzir de 90 para outro valor que não sejam os 60mm correto?

Novamente obrigado, abraços.

WesleySouzaPr
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 78
Data de inscrição : 19/07/2014
Idade : 39
Localização : Paranavaí/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B Empty Re: Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B

Mensagem  alemão do espaço Sex 15 Ago 2014, 22:25

Boa noite Wesley!

Sobre o dobsoniano 153mm da Skywatcher eu conheço ele só das pesquisas que fiz sobre os telescópios.
Acredito que ele possa ser melhor que o 90 AZ3 em muitos aspectos. O ponto negativo seria o "F 7,8"
dele que é mais curto que o do 90 AZ3, porém ele deve compensar isso de outras formas. Eu nunca tive
a oportunidade de usar um equipamento desse tipo. Um outro ponto que me chamou a atenção na época
em que eu pesquisei sobre ele foi que ele talvez exija um espaço maior pra guardar e na hora de mudar
ele de lugar ele possa ser um pouco desconfortável. Pelo que notei nas pesquisas ele pesa 2x mais que o
90 AZ3. Quando optei pelo meu equipamento eu levei muito em conta a questão do peso total do conjunto.
Referente à tampa que eu postei nas fotos. Sim, ela e a original do AZ3. Quanto à possibilidade de variar
o tamanho da abertura do telescópio com valores entre 90mm e 60mm (intermediárias), nunca tentei, mas
creio ser possível, desde que seja bem adaptada e bem vedada, para que não entre luz pelos cantos.
Uma pergunta:
Como é que tá sendo lidar com a ansiedade de que chegue logo o teu equipamento pra sair observando e
descobrindo todas as maravilhas que o céu tem pra oferecer?
Eu digo isso porque aconteceu comigo. Eu mal podia esperar pro equipamento chegar.

Um abraço e qualquer coisa estamos aí!
alemão do espaço
alemão do espaço
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 111
Data de inscrição : 02/03/2014
Idade : 42
Localização : Gravataí - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B Empty Re: Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B

Mensagem  AGM Sex 15 Ago 2014, 22:30

Olá Alemão do Espaço!
Seu 90mm AZ3 F10 é tão bom quanto o 153mm F7.8, um refrator de F "10" equivale a um refletor F8.
O 153mm sim, ganha em melhor "resolução" de imagem porque tem uma abertura superior, mas acredito que se você tivesse comprado ele não estaria usando tanto o telescópio quanto usa o seu refrator!!!
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B Empty Re: Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B

Mensagem  alemão do espaço Sex 15 Ago 2014, 22:52

Exatamente AGM!
Pra  mim o AZ3  é tão bom quanto o 153mm F 7.8, porém ele permite ser garregado de  um
lado pro outro sem nenhuma dificuldade. Acho que o 153mm F7.8 iria exigir no mínimo mais
uma pessoa pra ajudar a carregar. Na correria que dos dias de hoje a portabilidade é tudo...
E de fato, o meu equipamento me surpreende mais e mais a cada dia que passa.
O "noventinha" é surpreendente!

Um abraço!
alemão do espaço
alemão do espaço
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 111
Data de inscrição : 02/03/2014
Idade : 42
Localização : Gravataí - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B Empty Re: Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B

Mensagem  AGM Sex 15 Ago 2014, 22:54

Posteriormente, uma câmera de melhor qualidade, um anel T2 e um adaptador lhe permitirão fazer imagens melhores em termos de resolução e chegar mais ao nível do instrumento.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B Empty Re: Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B

Mensagem  WesleySouzaPr Sáb 16 Ago 2014, 19:37

alemão do espaço escreveu:Boa noite Wesley!

Sobre o dobsoniano 153mm da Skywatcher eu conheço ele só das pesquisas que fiz sobre os telescópios.
Acredito que ele possa ser melhor que o 90 AZ3 em muitos aspectos. O ponto negativo seria o "F 7,8"
dele que é mais curto que o do 90 AZ3, porém ele deve compensar isso de outras formas. Eu nunca tive
a oportunidade de usar um equipamento desse tipo. Um outro ponto que me chamou a atenção na época
em que eu pesquisei sobre ele foi que ele talvez exija um espaço maior pra guardar e na hora de mudar
ele de lugar ele possa ser um pouco desconfortável. Pelo que notei nas pesquisas ele pesa 2x mais que o
90 AZ3. Quando optei pelo meu equipamento eu levei muito em conta a questão do peso total do conjunto.
Referente à tampa que eu postei nas fotos. Sim, ela e a original do AZ3. Quanto à possibilidade de variar
o tamanho da abertura do telescópio com valores entre 90mm e 60mm (intermediárias), nunca tentei, mas
creio ser possível, desde que seja bem adaptada e bem vedada, para que não entre luz pelos cantos.
Uma pergunta:
Como é que tá sendo lidar com a ansiedade de que chegue logo o teu equipamento pra sair observando e
descobrindo todas as maravilhas que o céu tem pra oferecer?
Eu digo isso porque aconteceu comigo. Eu mal podia esperar pro equipamento chegar.

Um abraço e qualquer coisa estamos aí!

Boa noite Alemão, então, estou estudando um pouco mais o refletor para buscar uma comparação o mais justa possível, eu acabei de postar no tópico que criei para compra de um tele, falando com o Bruno justamente de portabilidade e, mesmo que parecendo "loucura", achei inicialmente e ao menos para deixar montado continuamente, eu talvez teria um espaço para deixar o dobson e não o refrator, por conta da base do dobson ser menor do que o tripé do refrator aberto, mas como disse, ao menos inicialmente tive essa impressão. Vou pesquisar mais sobre os números efetivos do porte do dobson para ir avaliando melhor a questão.

Sobre a ansiedade amigo, imagine o seguinte, só poderei comprar o telescópio ao final do ano com o 13º, então vislumbre a fissura rssr, porém comprei um binóculo expanse 10x50 há poucos meses, vou me envolvendo e me deleitando com as imagens dele. Mas te garanto uma coisa, existe algo bom nessa espera, tempo suficiente para pesquisar e pesquisar camarada, pois a verdade é, se já tivesse grana antes talvez teria comprado algo que me frustrasse e me afastasse da astronomia (hobbie que alimento desde a infância mas só podendo realizar agora), e isso não seria legal, então, penso que esse tempo esta sendo muito valioso, ainda mais se considerar o que aprendi aqui neste fórum com você, isso é muito bacana, espero repassar tudo isso.

Qualquer novidade ou dúvida volto aqui, e você, na medida do possível, se fizer novas astrofotos traga-as aqui para nos maravilhamos com elas.
Parabéns por seu equipamento e o que já atingiu com ele até então.

Abraços

WesleySouzaPr
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 78
Data de inscrição : 19/07/2014
Idade : 39
Localização : Paranavaí/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B Empty Re: Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B

Mensagem  WesleySouzaPr Sáb 16 Ago 2014, 19:40

AGM escreveu:Olá Alemão do Espaço!
Seu 90mm AZ3 F10 é tão bom quanto o 153mm F7.8, um refrator de F "10" equivale a um refletor F8.
O 153mm sim, ganha em melhor "resolução" de imagem porque tem uma abertura superior, mas acredito que se você tivesse comprado ele não estaria usando tanto o telescópio quanto usa o seu refrator!!!

AGM Boa noite, tenho acompanhado também suas respostas e busca na compra de um telescópio, a verdade é que me beneficiei muito das suas consultas e perguntas e por isso, muito obrigado também.

Espero que tanto eu como você, façamos a melhor compra possível dentro de nossos contextos.

Abraços

WesleySouzaPr
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 78
Data de inscrição : 19/07/2014
Idade : 39
Localização : Paranavaí/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B Empty Re: Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B

Mensagem  Bruno Dom 24 Ago 2014, 07:13

Como o tópico é também sobre astrofotos da lua realizadas com um celular Samsung, segue uma humilde contribuição de registros feitos no sistema afocal com um Samsung Mini SIII através do meu refrator acromático Jaegers de 103mm F/15.4 :
Seeing estimado em 8 esc. Pickering:

- Polo sul da lua - ocular a WA 6mm (260x): https://scontent-a-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/v/t1.0-9/10403151_528685583925638_4212712473593353626_n.jpg?oh=e0b93fc6face25c9bad2c1147af59e97&oe=54791234

- Cratera Copérnico - ocular WA 6mm (260x): https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfp1/v/t1.0-9/10403441_528681920592671_586129422825687143_n.jpg?oh=5b5bb3b570c29aff6b60b975debf9a82&oe=54791011&__gda__=1415364746_5e3f208975005faddd651c88660407ed

-Cratera Copérnico ocular 4mm (390x): https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfp1/v/t1.0-9/10301171_528682390592624_3615654067159301775_n.jpg?oh=7878cf170037226528096e3fd49025d1&oe=54614898&__gda__=1416787473_3153cc0208eb131ec02b3d0cdc82184b

- Cratera Platão - ocular WA 6mm (260x): https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfa1/v/t1.0-9/10269381_528679337259596_2094339794441600637_n.jpg?oh=16b959e43cd329bf0c5b3df266ac7cf5&oe=54808BA9&__gda__=1415469471_decb4feb1e6ce2a8c00d0612f9998bd3

- Cratera Clavius nas sombras- ocular WA 6mm (260x): https://scontent-b-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/v/t1.0-9/10412005_544136192380577_5906903791449373730_n.jpg?oh=d0af82732cc41f894f4e7a29cba62942&oe=547E598D

- Muro Reto ou a Espada na Lua - ocular WA 6mm (260x): https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xap1/v/t1.0-9/10525631_543229639137899_8975622713520499651_n.jpg?oh=ed5b233101ca286d85dab24bbe675622&oe=547DD4EB&__gda__=1416119351_7a4ce84b47bddb06d634a080832e6493
Bruno
Moderador


Última edição por Bruno em Ter 02 Set 2014, 21:10, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B Empty Re: Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B

Mensagem  AGM Dom 24 Ago 2014, 12:04

Excelentes fotos Bruno, BAITA telescópio!!!

- Diga uma coisa, sei que fotos digitais são geradas com pixels, e noto um leve desfoque nos contornos dos detalhes, isso se deve ao fato da limitação da câmera que foi usada, da resolução do telescópio ou do seeing?

Não é crítica, as fotos estão muito boas, no Photoshop um filtro leve de highpass deixaria elas bem nítidas.
Pergunto isso pois estávamos no tópico da "compra", falando sobre resolução, abertura, brilho e luminosidade.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B Empty Re: Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B

Mensagem  Bruno Dom 24 Ago 2014, 15:13

AGM escreveu:1- Diga uma coisa, sei que fotos digitais são geradas com pixels, e noto um leve desfoque nos contornos dos detalhes, isso se deve ao fato da limitação da câmera que foi usada, da resolução do telescópio ou do seeing?
2- Não é crítica, as fotos estão muito boas, no Photoshop um filtro leve de highpass deixaria elas bem nítidas.
Pergunto isso pois estávamos no tópico da "compra", falando sobre resolução, abertura, brilho e luminosidade.
1- O desfoque nos contornos ou nos limites do campo nas astrofotos, se deve às imperfeições existentes nas bordas da lente de olho da ocular WA Sky-Watcher 6mm 66º. Isso acontece nessas e em outras oculares grande angulares onde as bordas acabam de forma abrupta e ainda apresentam "estrias", diferindo grosseiramente da curvatura da superfície óptica no centro do elemento. Infelizmente é um defeito que ocorre em oculares WA , e inclusive pode ser verificado a olho nu apenas olhando bem de perto a lente onde colocamos o olho.
2- Outra dica (na verdade é uma opinião minha): aconselho a nunca utilizarem Photoshop (talvez apenas um ajuste de brilho ou contraste), porque é quase como adulterar ou falsificar um documento mesmo com a desculpa de que seja para melhorá-lo. Não condeno quem o faz mas se a sua câmera não é boa o suficiente, ou contente-se com as suas astrofotos tal qual elas saem, ou então arranje uma câmera melhor. As imagens deveriam corresponder o mais possível à realidade mostrada pelo telescópio aos nossos olhos, com ou sem defeitos. Com o Photoshop o problema do defeito nas bordas da WA pode até ser mascarado, entretanto ele não será efetivamente resolvido na ocular.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B Empty Imagens

Mensagem  AGM Dom 24 Ago 2014, 18:18

Sem dúvida Bruno, concordo plenamente com a não adulteração de fotos, minha dúvida permeava à questões técnicas mesmo conforme já respondida. Eu aguardo ainda o anel T2 para Canon para comprar junto com o adaptador para foco primário ou com a ocular, assim teria as imagens mais bem centradas de acordo com a ocular que eu fizer os registros.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B Empty Re: Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B

Mensagem  orlando Ter 26 Ago 2014, 19:04

Pra um celular,estão muito boas as fotos Bruno.
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B Empty Explore o Celular...

Mensagem  Reinaldo Bis Qui 28 Ago 2014, 09:27

Olá Alemão e galera da AF...


Bacana suas fotos Alemão, realmente focar o objeto na ocular na mão é bem difícil, eu até prendo a respiração na hora de fotografar.
Algumas vezes eu gravo algum vídeo e depois consigo extrair com mais facilidade determinada imagem como essa de Saturno que tirei junto com o Bruno com o celular Sansung minigalaxy III com a lente WA 66º no mesmo dia que tiramos as fotos da Lua.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=532095390251324&set=pb.100003526037094.-2207520000.1409228280.&type=3&theater

Tenho uma dica Alemão, explore todas as configurações da câmera do seu Celular. Esses celulares da Sansung tem ma excelente câmera, e vc pode configurá-las para conseguir melhores fotos. Ex.

Na configuração a câmera do meu existem 2 opções de foco: o FOCO AUTOMÁTICO e o FOCO MACRO, quando vou tirar astrofotografias eu coloco no FOCO MACRO, faça o teste.
Coloque a Resolução no máximo e a qualidade de imagem em SUPER FINO.

Faça essas e outras e vá testando, essas câmeras são muito boas. Outra foto da Lua.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=500163886777808&set=pb.100003526037094.-2207520000.1409228734.&type=3&theater
Reinaldo Bis
Reinaldo Bis
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 85
Data de inscrição : 28/04/2014
Idade : 35
Localização : São José da Lapa MG

Ir para o topo Ir para baixo

Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B Empty Re: Lua e Saturno - 21/04/2014 - Skywatcher 90mm az3 + Samsung Galaxy S6102B

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos