ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda para uma iniciante leiga

4 participantes

Ir para baixo

Ajuda para uma iniciante leiga Empty Ajuda para uma iniciante leiga

Mensagem  Michelle.l Seg 28 Out 2013, 05:01

Bom dia, sou nova aqui no fórum e primeiramente desculpa se eu fizer algo ou postar em lugar errado ''rs''

Bom, eu adoro observar o céu então resolvi comprar um telescópio mas na pressa e empolgação acabei não pesquisando e comprei um bem ralezinho, fui mais uma das enganadas achando que o telescópio ampliava 675x. Comprei da marca Greika, modelo F90060m(me julguem), eu não entendo nada, nada mesmo de telescópio mas deu pra perceber que o mesmo é bem ruinzinho, até agora só consegui ver os furinhos da lua (crateras) e as estrelas eu vejo como se tivesse observando a olho nu, só um pouquinho maior, o vendedor prometeu que dava pra ver até o anel de saturno mas to procurando até hoje.
Enfim, gostaria de saber se é possível trocar as lentes por melhores, qual lente serve pra que ou o que eu poderia estar fazendo, aceito dicas e fico muito agradecida.

Sobre o telescópio:

Distância focal : 900mm
Objetiva : 60mm
Lentes :  20mm, 12.5mm, 8mm e 4mm.
Barlow de 3x e barlow de 2x
Erecting eyepiece 1.5x ( Inversora )
Prisma 90º
Buscadora ( mira ) : 5x24
Tripé em aluminio 1,45m
Bandeja para as lentes.
Lentes de 1.25".
Ajuste fino

Michelle.l
Curioso
Curioso

Mensagens : 2
Data de inscrição : 28/10/2013
Idade : 32
Localização : Carapicuiba, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para uma iniciante leiga Empty Re: Ajuda para uma iniciante leiga

Mensagem  orlando Seg 28 Out 2013, 09:07

olá Michelle,seja bem vinda ao AF.

pois é,essas propagandas enganam muita gente!
bom,eu não tenho telescópio(ainda),por isso não entendo muito a respeito.mas acompanhando as postagens aqui no AF,vi que o máximo de aumento que conseguimos com um telescópio desses,co uma objetiva de 60mm é algo em torno de 100x.
não sei se dá pra observar os anéis de saturno com uma objetiva de 60mm.
aguarde a opinião dos colegas mais experientes.
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para uma iniciante leiga Empty Re: Ajuda para uma iniciante leiga

Mensagem  Bruno Qua 30 Out 2013, 22:07

Michelle.l escreveu:1-Bom dia, sou nova aqui no fórum e primeiramente desculpa se eu fizer algo ou postar em lugar errado ''rs''

2-resolvi comprar um telescópio mas na pressa e empolgação fui mais uma das enganadas achando que o telescópio ampliava 675x.
3-Comprei da marca Greika, modelo F90060m.
3-deu pra perceber que o mesmo é bem ruinzinho, até agora só consegui ver os furinhos da lua (crateras) e as estrelas eu vejo como se tivesse observando a olho nu, só um pouquinho maior,
4-o vendedor prometeu que dava pra ver até o anel de saturno mas to procurando até hoje.
Enfim, gostaria de saber se é possível trocar as lentes por melhores, qual lente serve pra que

Sobre o telescópio:
Distância focal : 900mm
Objetiva : 60mm
Lentes :  20mm, 12.5mm, 8mm e 4mm.
Barlow de 3x e barlow de 2x
Erecting eyepiece 1.5x ( Inversora )
Prisma 90º
Buscadora ( mira ) : 5x24
Tripé em aluminio 1,45m
Bandeja para as lentes.
Lentes de 1.25".
Ajuste fino

Seja bem vinda Michelle.I, obrigado por fazer parte do AF.

1-Tranquilo, o ideal seria no tópico sobre telescópios mas tudo bem, aqui é aquele tópico colocado em prática.

2-O vendedor não te enganou, ele falou a verdade porque com as lentes que vem com esse telescópio ele realmente alcança 675x de aumentos, veja:  dist. focal 900mm/ocular 4mm = 225x, 225x + Barlow 3x = 675x. Ele só não te explicou é que esse telescópio aguenta apenas 150x de aumentos, e que com 675x as imagens vão parecer um "borrão" indistinto e sem nenhum detalhe. Ele é um refrator com 60mm de abertura e 900mm de distância focal, um F15, pois a distância focal dele é 15 x o diâmetro da abertura do refrator em milímetros: 60mm x 15 = 900mm, e isso para um telescópio refrator ajuda muito para que se obtenha imagens mais contrastadas e portanto com os detalhes mais evidenciados. O aumento máximo que um telescópio 90060 aguenta sem deteriorar totalmente as imagens é de: 60mm x 2.5 = 150x.

3-Se vc utilizar primeiro a ocular de 20mm e ir abaixando devagar os seus olhos vão se acostumando com as imagens. Ao observar a lua e os planetas comece com a ocular de 20mm (45x), e depois de já ter observado todos os detalhes possíveis com ela passe para a ocular de 12.5mm (72x). Essa lente de 12.5mm + a Barlow 2x vai proporcionar 144x que poderá ser utilizado na lua quando ela estiver em fase. Depois da 12.5mm tente com a de 8mm (112x). Infelizmente a lente de 4mm será inútil com esse telescópio pois eleva para 225x os aumentos, e o aumento máximo desse instrumento é de 150x e ainda assim com reservas, ou seja, apenas em noites de transparência atmosférica perfeita. O ideal é ficar mais próximo de 100x. Feito isso as imagens terão mais qualidade e ele já não será mais tão "ruinzinho" assim. Outra dica é utilizar para observar os campos estelares e aglomerados de estrelas a ocular de 20mm (45x). Esses objetos são melhor observados com poucos aumentos. Use os aumentos maiores para observar a lua e os planetas.

4-Sim, dá para ver o anelzinho em volta de saturno e até a sua maior lua (Titã) como uma estrelinha que muda de posição de uma noite para outra, só que no momento esse planeta está numa posição no céu bastante desfavorável por estar muito baixo sobre o horizonte oeste. Espere ele voltar a aparecer no céu de madrugada daqui a alguns meses. Quanto a trocar as lentes, sugiro a você extrair o máximo com as que já vieram com ele, apenas deixe de lado a ocular de 4mm e nunca ultrapasse as 150x de aumentos.
No mais, quaisquer outras dúvidas pode voltar aqui mesmo nesse tópico que estaremos prontos para ajudar. E nos mantenha informados  sobre as suas observações, ok? Ajuda para uma iniciante leiga Bigthumb
Bruno
Moderador


Última edição por Bruno em Qua 30 Out 2013, 23:01, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para uma iniciante leiga Empty Re: Ajuda para uma iniciante leiga

Mensagem  Michelle.l Qua 30 Out 2013, 22:59

Muito obrigada, isso vai me ajudar bastante, eu já comecei com a de 20mm e agora vou pra 12.5mm.
Esses dias eu usei a de 20mm direto sem o prisma diagonal e percebi que da pra ver melhor, só é ruim pra se posicionar pois o telescópio é muito comprido.
Eu achei também( não sei se é normal) a lente por onde se enxerga muito pequena, força muito as vistas...
Mas obrigada novamente vou usar suas dicas com certeza.


Michelle.l
Curioso
Curioso

Mensagens : 2
Data de inscrição : 28/10/2013
Idade : 32
Localização : Carapicuiba, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para uma iniciante leiga Empty Re: Ajuda para uma iniciante leiga

Mensagem  Bruno Qua 30 Out 2013, 23:09

Sim Michelle I., sem o prisma diagonal você pode acabar arranjando um torcicolo. De qualquer forma, se as imagens com a diagonal forem muito inferiores do que quando se observa direto, podemos estudar a troca da diagonal original por uma de melhor qualidade, isso pode ajudar muito na aquisição de boas imagens.
Não tenha dúvidas, com um pouco de paciência e treino você vai obter o máximo do seu telescópio.
Qualquer dúvida retorne aqui no tópico.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para uma iniciante leiga Empty Re: Ajuda para uma iniciante leiga

Mensagem  Henrique Sex 22 Nov 2013, 12:28

Nunca com o meu 50mm consegui ver o anel de saturno

Henrique
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 71
Data de inscrição : 17/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para uma iniciante leiga Empty Re: Ajuda para uma iniciante leiga

Mensagem  Bruno Sex 22 Nov 2013, 14:44

Por incrível que possa parecer é possível sim Henrique, com uma lunetinha de 40mm que eu tenho aqui eu consigo ver um pequenino anel em volta de saturno porém sem nenhum detalhe. A divisão de Cassini exige pelo menos um instrumento com 70mm de abertura entretanto na fase de abertura máxima dos anéis, numa noite bem escura um refrator com 60mm de abertura e 900mm de dist. focal (F15) poderá entrever essa divisão entre o anel A e B de saturno.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para uma iniciante leiga Empty Re: Ajuda para uma iniciante leiga

Mensagem  Henrique Sáb 30 Nov 2013, 16:26

Eu acho que é porque até eu comprar meu telescopio 150mm eu nao sabia a posição dos planetas e mirava em qualquer ponto brilhante e não sabia focalizar. A, o meu telescopio é 50mm com DF 360 ou um F7. Tenho uma dúvida sobre ele, ele tem uma lente na frente e parece um refrator, mas na loja ele tava como refletor.

Henrique
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 71
Data de inscrição : 17/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para uma iniciante leiga Empty Re: Ajuda para uma iniciante leiga

Mensagem  Bruno Sáb 30 Nov 2013, 17:00

Henrique escreveu:até eu comprar meu telescopio 150mm eu nao sabia a posição dos planetas e mirava em qualquer ponto brilhante e não sabia focalizar.
o meu telescopio é 50mm com DF 360 ou um F7. Tenho uma dúvida sobre ele, ele tem uma lente na frente e parece um refrator, mas na loja ele tava como refletor.
Como você disse realmente aprender a focalizar na prática é o começo de tudo. E quanto ao seu telescópio de 50mm ele é um refrator, o anúncio na loja é que estava errado pois ele não possui um espelho e sim uma lente.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para uma iniciante leiga Empty Re: Ajuda para uma iniciante leiga

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos