ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

NGC2632 / M44

5 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

NGC2632 / M44 Empty NGC2632 / M44

Mensagem  Tellescópio Ter 01 Abr 2014, 11:28

Telescope: Skywatcher 150 / F5
Câmera: QHY8L + Orion OAG
Guiding: QHY5L-II - Color
Mount: HEQ5PRO

Exposição Única: 120s

NGC2632 / M44 Babf1b84ac590c7a56c508ca80775615.620x0_q100_watermark_watermark_opacity-5_watermark_position-6_watermark_text-Copyright%20Tellesc%C3%B3pio%20Acess%C3%B3rios

Tamanho em maior escala:
http://www.astrobin.com/full/87780/0/
Tellescópio
Tellescópio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 205
Data de inscrição : 11/11/2012
Localização : Goiânia/GO

http://www.tellescopio.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

NGC2632 / M44 Empty Re: NGC2632 / M44

Mensagem  Bruno Sáb 05 Abr 2014, 16:58

NGC2632 / M44 Babf1b84ac590c7a56c508ca80775615.620x0_q100_watermark_watermark_opacity-5_watermark_position-6_watermark_text-Copyright%20Tellesc%C3%B3pio%20Acess%C3%B3rios
Perfeito, verdadeiros "diamantes" celestes.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

NGC2632 / M44 Empty Re: NGC2632 / M44

Mensagem  alemão do espaço Sex 09 maio 2014, 19:52

Maravilhoso!
Belíssimo trabalho!
alemão do espaço
alemão do espaço
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 111
Data de inscrição : 02/03/2014
Idade : 42
Localização : Gravataí - RS

Ir para o topo Ir para baixo

NGC2632 / M44 Empty Re: NGC2632 / M44

Mensagem  alemão do espaço Sex 09 maio 2014, 20:18

Boa noite senhores!
Tenho algumas dúvidas sobre as fotos do céu profundo. Vamos à elas:

1) Com o meu  Skywatcher 90mm AZ3 é possível tirar fotos de aglomerados, ou nebulosas com uma
qualidade que se aproxime dessas postadas aqui no tópico?
2) Creio que as oculares que eu tenho (plossl de 10mm e 25mm) sejam insuficientes para tanto e neste
caso qual seria a ocular indicada pra este fim e que se adapte bem ao meu equipamento?
3) Acredito que seja necessário algum filtro específico, talvez mais de um. Neste caso, que filtros seriam estes?
4) No momento, a câmera que eu uso é uma dessas compactas (Nikon Coolpix S4400). Ela tem se saído bem
quando "o alvo" é grande e luminoso (como a Lua e planetas), mas será que ela consegue "ver" os aglomerados?
Desde já eu agradeço pela ajuda!

Um grande abraço aos amigos aqui do AF!
alemão do espaço
alemão do espaço
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 111
Data de inscrição : 02/03/2014
Idade : 42
Localização : Gravataí - RS

Ir para o topo Ir para baixo

NGC2632 / M44 Empty Re: NGC2632 / M44

Mensagem  Tellescópio Sex 09 maio 2014, 20:35

Olá Alemão do Espaço, para capturar imagens de céu profundo, você até poderia utilizar seu telescópio 90mm, porém a montagem precisa ser motorizada. Sem essa motorização é impossível fazer o acompanhamento da estrela ou do objeto de céu profundo.

Quando se fala em astrofotografias de céu profundo, deve se ter em mente que será necessário trabalhar com tempo de exposição, ou seja a câmera precisa ficar recebendo luz por determinado período para gerar uma imagem. Se a montagem não for motorizada você só conseguirá registrar os rastros das estrelas, pois a Terra está em constante movimento.

Quanto a câmera, se ela tiver a opção de controle de exposição, já serve. Mas para astrofotografias o melhor são câmeras dedicadas, pois são fabricadas visando este objetivo. Há quem use DSRL, mas eu particularmente não gosto. As imagens em sua maioria ficam muito distantes e sem muita vida.

Em resumo então o que precisará para registrar fotos de céu profundo é:

- Montagem Motorizada
- Câmera CCD ou DSLR
Tellescópio
Tellescópio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 205
Data de inscrição : 11/11/2012
Localização : Goiânia/GO

http://www.tellescopio.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

NGC2632 / M44 Empty Re: NGC2632 / M44

Mensagem  alemão do espaço Sex 09 maio 2014, 21:41

Hummm, Entendi!
No caso da motorização até existem maneiras de se colocar motor num telescópio que
não vem com essa opção de fábrica, porém, o meu telescópio é alta-azimutal e isso o
deixa de fora dessa possibilidade. Quanto à câmera, eu já estou me programando pra
comprar uma dessas CCD. Ainda não sobrou a verba, mas daqui há 1 ou 2 meses acho
que já consigo. As minhas fotos do céu profundo vão ter que esperar até o fim do ano.
Lá pra Dezembro eu pretendo comprar um outro telescópio com abertura maior e com
montagem equatorial.
Ah, só mais uma dúvida:
Para astrofotografia do céu profundo, qual equipamento tem melhor desempenho?
Um refletor ou um refrator?
Desde já obrigado!

Um abraço!
alemão do espaço
alemão do espaço
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 111
Data de inscrição : 02/03/2014
Idade : 42
Localização : Gravataí - RS

Ir para o topo Ir para baixo

NGC2632 / M44 Empty Re: NGC2632 / M44

Mensagem  Tellescópio Sex 09 maio 2014, 22:41

Olá Alemão, esta é quase uma questão de gosto pessoal. Há quem prefira um refrator, pela estabilidade na imagem porém perde na abertura. Há prefira refletor pela questão da abertura, e a capacidade de ir mais fundo no céu, porém com a desvantagem de muito investimento em cima, como montagem que suporte o peso, transporte, etc. Há ainda quem prefira os apocromáticos, por refletir com perfeição e definição as imagens capturadas.
Tellescópio
Tellescópio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 205
Data de inscrição : 11/11/2012
Localização : Goiânia/GO

http://www.tellescopio.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

NGC2632 / M44 Empty Me entrometendo...

Mensagem  Reinaldo Bis Sex 09 maio 2014, 23:05

Olá alemão...

Alemão você está no mesmo barco que eu, que também procuro um telescópio bom para céu profundo.
Como ja fiz algumas pesquisas e tirei algumas dúvidas gostaria de compartilhar com você.

Primeiro vou responder a sua dúvida sobre qual ocular será melhor  para céu profundo e que o Tellescópio "esqueceu" de te responder.

Para observação de Aglomerados abertos ,mesmo no seu 90mm, o ideal é usar lentes de menor aumento, como uma lente ocular de 40mm, que no seu telescópio vai dar 22,5x. Eu preciso adquirir uma lente de 40mm também, a minha maior lente é de 20mm que no meu no meu 80/900 dá 45x de aumento, ao observar alguns aglomerados abertos como M44 e M7 eu vejo apenas algumas estrelas do centro do aglomerado, e não o conjunto como um todo, é preciso uma ocular maior e que me de menos aumento como uma  ocular de 40mm para que eu possa ver todo o aglomerado.

Ja aglomerados fechados como Ômega Centauri, 47 Tucanae, M22 e outras infinidades de aglomerados fechados sabemos que o aumento máximo para esses objetos não pode exceder as 100x de aumento, pois á partir dele a imagem fica meio borrada e mais escuras, não vemos as estrelas individuais do aglomerado. Então o máximo de aumento que você pode usar em aglomerados fechados e em nebulosas é a sua ocular de 25mm + Barlow de 3x = 108x e/ou a sua ocular de 10mm = 90x.

Em relação a escolha do melhor instrumento para céu profundo eu acredito que seja os Refletores, pois tem no mercado muitas marcas e modelos com aberturas maiores entre 150mm e 250mm, aberturas que vão poder captar mais luz e você poderá ver mais estrelas, e o preços que variam de acordo com as condições do comprador. Outra grande vantagem é que o foco poderá ser curto entre F4 e F8, pois a grande luminosidade que essas aberturas proporcionam é ideal para a observação de céu profundo.

Ano que vem pretendo pegar um Refletor de 200mm F6 para céu profundo, mas não vou me desfazer do meu Refrator 80/900 pois para observação de planetas ele é melhor por causa do F mais longo, a não ser que seja para pegar outro refrator de abertura e Foco mais longo que esse. como isso ja foi frisado muitas vezes aqui, vou me abster de repetições.

Abraço e desculpem o "enxerimento".  Laughing
Reinaldo Bis
Reinaldo Bis
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 85
Data de inscrição : 28/04/2014
Idade : 35
Localização : São José da Lapa MG

Ir para o topo Ir para baixo

NGC2632 / M44 Empty Re: NGC2632 / M44

Mensagem  alemão do espaço Sáb 10 maio 2014, 07:56

Pode crer Reinaldo o "enxerimento" tá desculpadíssimo.
Só tenho a agradecer pela ajuda! Vou tentar providenciar a ocular de 40mm o mais rápido possível.
Também tenho que providenciar os filtros que são utilizados na observação das nebulosas, pois com
o que eu tenho à minha disposição neste exato momento eu consigo ver só umas nuvenzinhas e bem
fraquinhas. Chega até a dar uma pequena frustração, pois eu aponto pro lugar sabendo que lá existe
uma nebulosa, porém não consigo ver quase nada além de uma "fumacinha leve". Eu preciso dar uma
turbinada no meu noventinha. Já tá na hora dele crescer e aprender a enxergar coisas novas!
Eu tenho aprendido muito com todos os "enxerimentos". Fico muito feliz a cada nova ideia que me é
ofertada aqui no AF. É ótimo chegar por aqui, lançar uma pergunta antes de ir trabalhar e depois de  
chegar do trabalho dar aquela conferida e ver que ela foi respondida, não por apenas um colega, mas
muitas vezes por vários colegas. Eu que sou novato nessa arte fico cada vez mais motivado!
Mais uma vez obrigado pela ajuda!

Aquele abraço! cheers
alemão do espaço
alemão do espaço
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 111
Data de inscrição : 02/03/2014
Idade : 42
Localização : Gravataí - RS

Ir para o topo Ir para baixo

NGC2632 / M44 Empty Re: NGC2632 / M44

Mensagem  alemão do espaço Sáb 10 maio 2014, 08:13

Eu ia colar um link de uma ocular de 40mm que eu pesquisei, só que esqueci. Deve ser a idade que já tá batendo!
Segue o link: http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/home/ocular/ocular-plossl-40mm-1-25-skywatcher-194-detail
Esta é uma boa ocular ou devo procurar por um outro modelo?
alemão do espaço
alemão do espaço
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 111
Data de inscrição : 02/03/2014
Idade : 42
Localização : Gravataí - RS

Ir para o topo Ir para baixo

NGC2632 / M44 Empty Re: NGC2632 / M44

Mensagem  Tellescópio Sáb 10 maio 2014, 08:31

Alemão do espaço, fica aqui apenas como sugestão uma outra opção a considerar: http://tellescopio.com.br/oculares-e-barlow/oculares-plossl/ocular-plossl-40mm-series-500
Tellescópio
Tellescópio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 205
Data de inscrição : 11/11/2012
Localização : Goiânia/GO

http://www.tellescopio.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

NGC2632 / M44 Empty Re: NGC2632 / M44

Mensagem  alemão do espaço Sáb 10 maio 2014, 09:29

Essa opção é bem interessante!
Tá com o preço bem mais em conta. Realmente interessante.
alemão do espaço
alemão do espaço
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 111
Data de inscrição : 02/03/2014
Idade : 42
Localização : Gravataí - RS

Ir para o topo Ir para baixo

NGC2632 / M44 Empty Waleu...

Mensagem  Reinaldo Bis Sáb 10 maio 2014, 21:41

Olá boa noite...

Pois é Alemão, o AF é uma importante ferramenta que nôs auxilia na Astronomia. Valeu pelo link da ocular de 40mm Tellescópio, também tô precisando.

Alemão depois nôs fale sobre qual filtro para nebulosa você usa.
Eu tenho um Filtro GSO UHC que tem me proporcionado belas imagens pois ela dá forma a nebulosa aumentando o contraste nas bordas, usando a observação desviada é muito bom mesmo.
Eu indico ele... ele é um pouco mais caro mas pode haver mais baratos em outros sites.

http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/home/filtros/filtro-uhc-detail

Abraço Astronômico.
Reinaldo Bis
Reinaldo Bis
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 85
Data de inscrição : 28/04/2014
Idade : 35
Localização : São José da Lapa MG

Ir para o topo Ir para baixo

NGC2632 / M44 Empty Re: NGC2632 / M44

Mensagem  Bruno Sáb 10 maio 2014, 22:17

Reinaldo Bis escreveu:ele é um pouco mais caro mas pode haver mais baratos em outros sites.
http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/home/filtros/filtro-uhc-detail
Se for levado em conta o desempenho contra a poluição luminosa e um reforço no contraste na observação das nebulosas planetárias, com um relação custo benefício mais acessível o filtro UHC Série 500 também é uma ótima opção. Apesar de constar como esgotado no site, você já pode garantir o seu porque em breve ele será novamente disponibilizado:
http://tellescopio.com.br/filtros/filtros-visuais/filtro-uhc
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

NGC2632 / M44 Empty Re: NGC2632 / M44

Mensagem  Griszewski Sáb 10 maio 2014, 22:56

Olá pessoal, eu estou com uma dúvida que parece ser boba ou fútil, mas eu não faço a mínima ideia. Por que eu não consigo ver as cores das nebulosas com meu telescópio? seria por não ter um filtro ou pela abertura insuficiente? Vejo essas fotos sinistras de Nebulosas da Àguia,lagoa,orion, mas tenho dúvida quanto ao tele necessário para ter essas imagens. Para visualizá-las é necessário um tele de 150mm ou mais?
Quem puder sanar essa dúvida de novato, agradeço!

Por outro lado, eu achei bem interessante essa ocular de 40mm series 500, preço está bem em conta, mas por que está tão abaixo de uma Ploss da Skywatcher? A diferença é pouco entre elas? se alguém tiver alguma ocular da series 500, dá uma opinião por favor..
Abraço!
Griszewski
Griszewski
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 65
Data de inscrição : 10/07/2013
Idade : 29
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

NGC2632 / M44 Empty Re: NGC2632 / M44

Mensagem  Tellescópio Sáb 10 maio 2014, 23:16

Olá Griszewski,
Quanto as oculares Series 500, comercializo elas a um preço que vise atender os iniciantes em astronomia. Para mais informações sobre as oculares Series, há algum tempo foi postado aqui no fórum alguns comentários de quem já adquiriu e está inscrito aqui no fórum, veja o link: https://astronomia.forumeiros.com/t603p15-site-tellescopio

Quanto as nebulosas, não desanime, mas praticamente você só conseguirá ver cores se você estiver num local totalmente isolado, e quando eu isolado é praticamente você está no interior do pantanal do Mato Grosso do Sul longe da luz até de um vagalume. Neste caso você conseguiria ver um tom claro quase avermelhado em algumas nebulosa no braço da Via-láctea. Porém se você está numa cidade, esquece! Nem com um telescópio de 450mm de abertura você conseguirá ver cores. As cores são reais apenas em astrofotografia, pois as câmeras possuem mais sensibilidade a luz do que o olho humano.
Tellescópio
Tellescópio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 205
Data de inscrição : 11/11/2012
Localização : Goiânia/GO

http://www.tellescopio.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

NGC2632 / M44 Empty Re: NGC2632 / M44

Mensagem  Bruno Sáb 10 maio 2014, 23:50

Griszewski escreveu:1-Por que eu não consigo ver as cores das nebulosas com meu telescópio? seria por não ter um filtro ou pela abertura insuficiente?
2-Vejo essas fotos sinistras de Nebulosas da Àguia,lagoa,orion, mas tenho dúvida quanto ao tele necessário para ter essas imagens. Para visualizá-las é necessário um tele de 150mm ou mais?
3-Por outro lado, eu achei bem interessante essa ocular de 40mm series 500, preço está bem em conta, mas por que está tão abaixo de uma Ploss da Skywatcher? A diferença é pouco entre elas? se alguém tiver alguma ocular da series 500, dá uma opinião por favor.
1- Porque não são possíveis de serem observadas visualmente nem em pequenos e nem em grandes telescópios. Você poderá até ter vislumbres de nuances azuladas ou esverdeadas, mas nada que passe de apenas uma impressão. A sensibilidade às cores depende dos comprimentos de ondas que são bloqueados ou não, e somente através da astrofotografia de longa exposição elas serão registradas. Mas isso não é motivo para desanimar porque apesar da nebulosas aparecem em tons de cinza visualmente no campo do telescópio, ainda assim elas vão mostrar a complexidade das estruturas das nuvens de hidrogênio e poeira. Um filtro muito útil para pesquisar visualmente essas estruturas nebulares é o Dark Sky-E1 1.25". Ele pode bloquear todas as interferências tais como as UV, IR, luzes de lâmpadas de Mercúrio e de lâmpadas de Sódio responsáveis pela poluição luminosa: http://tellescopio.com.br/filtros/filtros-astrofotografia/filtro-darksky-e1-1.25
2- Nem sempre, vai depender mais de uma câmera que tenha a maior sensibilidade possível como uma CCD QHY8L por exemplo. A astrofoto postada nesse tópico foi obtida graças à utilização de uma câmera CCD, e que em alguns casos elas chegam a ter uma sensibilidade de até 20.000 vezes maior do que o olho humano: http://tellescopio.com.br/camera-QHY8L-Colorida-Deep-Sky-CCD-6Megapixels
3- O que vejo é que as oculares Série 500 sempre tiveram uma boa relação custo x benefício, e acredito que não existem tantos motivos para uma diferença grande de preço, a não ser porque a Plossl da Sky-Watcher possui um campo maior (10º a mais).
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

NGC2632 / M44 Empty Re: NGC2632 / M44

Mensagem  Bruno Sáb 10 maio 2014, 23:55

Falando em astrofotografia de céu profundo outro acessório muito interessante é essa câmera equipada com um sensor CCD sony e um display, e que mostra as imagens de estrelas em tempo real: http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/home/astrofotografia/synguider-detail
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

NGC2632 / M44 Empty Re: NGC2632 / M44

Mensagem  alemão do espaço Dom 11 maio 2014, 00:03

Faço minhas as dúvidas do Griszewski (se é que isso é possível)!
alemão do espaço
alemão do espaço
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 111
Data de inscrição : 02/03/2014
Idade : 42
Localização : Gravataí - RS

Ir para o topo Ir para baixo

NGC2632 / M44 Empty Re: NGC2632 / M44

Mensagem  Tellescópio Dom 11 maio 2014, 00:08

Alemão, algumas foram respondidas! Quais dúvidas especificamente você ainda tem?
Tellescópio
Tellescópio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 205
Data de inscrição : 11/11/2012
Localização : Goiânia/GO

http://www.tellescopio.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

NGC2632 / M44 Empty Re: NGC2632 / M44

Mensagem  Bruno Dom 11 maio 2014, 00:11

É simples, as cores em nebulosas só mesmo através da astrofotografia. Visualmente elas vão aparecer apenas em tons de cinza, e num filtro aparecerão esverdeadas ou azuladas por causa do oxigênio ionizado fortemente emitido por elas. Quanto a ser preciso um instrumento de grande abertura sabemos que quanto maior ela for, mais detalhes e brilho teremos, mas visualmente aquelas cores nem mesmo com um telescópio de 1 metro de abertura serão visíveis. E quanto à ocular de 40mm a da Sky-Watcher possui um campo de 52º enquanto o da Série 500 é de 42º. Espero ter esclarecido.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

NGC2632 / M44 Empty Re: NGC2632 / M44

Mensagem  Bruno Dom 11 maio 2014, 00:15

Bruno escreveu:Falando em astrofotografia de céu profundo outro acessório muito interessante é essa câmera equipada com um sensor CCD sony e um display, e que mostra as imagens de estrelas em tempo real: http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/home/astrofotografia/synguider-detail
Só um detalhe, ela é um dispositivo que possui sensor para captar imagem de estrelas e converter isso em dados para sistema de guiagem.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

NGC2632 / M44 Empty Re: NGC2632 / M44

Mensagem  Tellescópio Dom 11 maio 2014, 00:20

Bruno por favor me corrija se eu estiver errado. Em relação a Plossl Skywatcher 40mm, ela de fato entrega os 52º? Pois se não me engano todas as oculares Plossl 40mm, não interessa a marca entregam apenas 42º. Isto é uma característica imposta pelo campo limitador da própria ocular, no caso o baffle.
Tellescópio
Tellescópio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 205
Data de inscrição : 11/11/2012
Localização : Goiânia/GO

http://www.tellescopio.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

NGC2632 / M44 Empty Re: NGC2632 / M44

Mensagem  alemão do espaço Dom 11 maio 2014, 00:28

Agora tá tudo bem esclarecido senhores.
Pra encerrar a temporada de dúvidas eu só vou perguntar sobre as oculares de 40mm que nos foram indicada.
Sobre a questão dos 10º de diferença entre uma e outra. Esses 10º representam uma grande diferença ou não?
Na relação custo x benefício temos que levar isso em consideração.
alemão do espaço
alemão do espaço
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 111
Data de inscrição : 02/03/2014
Idade : 42
Localização : Gravataí - RS

Ir para o topo Ir para baixo

NGC2632 / M44 Empty Re: NGC2632 / M44

Mensagem  Tellescópio Dom 11 maio 2014, 00:43

Bruno como eu disse, veja as respostas dadas pela equipe de venda do Armazém sobre a Ocular Plossl 40mm Skywatcher. Na verdade nem eles estão certos quanto ao campo de visão da ocular, ora o Fábio diz 45º ora ele diz 48º o que é uma informação incorreta. Na verdade assim como a Ocular Plossl Series 500, a outra também entrega um campo de visão total de 42º, limitado pela própria ocular.

Então amigo Alemão do Espaço, não existe diferença no campo de visual destas referidas oculares, são iguais também neste quesito. A diferença está no preço!
Tellescópio
Tellescópio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 205
Data de inscrição : 11/11/2012
Localização : Goiânia/GO

http://www.tellescopio.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

NGC2632 / M44 Empty Re: NGC2632 / M44

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos