ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Experiencias de um iniciante

3 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Experiencias de um iniciante Empty Experiencias de um iniciante

Mensagem  ALEXANDRE YUHASZ Dom 23 Mar 2014, 13:07

Senhores, inciantes, profissionais, os registros que postarei aqui são de cunho cientifico, e dividir as circunstancias de observação e transmitir a experiencia de cada busca.

Meu começo se deu, desde estudos sobre teles a partir de  Dezembro de 2013, aquisição do tele e acessorios em 14.01.2014, camera planetaria em 18.02.2014, sem nenhum conhecimento sobre edição de fotos ou coisa parecida.

Pois bem, diante da divisão de tempo entre familia, filho e o hobby recem iniciado, este ultimo que me fascina ele será alimentado conforme os intervalos da vida diaria...rsrsrs!

Pois bem!

1 - MARTE:

08.03.2014 - Neste dia, desde a chegada da camera, foi a primeira experiencia dedicada a busca dos planetas, com um seeing na minha opinão na hora seria perfeito, sem nunves, porém acabara de chover o dia todo, mas noite clara, sem nuvens, porém ao notar na tela do netbook e imagens finais, o engano, pois é notório a turbulencia atmosferica, dada ao borrão esmaecido esbranquiçado. Como já rotulado na foto editada os dados tecnicos da captura a escala de seeing percebida depois.


FOTO EMPILHADA ANTES DAS ONDULETES DO REG6:
http://postimg.org/image/xwbjg34u3/

Apos muitas imagens vistas do planeta aqui, web e consultando posição stellarium o trabalho de processamento foi baseado nessas pesquisas chegando a estes resultado:

FOTO JÁ PROCESSADA:
http://postimg.org/image/k07whxxyz/

Minha preocupação aqui foi e não denigrir a integridade visual do planeta com base na verdade cientifica.

Dificuldades aqui por ser a primeira experiencia com camera foi encontrar o planeta sem o acompanhamento, ajustar foco e manter a nitidez na tela do notebook, com episódios de confusão entre o Pause na captura para realinhar o planeta no campo de visão, tremidas indesejadas, e tentativa de ajustar foco ou melhorar imagem no meio do processo, com a intenção do melhor registro, hoje já sabido que não recomendado uma vez que a captura já iniciada.

......continua assim que possivel.
ALEXANDRE YUHASZ
ALEXANDRE YUHASZ
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 158
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 48
Localização : SBCampo, abc paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias de um iniciante Empty Re: Experiencias de um iniciante

Mensagem  ALEXANDRE YUHASZ Dom 23 Mar 2014, 14:06

Então mais um detalhe..........as coordenadas eu tiro com uma bussola, e inclinometro depois eu confirmo no Stellarium, primeiro o exercicio visual, depois os programas.
ALEXANDRE YUHASZ
ALEXANDRE YUHASZ
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 158
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 48
Localização : SBCampo, abc paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias de um iniciante Empty Re: Experiencias de um iniciante

Mensagem  Bruno Dom 23 Mar 2014, 14:27

ALEXANDRE YUHASZ escreveu:primeiro o exercicio visual, depois os programas.
Isso realmente é muito importante para não se ficar refém das tecnologias. E quanto à astrofoto de marte foi um grande passo, dá para perceber a diminuta calota polar norte, a área escura logo abaixo e ao sul dela que é a grande planície Acidalia Planitia, e a região escura ao sul é Capri Chasma e Margaritifer Terra. O clareamento no limbo leste que se une com a faixa clara no equador com certeza são nuvens marcianas. O aprimoramento virá com a prática. Continue firme.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias de um iniciante Empty Re: Experiencias de um iniciante

Mensagem  ALEXANDRE YUHASZ Dom 23 Mar 2014, 14:37

Nossa, fico lisonjeado e maravilhado com a analise diante de uma imagem tão minima de detalhes, mas com certeza sua riqueza de conhecimento sobre a observação me permite compreender ainda mais o que postei numa "Uma Astronomia mais humana", pois nada melhor que os olhos para nos guiar!!

Bruno, meu objetivo longe de premios ou de reconhecimento profissional e ter ao meu alcance as maravilhas do universo. Claro ficaria muito orgulhoso se algum dia minhas astrofotos forem reconhecidas profissionalmente, como do caso do Fortunato, mais o que tenho conseguido já satisfaz minha sagacidade, mas sempre vou procurar meu aperfeiçoamento.

Muito agradecido pela sua analise e sempre conto com pessoas com voce para aprender e o AJC que os olhos são a melhor ocular!!!!!!
ALEXANDRE YUHASZ
ALEXANDRE YUHASZ
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 158
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 48
Localização : SBCampo, abc paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias de um iniciante Empty Re: Experiencias de um iniciante

Mensagem  ALEXANDRE YUHASZ Dom 23 Mar 2014, 15:27

Um detalhe que havia passado desapercebido, no dia 08.03.2014 havia feito um experimento de desenvolver uma dispositivo de busca com auxilio de laser verde, a qual pesquisei na web, havia realmente a possibilidade de compra, mas como já havera gasto com todos os recursos atuais, procurei alternativas a qual obtive sucesso em fazer domesticamente o suporte para a caneta laser, além do uso do uma quickfinder adquirida no armazem para agilizar a busca do alvo, uma vez que nas maioria das observações leva-se um tempo de mais ou menso 20 a 25 minutos para o setup, pois por falta de espaço e morar em apartamento tenho que montar de desmontar o tele a cada sessão de observação então na procura de algo que pudesse agilizar a captura.Todos esses quesitos ajudam de um lado porém por outro acabam por prejudicar o empenho no melhor foco e momento exato de iniciar a captura.
ALEXANDRE YUHASZ
ALEXANDRE YUHASZ
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 158
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 48
Localização : SBCampo, abc paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias de um iniciante Empty Re: Experiencias de um iniciante

Mensagem  ALEXANDRE YUHASZ Dom 23 Mar 2014, 16:00

No dia 15.03.2014, começando a noite por volta das 23 horas, 02:00UTC, chegando até as 04:15 da manha do dia seguinte (07:15 UTC), a madrugada inteira, lutando contra o sono e cansação da sexta de trabalho, mas como relax da mente, que hobby maravilhoso para esquecer do dia a dia, só eu e o céu,  tive um tempo mais favoravel, apesar de pereceber que o seeing também não estava tão favoravel, mas com mais prudencia no ato de iniciar as capturas, indo ao meu local de observação que é o patio do estacionamento do condominio onde moro, composto de 21 predios de 15 andares sendo 08 aptos por andar, uma média de 13 mil moradores e sempre aparecem os curiosos....rsrsrsr, fazem um milhão de perguntas, mas como a altitude colabora, com apesar de alguns blocos prejudicarem a visão norte e oeste, e uma parte da visão sul, estou num lugar seguro, sem a preocupação com o risco dos assaltos e perigos de uma area publica!!!

MARTE 15.03.2014
http://postimg.org/image/ttp3ur03f/
Aqui consegui um processamento um pouco melhor, dada a um pouco mais rigor no ato da captura, ainda sim longe do objetivo de minima nitidez possivel, mas mais evidente detalhes, como calota polar sul, qie após comprovação no stellarium, batem com a posição do registro,

MARTE 15.03.2014 - SEM O PROCESSAMENTO, APENAS APÓS O EMPILHAMENTO:
http://postimg.org/image/45oeubjuj/
Nota-se que a cor é mais predominante do que no dia 08.03.14, mas com ruido e ainda falta de nitidez necessária para o empilhamento

SATURNO 15.03.2014
http://postimg.org/image/a0d021mpn/
Pelo menos a posição do planeta está exatamente igual ao demonstrado no stellarium, aqui me preocupei em processar e chegar o maximo possivel proximo de cor e sutiliza de evidenciar a divisão de cassini e também nota-se no sul do planeta as tempestades que pude observar em outros registros na internet, No meu acervo de observações e capturas, a melhor caputra até o momento, sendo necessário uma redução elevada no contraste, anti-ruido e gamma para equlibrar a imagem.
SATURNO 15.03.2014 PURO SEM PROCESSAMENTO:
http://postimg.org/image/46ycnqlob/
Nota-se que aqui, apos o empilhamento que está um pouco mais nitido o objeto, e que aqui constatei realmnte que o seeing é vital para otimização da imagem, mas ainda tenho duvidas quanto a habilidade de focar de calibrar gamma, exposure e gain de forma mais equilibrada possivel. Acreidito que ainda tem um ponto melhor para registrar uma captura melhor e uma habilidade mais celere quanto ao pause e realinhamento em tela na hora de soltar o pause!!! O que chamo "catar na raça"!!!

VENUS 15.03.2014
Tentando achar a nebulosa eta carinae, trocando de oculares, observando os planetas já vistos, ao consultar o stellarium me dei conta da oportunidade de registrar venus, que estava prestes a subir no leste, então empolgado, me concentrei em forças em esticar a sessão e registrar a "estrela d'alva" ciente que dado o baixo o horizonte teria muita turbulencia, pois não podeira acompanhar em termos mais altos se não me esgotaria no cansaço e não renderia mais nada.
Tentei aqui ser o mais criterioso possivel, evitando o maior ruido possivel, e me baseando em imagens na web a chegar nesse resultado:
http://postimg.org/image/mb1d8djcr/

VENUS ORIGINAL 15.03.2014
http://postimg.org/image/ehsu4cda3/
Aqui a captura empilhada apenas.

Nas duas situações acima fui obrigado a processar os videos sem o uso do Castrator, pois mesmo no castrator, havia corte de imagens que inviabilizavam o empilhamento borrando e remontando a imagem onde o empilhamento foi no video original, a qual tive a boa sorte de uma imagem final melhor para tratamento:

VENUS COM O EFEITO REAL DA DIFRAÇÃO DA LUZ:
http://postimg.org/image/8p58tkr3v/
Aqui, com base em uma matéria no grupo de Astrofotografia amadora no facebook, que achei bem interessante, a respeito dos efeitos na astrofotografia, resolvi trabalhar nessa imagem, que trabalhando os canais RGB no REG6, um exemplo vivido do posto na materia em si, muito interessante.

Segue o link da matéria:
https://www.facebook.com/groups/277555939003838/556153711144058/
Para os iniciantes, muitissimo util e necessário levar em conta, pois no inicio do meu hobby eu não tinha nada e nessa brincadeira de gente grande, já tive que estudar e continuar estudando, trigonometria (angulos), optica, geografia espacial, calculos, mas como já postei no facebook, agora é para prazer e não pela obrigação de escola, quem diria!!!!!

Só falta postar sobre jupiter, mais o tempo do domingo não me permite, varias coisas a fazer, e ainda trabalhar as filamanges da lua do dia 15.03.2014.

Grato a todos daqui que apoiam essa nobre arte da ASTRONOMIA.

até breve
ALEXANDRE YUHASZ
ALEXANDRE YUHASZ
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 158
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 48
Localização : SBCampo, abc paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias de um iniciante Empty Re: Experiencias de um iniciante

Mensagem  ALEXANDRE YUHASZ Dom 23 Mar 2014, 22:30

....continuando....... e por Ultimo..

JUPITER 16.03.2014 - neste dia, um domingo, com a neblina chegando, bastante vento, porém já quase no fim da temporada de jupiter, ainda não tinha tentado o uso da camera com ele, como foi o primeiro planeta a dar atenção, primeiramente com meu binoculo, depois noites de janeiro em obsevação, com algumas fotos com a camera compacta, então só faltava o test-drive com ele, que jurava por ser maior, seria mais fácil, porém puro engano, também para focalização e manter o astro na linha de captura foi dificil

JUPITER 16.03.2014 (em menor escala para amplitude de visão de suas luas, Europa, Io e Ganimedes:
http://postimg.org/image/rhcijey4b/

Com o beneficio de uma nitidez não tão acentuada, mas melhor, fui presentado com suas luas, porém, Io e Ganimedes estavam mais a sudeste onde merece um destaque:
http://postimg.org/image/mhf2bgshn/

JUPITER ORIGINAL APENAS COM EMPILHAMENTO:
http://postimg.org/image/se64dcfuj/

Neste caso há um particular, sobre a velocidade com que busquei a captura, pois assim que vi que seria possivel a captura dada a Janela no céu, fiz o setup o masi breve possivel, e quando quase conquistei o alinhamento, o predio em frente ao meu bloco já havia obstruido a visão, peguei todo o conjunto e netbook, e me desloquei para traz, o tempo suficiente para realizar a captura e ressaltar que a altura já se fazia baixa prejudicando o seeing pelo volume de atmosfera a atravessar.

Peripécias de um astronomo amador.

Ainda falta tratar o filme da lua que é extenso devido ao peso e volume de frames, além de não ter muitas referencias quanto ao processamento surface expand ou crop no as!2, além de dedicar um tempo para observação solar o qual ansioso.

Grato pela atenção e espaço para estes relatos para aqueles que já possuem experiencia e para aqueles que veem chegando.

Até a proxima.
ALEXANDRE YUHASZ
ALEXANDRE YUHASZ
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 158
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 48
Localização : SBCampo, abc paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias de um iniciante Empty Re: Experiencias de um iniciante

Mensagem  ALEXANDRE YUHASZ Qua 02 Abr 2014, 21:59

Gente, para continuar demonstrando as minhas experiencias!!!!

Percebi que na internet, são pouquissimos os registros de mercurio, mas apesrar das limitações do meu tele, é revigorante saber a despeito do ato de se dedicar em acordar cedo, enfrentar, nuvens, neblina, vento, todo o ambiente impróprio para astrofotografia, mas a recompensa de ter em meus registros, o planeta que tem uma circunstancia de observação peculiar, restrita, aqui está o Mercurio, aos olhos do incipiente:
http://postimg.org/image/yaudjfx2z/

Agora, aproveitando a alvorada, sobre ventos elevados, neblina Nuvens, ainda assim, procurando aproveitar o despertar matutino, fica essas observações de Venus:

http://postimg.org/image/tdgsybv3v/

Agora, com a preocupação de tentar se aproximar com a realidade, conforme livros, pesquisas, Venus em uma Versão de cor que acredito ser o mais proxima do natural, por favor confiram no Stellarium

http://postimg.org/image/hcvcxlnp7/

Gratos a todos aqueles que contribuiram e contribuiem para o incentivo da nobra arte de ver, narrar, registrar e transmitir!!!

Abs, até a próxima!!!
ALEXANDRE YUHASZ
ALEXANDRE YUHASZ
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 158
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 48
Localização : SBCampo, abc paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias de um iniciante Empty Re: Experiencias de um iniciante

Mensagem  ALEXANDRE YUHASZ Qui 24 Abr 2014, 23:47

Senhores, boa noite!

Dentro das poucas possibilidades da pratica do aperfeiçoamento da captura x seeing x setup x observação, Demonstro abaixo a experiencia, em aproveitamento no feriadão de pascoa, na cidade de Socorro, divisa com Minas, na expectativa de desfrutar da ausência de PL, contando com uma transparência rica, porém na madrugada de 20.04.14 fui surpreendido com rajadas de vento, nuvens, até um nublamento completo. Porém houve tempo para a captura de Saturno e gostaria de comparar com outra captura minha e expor aqui meu relato, de que mesmo no interior, longe da cidade, realmente a turbulência atmosférica é derradeira para captura, mesmo levando em conta a abertura do tele.

Enfim segue abaixo a de Socorro:

Experiencias de um iniciante SATURNO_SOCORRO_conv_saturno10mmb2x_20_04_2014_2

Foram 663 frames, utilizados 361 frames a 58% sendo maximo possivel que consegui no processamento, dado a qualidade da captura e condições atmosféricas e claro a abertura do tele, que limita bastante nestas condições a nitidez de detalhes, ainda sim percebo sutilmente ainda divisão de cassini

Agora uma outra captura minha, já no meu nicho, porém sobrecarregada nos layers e mexidas:

Experiencias de um iniciante SATURNO2_X_OMELHOR_QUE_PUDE_2

A primeira achei mas in natura, já segunda mais carregada de mexidas, portanto, concluo que a noção deve ter melhorado, mais ainda não tive a oportuna da sessão ideal.

Tentarei em uma outra oportunidade apenas com a projeção sem barlow, reduzindo o tamanho!!!

Grato Pelo espaço!!!
ALEXANDRE YUHASZ
ALEXANDRE YUHASZ
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 158
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 48
Localização : SBCampo, abc paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias de um iniciante Empty Re: Experiencias de um iniciante

Mensagem  Bruno Qui 24 Abr 2014, 23:57

ALEXANDRE YUHASZ escreveu:Experiencias de um iniciante SATURNO_SOCORRO_conv_saturno10mmb2x_20_04_2014_2
Experiencias de um iniciante SATURNO2_X_OMELHOR_QUE_PUDE_2
Muito bom ALEXANDRE, o 90mm AZ3 está mostrando serviço nas suas mãos. Fico no aguardo de outros registros com uma menor ampliação por projeção sem Barlow, e assim poder comparar os resultados.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias de um iniciante Empty Re: Experiencias de um iniciante

Mensagem  ALEXANDRE YUHASZ Qui 24 Abr 2014, 23:59

Vlw, Bruno!!!, Assim que essa legião de Nuvens, passar, vamos a campo!!!! Muito grato pelo espaço!!!
ALEXANDRE YUHASZ
ALEXANDRE YUHASZ
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 158
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 48
Localização : SBCampo, abc paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias de um iniciante Empty Re: Experiencias de um iniciante

Mensagem  ALEXANDRE YUHASZ Dom 27 Abr 2014, 19:24

Senhores, mais uma vez venho a postar mais um processamento feito no registax 6 da lua no feriadao em socorro, meu pc ja ta implodindo o processador, afinal, 1173 frames, com 524 pontis de alingn não é facil, mas fiquei feliz com o resultado final pois, dados o meu setup, acho que a nitidez está a contento afinal 90mm (3,5"), é muito modesto para resultados finos, mas que beleza, ainda no video original é possivle notar a extrema turbulencia, por isso a alegria de "pobre" amador no final.

Foi uma noite com muito orvalho, ventos, uma otima transparencia, porém dada turbulencia um seeing prejudicado, estimado em 2/5. mas o telescopio, a camera e optica, são maravilhosas.

Segue o empilhado:
Experiencias de um iniciante LUA_SO_ASI_CRA_18_04_2014_23_50_46_ROTLADUO
uploading images

O video original, porém compactado no Farmfatory:
https://youtu.be/PLUIkObAKHI
ALEXANDRE YUHASZ
ALEXANDRE YUHASZ
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 158
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 48
Localização : SBCampo, abc paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias de um iniciante Empty Saturno, menor, porém melhor!!!!

Mensagem  ALEXANDRE YUHASZ Sex 02 maio 2014, 02:35

ALEXANDRE YUHASZ escreveu:Vlw, Bruno!!!, Assim que essa legião de Nuvens, passar, vamos a campo!!!! Muito grato pelo espaço!!!

Bruno, boa noite (manha sei lá, ja to perdendo noção de hora .srsrsr)
Em 29.04.14, com uma noite qui em SBCampo, uns 16°C, poquissimo vento, bem transparente, nitida, fiz a experiencia de captura apenas na projeção 10mm sem barlow e ficou dez!!!! Os detalhes se tornam mais nitidos.

Segue a sessão:
Inicio do setup as 21:50, termino em 22:00 (00:50 - 01:00 UT)
Saturno em azimumte 82° altitude 53° com 36x pequeno, mais muito nitido já seus aneis, com um seeing 3/5. Usando a balow com 25mm já em 72x ainda nitido, aneis bem delineados, visivel seu satélite Titâ. Usando uma ocular de 6mm WA, nitidez fora de série, aneis, a divisão de Cassini, já possivel ver um ponto branco, segundo o stellarium provavelmente Titã, e Reia. Nada se compara a captura da visão humana. Porém quis registrar o momento ao notar o ambiente favoravel e praticar a habilidade de captura.

Então neste Ambiente segue abaixo como sugerido por voce e para apreciação dos colegas:
Experiencias de um iniciante SATURNO_169_FPS_14_REG6_29_04_23_00
picture uploading
Aqui há um problema no uso castrator, sendo possivel notar uma remontagem nos extremos dos aneis, mas achei que dos varios percentuais, este a 14% dos 1207 frames ficou mais resoluto. Postarei outros percentuais depois.

Aqui a baixo o video original da captura.
https://www.youtube.com/watch?v=gHlR2BKre4w
Marte nesta noite me supreendeu, e logo postarei.

Abs, a todos, espero que gostem
ALEXANDRE YUHASZ
ALEXANDRE YUHASZ
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 158
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 48
Localização : SBCampo, abc paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias de um iniciante Empty Re: Experiencias de um iniciante

Mensagem  Bruno Sex 02 maio 2014, 08:55

ALEXANDRE YUHASZ escreveu: boa noite (manha sei lá, ja to perdendo noção de hora)
Em 29.04.14, com uma noite qui em SBCampo, uns 16°C, pouquissimo vento, bem transparente, nitida, fiz a experiencia de captura apenas na projeção 10mm sem barlow e ficou dez!!!! Os detalhes se tornam mais nitidos.

Experiencias de um iniciante SATURNO_169_FPS_14_REG6_29_04_23_00
picture uploading
Experiencias de um iniciante LUA_SO_ASI_CRA_18_04_2014_23_50_46_ROTLADUO
uploading images
Olá ALEXANDRE, eu também já perdi a conta das noites em que quando eu via o dia estava amanhecendo. Os seus esforços estão engrandecendo cada vez mais o fórum, servindo como guia e estímulo para o aprimoramento no uso dos instrumentos. A diminuição da ampliação confere mais nitidez e o poder de resolução mostra efetivamente os detalhes sem ficarem ofuscados. Eu coloquei aqui a sua astrofoto da lua porque ela mostra bem o "poder de fogo" da objetiva acromática de 90mm. O AF mais uma vez agradece.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias de um iniciante Empty Re: Experiencias de um iniciante

Mensagem  ALEXANDRE YUHASZ Sex 02 maio 2014, 09:10

Bruno, fico muito feliz em estar na direção certa!!! E muito agradecido pelo empenho seu e de todos que contribuem aqui e de alguma forma tento contribuir de maneira mais cientifica e prazerosa também claro.

Hj tentarei postar Marte, nesta mesma noite, modéstia a parte DIVINO, logo durante a captura foi possível ver com detalhe e contorno as manchas escuras, o polo muito bem destacado, e quando empilhei, meus deuses, quem disse que Pretão 90 num da resultado.

Pois bem deixa eu trabalha (pra sustenta o hobbie) né.........kkkkkk) e a noite vou rotular processar Marte.

Abs, a todos e mais uma vez meu muito obrigado!!!!!! Pelo espaço e atenção!!!!!!
ALEXANDRE YUHASZ
ALEXANDRE YUHASZ
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 158
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 48
Localização : SBCampo, abc paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias de um iniciante Empty Uma sessão em condições adversas

Mensagem  ALEXANDRE YUHASZ Seg 02 Jun 2014, 00:31

Senhores, diante das ultimas semanas sob condições de nuvens, chuva, sexta passada dia30.05.14, houve uma oportunidade para mais uma vez pelo passeio pelo universo.

Ainda sim sob condições adversas, numa noite com bastante vento, prejudicando a estabilidade da imagem, sob forte influencia do tal jato subtropical. A temperatura da madrugada sendo reduzida pelo vento, com uma sensação termica de 9 a 8°, testando a vontade, a iniciativa, ainda não foram impecílios para exercer a hobby prazeroso que viajar por entre as estrelas e ter ao toque dos dedos as maravilhas sob nossas cabeças:

MARTE: Utilizando agora o Firecapture, que ainda passo por adaptação, mas consideravelmente evidente  um melhor aproveitamento na captura dos frames, considerando o ambiente inóspito ao registro fotografico, ainda sim considero, que não é uma das melhores, porém, tirando ao maximo dos instrumentos, recursos e habilidades para o registro final:
Experiencias de um iniciante MARTE_31_05
windows print screen
Apos constatação no Stellarium a qual uso como "consultor e referencia" para os registros, possivel notar no registro a calota polar norte, ainda que sutilmente, e também as manchas escuras caracteristicas do relevo marciano

SATURNO: Sob as mesmas condições, também possivel notar as faixas equatoriais mais ao sul, sutilmente a divisão de cassini:
Experiencias de um iniciante SATURNO_31_05
how to do a screenshot on a pc

Agradeço a todos pelas orientações e sempre a disposição de novos registros, eu e meu 90mm, fiel companheiro de noites e viagens pelo espaço.
ALEXANDRE YUHASZ
ALEXANDRE YUHASZ
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 158
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 48
Localização : SBCampo, abc paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias de um iniciante Empty Re: Experiencias de um iniciante

Mensagem  Bruno Ter 03 Jun 2014, 19:59

ALEXANDRE YUHASZ escreveu:
Experiencias de um iniciante MARTE_31_05
windows print screen
Apos constatação no Stellarium a qual uso como "consultor e referencia" para os registros, possivel notar no registro a calota polar norte, ainda que sutilmente, e também as manchas escuras características do relevo marciano.
Olá ALEXANDRE, sinceramente ficou incrível o seu registro porque marte é um mundo muito difícil de ser observado, já que temos de observar e fotografar através de duas atmosferas ou seja, a nossa e a marciana sendo ambas não raro instáveis. A fase do planeta é notória no limbo oeste, e o clareamento no limbo oposto (leste) sem dúvida são nuvens marcianas. A calota polar norte tem acima e à esquerda a região da planície escura de Acidalia, e no hemisfério oposto a região do golfo delimita as áreas na latitudes mais ao sul. A cada dia você conhece melhor o "poder de fogo" do seu 90mm.
O AF espera contar com mais registros seus.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias de um iniciante Empty Re: Experiencias de um iniciante

Mensagem  ALEXANDRE YUHASZ Qua 04 Jun 2014, 17:03

Bruno, boa tarde!

Poxa, que legal saber que estou podendo contribuir com o fórum!!! Fico muito grato pelo espaço cedido e estou sempre buscando aperfeiçoar a captura, a melhor definição do registro, ainda mais agora né, na região sul e sudeste, de forma mais evidente, tenho comprovado o tal do jato subtropical com turbulência prejudicando o seeing, porém ótima oportunidade para observação visual! Agente se empolga em fotografar o evento, mas ficar um bom tempo analisando a imagem com os olhos não tem preço!! É muito bom contar com você e o pessoal daqui do fórum, com essas informações mais detalhadas, sobre os detalhes dos planetas, dos astros, é legal poder entender o que estamos vendo e fotografando!
Agora tenho uma cannon t3i, ótima para longas exposições, ainda que não tenho acompanhamento, mas, fotos de tripé, podem colaborar com a melhor visualização das constelações e tal!

Abs, podendo, estarei presente,

abs,

ALEXANDRE YUHASZ
ALEXANDRE YUHASZ
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 158
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 48
Localização : SBCampo, abc paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias de um iniciante Empty Lua 08.06.14 - ceu nublado

Mensagem  ALEXANDRE YUHASZ Ter 10 Jun 2014, 07:34

Senhores, bom dia!

Sob condições desfavoráveis, nuvens, bem nublado, porém esparasas, não muito espessas, no ímpeto de testar o redutor focal para reduzir o tamanho da lua na câmera asi120mc, realmente não foi possível em sua totalidade, porém, foi uma experiência e tanto lutar com captura sob condições nublada, e usar o firecapture para lua que ainda não tinha tido oportunidade para esta ultima e uma grande dificuldade de conseguir empilhar no ASI2,ja que o reg6 no meu pc, demora muito, mas ta ai, o melhor possível diante das condições da captura, no domingo, no quintal da minha sogra, usando todos os recursos possíveis, ainda assim, mais um leite de pedra, e o poder do 90mm:

Experiencias de um iniciante LUA_08_06_14_MELHOR_FINAL
free photo upload
ALEXANDRE YUHASZ
ALEXANDRE YUHASZ
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 158
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 48
Localização : SBCampo, abc paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias de um iniciante Empty Re: Experiencias de um iniciante

Mensagem  Bruno Qua 11 Jun 2014, 13:15

Sensacional Alexandre, é incrível o que você faz com o seu 90mm AZ3. Continue firme.  Experiencias de um iniciante Bigthumb
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias de um iniciante Empty Re: Experiencias de um iniciante

Mensagem  alemão do espaço Qua 11 Jun 2014, 16:41

Bah velho...
Show de bola!
Excelente mesmo!!! cheers
alemão do espaço
alemão do espaço
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 111
Data de inscrição : 02/03/2014
Idade : 42
Localização : Gravataí - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias de um iniciante Empty Re: Experiencias de um iniciante

Mensagem  alemão do espaço Qua 11 Jun 2014, 16:57

Até hoje eu já fiz diversas fotos de Júpiter com o meu 90 AZ3 e
com câmeras "alternativas" do tipo Samsung Galaxy por exemplo.
Tenho curiosidade de ver como ficaria Júpiter fotografado com o
nosso querido "90 Black Diamond" e com uma câmera apropriada
para esta tarefa.

Uma nota pessoal minha:
A cada nova foto postada aqui pelo Alexandre eu me surpreendo mais
com o poder que o nosso NOVENTINHA tem e isso me deixa muito contente!
Contente pelo bom trabalho de um colega e também por ter a certeza de que
dentre todos os telescópios "iniciantes" que cabiam dentro do meu orçamento
eu acho que escolhi o melhor deles.

Mais uma vez parabéns pelas belas imagens!
Um abraço à todos os colegas do AF.
alemão do espaço
alemão do espaço
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 111
Data de inscrição : 02/03/2014
Idade : 42
Localização : Gravataí - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias de um iniciante Empty Re: Experiencias de um iniciante

Mensagem  ALEXANDRE YUHASZ Qua 18 Jun 2014, 07:34

Alemão, muito obrigado!!! Fico lisonjeado pela sua consideração, e sempre minhas postagens, na verdade minhas capturas são no intuito de deixar o mais visível possível a riqueza de detalhes, nem sempre as vezes é possível, mas tenha certeza esse 90mm é fantástico, cada sessão de captura é uma viagem, sem igual!!! Levando em conta também que o tempo possível para dividir, trabalho, família é um fator a ser ponderado, pois digamos que a cada sessão tem que se empenhar ao máximo, pois são oportunidades únicas de se aplicar técnicas, improvisos, quebrar tabus.
Em breve postarei as imagens da lua cheia, caruda, gorda!!! Estou preparando as imagens, o tempo de edição e empilhamento com recursos limitados são mais demorados!!

Abs, a todos e bom céu!!!
ALEXANDRE YUHASZ
ALEXANDRE YUHASZ
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 158
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 48
Localização : SBCampo, abc paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias de um iniciante Empty Lua Cheia, 13.06.14

Mensagem  ALEXANDRE YUHASZ Qui 19 Jun 2014, 04:34

Bom, sem muitas delongas, afinal são 04:30 da manha, tentando separar o melhor possivel.

Bom na noite de sexta 13.06.14, lua cheia, tempo limpo aqui em SBcampo, foi a oportunidade de testar o redutor focal de 0,5 1,25", onde apos varias tomadas, consegui usar o prolongador de 35mm e ajustar a uma distancia que digamos, a lua encaixou quase toda na tela e ainda mais consegui um empilhamento perfeito, evidenciando nesse sentido detalhes sutis da lua:
Experiencias de um iniciante LUA_PUBLICA_O
Abaixo uma outra tentativa de evindenciar um detalhe que me chamou atenção, já usando projeção positiva em 10mm mais barlow 2x, dado a altura das paredes da cratera, onde orientei a foto na horizontal para uma visualização mais comoda, que altura teria essas paredes???:
Experiencias de um iniciante CRATERA_MAR_DO_SUL_PUBLICA_O
Uma outra agora tentando evidenciar com mais detalhes a cratera Tycho, a qual me parece que esses caminhos foram gerados por rios de larva que correram há epoca do impacto, se não me engano:
Experiencias de um iniciante TYCHO_PUBLICA_O_final

Bom gente, postarei outras assim que oportuno, abs a todos!!!
ALEXANDRE YUHASZ
ALEXANDRE YUHASZ
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 158
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 48
Localização : SBCampo, abc paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias de um iniciante Empty Saturno na noite de Lua cheia

Mensagem  ALEXANDRE YUHASZ Qui 19 Jun 2014, 04:41

Gente, não poderia de postar esse premio que conquistei na noite de lua cheia, pois entre as pausas de sessões da lua, tentei registrar saturno e no processamento de imagem consegui uma qualidade que ainda não tinha chegadom 97% dos frames utilizados a um nivel acima de 50% de qualidade, uma captura muito boa, rara. Ainda que os ventos, a turbulencia prejudicam a nitidez e estabilidade da imagem, acredito que tenho ficado muito bom no contexto geral da noite:
Experiencias de um iniciante SATURNO_PUBLICA_O
image hosting above 5 mb
Possivel ver as zonas meridionais no hemisferio sul, sutilmente a divisão de cassini, a sombra do globo nos aneis!

Grato a todos!
ALEXANDRE YUHASZ
ALEXANDRE YUHASZ
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 158
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 48
Localização : SBCampo, abc paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Experiencias de um iniciante Empty Re: Experiencias de um iniciante

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos