ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Marte 2014

+8
ALEXANDRE YUHASZ
orlando
starman
Pires
Lucas87
ajc
Bruno
Astroavani
12 participantes

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Marte 2014 - Página 4 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Astroavani Seg 21 Abr 2014, 01:02

Está interessante!
Porem você carregou demais no canal G e ficou meio esverdeado. Isto pode ser corrigido no Registax na aba dos wavelets na opção RGB balance, basta dar um auto balance que ele deve se ajustar sózinho.
Outra coisa que você pode fazer é diminuir o hystogran na mesma aba, isto vai escurecer o fundo e sumir com aqueles anéis concêntricos que existem em volta do planeta!
Avani.

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 4 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Vini/RS Seg 21 Abr 2014, 01:15

Salve Mestre Avani, tudo bem?

Obrigado pelas dicas. Vou tentar melhorar.
Vc tem usado o Firecapture com a QHY5L-II ?
Abraço!
Vini/RS
Vini/RS
Curioso
Curioso

Mensagens : 5
Data de inscrição : 13/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 4 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Astroavani Seg 21 Abr 2014, 02:05

É só o que eu uso!
Seguramente é o melhor programa de captura para esta camera!

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 4 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Vini/RS Seg 21 Abr 2014, 14:13

Avani,

Aproveitando da tua habilidade nestes programas, poderia me dizer qual filtro vc utiliza no firecapture para marte? L, UV, ....?
Ainda sobre o FC está usando a versão 2.2 ou 2.3?
Obrigado!
Vini/RS
Vini/RS
Curioso
Curioso

Mensagens : 5
Data de inscrição : 13/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 4 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Astroavani Seg 21 Abr 2014, 16:35

Uso o filtro L da Astronomik para foto a cores ou o IR Pass 685 da Baader para fotos em P/B.
Uso o fire 2.2, mas também tenho baixado a versão 2.3, ambos funcionam normalmente e só estou usando o 2.2 porque já estava costumado com ele!
Avani.

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 4 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Vini/RS Sex 25 Abr 2014, 14:59

Oi Avani. Lhe mandei um convite de amizade no face para poder conversar melhor.

Aceita lá Colorado, hehehe.
Vini/RS
Vini/RS
Curioso
Curioso

Mensagens : 5
Data de inscrição : 13/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 4 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  alemão do espaço Sex 25 Abr 2014, 22:50

Opa!
Se é colorado então é gente boa!
alemão do espaço
alemão do espaço
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 111
Data de inscrição : 02/03/2014
Idade : 42
Localização : Gravataí - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 4 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Astroavani Sáb 26 Abr 2014, 22:38

Um Marte em que infelizmente o artefato se manifestou!
Muita geada de CO² presente no Polo Sul.
http://www.astrobin.com/92885/0/
Marte 2014 - Página 4 61210e44402e707118ab701c94d78da5.620x0_q100_watermark_watermark_opacity-10_watermark_position-4_watermark_text-Copyright%20astroavani

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 4 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Bruno Dom 27 Abr 2014, 07:53

Astroavani escreveu:Muita geada de CO² presente no Polo Sul.

Sem dúvida Avani, visualmente chega a brilhar mais do que a calota polar norte. As nuvens no limbo são também uma constante nessa oposição.
Bruno
Moderador

Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 4 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Astroavani Ter 29 Abr 2014, 23:19

Ontem enquanto estava conversando com meu amigo Rafael Silveira Compassi fui processando umas capturas que fiz de Marte antes de viajar para São Paulo. Mandei uma das fotos para ele ver e ele teve a ideia de fazer um GIF comparando com uma foto obtida anteriormente pelo Hubble, pois segundo as palavras dele;
"Sua foto ficou com muitos detalhes Avani"!
O fato é que gostei do Gif e por isto resolvi dividir com os colegas.
Captura feita no dia 27 abril de 2014 às 01:54 UT
Foram 1288 frames empilhados no AS!2 com pós processamento usando o Registax 6, Photofiltre e Irfan.
Na próxima vez vou me esforçar mais para tentar tirar a diferença pois afinal o Hubble leva apenas uma pequena vantagem tendo um espelho de 2,5 metros contra o meu 254mm e estando no espaço enquanto eu estou embaixo de mais de 100 Km de atmosfera!
http://www.astrobin.com/93428/
Marte 2014 - Página 4 Afa8a7e0-5d8a-40a9-a96e-216a8af8a317

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 4 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  ALEXANDRE YUHASZ Qua 30 Abr 2014, 00:49

Avani, boa noite!!

Hoje resolvi aproveitar a noite nitida aqui, uma transparencia muito boa e fiz umas capturas de Marte e me impressionei com o que vi na tela do programa, estou louco para processar e ver no que dá, mas de ante mão, foi possivel ver nitidamente essas manchas escuras, o polo sul bem destacado, a coloração vermelho barro, muito legal!!!! Ao ver esse gif, nossa exatamente o que vi hoje as 01:50 ut azim 315° alt 63° lat -23° long-47° altitude 850 mts.

abs, boa noite, amanha é dia de branco!!!!
ALEXANDRE YUHASZ
ALEXANDRE YUHASZ
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 158
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 48
Localização : SBCampo, abc paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 4 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Astroavani Qua 30 Abr 2014, 01:10

maravilha! quando tiver o resultado do processamento poste aqui para a gente ver!

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 4 Empty Marte 29.04.14 Sky 90mm e ASI120MC

Mensagem  ALEXANDRE YUHASZ Sáb 03 maio 2014, 03:47

Astroavani escreveu:maravilha! quando tiver o resultado do processamento poste aqui para a gente ver!

Pessoal, essa foto foi nas mesmas condições de Saturno postado anteriormente, com uma transparencia bem favoravel, um seeing que considero também favoravel, com pouca turbulencia, ainda que sem o devido acompanhamento, a paciencia em ajustar os parametros de captura e testar varios empilhamentos. Porém cabe ressaltar que ao abrir o arquvio no as12, ficou evidente no grafico a alta qualidade dos frames estando todos acima de 60% de qualidade, demonstrando que a captura foi um sucesso.

Bem com relação aos quesitos cientificos, notei bastantes manchas escuras, que pesquisando na internet se tratam de albedos se não estiver enganado??!! A calota polar sul bem evidente, agora já ao norte ou é efeito da aberração cromatica ou depositos de neve referente a nevascas carbonicas, enfim, apesar de tamanho reduzido, a evidencia de detalhes é muito recofortante, dando o prazer da observação astronomica, e as madrugadas processando, pesquisando e projentando noites a dentro sobre o assunto.

Quanto aos quesitos dos dados, procurei na captura usar a resolução menor 800 x 512 para ganhar frames o que colaborou bastante, ainda preservo a tradição da notação da observação de modo clássico, usando a bussola, considerando a declinação magnética, um inclinometro para estimar a altura, projetando visualmente as coordenadas, anotando todas os detalhes no diario astronomico, e depois de tudo feito e desmontado, conferindo no stellarium e que tem batido regularmente!!! Acho muito legal isso pois sinto que aprimora a noção de espaçõ e posição no céu!!!

Pois bem segue a captura de Marte:
Marte 2014 - Página 4 MARTE1708_FPS_SEGUNDA_MELHOR_OP_O
screengrab
Aqui o video original da noite compensadora:
https://youtu.be/JxcLnh82SY8

Grato pelo espaçõ e até a proxima pois acabei de receber meu filtro solar continum baader e filtro 3.8, espero conseguir detalhes interessantes do sol, com foco!!!!

abs,
ALEXANDRE YUHASZ
ALEXANDRE YUHASZ
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 158
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 48
Localização : SBCampo, abc paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 4 Empty marte 2014

Mensagem  Pires Sex 16 maio 2014, 01:56

Ola a todos
uma pequena foto de marte tirada com meu 203mm f-7,5 .  Nada de especial mas serve para movimentar o tópico.
abs
Darío Pires
Marte 2014 - Página 4 Mars20140417

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 4 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Astroavani Sex 16 maio 2014, 02:00

Salve Mestre Darío!
POrque este Marte ficou Pink? hehehe

Você não gosta de vermelho ou laranjinha!
Brincadeiras a parte sempre é bom ver uma imagem sua, nem vou postar a minha senão depois você diz que eu só posto depois de você, kkkkkk.
Abração!
Avani

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 4 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Pires Sex 16 maio 2014, 03:12

Astroavani escreveu:Salve Mestre Darío!
POrque este Marte ficou Pink?    hehehe

Você não gosta de vermelho ou laranjinha!
Brincadeiras a parte sempre é bom ver uma imagem sua, nem vou postar a minha senão depois você diz que eu só posto depois de você, kkkkkk.
Abração!
Avani

Oi Avani
rs.  ficou pink porque é a moda uai!!!. você acha que eu iria  entrar em  color balance e  modificar a foto?  jamais..  O que sai no vídeo eu deixo como está porque  sempre  existe recursos e mais recursos mas eu sou meio vagabundo e acho que  as fotos tem que ser colocadas como sai  inclusive a cor rsss.
A Luz de sódio de dois postes altera a cor  e  somente fazendo a filmagem em rgb  com  câmera mono é que se consegue  ajustar  a cor mas eu não tenho saco para  ficar fazendo um monte  de filmagens. Essa mesmo que postei  acredite:  achei ela por acaso   no Nottebook em um teste que fiz ..
o  fire   capture não consigo usar, já tentei e a imagem nem sai. preciso de um tutorial  seu rssss.
O  EZ planetary  afeta muito a  cor  e sendo a câmera  colorida   e com menos de 1000  frames da nisso. .melhor  somente  se sair da cidade mas eu não tenho  mais  pique para isso...
Pode postar   porque  eu gosto de brincar e  ficar te enchendo .. rssss  e também porque  é  ótimo a gente brincar mas vê se quando coloca saturno  coloca a divisão de cassini inteira heim .  a  ultima foto a divisão ficou  faltando pedaço e em local errado. rssssss ( eu também gosto de cutucar. rs) abração..
Darío

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 4 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Astroavani Sex 16 maio 2014, 23:58

Eu também aprecio uns cutucões mestre!
Graças a Deus não tem nenhum poste com luz enchendo o meu saco, pelo menos por enquanto.
Uma pena você não conseguir usar o Fire Capture, ele trabalha muito bem com a Qhy 5L, É muito fácil e intuitivo fazer o balanço das cores, aí já sai no colorido certo e não precisa ficar dando color balance.
Qual a versão que você tentou baixar?
Baixa e não consegue usar ou nem abaixa?
O bom era conversar pelo face e tentar fazr a cam funcionar com o fire em tempo real!
Vai um meu aí que não ficou grande coisa, apesar do seeing estar podre aquele 10" em f/6,3 se vira muito bem!
Abração!
Marte 2014 - Página 4 28ee55cdf8c41acb1b0fdcb4eb547f9f.620x0_q100_watermark_watermark_opacity-10_watermark_position-4_watermark_text-Copyright%20astroavani

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 4 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Bruno Sáb 17 maio 2014, 00:06

Olá avani, muito interessante a grande quantidade de nuvens (as áreas esbranquiçadas no limbo em fase). Outra coisa interessante é que o "anel" persiste no hemisfério norte do limbo oposto.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 4 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Pires Sáb 17 maio 2014, 00:45

Astroavani escreveu:Eu também aprecio uns cutucões mestre!
Graças a Deus não tem nenhum poste com luz enchendo o meu saco, pelo menos por enquanto.
Uma pena você não conseguir usar o Fire Capture, ele trabalha muito bem com a Qhy 5L, É muito fácil e intuitivo fazer o balanço das cores, aí já sai no colorido certo e não precisa ficar dando color balance.
Qual a versão que você tentou baixar?
Baixa e não consegue usar ou nem abaixa?
O bom era conversar pelo face e tentar fazr a cam funcionar com o fire em tempo real!
Vai um meu aí que não ficou grande coisa, apesar do seeing estar podre aquele 10" em f/6,3 se vira muito bem!
Abração!
Marte 2014 - Página 4 28ee55cdf8c41acb1b0fdcb4eb547f9f.620x0_q100_watermark_watermark_opacity-10_watermark_position-4_watermark_text-Copyright%20astroavani

Oi Avani
Infelizmente  eu não  consegui ainda fazer o fire capture funcionar la no observatório  (ele acha a câmera mas fica o visual  cinza e   não  aparece a  imagem) mas também tentei muito pouco. Preciso ser mais persistente. rs.
a  foto sua  ficou legal mas o anel persiste mas isso não é culpa  sua  e sim da câmera. O que achei interessante foi o formato do globo muito  oval.    Na observação visual  aqui   parece mais inteirão mas isso  é como impressão digital, cada foto é uma foto.
tem um amigo meu que tem uma luneta  pequena e entende bem de  computador, dai vou ver se ele consegue  fazer funcionar , assim  tenho mais opção porque  o EZ  limita muito o numero de frames e  a velocidade..(Fps)
abração e desta vez não vou te cutucar.. rsss
Darío

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 4 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Bruno Sáb 17 maio 2014, 00:55

Pires escreveu:O que achei interessante foi o formato do globo muito  oval. Na observação visual aqui parece mais inteirão mas isso  é como impressão digital, cada foto é uma foto.
Verdade, esse formato oval não estava visualmente assim delineado no dia 14/05/2014.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 4 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Astroavani Sáb 17 maio 2014, 01:46

Sei lá gente!
Não sei porque ficou tão oval pois a fase está recém em 95%.
Talvez eu tenha abusado um pouco no gama correct - e no contraste o que sabidamente come um pouco as bordas.
Olhar pelo tele eu quase nunca olho, praticamente só faço fotos, hehehe, por isto não me considero um verdadeiro astrônomo amador e sim apenas um astrofotógrafo!
Abraços.

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 4 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Pires Sáb 17 maio 2014, 23:05

Astroavani escreveu:Sei lá gente!
Não sei porque ficou tão oval pois a fase está recém em 95%.
Talvez eu tenha abusado um pouco no gama correct - e no contraste o que sabidamente come um pouco as bordas.
Olhar pelo tele eu quase nunca olho, praticamente só faço fotos, hehehe, por isto não me considero um verdadeiro astrônomo amador e sim apenas um astrofotógrafo!
Abraços.

Oi Avani
Não esquenta, a gente apenas comenta o que vê na foto mas não é para criticar a foto e sim "o" porque  ficou oval assim. Gamma correct não é porque peguei a foto e   mandei ver no + gamma e  continua faltando..  mas como disse, foto  é isso mesmo. Uma vez tirei uma foto da antares e sua companheira com filme  (não  existia  ccd nem filmagem)  O que apareceu:  antares   redonda com 4 spy  sei la como escreve e  uma   "ligação" com a companheira como se tivesse  tido uma transferência de matéria. A  foto dei para um amigo meu de Mogi das cruzes pois ele queria pesquisar  e nem sei no que deu. Mas eu tenho certeza:    saiu porque.....  saiu.. rsss   escorregão de espelho iria afetar tudo, e  porque  tinha uma união  entre  antares e a companheira?  e estava bem separada  porque dei muito aumento. então  tem certas coisas inexplicáveis em fotos.. e você é astrônomo amador sim, só que  observa via  computador. apenas isso.
abração
Darío

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 4 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Astroavani Dom 18 maio 2014, 02:23

Pois é meu grande amigo, as vezes as fotos fazem uns aprontes com a gente ou será que é a gente que faz um aprontes com eles, rsrsrsr.
O fato é que Marte está evoluindo de fase bem rapidamente veja na foto abaixo feita um dia depois da anterior!

Esta dando para perceber que Marte esta diminuindo de fase a olhos vistos. Daqui para frente deve ficar também cada vez menor o que irá dificultar em muito a captura pois para evidenciar bons detalhes teremos que usar aumentos cada vez mais elevados.
http://www.astrobin.com/96718/
Marte 2014 - Página 4 1a24e5ecbe98758f34a1eda11fa99880.1824x0_q100_watermark_watermark_opacity-10_watermark_position-4_watermark_text-Copyright%20astroavani



Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 4 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Pires Dom 18 maio 2014, 03:17

Oi Avani
Bem, agora deu para   ver perfeitamente que é o processamento  (quem sabe não é aqueles anéis que fazem a deformação?)
veja que a  de 01,55  está   boa  e bem   circular, as outras já não, então é  alguma coisa no  processamento que faz essa diferença . Logico que ele vai diminuir  rapidamente  mas como  faço fotos também, e aqui sai diferente, dai  a  minha  citação. Mas,  está ótimo, estamos curtindo e isso que interessa. Não vamos competir com ninguém e nem vamos mandar para a Nasa   avaliar, tudo é amadorismo e isso que importa.
abração
Darío

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 4 Empty Marte com Firecapture, uma primeira impressão!

Mensagem  ALEXANDRE YUHASZ Qua 21 maio 2014, 01:39

Gente, já algum tempo não tinha oportunidade de publicar algo de astrofotografia planetária devido ao mau tempo, mas hoje, resolvi aproveitar a ausencia de nunves e testar os novos acessórios e o Firecapture.
Foi uma experiencia unica, pois o estava usando para time-lapse, que sem nunves ainda não pude.
Porém o objetivo era buscar um software que me desse mais opções e condições de dimensionar de forma pratica os frames além da opinião de um colega a respeito da nitidez ser evidenciada no uso dele.
Pois bem, realmente obtive um resultado bem melhor, levando-se em conta que foi na correria, em plena semana, na pressão de não durmir tarde, e ainda por cima minha mãe como assitente, dando play e pause para contribuir.
Usando a buscadora gso 8x 50, muitoooooooooo melhor para alinhar o astro, sem comentários, sensacional!
os prefiltros, apesar de a camera ser color, o nivel ch4 contribui muito no equilibrio da exposição a nitidez.
A motorização para focalizar sem sombra de dúvidas foi outro fator que contribui bastante.
Em resumo, uma captura relampago, com processamento sem castrator(meu pc é lento demora muito), digamos nas coxas, sem aquele capricho na captura, ainda sim, com resize de 200%, ficou notorio os detalhes da superficie, as manchas escuras, sutilmente visivel, com destreza o polo sul, um pouco de cromatismo devido a turbulencia, mas enfim, considero que nesse contexto, foi um sucesso.
Abs,

Segue:
Marte 2014 - Página 4 MARTE_FIRE_20_05_14_REG6_PHF
screen capture
ALEXANDRE YUHASZ
ALEXANDRE YUHASZ
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 158
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 48
Localização : SBCampo, abc paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 4 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos