ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas em telescópio newtoniano equatorial

+3
Astroavani
Admin
Remota astronomia
7 participantes

Ir para baixo

Dúvidas em telescópio newtoniano equatorial Empty Dúvidas em telescópio newtoniano equatorial

Mensagem  Remota astronomia Seg 24 Fev 2014, 21:59

olá,
tenho um telescópio newtoniano focal 1400mm e diam150mm e gostaria de saber, qual câmera ou web cam se adaptaria melhor a ele para conseguir fotos de boas qualidades.
Alguém poderia informar alguma experiência?

att,
Keylla

Remota astronomia
Curioso
Curioso

Mensagens : 5
Data de inscrição : 16/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em telescópio newtoniano equatorial Empty Re: Dúvidas em telescópio newtoniano equatorial

Mensagem  Admin Qua 26 Fev 2014, 13:28

Olá Keilla,

Seu telescópio possui motor para acompanhamento?

Você já viu este site?
http://www.telescopiosastronomicos.com.br/fotografia.html

Temos outros usuários que podem contribuir aqui no tópico, vamos aguardar.

Abraço
Admin
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 239
Data de inscrição : 29/10/2011

https://astronomia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em telescópio newtoniano equatorial Empty Re: Dúvidas em telescópio newtoniano equatorial

Mensagem  Astroavani Qua 26 Fev 2014, 18:06

Oi Keylla!
Você teria que ser um pouco mais específica para que a gente possa lhe dar algumas sugestões.
Só para lhe dar uma ideia:
1. Que tipo de fotos pretende fazer? Pois fotografia planetária exige equipamento diferente de DSOs.
2. Quanto pretende gastar numa camera? Sem ter uma noção é difícil sugerir algo pois o preço vai desde R$ 150,00 - 200,00 num simples SPC atém mais de U$ 10.000,00 em algumas cameras específicas. Também o preço está intimamente ligado com o tipo de foto que quer fazer.
3. Qual método pretende usar para fotografar? Isto é importante pois cada um remete a acessórios e cameras diferentes. Se não sabe quais métodos existem veja aqui: http://www.astrosurf.com/diniz/engenhocas/astrofotografia-facil.pdf
4. Qual o tipo de montagem do seu telescópio? Dependendo dela pode ser usado métodos diferentes de captura. Se quer saber um pouco mais sobre telescópios veja aqui: http://www.sigmasociety.com/como_escolher_um_bom_telescopio.pdf
Se quer saber um pouco mais sobre astrofotografia para definir o que pretende fazer veja aqui:
http://www.astronomoamador.net/astrofotografia/page/7/
http://www.iceinspace.com.au/index.php?id=63,201,0,0,1,0
Astrofotografia não compreende apenas fazer as fotos em si mas também um certo domínio dos programas de processamento para obter bons resultados. Não estou querendo lhe desencorajar, mas quero que você fique ciente que é um longo caminho que exige muita persistência e dedicação.
Mais uma coisa. Tem alguma medida errada nos dados que você passou, eu nunca ouvi falar de um Newton de 150mm de abertura em f/9,3 pois você disse que o seu tinha 1400mm de distância focal. Isto só seria possível se o tele foi feito por encomenda com algum ATM pois os comerciais normalmente são f/5 ou f/8 tendo correspondentemente 750mm ou 1200mm de distância focal.
Ficamos no aguardo para poder lhe orientar melhor!
Att.
Avani.

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em telescópio newtoniano equatorial Empty Re: Dúvidas em telescópio newtoniano equatorial

Mensagem  Henrique Qua 26 Fev 2014, 22:52

Astrovani, eu tenho o mesmo telescópio que ela, é sim um 1400mm pois ele tem 700mm aproximadamente, mas ele tem a tecnologia Short Tube que duplica o distância focal

Henrique
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 71
Data de inscrição : 17/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em telescópio newtoniano equatorial Empty Re: Dúvidas em telescópio newtoniano equatorial

Mensagem  Astroavani Qui 27 Fev 2014, 11:45

Qual a marca do tele?
Se possível me passe o link onde eu posso ver as características do mesmo.
É realmente um newtoniano?
Att. Avani.

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em telescópio newtoniano equatorial Empty "Admin"

Mensagem  Remota astronomia Qui 27 Fev 2014, 18:52

Olá, agradeço por responder...
respondendo sua pergunta:
O telescópio não possui motor, embora ele seja adaptável, pois tem o local para usar 1.

Att,
Keylla

Admin escreveu:Olá Keilla,

Seu telescópio possui motor para acompanhamento?

Você já viu este site?
http://www.telescopiosastronomicos.com.br/fotografia.html

Temos outros usuários que podem contribuir aqui no tópico, vamos aguardar.

Abraço

Remota astronomia
Curioso
Curioso

Mensagens : 5
Data de inscrição : 16/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em telescópio newtoniano equatorial Empty Astroavani

Mensagem  Remota astronomia Qui 27 Fev 2014, 19:11

Olá, agradeço por responder...
1. Inicialmente pretendo fazer fotos visíveis.
2. Não pretendo gastar muito na camera, até porque preciso aprender algumas coisas antes de investir muito nisso. Aprecio observar o firmamento e seus astros, estrelas, constelações... Mas quero apenas registrar algo nas minhas observações.
3. Se possível uma câmera que seja adequada para se usar diretamente no local da ocular "lentes". Fiz algumas experiência tentando fazer fotos acoplando a câmera "JVC" junto da ocular, mas não obtive bons resultado com planetas. Conseguir, depois de muita briga com os equipamentos, algumas fotos da lua. Andei lendo algumas coisas de quem usa Web cam e as pessoas geralmente falam que conseguem fotos boas, encaixando a câmera no local da ocular e removendo lente da câmera para que a imagem refletida chegue direto no sensor.
4. meu telescópio é um desse: http://www.apolo11.com/display.php?imagem=imagens/etc/telescopio_newtoniano_big.jpg
Sim, compreendo que astrofotografia exige conhecimento em softwere... Preciso conhecer um pouco mais antes de comprar uma câmera "simples".
***Então vou tentar explicar melhor a referência do telescópio: Sim ele é de fato um 1400/150mm - agora o fabricante é "CONSTELLATION EQUIFOTO" modelo newtoniano equatorial. Isso muda tua visão em alguma coisa?

Agradeço pelos links e aguardo retorno...
valeu mesmo
Att,
Keylla

Astroavani escreveu:Oi Keylla!
Você teria que ser um pouco mais específica para que a gente possa lhe dar algumas sugestões.
Só para lhe dar uma ideia:
1. Que tipo de fotos pretende fazer? Pois fotografia planetária exige equipamento diferente de DSOs.
2. Quanto pretende gastar numa camera?  Sem ter uma noção é difícil sugerir algo pois o preço vai desde R$ 150,00 - 200,00 num simples SPC atém mais de U$ 10.000,00 em algumas cameras específicas. Também o preço está intimamente ligado com o tipo de foto que quer fazer.
3. Qual método pretende usar para fotografar? Isto é importante pois cada um remete a acessórios e cameras diferentes. Se não sabe quais métodos existem veja aqui: http://www.astrosurf.com/diniz/engenhocas/astrofotografia-facil.pdf
4. Qual o tipo de montagem do seu telescópio?  Dependendo dela pode ser usado métodos diferentes de captura.  Se quer saber um pouco mais sobre telescópios veja aqui: http://www.sigmasociety.com/como_escolher_um_bom_telescopio.pdf
Se quer saber um pouco mais sobre astrofotografia para definir o que pretende fazer veja aqui:
http://www.astronomoamador.net/astrofotografia/page/7/
http://www.iceinspace.com.au/index.php?id=63,201,0,0,1,0
Astrofotografia não compreende apenas fazer as fotos em si mas também um certo domínio dos programas de processamento para obter bons resultados. Não estou querendo lhe desencorajar, mas quero que você fique ciente que é um longo caminho que exige muita persistência e dedicação.
Mais uma coisa.  Tem alguma medida errada nos dados que você passou, eu nunca ouvi falar de um Newton de 150mm de abertura em f/9,3  pois você disse que o seu tinha 1400mm de distância focal. Isto só seria possível se o tele foi feito por encomenda com algum ATM pois os comerciais normalmente são f/5 ou f/8 tendo correspondentemente 750mm  ou 1200mm de distância focal.
Ficamos no aguardo para poder lhe orientar melhor!
Att.
Avani.

Remota astronomia
Curioso
Curioso

Mensagens : 5
Data de inscrição : 16/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em telescópio newtoniano equatorial Empty Henrique

Mensagem  Remota astronomia Qui 27 Fev 2014, 19:13

Henrique escreveu:Astrovani, eu tenho o mesmo telescópio que ela, é sim um 1400mm pois ele tem 700mm aproximadamente, mas ele tem a tecnologia Short Tube que duplica o distância focal

Olá Henrique,
seu telescópio é desse? http://www.apolo11.com/display.php?imagem=imagens/etc/telescopio_newtoniano_big.jpg

O meu é 1400/150mm

Agora quanto a essa tecnologia Short Tube, não conheço...

Att,
Keylla

Remota astronomia
Curioso
Curioso

Mensagens : 5
Data de inscrição : 16/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em telescópio newtoniano equatorial Empty Re: Dúvidas em telescópio newtoniano equatorial

Mensagem  Henrique Sex 28 Fev 2014, 19:17

É sim, eu vou mandar a imagem exata do meu: http://www.telescopios.net/ecommerce_site/produto_4370_7886_Telescopio-RF-150mm-Toya-Startec-PRO-150STEQ3-5
esse ai é 750mm o meu é a mesma coisa, mas tem o "short tube" então tem 1400mm de distância focal.

Henrique
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 71
Data de inscrição : 17/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em telescópio newtoniano equatorial Empty Re: Dúvidas em telescópio newtoniano equatorial

Mensagem  Pires Sáb 01 Mar 2014, 03:45

Bem,  vou me intrometer apenas para esclarecer certas duvidas que  li aqui.
1-Lente  de barlow não duplica  distancia focal e sim duplica a Imagem projetada pois distancia focal é dada  pelo  raio de curvatura do espelho e  isso é "fisico!".
se ele tem a curvatura  para  700mm   dara  o foco  em 700mm e nunca em 1400  pois 1400mm é seu raio de curvatura e  não   sua distancia focal.
 for  150mm será    f-4,66   e isso é FISICO!"  não se muda colocando uma lente negativa   no focalizador.
2-Lente relay!
Lente  relay  é uma lente    "acromatica  que  fica "antes do secundario e  sendo sua construção e calculo muito dificil.
Ja  reformei um telescoipio desses  e tem uma imagem espetacular  mas   jamais    uma barlow "depois"  do secundario  fara o mesmo papel..
3-Esse   espelho desses telescopios são esfericos e  tem uma aberração esferica monstruosa(não confundir com aberração cromatica)  e não é corrigido (  teria que ser um paraboloide)  dai  não é  uma lente de barlow  (um dubleto acromatico negativo)  que  fará essa correção.
então meu conselho é:
fuja  desses telescopios pois  jamais darão  uma imagem perfeita devido a aberração esferica  ( R2  dividido pelo raio de curvatura  =  aberração esferica..)
espero ter contribuido com as duvidas.
sdds
Darío Pires
www.techs.com.br/users/dariopires

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em telescópio newtoniano equatorial Empty Re: Dúvidas em telescópio newtoniano equatorial

Mensagem  M.couto Sáb 01 Mar 2014, 09:06

Pires escreveu:
(a) Lente  relay  é uma lente    "acromatica  que  fica "antes do secundario e  sendo sua construção e calculo muito dificil.
Ja  reformei um telescoipio desses  e tem uma imagem espetacular  mas   jamais    uma barlow "depois"  do secundario  fara o mesmo papel..

(b) fuja  desses telescopios pois  jamais darão  uma imagem perfeita devido a aberração esferica  ( R2  dividido pelo raio de curvatura  =  aberração esferica..)

Oi Pires,

por favor, infinitamente longe de querer te contestar porque reconheço a sua grande experiência com refletores,

mas agora eu fiquei confuso porque aparentemente a sua afirmação (a) contradiz a outra (b) ou seja,

voce disse que ele tem uma imagem espetacular mas se deve fugir dele ?

No caso não tem como fugir desse telescópio porque ele já foi comprado pelos dois ( Henrique e Keylla ),

então não seria o ideal encontrar um meio de aproveitar ele da melhor forma possível ?

Por exemplo, se ele tem problemas de aberração esférica,

então usando um corretor de coma não ajudaria ?

E se evitar o uso de Barlow para assim diminuir eventuais distorções,

além de utilizar aumentos "moderados" de coeficiente 1x ( 150x ) a no máximo 1,5x ( 225x )  sem forçar muito o tele,

então não seriam também esses recursos um meio de se contornar ou amenizar os problemas inerentes à essa óptica provida do sistema relay ?

abs.
M.couto
M.couto
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 238
Data de inscrição : 07/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em telescópio newtoniano equatorial Empty Dúvidas em telescópio newtoniano equatorial

Mensagem  Remota astronomia Sáb 01 Mar 2014, 11:38

Sim Henrique é igual ao meu...
O meu possui dist focal de 1400 e diam de 150mm...
Henrique, você já fez alguma foto de paletas com o teu? caso tenha feito, poderia compartilhar a experiência?
Eu não consigo, pois não tenho uma câmera apropriada, e só tentei com uma JVC acoplada no focalizador e ocular? Depois fiquei sabendo que é melhor remover a ocular e fixa a câmera somente no focalizador... Conseguir algumas fotos da lua, utilizando a JVC + ocular de 25mm.

Att,
Keylla

Remota astronomia
Curioso
Curioso

Mensagens : 5
Data de inscrição : 16/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em telescópio newtoniano equatorial Empty Re: Dúvidas em telescópio newtoniano equatorial

Mensagem  Pires Sáb 01 Mar 2014, 12:22

M.couto escreveu:
Pires escreveu:
(a) Lente  relay  é uma lente    "acromatica  que  fica "antes do secundario e  sendo sua construção e calculo muito dificil.
Ja  reformei um telescoipio desses  e tem uma imagem espetacular  mas   jamais    uma barlow "depois"  do secundario  fara o mesmo papel..

(b) fuja  desses telescopios pois  jamais darão  uma imagem perfeita devido a aberração esferica  ( R2  dividido pelo raio de curvatura  =  aberração esferica..)

Oi Pires,

por favor, infinitamente longe de querer te contestar porque reconheço a sua grande experiência com refletores,

mas agora eu fiquei confuso porque aparentemente a sua afirmação (a) contradiz a outra (b) ou seja,

voce disse que ele tem uma imagem espetacular mas se deve fugir dele ?

No caso não tem como fugir desse telescópio porque ele já foi comprado pelos dois ( Henrique e Keylla ),

então não seria o ideal encontrar um meio de aproveitar ele da melhor forma possível ?

Por exemplo, se ele tem problemas de aberração esférica,

então usando um corretor de coma não ajudaria ?

E se evitar o uso de Barlow para assim diminuir eventuais distorções,

além de utilizar aumentos "moderados" de coeficiente 1x ( 150x ) a no máximo 1,5x ( 225x )  sem forçar muito o tele,

então não seriam também esses recursos um meio de se contornar ou amenizar os problemas inerentes à essa óptica provida do sistema relay ?

abs.
Ola
Bem,  acho que você leu rapido  demais   ou não entendeu direito o que eu  escrevi.  (veja que citei  um telescopio  que tinha lente relay "antes"  do secundario e  não  uma simples barlow  no focalizador.... (é esse que se deve fugir.. rss.
citei    para  "Fugir"    do "falso"  short tube e não do que citei que reformei  ha  muito tempo atras! (esse sim tinha uma imagem  espetacular e se não me falha a memoria  era um Tasco ..  made in Japan.
o  verdadeiro  short tube  é   esse que citei que reformei  e  que  tem um dubleto acromatico do tamanho ou maior  do secundario e vai  colocado "ANTES"   do secundario corrigindo a aberração esferica  do primario (esferico) .  Em  35  anos    vi   UM!!!! e  por isso  que  sempre cito  essa reforma que fiz pois fiquei  surpreeendido  pela  imagem  praticamente como  de um refractor apho...
Os  short tube  que tem    agora  não  tem essa lente relay  e sim uma simples barlow  no focalizador (depois  do secundario)  como se fosse  uma simples  barlow e não   corrige a aberração esferica  do primario que é esferico.  Para se corrigir aberração esferica  precisaria  fazer uma parabola  no primario mas isso é uma outra  Historia.
abs
D.Pires

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em telescópio newtoniano equatorial Empty Re: Dúvidas em telescópio newtoniano equatorial

Mensagem  Pires Sáb 01 Mar 2014, 13:18

Esqueci sobre a outra pergunta , me desculpe.
o corretor de coma pode atenuar  mas jamais vai corrigir  a aberração esferica do primario.
aberração  esferica  em f-curtos é  muito grande  pois   são varias imagens sobrepostas em locais diferentes pois o  foco  em um espelho esferico só se dara a 0,707  do raio  sendo a periferia do espelho  vai dar um foco mais curto e o centro mais longo  (por isso que se corrige fazendo  uma parabola  no  espelho...)
Infelizmente as industrias  perceberam que  a turma  mais se preocupa com preço, portabilidade,  facil manuseio etc   e  nunca  em "qualidade optica" que diga-se de passagem caminha com o $$$$  rsss..... pois  um iniciante  ou mesmo um amador não tem obrigação de saber sobre  optica.  Veja que tem gente  que tem astigmatismo e  não usa oculos para observar e  isso é um absurdo pois  o tele  não corrige astigmatismo  da pessoa  distorcendo totalmente a  imagem...Enfim, falar  ou  escrever sobre optica e suas  complicações  é dificil na internet..(mas tento rs.)
abs
Darío Pires (71)

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em telescópio newtoniano equatorial Empty Re: Dúvidas em telescópio newtoniano equatorial

Mensagem  M.couto Sáb 01 Mar 2014, 13:49

Pires escreveu:

acho que você leu rapido  demais   ou não entendeu direito o que eu  escrevi.  (veja que citei  um telescopio  que tinha lente relay "antes"  do secundario e  não  uma simples barlow  no focalizador.... (é esse que se deve fugir.. rss.


Infelizmente as industrias  perceberam que  a turma  mais se preocupa com preço, portabilidade,  facil manuseio etc   e  nunca  em "qualidade optica" que diga-se de passagem caminha com o $$$$

Oi Pires,

você tem razão porque eu entendi errado.

De qualquer forma pelo menos o corretor de coma pode atenuar o problema desse telescópio  150mm df1400mm.

E sobre a qualidade óptica ficar em ultimo lugar é uma pena porque isso antigamente era prioridade.

Eu vou acompanhando o desenrolar das observações e quem sabe também astrofotos com esse telescópio que utiliza o sistema relay,

e assim aprender mais um pouco.

Obrigado pelo esclarecimentos!

abs
M.couto
M.couto
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 238
Data de inscrição : 07/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em telescópio newtoniano equatorial Empty Re: Dúvidas em telescópio newtoniano equatorial

Mensagem  Admin Sáb 01 Mar 2014, 15:57

Remota astronomia escreveu:Sim Henrique é igual ao meu...
O meu possui dist focal de 1400 e diam de 150mm...
Henrique, você já fez alguma foto de paletas com o teu? caso tenha feito, poderia compartilhar a experiência?
Eu não consigo, pois não tenho uma câmera apropriada, e só tentei com uma JVC acoplada no focalizador e ocular? Depois fiquei sabendo que é melhor remover a ocular e fixa a câmera somente no focalizador... Conseguir algumas fotos da lua, utilizando a JVC + ocular de 25mm.

Att,
Keylla


Olá Keylla,

Você poderia postar algumas de suas fotos?

att,
admin
Admin
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 239
Data de inscrição : 29/10/2011

https://astronomia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em telescópio newtoniano equatorial Empty Re: Dúvidas em telescópio newtoniano equatorial

Mensagem  Pires Sáb 01 Mar 2014, 21:23

Bem,  parece que  ainda existe uma confusão por ai.
Se  ele tem 1400mm de distancia focal o tubo optico tem que ter  1,40mts!!
se tem a metade a  distancia focal do espelho primario é de 700mm!! e  é  um  f-4,66
se "dizem" que tem   1400mm    o  F dele teria que  ser  F- 9,33 e o  tubo  optico  1,40 ou por ai..
como disse, isso é fisico.  se tirar o espelho primario  do  telescopio e   achar o foco dele    ele  terá  certamente  700mm de foco e  não tem como alterar isso.(ha não ser esmerilhando e fazendo a optica novamente)
artificios como   lente  barlow etc  não consegue  modificar a curvatura do espelho primario   e  nem a distancia focal.!
Isso em optica  é  elementar!, distancia focal  existe uma formula   (acha-se a  flexa, etc etc  e  calcula-se a distancia focal do espelho, Short tube com tubo otico de 700mm  e  dizendo que tem 1400mm é  errado e  incorreto..mas paro  por aqui .. Teoria  optica é  coisa que todo astronomo deveria  saber  o    básico pelo menos.
att

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em telescópio newtoniano equatorial Empty Re: Dúvidas em telescópio newtoniano equatorial

Mensagem  Bruno Sáb 01 Mar 2014, 23:59

Pires escreveu:Bem,  parece que  ainda existe uma confusão por ai.
Esse telescópio RF 150mm Toya Startec PRO 150STEQ3-5 é "aberto" a F4.6, e uma boa maneira de se entender o sistema relay é vê-lo como uma lente corretora ou um grupo de lentes que invertem uma imagem e estendem o tubo óptico. As lentes relay são encontradas também em endoscópios e periscópios, onde a finalidade delas é estender o sistema antes da ocular com a finalidade de inverter e retransmitir uma imagem com ampliação de 1:1 (Propriedades de imagens de lente).
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em telescópio newtoniano equatorial Empty Re: Dúvidas em telescópio newtoniano equatorial

Mensagem  Pires Dom 02 Mar 2014, 00:55

Oi Bruno
Entendo mas o que pensei em passar  é que um espelho  reflector  não se modifica a distancia focal   pois  a  curvatura (concavidade)é feita antes da  optica.
então esse espelho  sendo esferico terá uma aberração esferica monstruosa devido ser um  f-4,66.  (R2div pelo RC =  aberração esferica) Logicamente ele refletira a imagem (ou  as imagens)pelo  secundario com todos os defeitos  da  Ab Esferica  e não  ha nada  que corrige isso  ha não ser  uma lente corretora  "antes  do primario".. (na boca do tubo como é o  shmithd newtoniano).
Não é uma lente negativa  no focalizador é que vai corrigir tudo isso!. Ja  parabolizei muitos  espelhos  desses (a pedidos dos  proprietarios de short tube  ha  tempos e sei muito bem o que são!.)É  isso que quiz dizer  no tópico porque  a  curvatura ( concavidade) é que  provoca os defeitos de um  espelho concavo pois  o foco só se dará a 0,707 do raio.)dai  porque  a parabola é essencial Mas Texereau cita:
Qualquer espelho  abaixo de f-4,6  se torna  inviavel devido ao cone de luz muito aberto provocando coma e astigmatismo mesmo    parabolizando.. Paro por aqui porque isso vai longe rsss.
abraços
Darío Pires

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em telescópio newtoniano equatorial Empty Re: Dúvidas em telescópio newtoniano equatorial

Mensagem  Bruno Dom 02 Mar 2014, 01:10

Pires escreveu:o que pensei em passar  é que um espelho  reflector  não se modifica a distancia focal   pois  a  curvatura (concavidade) é feita antes da  optica.
então esse espelho  sendo esferico terá uma aberração esferica monstruosa  
Ok, entendi, é que eu fiquei em dúvida quanto ao anúncio do telescópio onde dizem ser o espelho um parabolóide: "Sua abertura, com seu Espelho primário parabólico de 150mm ( 6"), de Cristal Pyrex (f/5)".
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em telescópio newtoniano equatorial Empty Re: Dúvidas em telescópio newtoniano equatorial

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos